Skip to main content

Zizi Possi – De volta ao começo

Foto: Reprodução

Em comemoração aos 45 anos de carreira, Zizi Possi sobe aos palcos em um emocionante concerto intitulado “De Volta ao Começo”, que traz a cantora apresentando-se no formato que mais gosta e que lhe proporciona maior liberdade artística: piano e voz.

Acompanhada pelo pianista e maestro Jether Garotti Jr., Zizi conduzirá o público por um repertório impecável, que conta com canções de Gonzaguinha, Edú Lobo, Chico Buarque, Gilberto Gil, Nando Reis e Herbet Vianna, entre outros.

Esse show passeia pelo tempo, pelas várias fases de sua carreira e da MPB em geral.

“O formato voz e piano é completamente desnudo de qualquer efeito “espetacular”, o que me proporciona maior proximidade com o público. Sinto-me realizada por poder atingir o coração dos ouvintes de maneira tão pura. Quando voltei para São Paulo, em 1990, iniciei um trabalho só com instrumentos acústicos – piano, percussão e violoncelo. E, trazendo ainda mais para perto, a formatação voz e piano além de ser mais livre em forma é também em conteúdo, pois temos a liberdade de variar o repertório imensas vezes”, disse Zizi Possi.

O show “De Volta ao Começo” promete ser uma grande experiência, unindo a maestria de Zizi Possi ao talento de Jether Garotti Jr.


Duração: 90 minutos.
Classificação: 14 anos. Acesso de menores somente acompanhados dos pais ou maior responsável.

SMS engaja no Projeto Participa Natal nos Bairros – Setembro 2023

Foto: Anderson Régis/ Secom

SMS engaja no Projeto Participa Natal nos Bairros – Setembro 2023

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) engaja no Projeto Participa Natal nos Bairros, mês de setembro, que acontece neste sábado (23), das 8h às 12h30, na Escola Municipal Henrique Castriciano, que fica na Rua Décio Fonseca, 663, Rocas. O Participa Natal, evento da Prefeitura de Natal que envolve as Secretarias do Município, como também parcerias de empresas privadas e organizações não governamentais.  Nessa ação a SMS irá disponibilizar diversos serviços de prevenção às doenças e promoção à saúde, destacou o secretário municipal de saúde, George Antunes.

O Departamento de Atenção Básica (DAB)/SMS irá desenvolver ações como, atendimento médico em Clínica Geral, e cardiologia; Atendimento em odontologia; Vacinação de adultos e crianças; Testes de glicemia; Verificação de pressão arterial; Práticas Integrativa e complementares de auriculoterapia e massagem; Vacinação de cães e gatos e teste para Leishmaniose pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ); Exames de mamografia, entre outras.

Já a Coordenação Municipal de Saúde Mental irá realizar ações focadas no Setembro Amarelo que é uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o intuito de mitigar o tabu sobre a questão do sofrimento psíquico que leva à ideação suicida, consequentemente aumento de casos de suicídio no país. De acordo com o coordenador de Saúde Mental /SMS, Luis Pires, a Campanha tem esse ano o lema: Se precisar peça ajuda! Mas é importante que a sociedade civil e entidades públicas estejam preparadas para identificar sinais, que por vezes são sutis e silenciosos em pessoas que estão sofrendo de forma aguda, com possibilidade de desistir de viver.

A Coordenação de Saúde Mental estará com um stand na edição do Participa Natal realizando ação de escuta psicológica  e  direcionamento do cuidado psicossocial. A Coordenação de Saúde Mental tem uma agenda contínua e robusta de capacitações sobre a temática com segmentos das Secretarias de Saúde, Educação, Ação Social e Segurança Pública da capital. Uma verdadeira força tarefa para minimizarmos esses índices na cidade”, afirmou Luis Fernando.

Eclipse solar 2023: fenômeno em outubro poderá ser observado do Parque da Cidade

Foto: João Maria Alves

Um fenômeno astronômico raro e um dos mais aguardados do ano está prestes a acontecer, no próximo dia 14 de outubro, o Eclipse Solar Anelar. Com uma duração total de 1h44min, em Natal, ele vai poder ser observado do Parque da Cidade, em evento organizado pelo Planetário Barca dos Céus, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Parque da Cidade, gerido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Natal junto com João Pessoa (PB), serão as duas únicas capitais do país que terão a sorte de observar o “anel de fogo”, uma borda fina da estrela, ao redor da silhueta lunar. Será possível ver o exato momento em que a Lua ficará inteira em frente ao Sol, cobrindo-o quase em sua totalidade. O Sol ainda permanecerá minimamente visível na forma de um anel ao redor do lado sombreado da Lua.

