Nesta quinta-feira, 24, o Senac RN assinou o contrato de implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo) com o prefeito de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira. A assinatura ocorreu durante reunião do Conselho Municipal de Turismo do município.
Esta é a 11° cidade a aderir ao Programa no Rio Grande do Norte. A iniciativa visa a implementar uma metodologia alemã, que tem como proposta unir os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada, terceiro setor e técnicos, para trabalharem de forma conjunta na gestão do turismo local.
“Vamos iniciar um trabalho que certamente renderá muitos frutos para toda a economia de Santa Cruz, impulsionada pelo turismo, com reflexos diretos e positivos para toda a população”, afirmou o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta.
A iniciativa foi implantada no estado graças a uma parceria entre o Sistema Fecomércio RN, Senac RN, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BBW e SEQUA.
O momento também contou com a participação do coordenador do DEL no Rio Grande do Norte, Marcelo Milito, que apresentou o programa e seus benefícios para a cidade. “Com o DEL, os municípios passam a pensar o turismo com um olhar técnico, centrado em resultados, em melhoria de produtos e na geração efetiva de emprego e renda”, explicou Milito
O prefeito de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira, revelou que ao conhecer o Programa DEL Turismo ficou surpreso com as possibilidades de desenvolvimento oferecidos pela iniciativa.
“Isso vai nos ajudar muito a consolidar o turismo aqui na cidade. A experiência exitosa que vejo com o DEL com toda a certeza vai render bons frutos para todos nós. Estamos dando um passo muito importante nesse sentido”, celebrou o prefeito.
DEL Turismo
O DEL Turismo é estruturado com base em um Conselho e Câmaras Técnicas. A ideia é unir os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada, terceiro setor e técnicos, para trabalharem de forma conjunta.
Com a consultoria do Senac RN, é prevista a elaboração e implementação de um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável.
Além de Santa Cruz, o programa já foi implantado nos municípios de Macaíba, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim, Tibau do Norte, Galinhos, Assú, São José de Mipibu, Porto do Mangue e Apodi.