Andrade e Aracelli estão de férias na Itália e aproveitam as belezas estonteantes da Costa Amalfitana

Foto: Cedida

Andrade e sua simpática e elegante esposa Aracelli, junto a amigos, tiraram uns dias para descansar e aproveitar as belezas da Costa Amalfitana, na Itália. Imersos na cultura e com paisagens de tirar o fôlego, o City Tour do casal tem tanta coisa para conhecer, além de proporcionar um descanso mais que merecido, o casal volta ao Brasil dia 19 deste mês.

Atitude Cooperação celebra 17 anos de fundação na Zona Oeste de Natal

 

A organização oferece oficinas gratuitas nas áreas de música, teatro, corte e costura, lutheria, esporte, capacitação profissional e apoio pedagógico

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento de pessoas e o crescimento sustentável das comunidades atendidas, através do estímulo ao voluntariado e de parcerias sociais, a Atitude Cooperação, uma organização da sociedade civil, vem “Transformando Vidas” há 17 anos com atuação nos bairros da Zona Oeste de Natal.

E é com esse lema “Transformando Vidas” que a Instituição tem comemorado, durante este mês de setembro, essa data tão especial. Nesta terça-feira (12), houve celebração na sede da Instituição envolvendo alunos, seus familiares e toda a equipe da Instituição. A ocasião contou com apresentação musical do projeto Tocando a Vida com D’Amore, lanche para os participantes e a inauguração do Mural de Parceiros, este que ficará fixado na parede da Instituição, no qual, a cada novo parceiro, será gravado o nome no Mural, representando a gratidão e incentivando o ato de cooperar.

Nestes 17 anos, a Atitude já assistiu em torno de 10 mil crianças e jovens. “É uma honra fazer parte dessa história, deste lindo trabalho. São 17 anos transformando vidas! A Atitude Cooperação cultiva esperança, valoriza os inúmeros talentos e desenvolve aptidões junto aos seus assistidos, sempre em busca do melhor. É de fato um trabalho transformador, uma ação gratificante”, destaca a presidente da organização, a Dra. Perpétuo Nogueira.

A Atitude Cooperação foi criada em 12 de setembro de 2006, pelo Conselho de Administração da Unimed Natal, orientada pelos princípios da responsabilidade social das empresas. O objetivo, identificar e viabilizar novas alternativas sócio-econômico-culturais para comunidades em situação de risco social, desenvolver atividades e ações socialmente responsáveis fundamentadas na ética, nos princípios cooperativistas e voltadas para uma melhor qualidade de vida dessas comunidades. Conta com uma equipe técnica composta por educador físico, assistente social, psicóloga e pedagoga. “Sempre me emociono quando venho aqui. Tenho certeza que todos que iniciaram esse sonho em 2006, ainda nos corredores da Unimed, estão felizes e com sensação de dever cumprido. Algo que começou pequeno, mas se desenvolveu muito, guiado com amor e dedicação de todos que ajudaram a construir este lugar que transforma tantas histórias”, expressa o vice-diretor presidente da Unimed Natal e diretor financeiro da Atitude, Dr. Carlos Antonio Medeiros.

É com o foco na importância de fazer o bem que a Atitude Cooperação busca, há 17 anos, realizar a diferença na vida de crianças e jovens. “A Atitude Cooperação trouxe oportunidades incríveis para mim, proporcionando conhecimento, novas formas de pensar e muito aprendizado. Sinto-me segura e importante, e a palavra que resume tudo isso é gratidão”, expressa a aluna do projeto Encena, Letícia Daryana. Para Gerson Lucas do projeto Celeiro, modalidade Judô, o sentimento de gratidão é o mesmo. “O judô tornou-se meu esporte preferido desde que iniciei na Atitude Cooperação. Sou grato à Instituição por me proporcionar essa oportunidade. Já são 9 anos de judô e só tenho a agradecer”.

Conheça os Projetos da Atitude Cooperação

– Projeto Celeiro (esporte – fruto da parceria com a Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria de Educação): projeto busca fomentar práticas desportivas na sua manifestação educacional com modalidades esportivas nas áreas do Judô, Vôlei, Xadrez, Futsal e Futebol e, atua como uma ação complementar das escolas, em especial das escolas parceiras (Escola Municipal Professor Zuza, Escola Municipal Francisca Ferreira e Escola Estadual Jean Mermoz).

