A rádio 97FM assume a liderança de audiência em Natal e Grande Natal

A rádio 97 FM, emissora popular de Natal, assumiu a liderança de audiência no mercado, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Perfil. O levantamento realizado nos dias 30 e 31 de agosto deste ano, apontou que a 97 FM alcançou 24,13% da preferência dos potiguares, seguida por 17,35% da segunda colocada e 15,14% da terceira.

“É um resultado que nos motiva a continuar trabalhando para oferecer o melhor conteúdo para a nossa audiência”

destacou o superintendente da 97 Fm, André de Paula.

A pesquisa foi feita em Natal e Grande Natal, na modalidade flagrante e tem índice de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3,2 %.
Em pesquisa anterior publicada em julho de 2021 pelo mesmo instituto, a 97 FM esteve em segundo lugar com 15,8%.

Natal participa de evento nacional sobre cidades inteligentes, humanas e sustentáveis 

Sec Joanna Guerra participa do Smart Cities – foto PMN Sempla

 

A secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, participou como palestrante do evento nacional Connected Smart Cities, que aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de São Paulo, nesta terça-feira (05). Esta é a 9ª edição do evento, que reuniu especialistas do ecossistema de inovação com o objetivo de fomentar discussões para tornar as cidades brasileiras mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Esta é a segunda participação de Natal no CSC.

 

Representando a Prefeitura do Natal desta vez, Joanna Guerra integrou o painel “Cidades Conectadas” e abordou a temática “Natal Digital – Democratizando o Relacionamento com o Cidadão”, mostrando a experiência do aplicativo Natal Digital como ferramenta de aproximação entre o poder público e o cidadão, ofertando serviços públicos de forma moderna, digital, mais ágil e transparente.

 

Sobre a participação de Natal no Connected Smart Cities, o prefeito Álvaro Dias, que foi o palestrante pela Prefeitura na edição do ano passado, disse ser impossível, hoje, ficar fora das discussões sobre as cidades do futuro. “Nossa gestão tem a consciência que, tão importante quanto realizar obras físicas como drenagem e pavimentação de ruas, é estar preparado para o futuro e, por isso, temos investido em inovação e tecnologias que contribuam para que Natal se desenvolva dentro do conceito de cidades inteligentes e oferte à população um ambiente urbano mais sustentável e humano”, disse.

 

Já Joanna Guerra em sua palestra explicou que o App Natal Digital entrou em atividade em 2020 e, nesse tempo, ganhou credibilidade junto aos usuários. “O aplicativo já é um dos canais mais utilizados pela população para se relacionar com a Prefeitura do Natal, por cumprir exatamente seu papel de promover uma comunicação mais eficiente e acessível, fortalecendo o relacionamento entre o poder público municipal e os cidadãos”, ressaltou.

 

Junto à secretária Joanna, o diretor de Planejamento e Gestão (SEMPLA), Cledilson Filho, também participou do evento. 

 

Integraram o painel “Cidades Conectadas” com Joanna Guerra: Alex Soares, secretário Executivo de Inovação e Tecnoloiga da Prefeitura de Osasco; Rúbia Mara, diretora de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Hortolândia; Alex Akira Bueno Sato, gerente de Engenharia de Produto da Splice; e Wilson Levy, diretor do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove.

 

Após 44 anos de magistratura, Zeneide Bezerra se despede do TJRN

Foto: Anderson Régis/ Prefeitura do Natal

Durante a sessão ordinária do Pleno nesta quarta-feira (6), o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Amílcar Maia, elogiou a dedicação da desembargadora Zeneide Bezerra, que se aposenta após 44 anos de magistratura, afirmando que ela demonstrou um comprometimento excepcional que ia além das responsabilidades habituais do tribunal.

