Check-up Vascular realiza mais de 600 atendimentos gratuitos no Ginásio Nélio Dias em Natal

 

Ação da SBACV-RN contou com apoio da Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal do Natal e patrocínio da Venosan – Meias elásticas

Em sua 9ª edição, o Check-up Vascular realizou mais de 600 atendimentos neste sábado (16), no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal. A ação, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – SBACV-RN, teve como objetivo realizar gratuitamente atendimento individual, por consultas médicas, além de levar informações a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção e tratamento. Centenas de pessoas receberam orientação e encaminhamento para exames, para combater as doenças vasculares, além de medicamentos.

Para Fernando de Souza Lima, 73 anos, que mora na praia de Santa Rita, o Check-up Vascular foi ótimo para orientá-lo sobre dores que sente nas pernas e um problema vascular no pé direito. Atendido pelo Dr. Edson Barreto, cirurgião vascular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular no RN, ele foi orientado sobre seu problema de circulação e recebeu medicamentos para o tratamento.  “O serviço

Pelo segundo ano consecutivo, o Ginásio Nélio Dias sediou o Check-up Vascular, onde foi montada uma estrutura com todo suporte para os atendimentos, realizados pelos médicos da SBACV-RN e estudantes da Liga Norte-rio-grandense de Angiologia e Cirurgia Vascular. Consultas, distribuição de medicamentos e requisição de exames foram oferecidos para população. A Marinha do Brasil, com equipe médica e enfermeiros, realizou exames de glicemia e aferição da pressão arterial, além de manter de plantão uma ambulância para eventuais ocorrências.

O público também teve a oportunidade de assistir palestras quanto aos sinais e sintomas das doenças vasculares, na intenção de que todos fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas. Palestras sobre a importância da prática de exercícios físicos e uma boa alimentação também fizeram parte da programação.

O radialista e jornalista Rô Medeiros foi o mestre de cerimônia e conduziu o evento com muita maestria. Rô aproveitou o momento para contar um pouco da sua história e luta com um tratamento vascular, que iniciou depois de uma viagem internacional de avião. Sua perna esquerda já passou por vários tratamentos provocados por uma lesão arterial, uma trombose na perna. Seu depoimento foi uma lição para que todos tenham mais atenção e cuidados com a saúde vascular.

No final do evento, o presidente da SBACV-RN, Dr. Márcio Villar, agradeceu a presença de todos e o apoio dado pela Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal do Natal e o patrocínio da Venosan – Meias elásticas.

O Check-up Vascular permite ao público mais carente uma oportunidade única de avaliação e orientação sobre as doenças vasculares e os cuidados necessários, além de permitir aos futuros angiologistas uma experiência única em sua formação.

Concertos Potiguares recebe o instrumentista e compositor mossoroense Márcio Rangel

 

O Concertos Potiguares deste sábado, 23, às 16h, recebe o instrumentista e compositor  mossoroense Márcio Rangel, que transcende os estilos da música  

brasileira com uma mistura de flamenco, jazz, blues e atualmente é Diretor Artístico do Festival de Guitarra de Siena, na Toscana – Itália. A apresentação acontece no auditório do Parque da Cidade e tem entrada livre.

Canhoto como Jimi Hendrix e Paul McCartney, Rangel é conhecido pelo  estilo próprio de tocar violão, usando um violão destro, tocando-o de  “cabeça para baixo”, desenvolvendo sua própria maneira inovadora para  tocar solos, linhas de acordes, dedilhados, arpejos e muitas técnicas  diferentes no instrumento criando uma sonoridade única.

Com várias turnês internacionais na bagagem, o instrumentista foi  atração do Jazz Day da Unesco, em Roma e destaque na revista “Guitar  Player” italiana, citado como novo talento entre os violonistas e  compositores brasileiros. O músico foi destaque ainda nas revistas  #38Guitarload (São Paulo), Guitarclub e New Age Magazine (Itália),  Tours Magazine (Alemanha), Guitar World Magazine (UK), entre outras.  entre outras.

