Após 14 anos fechado, Teatro Sandoval Wanderley deve voltar a fazer parte da cena cultural de Natal em 2023

Foto: Luana Tayze

Era 2009 quando o Teatro Sandoval Wanderley, um dos mais tradicionais de Natal, fechava as portas na Avenida Presidente Bandeira, no bairro Alecrim. Desde então, nenhum artista esteve mais naquele palco, que ficou abandonado. Catorze anos depois, o Teatrinho do Povo, como também é chamado, pode estar prestes a voltar a fazer parte da cena cultural de Natal.

O teatro está em obras de requalificação desde o fim de 2022 e a previsão da Secretaria de Cultura de Natal/Fundação Cultura Capitania das Artes (Secult/Funcarte) é de que ele seja reaberto em novembro, estando incluído já na programação do Natal em Natal, no mês seguinte.

Foto: Blog Natal das Antigas

Apesar de não detalhar em que ponto a restruturação se encontra no momento, a pasta garante que “as obras estão caminhando dentro do cronograma”, segundo explica o secretário de cultura de Natal, Dácio Galvão.

“A equipe da secretaria vem se reunindo semanalmente com a Secretaria de Planejamento e STTU [Secretaria de Mobilidade Urbana] no sentido de monitorar junto a construtora o andamento passo a passo dessa conclusão”, garante Dácio.

“A nossa crença é que, dentro da nossa edição do Natal em Natal , além da inauguração, estaremos oferecendo à cidade, para além da programação da grade diversa que a cidade está acostumada a receber todos os anos, esse acréscimo fundamental que é a inclusão do Teatro Sandoval Wanderley como casa de espetáculo, que estará vivo e atuante”, disse o secretário.

De acordo com a pasta, a obra do teatro, que é declarado desde 2017 como patrimônio imaterial de Natal, está orçada em cerca de R$ 6 milhões.

Presidente da Frente Parlamentar da Câmara Municipal de Natal, a vereadora Brisa Bracchi (PT) fez uma visita de fiscalização ao local no início de julho, ao lado de uma equipe técnica, e disse que “as obras já estão caminhando, sendo possível que o prazo do fim do ano seja cumprido”.