Preparando as pessoas para este momento, o projeto de extensão Barca dos Céus programa um evento para a observação coletiva do eclipse em tempo real. “O objetivo principal do evento é popularizar o conhecimento astronômico, fazendo com que as pessoas cada vez mais olhem para o céu e se conectem aos seus mais variados significados, integrando-os na compreensão do nosso entorno e da dinâmica de nosso planeta”, explica a Professora do Departamento de Física da UFRN e coordenadora do Planetário Barca dos Céus, Auta Stella.

“Prepare-se para presenciar o evento astronômico em Natal e desfrutar das atividades educacionais e culturais emocionantes no Parque da Cidade. Esta é uma oportunidade única”, acrescenta o chefe do Setor de Educação Ambiental da Semurb, Otávio Escossia.

Programação

A programação de observação do eclipse anelar começa às 14h e vai até as 18h30, abrangendo diversos momentos-chave do eclipse. Inclui atividades pedagógicas explicando aspectos da dinâmica do sistema Sol-Terra-Lua e do que será observado no eclipse, bem como atividades culturais, como danças circulares dos povos, roda de capoeira, e apresentação musical. E acontece na praça de eventos do Parque, em frente ao prédio da administração.

O evento é gratuito e aberto ao público, mas vale ressaltar que um eclipse solar só pode ser observado com filtro especializado ou olhando para projeções de imagens do Sol sobre materiais opacos de cor clara. Recomenda-se levar água, usar protetor solar e, para a observação, vidro de soldador 14, encontrado em lojas de materiais de construção e de ferramentas.

“É importante adquirir ou encomendar com antecedência pois as lojas (de ferramentas e materiais de construção) costumam dispor de numeração menor, que não oferece proteção suficiente. Formas adequadas de manusear o vidro estão sendo orientadas nas redes sociais do projeto do Planetário Barca dos Céus”, explica a professora.

A realização das atividades programadas está inserida na celebração dos 50 anos do Centro de Ciências Exatas e da Terra da UFRN, sendo também colaboradores essenciais, na mesma, o projeto Capoeira Brasil (UFRN), a facilitadora de Danças Circulares Soraya Delúzia, o Trio Terra, Sol e Lua com Marília Vale, Cadu Araújo e Heather Dea Jennings, o projeto Astronomia no Zênite, a Associação Norte-Riograndense de Astronomia, e o Departamento de Física da UFRN.

O Eclipse Solar Anelar

Na capital potiguar, alguns horários relevantes incluem o início da parcialidade às 15h29, o início do anel (anularidade) às 16h43, a anularidade máxima às 16h45 e o fim da anularidade às 16h47.

O fenômeno passará então pela sua última fase, de nova parcialidade, com a Lua agora saindo da frente do disco solar. Esse último momento poderá ser acompanhado somente até o pôr do sol às 17h13, marcando o fim da visibilidade do eclipse.

“Durante o período de anularidade, os espectadores terão a oportunidade de ver o característico “anel de fogo”, quando a Lua estará inteira à frente do Sol, deixando apenas uma borda brilhante deste, visível para nós. Esse momento único e tão esperado durará 3 minutos e 37 segundos e será o grande destaque do fenômeno que iremos acompanhar”, enfatiza a professora Auta Stella.

Diferentemente do eclipse solar total, onde a Lua, ao se alinhar com o Sol, cobre completamente o disco solar, no eclipse anular, ela deixa apenas uma borda brilhante visível de nossa estrela, propiciando a visão do “anel de fogo” em torno dela.

“A possibilidade de termos um eclipse solar do tipo total ou anelar quando ocorre um perfeito alinhamento entre Sol e Lua da perspectiva da Terra, ocorre pela órbita elíptica da Lua, que a coloca a uma distância variável da Terra. Quando a Lua está mais distante da Terra em sua órbita, ela não consegue cobrir completamente o Sol, resultando no eclipse anular. Tal como ocorre para o eclipse solar total, é uma visão rara de se repetir para um mesmo local do planeta e de tirar o fôlego, cativando astrônomos amadores e entusiastas do céu em todo o mundo”, finaliza ela.