– Apoio Pedagógico: uma ação voltada para o exercício da leitura aos alunos das escolas parceiras da Atitude Cooperação com o objetivo estimular a prática da leitura, a interpretação e a escrita durante a formação educacional das crianças e adolescentes envolvidos;

– Coletivo Online (capacitação profissional – parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil): projeto formado por ciclos de capacitação profissional na área do varejo, direcionado aos jovens de 16 a 25 anos. Os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre empregabilidade, mercado e relacionamento. No final do curso, os participantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos, elaborando planos de negócios para comércios locais.

Projetos desenvolvidos na Atitude Cooperação e realizados por meio da Lei Djalma Maranhão

 

– Tocando a Vida com D’Amore (MÚSICA): é um projeto que visa ampliar o conhecimento cultural e possibilita o ingresso de crianças e adolescentes no universo musical através das seguintes oficinas: Canto Coral, Contrabaixo Acústico, Musicalização Infantil, Piano, Teoria Musical, Viola, Violino, Violão, Violoncelo e Flauta Doce.

Uma ramificação do Tocando a Vida é a oficina de Lutheria, focada na adaptação e transformação do instrumento para uma melhor qualidade de som, sendo essa, mais uma alternativa para os alunos ingressarem no âmbito musical.

– Projeto Encena (TEATRO)oferece aulas de teatro com o desenvolvimento de vários elementos das artes cênicas (conscientização, expressão corporal, identidade, dentre outros). Este projeto também conta com o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão e conta com uma oficina, a Tecendo Arte no Fio, que proporciona conhecimentos das técnicas artesanais com materiais, em sua maioria, recicláveis. Grande parte das participantes são mães de alunos, residentes nos bairros do Bom Pastor e Felipe Camarão, que fazem parte da Instituição.

A Atitude Cooperação atua na Zona Oeste graças ao apoio de muitos parceiros, destacando-se a participação da Unimed Natal. Conheça mais sobre a Instituição, acesse o https://atitudecooperacao.org.br/ ou siga as nossas redes sociais no @atitudecooperacao.

O Laser Acroma é o mais novo tratamento da Dra. Estrias

 

O Laser Acroma é mais um serviço oferecido pela Dra. Estrias. A grande novidade deste tratamento é que ele é não invasivo e afeta diretamente o pigmento alvo, evitando danos em áreas circundantes.

De acordo com a Dra. Luana Moreira, o aparelho de alta energia produz uma luz que interage diretamente com as células encarregadas de gerar pigmento. “Como resultado, a atividade destas células é reduzida, ocasionando um clareamento progressivo na área tratada”, explica.

Com a emissão de feixes de luz em pulsos acelerados, o Laser Acroma pode reverter aquela pigmentação de sobrancelha que não ficou como a cliente queria.

Esta tecnologia avançada se baseia no uso de um dispositivo não ablativo que opera em um comprimento de onda de 1064 nm, emitindo a luz e tratando melasmas, sardas, clareamento de olheiras, retirada de tatuagens, sobrancelhas e outros.

A Dra. Estrias está localizada no 2° andar do Natal Shopping.

Meia Maratona do Sol Sicredi é neste sábado (16); confira horários de largada e mudanças no trânsito

Kits serão entregues nos dias 14, 15 e 16 na Expo Meia do Sol no Holiday Inn, em Natal

 

A maior meia maratona do Nordeste está de volta às ruas de Natal neste sábado (16), celebrando a corrida de rua e a paixão pelo esporte. A concentração da Meia Maratona do Sol Sicredi acontece no largo da Arena das Dunas, e abertura dos portões a partir das 14h. Escalonada por distâncias, os atletas dos 21Km terão a largada às 15h50, sendo a dos 5Km às 16h, e a dos 10Km às 16h20.

 

Os atletas precisam ficar atentos aos acessos aos corredores de largada, pois as largadas acontecem separadamente. Para isso, os pórticos de acesso estarão sinalizados com os horários informados para cada prova. O atleta que largar em prova diferente da qual está inscrito ou fora do horário estabelecido, estará automaticamente desclassificado da competição.

 

Trânsito durante a corrida

 

Durante a realização da corrida pelas ruas da cidade, ocorrerão algumas alterações no trânsito no entorno da competição. A Meia Maratona do Sol Sicredi segue comprometida em minimizar ao máximo o impacto no fluxo de veículos, porém, a partir das 13h do dia 16 de setembro, data da competição, algumas vias precisarão ser temporariamente interditadas. Sendo preciso a colaboração da população com os corredores que estarão participando do evento.