O projeto Concertos Potiguares acontece graças à renúncia fiscal da  Prefeitura Do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte  financeiro do Hospital Do Coração, além do apoio da SEMURB e da  Padaria Hora do Pão.

Serviços:

Projeto: Concertos Potiguares

Show: Márcio Rangel

Local: Auditório Do Parque Da Cidade

End: Av. Omar O’ Grady, 8080, Candelária

Dia: 23 De Setembro – Sábado

Hora: 16H

Acesso Ao Parque E Show: Gratuitos

Contato para entrevistas: MáRCIO 987 215 585

Autor lança livro em Natal sobre pesquisa de violência e relação com o crime de jovens na comunidade paulista

Psicólogo pesquisa por cinco anos histórias de violência e relação

 com o crime na comunidade paulista de jovens até 19 anos

Dar voz aos adolescentes de Heliópolis em conflito com a lei. E criar uma ponte entre o grande “apartheid” de desigualdades sociais para mostrar os motivos pelos quais eles entram na vida do crime e suas perspectivas de futuro. Essa é a proposta do livro do psicólogo Ricardo Rentes, “Os meninos de Heliópolis – o ser e fazer de adolescentes em conflito com a lei e a sintomática criminal”. Resultado do seu trabalho de mestrado em Ciências Humanas, Sociais e Criminologia na UFP do Porto – Portugal, o autor realizou pesquisa de campo na maior comunidade de São Paulo durante cinco anos, histórias de violência vivenciadas por esses meninos entre 12 a 19 anos, todos do sexo masculino e em acompanhamento de medidas socioeducativas. O lançamento será no próximo dia 22/09, às 15h, no III Congresso Internacional de Psicologia Jurídica e Direito Penal em Natal (RN), no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Ponta Negra.

Atuação violenta da polícia e violação de direitos humanos frequentes marcam a pesquisa de Ricardo Rentes, que é pós-graduado em Psicopatologia e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP e professor do curso de especialização em Psicologia Jurídica pelo Centro Universitário São Camilo. O trabalho também traz constatação de uma realidade chocante:  com projeção de vida muito curta, entre 20 e 21 anos, a maioria dos setenta adolescentes que fizeram parte do estudo mostraram que estariam dispostos a seguir com a vida em risco como condição para se sentirem “incluídos” socialmente, mesmo com a possibilidade de sofrerem, serem presos ou até mesmo morrerem.  Com apresentação do deputado estadual Eduardo Suplicy e prefácio do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES – Aloizio Mercadante “Os meninos de Heliópolis”, apresenta uma reflexão teórico-prática sobre os modelos institucionais aplicados às medidas socioeducativas e a inadequação de determinados serviços para a socialização desses jovens.

“A maioria dos adolescentes não traz uma identidade já cristalizada dentro da criminalidade e ainda constitui uma relação frágil com o crime. As pessoas criam um imaginário desses jovens em conflito com a lei muito cruel e violento e que muitas vezes não condiz com a realidade”, diz Rentes.  O Brasil vive grandes desafios no âmbito de medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes em conflito com a lei, relata o psicólogo. “Não há um trabalho que de fato evidencie a possibilidade de rompimento com a prática infracional. Vemos um sistema falido por ser um reprodutor de violência. Os adolescentes chegam numa instituição, ficam, por exemplo, até três anos, o tempo máximo de reclusão, que varia de acordo com o tipo de ato infracional. Eles vivem em modelo prisional, cultura de punição e de violação de direitos muito enraizados. O trabalho já é fadado ao fracasso.  E saem de lá com sentimento de vingança contra a sociedade. É como se o próprio sistema acabasse promovendo o que deveria combater”, completa.