O Planetário

O Planetário Barca dos Céus, que existe no atual formato desde 2013, é um projeto do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e Astronomia (GPEFA) do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN. Seu nome é uma homenagem à constelação da Barca, que historicamente foi usada como indicativo de chuva e meio de orientação por conhecedores tradicionais do estado – pescadores artesanais e agricultores – e que guarda semelhança com constelações de povos africanos e indígenas.

Bairro do Alecrim ganha nova unidade da Loja do Empreendedor

Foto: Anderson Régis/ Secom

O Prefeito de Natal, Álvaro Dias, inaugurou na manhã desta terça-feira (19), a nova unidade da Sala do Empreendedor, um equipamento voltado ao fomento dos empreendedores locais, que vai funcionar na sede do Centro Municipal de Trabalho e Emprego, no bairro do Alecrim, em uma parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social(Semtas) e o Sebrae/RN. A proposta da sala do empreendedor é apoiar e orientar pequenos e médios empreendedores.

A espaço conta com atendimento e orientação empresarial, formalização, emissão de boletos, parcelamento de dívida, baixa, alteração e emissão de notas fiscais eletrônicas, além de parceria com todos os serviços financeiros para o Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

A Sala do Empreendedor será um ambiente multifuncional projetado para atender tanto aqueles que vão iniciar seu próprio negócio quanto aqueles que já possuem empreendimentos estabelecidos. O local oferecerá uma ampla gama de serviços e recursos para auxiliar os empreendedores em todas as etapas de suas jornadas empresariais, além  disso, a sala contará com o conselho regional de contabilidade uma vez na semana, para tirar dúvidas.

Álvaro Dias afirmou que estimular e apoiar os pequenos e micro empreendedores é um dos principais objetivos da gestão. “É fundamental apoiar a geração de emprego e renda. Hoje é um dia muito feliz para a população e os empreendedores da nossa capital. E
stamos  entregando mais uma opção para o natalense se qualificar e trazer bons frutos do seu próprio negócio”, disse Álvaro Dias.

De acordo com a  titular da Semtas, Ana Valda Galvão, o novo equipamento irá trazer novas oportunidades de simplificar e desburocratizar os serviços. “É com muita alegria que entregamos a Sala do Empreendedor, um equipamento que vai proporcionar novas oportunidades para a geração de emprego e renda”, afirmou.

Para o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, a Sala do Empreendedor vai proporcionar mais agilidade para quem deseja empreender na cidade: “Gostaria de dizer, que avançou-se muito a questão de geração de emprego na capital. Esse projeto, existe em diversos municípios do Rio Grande do Norte. Condições de agilizar o funcionamento e suporte para as pessoas proporcionar a criação de empresas e  empreendimentos na capital”, destacou.

O deputado estadual e ex-secretário da Semtas, Adjuto Dias, também prestigiou o evento e destacou a importância que a Sala do Empreendedor terá, para a geração de emprego e renda.

“Essa parceria com o Sebrae, nasceu quando iniciamos com a  criação no Natal Partage Shopping, da Sala do Empreendedor Zona Norte.  É uma oportunidade de buscar empreender com o suporte necessário e todo apoio. Lembrando que aqui terá toda uma assistência na abertura e acompanhamento de negócios, o que é uma oportunidade de ampliar a oferta de pequenas e médias empresas em Natal”.

RECONHECIMENTO

As ações implementadas em Natal pela administração do prefeito Álvaro Dias no campo da desburocratização e no incentivo ao empreendedorismo tiveram o reconhecimento importante de instituições locais e regionais com a conquista do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Governador Cortez Pereira 2022.

Realizado pelo Sebrae-RN em parceria da  Assembleia Legislativa do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), o Prêmio destaca gestores administradores que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município.

LOJA DO EMPREENDEDOR ZONA NORTE

Inaugurada em novembro de 2021, a Sala do Empreendor  instalada no Partage Norte Shopping, que em pouco tempo se transformou numa referência para quem quer iniciar ou ampliar seu negócio, já conta com quase 6 mil atendimentos, na Zona Norte da cidade, que tem o maior número de Micros e Pequenas Empresas, em torno de 22 mil em atividade.

A  A loja oferta diversos serviços para os micros e pequenos empresários, através dos serviços ofertados pela Semurb, Vigilância Sanitária e o próprio Sebrae, sob a supervisão da Sempla, objetivando dar suporte técnico a essa modalidade empresarial.