 

As vias que serão interditadas são: Av. Lima e Silva (entre o viaduto da Prudente de Morais e o Sebrae), Av. Norton Chaves (entre a Av. Lima e Silva e o Batalhão de Engenharia do Exército), túnel da Av. Romualdo Galvão, Marginal da BR-101 (entre o Arena das Dunas e o túnel de acesso a UFRN), Marginal da BR-101 (entre o Via Direta e o viaduto do Quarto Centenário), UFRN (todos os acessos interditados), Av. Engenheiro Roberto Freire (sentido Ponta Negra/BR-101 – lado do calçadão) e Via Costeira sentido Areia Preta/Ponta Negra (lado do Parque das Dunas).

 

Para melhor se locomover, a Av. Prudente de Morais e as vias principais da BR-101 estarão liberadas e funcionando normalmente nos dois sentidos durante todo o dia. O trânsito na Av. Engenheiro Roberto Freire e Via Costeira estará reduzido em uma única faixa, portanto, evite estes locais durante a prova. Os moradores do bairro Potilândia, das 13h às 16h20, devem usar a Av. Cap. Mor Gouveia para acessar a marginal da BR-101, a partir das 16h20 todos os acessos ao bairro se darão pela Av. Norton Chaves.

 

Expo Meia do Sol Sicredi 2023

 

A partir desta quinta (14) até o sábado (16), a partir das 9h, os corredores poderão retirar seus kits para a corrida na Expo Meia do Sol, no Holiday Inn, em Natal. Além disso, vivenciarão o clima festivo proporcionado pelo esporte, com uma série de atrativos preparados especialmente para os atletas que participarão da competição.

A Expo Meia do Sol Sicredi, que antecede a Meia Maratona do Sol, marca o início de uma jornada pessoal repleta de desafios, perseverança e conquistas. Em seu quarto ano, este evento celebra não apenas a prática esportiva, mas também a determinação presente em cada um de seus participantes.

 

A expansão da infraestrutura da Expo, com quase 2 mil metros quadrados de espaço dedicado a atividades promocionais e apresentação de produtos, assegurará um nível superior de comodidade para todos os participantes. Esta área ampliada oferecerá uma ampla gama de atrações, incluindo palestras, debates, informações sobre a competição, performances musicais e exposições de patrocinadores.

 

Com mais de 20 expositores confirmados, estarão presentes em estandes como expositores: Sicredi, Prefeitura do Natal, 96FM, HC Sports, Nordestão, Divina Terra, Danone Yopro, PRF, Café Santa Clara, Rikam, Selfit, Top Run, Human, Corrida Perfeita, Foco Radical, Fisio Esporte e Saúde, Fast Pace, Athenas Viagem e Turismo, Ictus Cardiologia, Sports Master, Menotti, Humana Saúde, Apreciatte Vinhos, All Pé, entre outros.

 

A Meia Maratona do Sol Sicredi é uma realização da HC Sports, e conta com uma infraestrutura a nível internacional, com mais de 600 profissionais envolvidos na organização da competição deste ano, garantindo segurança e bem-estar aos atletas durante todo o trajeto.

 

Serviço:

Meia Maratona do Sol Sicredi 2023

 

Data: 16 de setembro, sábado

Largada: Arena das Dunas – 15h50

Distâncias: 21Km, 10Km e 5Km

Mais informações: www.meiamaratonadosol.com.br

Programação de lazer do Shopping Cidade Verde tem circo, música e feira de artesanato

 

Circo, música e uma nova edição da Garajal, feira de artesanato e gastronomia. O Shopping Cidade Verde, um dos principais pontos de compras e lazer da zona sul da Grande Natal, terá uma ampla programação neste fim de semana para toda a família.

Montado no estacionamento do shopping desde 1º de setembro, o Circo Nitro vem fazendo grande sucesso com o público. São mais de 20 atrações, incluindo equilibristas, palhaços, personagens icônicos, como o Mickey e o Homem Aranha, além do incrível Globo da Morte com cinco motos. Os espetáculos acontecem de segunda a sexta, às 20h, e no sábado e domingo em três sessões, às 16h, 18h e 20h.

Na quinta-feira (14), o fim de semana será aberto com o QuinTÔ no CV Garden, evento com entrada gratuita que recebe o grupo Nós no Samba nesta semana. O happy hour começa às 18h, com venda de chopp duplo da Voillër e todas as opções gastronômicas disponíveis no CV Garden.