“A desembargadora Zeneide demonstra disposição para ir além de suas responsabilidades no tribunal. Vossa Excelência possui uma energia que, mesmo após todos os compromissos dentro da Corte, encontra disposição para sair do tribunal, muitas vezes, já tarde da noite, pegar a estrada para participar dos eventos no interior, como o Justiça na Praça e organizar tudo, ir atrás de pessoas que possam lhe ajudar nesses eventos, enfrentar pessoalmente eventuais dificuldades que venha ter. Isso faz com que eu tenha profunda admiração pelo trabalho da senhora”, disse Amílcar Maia.
Na última terça-feira, (5), o presidente do TJRN formalizou a aposentadoria da desembargadora.
Em seu discurso, bastante emocionada, Zeneide Bezerra ressaltou a importância do TJRN e dos juízes em reconhecer a responsabilidade não apenas no processamento de casos legais, mas também na gestão administrativa e no aspecto social.
“Nós que fazemos o Tribunal de Justiça potiguar, através dos nossos trabalhos, é uma realidade reconhecida nos tribunais do país e esses tribunais no nosso país e, principalmente, o CNJ, reconhece por vários ministros o que somos, nesse IAP não só de processos, de gestão administrativa, mas desse olhar, desse perfil social, que ele mandou que nós tivéssemos a partir da emenda constitucional, mas que nós já tínhamos, já fazíamos isso há muito tempo. E digo, com muita proficiência, que Jesus disse que não veio para ser servido e sim para servir”, explicou.
Ao assumir o cargo na comarca de Touros em 24 de setembro de 1980, durante uma visita à feira local, Zeneide Bezerra percebeu o quanto o judiciário estava distante do povo. “Isso me fez entender a importância de estar próxima das pessoas, uma vez que é o próprio povo que sustenta nossos vencimentos. A partir desse momento, iniciei uma luta em prol da defesa dos mais vulneráveis. A riqueza de vida que percebi na simplicidade daquele homem me ensinou que o verdadeiro significado da vida está na partilha e na superação do egoísmo”.
E completou: “A missão de todos nós juízes é bem maior, não apenas nos preocupando com os processos que nos chegam as mães, mas principalmente respeitando os que fazem a sociedade como a única possibilidade de realização e sucesso do ser humano. Eu simplesmente acredito, sem nunca ter perdido o senso crítico, de que nós, juízes, podemos sim reverter a realidade social com as nossas atitudes através do compromisso com a democracia, com a dignidade da pessoa humana, conforme texto constitucional”, pontuou.
Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1973, Zeneide Bezerra ingressou na magistratura em 1980 e teve atuações destacadas nas comarcas de Touros, São Gonçalo do Amarante, Tangará e Ceará-Mirim.
Em 2010, foi promovida ao cargo de desembargadora pelo critério de antiguidade e, desde então, atuou em diversas funções na Corte e fora dela, como na coordenação do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN (NAPS), que desenvolve ações de grande alcance social nas áreas da cidadania e educação, aproximando o Judiciário da população.
Além disso, foi vice-presidente do Tribunal de Justiça, foi corregedora-geral de Justiça e também esteve no comando do Tribunal Regional Eleitoral em 2015, tendo atuado ainda como vice-presidente na Corte Eleitoral.

Toinho Silveira oferece jantar para a equipe do Diário do RN em comemoração ao 1° ano do jornal

Foto: Anderson Régis

Na noite de terça-feira (5), a equipe do Diário do RN foi prestigiada pelo jornalista Toinho Silveira com um jantar especial na Piazalle em Ponta Negra. Junto ao restaurante, Toinho pensou em cada detalhe da ocasião, desde às flores da mesa nas tonalidades azuis e branco, ornando com a identidade visual do Diário, ao preparo do menu especial composto por duas saborosas entradas, pratos principais, além de sucos, refrigerantes e sobremesas.
Toinho Silveira na abertura do jantar falou sobre as delícias e desafios do jornalismo, ressaltando ainda a luta e perseverança de Bosco Afonso e Tulio Lemos em comandar um jornal impresso. Em tempos de inteligência artificial, redes sociais, Tulio Lemos destacou que no jornal impresso, as notícias são muito bem selecionadas para que “uma notícia de ontem seja lida como se fosse hoje”. Bosco Afonso, diretor executivo do jornal, também se emocionou ao lembrar da trajetória do jornal e da parceria de sucesso e dedicação junto à equipe do Diário do RN e a Toinho Silveira, colunista social do jornal. Vida longa ao jornal que além do impresso, agora irá ganhar mais força no mercado digital, com seu potencial de crescimento, versatilidade de notícias e gama de informações relevantes.

Indústria registra crescimento após adesão ao Proedi no RN

Carmem Felix/ Governo do RN

O Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte, muitas empresas registraram crescimento.  O programa que concede descontos no ICMS para empresas que se instalam ou desejam ampliar suas instalações no território potiguar, tem a função de alavancar o desenvolvimento industrial no Estado. Desde o ano de 2019 até hoje, foram feitas 242 concessões. Em 2022, o benefício foi concedido a 28 empresas e este ano, 18 já foram cadastradas.