Prefeitura de Natal destina editais e seleções públicas para incentivo à cultura

Foto: Alex Régis/ Secom

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) está disponibilizando três seleções públicas voltadas para diversos segmentos da cadeia produtiva da Economia Criativa. O edital Aldo Parisot, destinado ao incentivo à Música de Câmara, está com inscrições abertas até dia 24 de setembro e vai selecionar trinta projetos de Recital ou Concerto a serem executados na Galeria Newton Navarro, sede da Funcarte. Cada atração selecionada irá receber R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Serão contempladas as modalidades Individual, Duo, Trio e Quarteto com repertórios estimados entre 40 e 60 minutos e por instrumentos de Sopro, Cordas e Piano.

FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA

A Seleção Pública nº 020/2023 (Fundo de Incentivo à Cultura) é voltada para a Preservação, Apoio e Fomento à Cultura  e tem por finalidade selecionar projetos de natureza artística e cultural para apoio financeiro a todas as linguagens artísticas que contribuam com a política de democratização cultural do município. Seja através do incentivo à criação, memória, produção, fomento, formação e capacitação. “Preferencialmente, através de projetos culturais de pequeno e médio porte, voltados para as comunidades e demais territórios e que contemplem, no mínimo, uma das quatros Regiões Administrativas do Município”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

“A Seleção Pública visa estimular o acesso às artes e a valorização das manifestações culturais através de concessão de incentivo financeiro promovido pelo Fundo de Incentivo à Cultura”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.A Seleção Pública atende também a Aquisição de Materiais (Artefatos) e ou Serviços para Manutenção, Criação de Trabalhos Artísticos de Incentivo às artes em quaisquer de suas linguagens. Também serão atendidas ações, apoio a acervos, requalificação de peças e estruturas de utilidade artística por entidades, grupos e coletivos.

Em outra categoria serão contemplados a Conservação e Promoção do Patrimônio Material Edificado e ainda ações de caráter artístico e cultural de impacto Social, além de políticas afirmativas e ou ambiental.
A seleção pública atende também a Pesquisa, Documentação e o Mapeamento para disponibilidade pública de informações, dados e indicadores culturais (Incentivo às ações inclusivas e/ou empreendedoras que promovam a percepção proativa da população em situação de vulnerabilidade social, étnica, de gênero e a proteção aos territórios impactados por intervenções no meio ambiente). O valor total dos recursos destinados para esta Seleção Pública é de R$ 386.000,00 (trezentos e oitenta e seis mil reais).

CULTURAS POPULARES, MESTRES E MESTRAS

O Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) também vai selecionar e apoiar financeiramente o reconhecimento a Mestres e Mestras detentores dos conhecimentos e expressões das Culturas Populares tradicionais. “Em respeito às suas práticas, trajetórias culturais, vivências, saberes e fazeres que compõem a diversidade das tradições expressas nas manifestações artísticas e culturais das populações das comunidades e de grupos de tradição”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

A iniciativa traduz o respeito aos grupos étnicos, a manutenção das práticas e à preservação da memória que fortalecem o sentimento de identidade e pertencimento local, através de concessão de incentivo financeiro promovido pelo Fundo de Incentivo à Cultura.Os editais podem ser encontrados em www.natal.rn.gov.br/dom e também www.blogdafuncarte.com.br

Asia Shipping une expertise e segurança na importação de peças para veículos elétricos operacionais da Hitech-e

Atualmente, a montadora atua na fabricação, venda e locação de veículos eletrificadosClique na imagem para ampliar

São Paulo, setembro de 2023 – O avanço dos veículos elétricos no mundo está a todo vapor e a importação marítima tem sido uma grande opção para as montadoras que atuam no Brasil. Para se ter uma ideia, o último relatório anual divulgado pela Global Electric Vehicle Outlook da IEA projeta um crescimento de 14 milhões em vendas até o final de 2023, um incremento de 35% em relação a 2022, com vendas superiores a 10 milhões de veículos.

Asia Shipping, principal integradora digital de logística completa, se destaca na movimentação desse tipo de carga. Um exemplo é a parceria que companhia possui com a Hitech-e, montadora e operadora de mobilidade elétrica criada, em 2017, pelo engenheiro mecânico e sócio-diretor da companhia, Rodrigo Contin.