Já no domingo (17), o Shopping Cidade Verde recebe mais uma vez a Feira Garajal, que reúne expositores de artesanato e gastronomia selecionados através de uma curadoria criteriosa. O evento tem entrada gratuita e acontece das 15h às 21h e ainda vai contar com música ao vivo de Hallison Marcelino e espaço kids.

“No shopping, nossos clientes podem resolver várias coisas, encontrar serviços de saúde, beleza, compras, gastronomia e mercado. Investir em uma programação de lazer faz parte da nossa proposta de oferecer nosso espaço como ponto de encontro e diversão”, afirma Larissa Marinho, sócia-diretora do mall.

Domingo tem show de Zé Ramalho no Teatro Riachuelo

Foto: Wikipedia

 

Natal/RN – 14 de setembro de 2023 – Neste domingo, dia 17, o cantor Zé Ramalho apresenta em Natal a sua tour 2023. O show, em formato pista, garantindo proximidade e emoção da plateia, será no Teatro Riachuelo e faz parte do projeto Toca Brasil. O show de abertura de Sueldo Soares. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 110,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com.

O Toca Brasil é uma realização da FF Entretenimento e produção da Viva Promoções e tem patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão pela Prefeitura do Natal, Unimed Natal, Hospital de Olhos RN, Prontoclínica Dr. Paulo Gurgel, Sadio Condimentos e Acioly Distribuidora.

Zé Ramalho em sua turnê 2023 continua a se apresentar nos palcos brasileiros com o Show dos Sucessos. Inquieto e produtivo, depois de lançar um sugestivo BOX de 4 CDs com o título de O Garimpo das Raridades, em setembro de 2022 o artista presenteou seus fãs com um novo trabalho de músicas inéditas (ATEU PSICOLÓGICO) seguindo revigorado sua viagem mística e eterna.

Desde o lançamento do primeiro álbum solo do artista paraibano, há mais de quatro décadas, que emplacou de cara o hino “Avohai”, foram gravados mais de 30 álbuns alcançando a expressiva marca de 6 milhões de cópias vendidas.

O álbum 20 ANOS – ANTOLOGIA ACÚSTICA é seu maior êxito comercial até hoje e vencedor do Prêmio Sharp pelo projeto gráfico. Este disco deu início a uma trilogia que seguiu com NAÇÃO NORDESTINA, um mapeamento da história musical e política da sua região natal, indicado ao Grammy Latino de melhor álbum regional e, ESTAÇÃO BRASIL, um passeio pelo cancioneiro nacional.

A TOUR 2023 traz Zé Ramalho revisitando seus maiores sucessos mantendo o respeito da crítica especializada, em rara unanimidade. “Admirável Gado Novo, Entre a Serpente e a Estrela (trilhas consagradas em novelas), Avohai, Frevo Mulher, Chão de Giz, Beira-Mar, ”Cidadão”, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Galope Rasante, Vila do Sossego e Banquete de Signos” são apenas algumas das inúmeras pérolas que o consagrou. Traz ainda releituras de Geraldo Vandré, Raul Seixas e o grande sucesso Sinônimo.

Mais informações: @tocabrasil_ e whatsapp da Viva: 84 9601-9329.

Serviço:Atrações: Zé Ramalho e Sueldo SoaresLocal: Teatro RiachueloDia: 17 de setembro de 2023Horário: 20hClassificação indicativa: 14 anos*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.IngressosMeia entrada a partir de R$ 110,00Inteira a partir de R$ 220,00*consulte todos os valores da página de vendas do evento% Descontos:50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);30% titulares do Cartão Riachuelo (2 ingressos);*descontos limitados e não cumulativosPontos de venda:– Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)– @uhuuoficialRealização: FF EntretenimentoProdução: Viva Promoções

Petrobras anuncia “entrada efetiva” no setor eólico offshore, com aposta em 10 áreas e estudos realizados pelo ISI-ER

 

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (13) um conjunto de investidas que, segundo a companhia, “marcam sua entrada efetiva no setor eólico offshore e a posicionam como maior desenvolvedora de projetos” nesta nova fronteira no Brasil.

Pedidos de licenciamento ambiental para instalação de complexos eólicos em 10 áreas marítimas, com potencial somado de 23 Gigawatts (GW), foram cadastrados pela empresa junto ao Ibama nesta semana e detalhados durante o evento. Os processos de licenciamento preveem projetos nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) fará as campanhas de medição necessárias – ou seja, o estudo das condições de vento e mar que embasarão decisões de investimento.

Já a fabricante de motores elétricos, transformadores e geradores WEG está desenvolvendo o modelo de aerogeradores que a companhia pretende usar nos complexos eólicos. A máquina terá 7  Megawatts (MW) – a maior potência em um aerogerador brasileiro.