Outro problema grave é que a justiça não tem olhar para cada caso do adolescente infrator. Muitas vezes as metas para cumprimento das medidas são inalcançáveis porque não é levada em conta a realidade em que os meninos vivem. A tríade escola-trabalho-curso profissionalizante como modelo de possível recuperação passa longe da vida de muitos deles, que já estão fora da escola e em trabalhos informais. Além disso, cada ato infracional deveria estar relacionado à medida aplicada, para trazer reflexões e possibilidades de mudanças concretas no comportamento desses jovens, acrescenta. Outro caminho apontado pelo autor com resultados positivos no processo de recuperação e que teve sucesso ao longo de seu trabalho de campo foi lidar com as famílias dos adolescentes, juntamente com as equipes interdisciplinares, de forma menos punitiva e mais compreensiva.

Na pesquisa, Rentes aplicou procedimentos e instrumentos psicológicos projetivos e investigativos com os adolescentes, como o Desenho Estória com Tema e o Discurso do Sujeito Coletivo, ambos procedimentos desenvolvidos e aplicados por pesquisadores renomados do Instituto de Psicologia e da Faculdade de Saúde Pública da USP.  Em 351 páginas, “Os meninos de Heliópolis” apresenta uma metodologia de trabalho profunda e esclarecedora, provocando o leitor a reflexões importantes e uma ampliação do conhecimento para entender o fenômeno da criminalidade juvenil.

Sobre o autor: Ricardo Rentes é Mestre em Ciências Humanas, Sociais e Criminologia pela UFP do Porto – Portugal. Pós-graduado em Psicopatologia e Saúde Pública pela USP. Pós-graduado em Saúde Mental e Justiça pelo Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Prof. André Teixeira Lima – Fundap. Psicólogo, psicanalista, analista clínico-institucional e supervisor na área da assistência social e saúde mental. Professor do curso de especialização em Psicanálise Winnicottiana e professor do curso de especialização em Saúde Mental e Saúde Coletiva na Perspectiva da Clínica Ampliada, ambas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor do curso de especialização em Psicologia Jurídica pelo Centro Universitário São Camilo.

Sobre a editora:  Este livro foi publicado pela Editora Appris, sediada em Curitiba, Paraná. Há 12 anos no mercado, a Appris atua no ramo de publicação de obras técnicas e científicas nas mais variadas áreas do conhecimento. Com a experiência de seus editores, que estão há 30 anos no mercado editorial, a Appris possui um catálogo com mais de oito mil obras publicadas e que continua a crescer com média de 80 lançamentos por mês.

Padre Fábio de Melo é atração na festa dos Santos Mártires; veja programação

Foto: Reprodução

A Arquidiocese de Natal celebrará a festa dos Santos Mártires, no período de 24 de setembro a 3 de outubro, na comunidade de Uruaçu, localizada no município de São Gonçalo do Amarante. A programação completa foi divulgada nesta quarta-feira (20), e conta com show do Padre Fábio de Melo.

Marcando a abertura da programação, no domingo (24) serão celebradas quatro missas: às 5h, 9h, 10h30 e 19h. Nos demais dias, a programação será: 5h, celebração de missa; às 12h, recitação do terço de São Mateus Moreira; das 15h às 17h, acampamento cultural e, às 19h, missa.
No dia 3 de outubro, feriado no estado do Rio Grande do Norte, as ações da festa iniciam às 5h e o último evento tem previsão para começar às 18h. A recitação do Terço da Misericórdia e a missa de encerramento serão transmitidas pela TV Canção Nova.
Confira a programação em 3 de outubro
A partir das 5h
Celebração Eucaristica, com Padre Alexsandro de Lima Freitas
A partir das 6h
3ª meia maratona e caminhada dos Santos Mártires, saindo do Santuário, em Uruaçu
A partir das 7h, 9h e 10h
Celebração de Missa
A partir das 14h30
Terço da Misericórdia, conduzida pelo Padre Alexsandro Freitas e missionários da Comunidade Canção Nova
A partir das 16h
Show com o Padre Fábio de Melo
A partir das 18h
Missa solene, presidida pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha
Sobre o Santos Mártires
Os Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, e canonizados pelo Papa Francisco, em 15 de outubro de 2017, na Praça de São Pedro, no Vaticano. No calendário litúrgico da Igreja Católica, a festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu é celebrada em 3 de outubro.