Prova da força do Programa é a empresa Becker. Com 40 anos de mercado e 25 anos instalada no Rio Grande do Norte, depois de contemplada pelo Proedi em 2019, a empresa se tornou a segunda maior exportadora do Nordeste e conseguiu manter todos os empregos durante a pandemia.

Para conferir de perto o crescimento da empresa, a governadora Fátima Bezerra visitou na manhã desta quarta-feira (06), todos os compartimentos da indústria que produz produtos de higiene doméstica. “Alegria de visitar mais uma vez aqui em São José do Mipibu a fábrica Becker, que é contemplada pelo Proedi com resultados extraordinários. São 450 empregos diretos. A empresa tem crescido e hoje é uma das maiores do Brasil. E é uma referência para o RN, gerando o que o povo mais precisa que é o emprego”, ressaltou a governadora.

A governadora estava acompanhada da subsecretária do Trabalho Joana Dar’c Dantas, que na ocasião convidou a empresa para ser parceira através do Sistema de Empregos – Sine. “Temos parceria com a Sedec e estamos retomando as ações que estavam adormecidas. Queremos convidar vocês para disponibilizar as vagas da empresa no Sine. Essa é uma forma de desenharmos a política de trabalho que será novo paradigma no Rio Grande do Norte”, disse a subsecretária.
O diretor-presidente, Astriel Mendonça elogiou o trabalho do governo junto ao empresariado potiguar. “Este é o governo mais próximo que nós tivemos, que agrega e dá apoio. Fizemos a adesão em agosto de 2019 e no terceiro mês de 2020 veio a pandemia. Suportamos a pandemia porque quando perdendo quase 70% do faturamento por fornecer para hotéis, shoppings, passamos a fazer material de uso doméstico com o apoio do Proedi”, lembrou o diretor.

Hoje, a empresa fatura o dobro de antes da pandemia com mais de 100 empregos somente na pandemia. “Fechamos com 80 a 90 milhões em 2019. Em 2023 vamos fechar com 200 milhões. Temos hoje uma média de 450 postos de trabalhos direto.

Com a chegada do Proedi em 2019, a Beccker aplicou em São José de Mipibu, 60 milhões de reais somente em salário. “Geramos para o RN em frete, de logísticas mais de 25 milhões durante o Proedi. São impostos que vão para o Estado, além das doações de 3 a 4 milhões para o Estado que é nosso grande parceiro”, comemorou o diretor.

Ele relembrar ainda que nos cinco governos diferentes desde a implantação da empresa no RN, o governo Fátima foi o de maior abertura. “O governo sendo parceiro na questão do entendimento seja na área tributária e qualquer área, nos faz crescer e engrandecer o Rio Grande do Norte”, finalizou o diretor da empresa.

Sobre a empresa e parceria com o Governo do RN

Em 2020 a Indústrias Becker estreitou parceria com o Governo do estado quando participou da campanha RN Chega Junto. A parceria viabilizou o envase gratuito de 50 mil litros de álcool 70%, com preço 40% abaixo do mercado e foram favorecidas 2 mil empresas comerciais do RN.

A Becker participou do RN+ Unido doando 16 mil litros de álcool em gel durante a pandemia, além de 6 mil litros de sabonete líquido e 2 mil litros de água sanitária, que foram distribuídos pelo Governo do Estado para entidades beneficentes, hospitais, associações e população vulnerável.

Maria Dolores Wanderley lança “A História de Doralice”, seu terceiro romance


Com lançamento dia 9, livro conta a história de uma mulher internada em uma UTI, que, em um momento crítico da vida, reabre portas do passado

Internada numa UTI, após um grave infarto no miocárdio, Doralice entrega a seu médico, um velho amigo, não só a responsabilidade pela sua saúde, como os seus diários, dois grossos cadernos escritos ao longo de meses de internação. Os dois se conheceram nos tempos de faculdade e viveram um grande amor no passado, mas a falta de maturidade na época os impediu de selar a relação. Agora, eles se encontram no hospital, ela na maca, em estado crítico, e ele como seu homeopata e depositário de suas histórias de vida. Esse é o fio condutor de “A história de Doralice”, o novo romance de Maria Dolores Wanderley. A ficção em prosa poética tem selo da Editora Circuito e será lançado no dia 9 de setembro de 2023, no Araçá Café Bistrô,em Natal (RN), cidade de origem da autora, a partir das 18h.