Serão 220 metros de altura, o equivalente a seis estátuas do Cristo Redentor, e capacidade para abastecer sozinha uma cidade de 16.880 habitantes. A estatal vai investir R$ 130 milhões no projeto. A previsão é de produção em série do equipamento a partir de 2025, de acordo com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

“Nós somos a empresa que mais detém conhecimento do offshore brasileiro e temos tradição em operações marítimas que trarão sinergias relevantes aos projetos de energia eólica offshore. Chegamos no setor eólico e chegamos chegando”, disse o presidente, em discurso para anúncio dos projetos no Brazil Windpower, em São Paulo. “Somos a empresa com maior potencial de geração de energia eólica offshore em capacidade protocolada junto ao Ibama. Isso marca nossa entrada efetiva no offshore”, acrescentou ele.

 

Medições de vento

Prates também ressaltou que a companhia está investindo maciçamente em campanhas de medição de vento a partir de plataformas fixas posicionadas no mar do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Espírito Santo. Os estudos são realizados pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis.

“Os dados coletados permitirão a elaboração de uma avaliação detalhada em diferentes áreas do país e permitirão definir o potencial da implantação de um parque eólico, uma vez que ocorra o processo de outorga de direitos sobre a área para geração de energia, o projeto de engenharia e a escolha das tecnologias mais adequadas”, frisou o presidente da Petrobras.

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, reforçou, durante apresentação no evento, que os projetos da empresa correspondem à maior campanha de medição de recurso eólico do offshore brasileiro.

Responsável pelos primeiros estudos da área no Brasil, a partir de 2013, em parceria com a Petrobras, o Instituto intensifica agora as medições e o desenvolvimento do sistema em que a companhia aposta nesta nova investida: a Bravo, “Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore”.

Uma primeira versão do projeto foi apresentada no final de 2022 e passou por quatro meses de testes no mar, coletando dados. A segunda versão, com evoluções tecnológicas, será lançada até o final de setembro, segundo Mello. Uma imagem foi divulgada em primeira mão durante os anúncios desta quarta, junto com uma maquete da primeira boia.

A tecnologia da Bravo é a primeira desenvolvida no Brasil para energia eólica offshore. Há, no sistema, capacidade de medições de velocidade e direção dos ventos, variáveis meteorológicas, como pressão atmosférica, temperatura do ar e umidade relativa, além de variáveis oceanográficas, a exemplo de ondas e correntes marítimas.

 

Confiabilidade

“A tomada real de decisão para investimentos robustos na indústria do offshore precisa de dados com alta confiabilidade e isso só se dá com dados medidos – e não simulados”, disse o diretor do ISI-ER.

“Temos esta nova versão da boia em desenvolvimento, a versão que será escalada comercialmente para esta campanha anunciada hoje, mas já temos dados neste minuto sendo medidos no offshore do Rio Grande do Norte com estações meteorológicas que instalamos”, acrescentou ele.

Também participaram do anúncio dos projetos o diretor de Transição Energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim, o presidente executivo da WEG, Harry Schmelzer Jr, o diretor superintendente da WEG Energia, João Paulo Gualberto da Silva, e o gerente Executivo de Energia Renovável na Petrobras, Daniel Pedroso.

 

SOBRE O ISI-ER

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em energia eólica, solar e sustentabilidade, incluindo novas tecnologias como o hidrogênio verde. Está em operação no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, desde 2018, e foi oficialmente inaugurado em junho de 2021, com a conclusão das instalações e a operação plena dos laboratórios. O Instituto faz parte da maior rede privada de institutos de PD&I criada no Brasil para atender as demandas da indústria, composta por 26 Institutos SENAI de Inovação.

Com alto índice de suicídio entre pessoas LGBTQIAP+, saúde mental dessa população merece atenção

 

Psicólogo explica cuidados necessários para quem lida com estigmas e preconceitos diariamente

 

No mês do Setembro Amarelo, campanha de valorização da vida e de prevenção ao suicídio, o psicólogo e professor da Universidade Potiguar (UnP), Ronald França, fez uma análise sobre a saúde mental da população LGBTQIAPN+ e como o preconceito colabora para o distanciamento do indivíduo de grupos e lugares que podem contribuir para a sua vivência plena e o seu bem-estar físico e mental.