Em celebração do Dia da Árvore, programa “Planta Natal” realiza mais uma ação

Foto: Anderson Régis/ Secom

Nesta quinta-feira (21), quando é comemorado o Dia da Árvore, o Projeto “Planta Natal”, programa da Prefeitura Municipal de Natal, em parceria com várias secretarias, realizou o plantio de 12 mudas de plantas nativas.  O local escolhido foi a BR-101, em Mirassol na Zona Sul da capital. As mudas foram  doadas pela iniciativa privada através de uma ação de fomento à arborização urbana e responsabilidade ambiental. A ação de arborização com foco na sensibilização ambiental, reposição de espécies no trecho visa favorecer à avifauna e provocar o embelezamento da via. O plantio aconteceu durante a manhã em parceria com  equipes do Planta Natal, SEMSUR, STTU, SECOM, SEGEPE, SEMURB e PRF que atuaram de forma integrada para a ação.

A Ação se soma as outras iniciativas sistemáticas realizadas com vistas à sustentabilidade dentro das comemorações da Semana da Árvore da Prefeitura Municipal de Natal. As mudas utilizadas na ação foram de espécies nativas floríferas de grande porte, como Jequitibá – Branco (03),  Jatobá – Rosa (03) e Pau-Rosa (06). As espécies selecionadas estão em extinção, tornando ainda mais relevante o plantio. A primeira-dama de Natal, Amanda Dias,  e a secretária municipal de Governo e  Projetos Especiais(Segepe), Daniela Mafra,  participaram da ação e destacaram a importância do envolvimento da população no processo, além do trabalho das equipes e de educação ambiental.

“O Planta Natal faz um trabalho de extrema importância em nossa cidade. A ação de hoje deixa uma lição sobre os cuidados que cada um deve ter com a natureza e o comprometimento da gestão do prefeito Álvaro Dias com o Meio Ambiente, que tem a meta até o final de sua gestão de alcançar o plantio de 20 mil árvores. Vamos aproveitar esse Dia da Árvore para apreciar nossas paisagens e, também, refletir sobre os valores ambientais”, disse Amanda Dias.

A secretária Daniela Mafra,  responsável pelo Programa “Planta Natal”, enfatizou  que a Prefeitura trabalha para tornar Natal uma cidade mais verde. “O Dia da Árvore é para lembrarmos o quanto é necessária a conservação da natureza, também nos espaços urbanos. A meta do prefeito Álvaro Dias é entregar uma cidade mais verde aos natalenses”, enfatiza.

Desde o seu iníciou em 2019,  o “Planta Natal”, já reduziu em três mil toneladas o número de emissão de gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é um composto químico gasoso que provoca graves desequilíbrios no efeito estufa do planeta Terra. Em julho, a Prefeitura de Natal  inaugurou o Novo Horto Municipal do Baldo,  localizado na Zona Leste da Capital.  O espaço é o primeiro viveiro público do estado especializado em mudas adultas.  O espaço conta com um Ecoponto moderno, que contribui com o descarte correto de resíduos eletrônicos, além de depósitos para reciclagem.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

ClearSale anuncia solução gratuita para atender Resolução 6 do Banco Central

 

Adequação obrigatória anunciada pelo BC entra em vigor a partir de novembro; ClearSale lança solução para apoiar instituições no atendimento à norma

O Banco Central anunciou em maio a Resolução Conjunta nº 6, que determina que todas as instituições financeiras e de pagamentos autorizadas a funcionar pelo BACEN devem trocar entre si informações sobre fraudes – suspeitas e confirmadas. Na esteira deste movimento, a ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco nos mais diversos segmentos, desenvolveu a Solução R6, para colocar as instituições em conformidade com a nova norma, além de auxiliar o mercado no combate à fraude. 