Desde o início das operações, a montadora utiliza os serviços da Asia Shipping.  Até 2022, a Hitech-e importava carros completos da China para o Brasil. A partir deste ano, a empresa começou a importar somente peças para fabricação dos veículos elétricos operacionais em sua própria fábrica, instalada em Campo Largo (PR).

A segurança e a expertise foram os principais motivos para a parceria. “No início, fizemos alguns testes com outras empresas, mas percebemos que a Asia Shipping era a empresa mais conceituada para nosso negócio. Com a logística integrada que eles oferecem, conseguimos manter nossos prazos na fábrica com total segurança – do início ao fim da operação”, comenta Contin.

Hoje, a Asia Shipping realiza todo o processo de embarque das peças importadas pela Hitech-e, desde a estufagem do contêiner na China até a entrega da carga na planta do cliente. “Essa tem sido uma parceria de muito sucesso. Nosso serviço de logística integrada tem auxiliado muitos de nossos clientes em seus negócios, pois além da expertise e segurança da carga, realizamos todo o processo burocrático referente a este embarque”, comenta Rafael Dantas, diretor de Vendas na Asia Shipping.

Sobre Hitech  

A Hitech-e comercializa seus veículos para as principais multinacionais que atuam no Brasil. Somente neste segundo trimestre de 2023, a companhia comercializou cerca de 50 veículos elétricos. Um dos modelos disponíveis no mercado é o e.coDelivery, ideal para entregas em curta distância. O veículo tem capacidade de 1.5 m³ de carga, autonomia para 160 km, bateria de 15,7 kWh, com velocidade máxima de 70 km/h. Para cargas maiores, a Hitech fabrica e.coTruck, que tem capacidade para transportar até 800 kg, ideal para operações internas. Para saber mais sobre a Hitech-e, acesse https://hitech-e.com.br/

Sobre a Asia Shipping Criada em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias tanto na importação quanto na exportação, utilizando diversos modais como aéreo, marítimo e rodoviário. Além disso, a companhia também é especializada em Inteligência Fiscal e Tributária, Desembaraço Aduaneiro e Seguros de cargas.  Com 27 anos, a Asia Shipping é a maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo. Também foi certificada pelo Great Place to Work como uma das “Melhores Empresas para se Trabalhar” no Brasil. A companhia está em 12 países, com 41 escritórios no mundo – 11 no Brasil – e mais de 1.000 colaboradores. A empresa aderiu ao Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, o OEA, e ao Pacto Global da ONU.

Masculinidade tóxica: psiquiatra do CEUB explica alta taxa de autoextermínio entre homens

 

Prevalência de ansiedade, depressão e outros distúrbios emocionais estão entre as implicações na saúde mental dos homens, que ainda relutam em buscar ajuda 

O machismo estrutural não apenas torna as mulheres vítimas de abusos, mas também deteriora a saúde física e mental dos homens, por meio da masculinidade tóxica. Com expectativas projetadas para alcançarem um padrão, muitos se sentem na obrigação de se comportar da forma imposta pela sociedade. A Organização Mundial de Saúde aponta que 78% dos casos de autoextermínio tiveram homens como vítimas. Psiquiatra e professor de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Lucas Benevides aponta as implicações desse ideal masculino histórico, especialmente nos relacionamentos e na saúde emocional.
A masculinidade é uma construção social complexa e multifacetada, que pode variar com base em fatores como cultura, classe, raça, orientação sexual e outros. Para Lucas Benevides, muitos dos ideais tradicionais enfatizam força, independência e controle emocional que podem ser prejudiciais para os homens, quando tentam formar e manter relacionamentos saudáveis. Como traço cultural predominante, Benevides cita o modus operandi da resolução de conflitos, baseada na força e no uso da palavra como expressão de submissão.
Segundo Benevides, estes costumes somam às altas taxas de violência doméstica, feminicídio, encarceramento e suicídio. “Essa mentalidade muitas vezes inibe a expressão de vulnerabilidade e emoções consideradas femininas, como a necessidade de carinho, o desejo de segurança emocional, e a vontade de se conectar emocionalmente com outras pessoas. O estigma associado a essas supostas fraquezas pode levar ao isolamento emocional e relacional”, considera o especialista.
Com sérios danos à saúde mental e social dos homens, o professor do CEUB afirma que o machismo estrutural é devastador, uma vez que estes estereótipos sociais de gênero passam a ditar e restringir as maneiras como homens e mulheres podem se comportar e expressar suas emoções. “Para os homens, isso frequentemente se manifesta como uma pressão para ser forte e dominante, o que pode levar a atitudes e comportamentos tóxicos tanto em ambientes pessoais quanto profissionais”, alerta.
Combate à masculinidade tóxica
A masculinidade tóxica, que desencoraja a expressão de vulnerabilidade e a busca de ajuda, tem sérias implicações para a saúde mental, incluindo uma maior prevalência de ansiedade, depressão e outros distúrbios emocionais. Para combater estes males, grupos são formados para redefinir o que significa ser homem em sociedades ao redor do mundo. O professor de Medicina afirma que, aos poucos, as pessoas tem se tornado mais conscientes dessas questões e buscado formas mais saudáveis e igualitárias de viver e se relacionar.
Benevides explica ainda que a ideia de uma masculinidade tóxica faz parte do discurso popular e cada vez mais homens buscam formas saudáveis de expressar sua identidade masculina. “Isso inclui falar mais abertamente sobre saúde mental, participar mais igualitariamente nas responsabilidades domésticas e de cuidado, e questionar os papéis tradicionais de gênero em suas vidas pessoais e profissionais”, conclui o professor do CEUB.