“A história de Doralice” é o terceiro romance da geóloga Maria Dolores Wanderley, ex-professora do programa de pós-graduação em Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Paralelamente à sua carreira no campo das ciências naturais, Dolores construiu sua trajetória também na área de literatura. Entre 2001 e 2016, ela publicou seis livros de poesia. Em 2010, lançou um ensaio fotográfico-poético sobre as formas. Em 2010 e 2015, mais dois livros de contos. Com a chegada da aposentadoria, a dedicação às letras ganhou tempo integral. Seu primeiro romance, “Baracho”, saiu em 2018, pela Editora Lacre. Em setembro de 2022, ela publicou “Bianca Natividade”, pela Editora Circuito. Agora, um ano depois, Dolores lança “A História de Doralice”, também pela Editora Circuito, comandada pelo poeta e curador Renato Rezende.

“São muitos os níveis de leitura deste pequeno romance aparentemente simples, mas que consolida Maria Dolores Wanderley como uma das vozes femininas mais singulares da atual literatura brasileira”, diz o editor. “Dolores tem a rara capacidade de tratar de temas profundos mantendo-se no campo daquilo que desarma e comove, distante de falsos virtuosismos literários ou inócuas pretensões intelectuais”, sintetiza Rezende. Com 136 páginas, o livro é ilustrado com desenhos da própria autora, que também é artista visual.

Maria Dolores Wanderley

Romancista, contista, poeta e artista plástica. Nasceu em Natal (RN) e vive atualmente no Rio de Janeiro (RJ), onde estudou e trabalhou como professora no Departamento de Geologia da UFRJ. Tem dois romances publicados, “Baracho”, de 2018; e “Bianca Natividade”, de 2022. “A História de Doralice” é o seu terceiro no gênero. Publicou também livros de poesia: “Rumores de azul” (2001), “Mar espesso” (2003), “A duna intacta” (2006), “Fragmentos de Maria” (2009), “Ao rés do chão” (2013), “Esperando a hora da Stella” (2016) e “Poemas escolhidos” (2020). Entre suas obras figuram também “Um ensaio fotográfico-poético sobre as formas” (2010); os livros de contos “Cosmocrunch” (2014), “Paralelo 5º” (2015), “Contos escolhidos” (2020); além de “Desenhos e escritos” (2021).

SERVIÇO

Lançamento de livro
Título: A história de Doralice
Autora: Maria Dolores Wanderley (136 páginas, Editora Circuito)
Data: 9 de setembro de 2023
Hora: 18h
Local: Araçá Café Bistrô
End.: Rua Graciliano Ramos, 2.924 – Capim Macio – Natal/RN
Instagram: https://www.instagram.com/maria_dolores_wanderley/

Novo projeto musical traz poemúsica inspirada na pandemia

Foto: Reprodução

enfrentamento do COVID-19 não se deu apenas pelos cuidados sanitários caseiros e individuais, pela vacina ou mesmo pelo combate à desinformação.

arte foi um ancoradouro fundamental para que as pessoas pudessem  resistir  e  se  refugiar de dores, de perdas materiais, humanas e das múltiplas solidões.

O projeto “O Jardim Secreto de Stéhpan Dehmía” é um registro musical desse exercício. Durante aquele período de isolamento geral, pelo menos uma vez por mês, o professor Sandro Azevedo, retomou seu lado músico, então adormecido, e fez chegar ao seu círculo de amigos e amigas seus “presentinhos” – canções autorais e versões próprias de músicas do cancioneiro popular, como forma de atenuar os efeitos das solidões compulsórias.

Nascia, ali, um heterônomo – o  jardineiro Stéhpan Dehmía – e a metáfora da distribuição de flores cultivadas em seu diverso jardim musical e entregues nas casas das pessoas que amava, na tentativa de atenuar os medos e inseguranças daqueles dias tenebrosos em que o convívio com a morte atravessava a rotina mais íntima de todos, sem as certezas de quando findaria.

Encorajado pela boa aceitação da iniciativa, Sandro Azevedo conseguiu convencer Stéhpan Dehmía a entrar em estúdio para o registro de 10 dessas canções e o seu lançamento público.

Uma das músicas, “Leve Vida Breve”, composta em parceria com a poeta Josimey Costa, já se encontra disponibilizada no YouTube

Leve Vida Breve – YouTube

e nas plataformas  de streaming (https://onerpm.link/268960090027).