Entre os diferenciais, a solução da empresa oferece uma alta capacidade de cruzamento de dados em sua base de chargeback, retorno de informações mais completas, monitoramento contínuo dos dados para atualização constante, aliado a capacidade de escala, baixo tempo de resposta e investimentos em segurança em todas as etapas. A solução também visa tornar o mercado mais justo e seguro, estabelecendo mecanismos além dos convencionais para conter o crescimento de novos tipos de golpes em uma gestão de risco transparente e segura. 

“Há anos enfatizamos a importância da colaboração entre empresas no combate e prevenção às fraudes. Os fraudadores mantêm constante comunicação, compartilham brechas e criam redes criminosas. Para manter-se à frente deles, é necessário estabelecer uma ampla rede de proteção em todo o mercado. Por isso, e porque acreditamos que a Resolução traz benefícios significativos para as empresas e a sociedade, optamos por disponibilizar nossa solução de forma inteiramente gratuita”, comenta Vander Nagata, Diretor Executivo da ClearSale. 

Sobre a ClearSale 

A ClearSale (CLSA3) é especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. A empresa possui um poderoso banco de dados com conhecimento de 97% dos consumidores no mercado digital. Com capital aberto desde 2021, a ClearSale tem a missão de equilibrar tecnologia e profissionais especializados para entregar excelentes indicadores aos clientes, a fim de gerar cada vez mais confiança no mercado.      

Link para fotos: Drive – Fotos e Logos ClearSale   

Créditos: “Divulgação ClearSale”.   

  

Para mais informações, acesse:   

Site: clear.sale   

Instagram: @clearsale   

Twitter: @clearsale   

LinkedIn: @company_clearsale   

TikTok: @clearsale   

Youtube: ClearSaleBrasil   

Ação de Arborização marca o início das comemorações dos 80 anos do Sindilojas Mossoró 

Serão plantadas 80 mudas homenageando personalidades e entidades da economia mossoroense 

O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas Mossoró) completa 80 anos em 2023. Para marcar o início das comemorações da data, o Sindicato, com apoio do Sistema Fecomércio RN e da Prefeitura do município, realizará uma ação de arborização que marcará a abertura do calendário de ações comemorativas no próximo sábado (23), às 8h30.

Serão plantadas 80 mudas de plantas das espécies Craibeira e Carnaubeira, em 1,12 quilômetros do canteiro central da Avenida Lauro Monte, homenageando 80 personalidades e entidades empresariais que impactaram a economia mossoroense. No local, também serão oferecidos serviços por meio do Sesc e Senac. 

“Chegar à marca dos 80 anos com um sindicato patronal, em pleno funcionamento, é um marco. Por isso, juntamos nossa diretoria e definimos uma série de ações nesse segundo semestre para marcar a fundação do nosso sindicato em Mossoró”, comentou o presidente do Sindilojas Mossoró, Michelson Frota. 

Ainda está previsto uma sessão solene na Câmara Municipal de Mossoró para homenagear o sindicato, diretoria e empresários, além de um evento reunindo toda a diretoria do Sistema Fecomércio RN em dezembro. 

“Tradicionalmente, todos os anos, transferimos a sede da Fecomércio para Mossoró, por se tratar de um importante município para a economia do Rio Grande do Norte. Não seria diferente o nosso apoio nas comemorações dessa importante data. O Sindilojas Mossoró é um parceiro presente e articulado ao Sistema Comércio potiguar e merece todos os vivas”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. 

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, destaca a importância do trabalho do Sindilojas no Município. “Nosso agradecimento e reconhecimento a essa importante instituição que conta diretamente com o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró. Somos parceiros diretos em busca do desenvolvimento econômico e social do nosso município. Parabenizo a todos que fazem parte da história desta entidade tão importante para o comércio varejista local e para a nossa economia”, destacou o gestor. 

Selo comemorativo

Uma das ações que foram realizadas foi a produção do selo comemorativo dos 80 anos do Sindilojas Mossoró junto aos Correios. Este foi um dos primeiros produtos de comunicação que utilizaram a identidade visual comemorativa, auxiliando na divulgação da marca.