Liga realiza ação para conscientizar sobre o câncer ginecológico em Natal

Liga realiza ação para conscientizar sobre o câncer ginecológico em Natal

Conscientizar sobre os cuidados com a saúde da mulher e da importância do diagnóstico precoce do câncer ginecológico, que atinge mais de 30 mil mulheres por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Esse foi o foco do Dia D do Setembro em Flor, ação realizada pela Liga Contra o Câncer e Grupo EVA neste sábado (16) em Natal, que contou com aplicação das vacinas disponíveis na rede pública, incluindo a contra o HPV para meninas e meninos entre 9 e 14 anos.

O evento aconteceu no Midway Mall em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), com ambientação especial do Olimpo Recepções. “É um dia em que intensificamos as ações de cuidado contra o câncer ginecológico. Podemos, juntos, diminuir o número de casos, já que grande parte é causado pelo vírus HPV que, com a vacina, pode ser evitado”, explicou Sulene Cunha, médica oncologista da Liga.

A abertura contou com a participação da diretoria da Liga Contra o Câncer, de representantes da Sesap e SMS e apresentação de dança do Grupo Despertar. Durante toda a tarde e noite, equipes de saúde estavam no local tirando dúvidas e distribuindo materiais didáticos sobre a doença. Mais de 900 pessoas passaram pelo espaço e 255 doses de vacinas foram aplicadas durante a ação.

“Que seja uma celebração e o reinício da forma com que o Estado do Rio Grande do Norte lida com os cuidados com as mulheres, com o câncer ginecológico. Nos somamos aos esforcos do Ministério da Saúde, Sesap e SMS para cuidar das mulheres”, afirmou Arthur Villarim, coordenador médico da Liga.

Os cânceres ginecológicos atingem útero, ovário, vagina, vulva e endométrio. Para o triênio 2023-2025, a doença deverá representar 13,2% dos casos de câncer registrados no país. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero estão ligados ao HPV, o que reforça a importância da vacinação e uso de preservativos.

Além disso, a realização do exame papanicolau periódico e a atenção aos primeiros sinais da doença podem contribuir para o diagnóstico precoce. “Estamos falando sobre um câncer que é prevenível e que é possível erradicar e também sobre o diagnóstico precoce, já que, quando estamos conscientes dos sintomas, conseguimos identificar a doença cedo e temos mais chances de cura”, disse a médica Karla Emerenciano, coordenadora de Experiência do Paciente da Liga.

Entre os sintomas que precisam da atenção das pacientes estão sangramentos vaginais anormais, inchaço abdominal, dor pélvica ou pressão abaixo do umbigo, fadiga e dor durante a relação sexual.

Nos próximos meses, a Liga vai realizar outras ações de saúde, seguindo o calendário de campanhas, como doação de medula óssea, Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, voltada para saúde do homem.