Prefeitura decreta ponto facultativo no dia 8 de setembro e mantém serviços essenciais

Foto: Manoel Barbosa/ Prefeitura do Natal

Em razão do feriado de 7 de Setembro, a Prefeitura de Natal decretou ponto facultativo nas repartições públicas da administração municipal direta, indireta, autárquica e fundacional, no dia 8 de setembro de 2023.

O decreto nº 12.893, assinado pelo prefeito Álvaro Dias e publicado na edição de hoje (06) do Diário Oficial do Município (DOM), recomenda aos dirigentes dos órgãos e entidades observarem o funcionamento dos serviços essenciais correspondentes às respectivas áreas de competência na sexta-feira (8).

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que na sexta-feira (8), ponto facultativo, haverá alterações em alguns serviços de saúde. O Nível Central, Distritos Sanitários, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde de horário estendido e Policlínicas não funcionarão neste dia.

Os pontos extras de vacinação dos Shoppings Via Direta, Partage Norte Shopping funcionam na sexta-feira (8), das 13h às 20h.

Já o Shopping Midway Mall não funciona neste dia, reabrindo  na segunda-feira (11), em nova sala no térreo, próximo a Avenida Nevaldo Rocha.

Os serviços essenciais como, maternidades, hospitais, UPAs, SAMU, entre outros afins, continuam com funcionamento normal.

Semsur

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) definiu o funcionamento de serviços considerados essenciais à população por ocasião do feriado da Independência desta quinta-feira (07) e ponto facultativo de sexta-feira (08) decretado no serviço público municipal. O atendimento por meio do Disk-Iluminação (Call Center), realizado através do número 0800 281 8980, será suspenso temporariamente a partir de quinta-feira, retornando normalmente na segunda-feira (11).

Mas os pedidos de reparo na iluminação pública das ruas de Natal podem ser realizados por meio da internet, basta acessar o link de iluminação  pública do site da Prefeitura do Natal (www.natal.rn.gov.br) ou no aplicativo Natal Digital.

O setor de mercados manterá o expediente de 6h às 14h, já definido para feriados pela Portaria Nº 025-2022/Semsur de 28 de julho de 2022. O funcionamento das feiras livres no período será normal, não havendo alteração de cronograma nem de horários, funcionando das 5 às 13h. Da mesma forma, os oito Cemitérios Municipais de Natal não terão alteração de horários de funcionamento. Em caso de falecimento, os trâmites do sepultamento devem ser tratados diretamente na administração do respectivo cemitério, pelos familiares no horários de 7h às 11h e 13h às 17h.

Urbana

O serviço de coleta domiciliar de lixo está mantida para os dias 07 e 08, assim como a limpeza das praias e feiras livres. Os ecopontos também funcionam normalmente.

Fonte: Prefeitura do Natal

Te Encontro na Música homenageia Chico Buarque neste sábado

Foto: Reprodução

Com grande sucesso de crítica e de público, o Te Encontro na Música realiza o último show desta temporada neste final de semana. No sábado, dia 09 de setembro, o evento fará um grande homenagem a Chico Buarque. Quem interpreta a obra do compositor são os músicos Rafael Barros, Thiago Landeira, Jubileu Filho, Mônica Michelle, Toni Gregório e Wesley Silva, que formam juntos o grupo Os Chicos.

O show acontece no Alpendre, espaço de gastronomia e lazer do Natal Shopping, às 19h, e é uma realização do DoSol com patrocínio do empreendimento, através da Lei Djalma Maranhão e Prefeitura do Natal. A entrada é totalmente gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos, mas sujeita à lotação.

Nesta edição, o Te Encontro na Música celebrou nomes da MPB em shows mensais com a participação de intérpretes potiguares como Simona Talma, Ângela Castro, Dani Cruz, Sueldo Soares, Igor Fortunato e Luiz Gadelha. Ícones como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e as damas do samba Alcione e Beth Carvalho foram festejados com 25 músicos em ação em cinco shows especiais.

SERVIÇO – Te Encontro na Música 2023

  • O que: Show ‘Os Chicos’, homenagem à Chico Buarque
  • Quando: Sábado, 9 de setembro, às 19h
  • Atrações: Rafael Barros, Thiago Landeira, Jubileu Filho, Mônica Michelle, Toni Gregório e Wesley Silva
  • Entrada gratuita sujeita à lotação; não precisa retirar ingresso