 

A reflexão do especialista está de acordo com a revista científica norte-americana Pediatrics. Segundo os dados do periódico, 62,5% das pessoas LGBTQIAPN+ já tiveram pensamentos suicidas. Além disso, foi constatado que essa população tem seis vezes mais chance de cometer o ato, em comparação a pessoas heterossexuais.

 

“Além da própria violência de não se sentir bem-quisto em determinado espaço, o preconceito afeta psicologicamente o sujeito quando atrapalha a formação de sua identidade, e isso acontece quando há uma limitação imposta pela exclusão”, explica Ronald.

 

Parte do sentimento de não pertencimento que muitas pessoas LGBTQIAPN+ sentem, é fruto da forma como a sociedade lida com a temática da sexualidade, lembra o psicólogo. Com o preconceito estrutural que é parte do cotidiano brasileiro, pessoas gays, lésbicas ou transexuais precisam enfrentar mais situações de medo, solidão ou até mesmo de luta, no sentido de precisar se impor diante situações de discriminação ou quando um direito é negado.

 

Viver nessa tensão pode gerar um processo de ansiedade ou depressão, por isso é tão importante buscar apoio profissional para cuidar da saúde mental. “Para algumas pessoas, a luta pelos seus direitos já é uma forma de construção de identidade e cuidado da saúde mental, mas é preciso ter atenção sobre quais espaços se busca ocupar, para não ocasionar mais sofrimento ao indivíduo”, alerta França, que também é membro do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN).

 

Rede de apoio

Buscar uma rede de apoio segura pode ser uma das formas de lidar com situações de preconceito e discriminação. Na falta de acolhimento por parte de pessoas e instituições que estão próximas do indivíduo, grupos de apoio ou de defesa da causa LGBTQIAPN+, assim como o auxílio de um profissional de saúde capacitado para lidar com o tema, podem ser fundamentais.

 

Para o psicólogo, essa busca por espaços de acolhimento permite aprender a enfrentar os desafios de uma sociedade que ainda precisa avançar na garantia de segurança e direitos para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual.

 

“É muito importante pensar na saúde mental de pessoas LGBTQIAPN+ e da população em geral não só no Setembro Amarelo. O cuidado com a vida humana, levando em conta suas particularidades, precisa acontecer o ano inteiro. Quando entendemos que a promoção de saúde mental é uma questão política, econômica e social, compreendemos que não podemos dar destaque a uma campanha sobre a temática que não pense, fale e pratique inclusão, respeito às diferenças e combate aos discursos de ódio e práticas de violência”, lembra Ronald França.

Prefeitura dará ordem de serviço nesta sexta (15) para recapeamento asfáltico de av. Amintas Barros,  Cel. Estevam e Pres. Bandeira 

Recapeamento asfáltico na Interventor Mário Câmara 2 – foto Alex Régis

 

Nesta sexta-feira (15), o prefeito Álvaro Dias, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, assinará a ordem de serviço para o recapeamento asfáltico de três avenidas e duas ruas na cidade, além de melhorias e acessibilidade em calçadas do entorno dessas vias. A solenidade integra o programa Asfalto Novo e está agendada para as 10h, no Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta.

 

As avenidas Amintas Barros, Coronel Estevam (Av.09), Presidente Bandeira (Av.02), e as ruas Coronel Joaquim Manoel e General Cordeiro de Farias serão contempladas com os serviços executados pela empresa Novatec. “Será um investimento de quase R$ 9 milhões de reais, que dará uma nova vida para essas avenidas e ruas. Com mais segurança, modernidade e conforto para todos. E com calçadas prontas para receber cadeirantes e deficientes visuais”, explica o prefeito Álvaro Dias.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a previsão de serviços é de 150 dias. As obras estão dentro do programa Asfalto Novo, desenvolvido pela administração municipal e que trabalha com melhorias nas quatro regiões da cidade. “No próximo mês, temos a previsão de lançar edital para novas vias nas quatro zonas de Natal, com destaque para ações na Cidade Satélite e na avenida dos Xavantes, uma das principais ligações do bairro com o restante da cidade”, finaliza o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra.

Zurich assina contrato do Aeroporto Aluízio Alves

Foto: Reprodução

O novo contrato de concessão do Aeroporto Internacional Aluízio Alves (ASGA), em São Gonçalo do Amarante/RN, com a empresa suíça Zurich Airport Internacional foi assinado nesta semana, mas o novo concessionário não assume a gestão do terminal de imediato. Antes,  deverá ser feita a indenização à Inframérica, atual administradora do terminal, pelos investimentos que aplicou desde 2012, quando começou a gerir o empreendimento.