Semana da Sustentabilidade: Brasil recicla apenas 3% do lixo eletrônico que produz

 

Faculdade Estácio promove coleta de lixo eletrônico na Semana da Sustentabilidade, nos dias 18 a 23 de setembro

Um celular antigo, um forno de micro-ondas desativado, fones de ouvido e até mesmo uma impressora ou aquele antigo aparelho de DVD podem ser encontrados nas casas brasileiras, acumulados e sem uso. São os chamados lixos eletrônicos. A crescente quantidade desses objetos se tornou uma preocupação devido aos riscos que representam para o meio ambiente.

De acordo com o relatório “Global E-Waste Statistics 2023”, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Brasil produziu 2,1 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2022, representando um aumento de 4% em relação a 2021. No entanto, o descarte consciente não acompanha esse aumento na produção. O relatório também aponta que a taxa de reciclagem de lixo eletrônico no Brasil é apenas de 3%, o que significa que a maior parte desse material é descartada de forma inadequada, causando contaminação ambiental.

Ciente desse contexto, a faculdade Estácio, em Natal, incluiu em sua programação da Semana da Sustentabilidade um espaço dedicado ao descarte de lixo eletrônico nas instalações da instituição. Nos dias 18 a 23 de setembro, das 8h20 às 21h40, quem tiver materiais eletrônicos sem uso pode levá-los ao local para coleta. A faculdade está localizada na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim.

“O volume de lixo eletrônico está crescendo rapidamente em todo o mundo devido à rápida obsolescência de dispositivos e à constante introdução de novas tecnologias. É urgente implementar uma dinâmica de reciclagem para esses produtos e conscientizar a população sobre o descarte correto. Durante esses dias, a Estácio estará contribuindo para a preservação o meio ambiente ao incentivar o descarte consciente”, destaca Pedro Nascimento, coordenador dos cursos de Tecnologia da Estácio Natal.

O lixo eletrônico, também conhecido como lixo tecnológico ou e-lixo, refere-se a dispositivos eletrônicos fora de uso, como computadores, smartphones, tablets, equipamentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos eletrônicos e outros dispositivos que não são mais utilizados. No Brasil, os principais produtos que compõem o lixo eletrônico são computadores e periféricos, eletrodomésticos, equipamentos de telecomunicações, aparelhos de som e imagem, brinquedos e jogos eletrônicos.

Programa de Logística Reversa

Ainda há muito a ser feito para reduzir a geração de lixo eletrônico e aumentar as taxas de reciclagem desses produtos no Brasil. No entanto, o governo federal tem tomado algumas medidas para incentivar essas ações, como a criação do Programa de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, por meio do decreto Nº 10.240, de 2020, que prevê a destinação adequada de equipamentos eletrônicos descartados.

O programa determina que os fabricantes e importadores devem estabelecer um sistema de logística reversa para coletar e destinar adequadamente os eletroeletrônicos descartados. Os consumidores também desempenham um papel importante no programa, sendo responsáveis por entregar seus eletroeletrônicos nos pontos designados para essa finalidade.

Programação da Semana da Sustentabilidade

Além da coleta do lixo eletrônico, durante a Semana da Sustentabilidade, palestras, debates e transmissões ao vivo, proporcionam um horizonte de aprendizado para a comunidade estudantil e ao público em geral. Na Estácio Natal, também faz parte da programação uma Oficina de Reaproveitamento de Alimentos, palestras sobre Nutrição Comportamental, Doação de Órgãos e a relação do Desenvolvimento Sustentável e a Educação Física, além da instalação de pontos de coleta de medicamentos também.

Serviço

Semana de Responsabilidade Socioambiental do Instituto Yduqs.Data: De 18 a 25 de setembroLocal: Estácio Natal – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim.

Programação Semana de Sustentabilidade

Descartando Seu Lixo EletrônicoColeta será nos dias 18 a 23/09Das 08h20 às 21h40Local: coordenações

Descartando Seu Medicamento ConscienteColeta será nos dias 18 a 23/09Das 08h20 às 21h40Local: coordenações

Oficina de Reaproveitamento de Alimentos: Desperdício ZeroData: 18/09Horário: 08h20 e às 19hLocal: Laboratório de Dietética

Palestra: Nutrição Comportamental: seu conceito e casos clínicosData: 19/09Horário: 19hLocal: Auditório, Bloco B.

Palestra: Doação de órgãos, você já pensou nisso?Data: 21/09Horário: 10h30Local: Auditório, Bloco B.

Palestra: O Desenvolvimento Sustentável e a Educação FísicaData: 20/09Horário: 09hLocal: SALA 01, bloco B.