Atitude Cooperação celebra 17 anos de fundação na Zona Oeste de Natal

 

A organização oferece oficinas gratuitas nas áreas de música, teatro, corte e costura, lutheria, esporte, capacitação profissional e apoio pedagógico

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento de pessoas e o crescimento sustentável das comunidades atendidas, através do estímulo ao voluntariado e de parcerias sociais, a Atitude Cooperação, uma organização da sociedade civil, vem “Transformando Vidas” há 17 anos com atuação nos bairros da Zona Oeste de Natal.

E é com esse lema “Transformando Vidas” que a Instituição tem comemorado, durante este mês de setembro, essa data tão especial. Nesta terça-feira (12), houve celebração na sede da Instituição envolvendo alunos, seus familiares e toda a equipe da Instituição. A ocasião contou com apresentação musical do projeto Tocando a Vida com D’Amore, lanche para os participantes e a inauguração do Mural de Parceiros, este que ficará fixado na parede da Instituição, no qual, a cada novo parceiro, será gravado o nome no Mural, representando a gratidão e incentivando o ato de cooperar.

Nestes 17 anos, a Atitude já assistiu em torno de 10 mil crianças e jovens. “É uma honra fazer parte dessa história, deste lindo trabalho. São 17 anos transformando vidas! A Atitude Cooperação cultiva esperança, valoriza os inúmeros talentos e desenvolve aptidões junto aos seus assistidos, sempre em busca do melhor. É de fato um trabalho transformador, uma ação gratificante”, destaca a presidente da organização, a Dra. Perpétuo Nogueira.

A Atitude Cooperação foi criada em 12 de setembro de 2006, pelo Conselho de Administração da Unimed Natal, orientada pelos princípios da responsabilidade social das empresas. O objetivo, identificar e viabilizar novas alternativas sócio-econômico-culturais para comunidades em situação de risco social, desenvolver atividades e ações socialmente responsáveis fundamentadas na ética, nos princípios cooperativistas e voltadas para uma melhor qualidade de vida dessas comunidades. Conta com uma equipe técnica composta por educador físico, assistente social, psicóloga e pedagoga. “Sempre me emociono quando venho aqui. Tenho certeza que todos que iniciaram esse sonho em 2006, ainda nos corredores da Unimed, estão felizes e com sensação de dever cumprido. Algo que começou pequeno, mas se desenvolveu muito, guiado com amor e dedicação de todos que ajudaram a construir este lugar que transforma tantas histórias”, expressa o vice-diretor presidente da Unimed Natal e diretor financeiro da Atitude, Dr. Carlos Antonio Medeiros.

É com o foco na importância de fazer o bem que a Atitude Cooperação busca, há 17 anos, realizar a diferença na vida de crianças e jovens. “A Atitude Cooperação trouxe oportunidades incríveis para mim, proporcionando conhecimento, novas formas de pensar e muito aprendizado. Sinto-me segura e importante, e a palavra que resume tudo isso é gratidão”, expressa a aluna do projeto Encena, Letícia Daryana. Para Gerson Lucas do projeto Celeiro, modalidade Judô, o sentimento de gratidão é o mesmo. “O judô tornou-se meu esporte preferido desde que iniciei na Atitude Cooperação. Sou grato à Instituição por me proporcionar essa oportunidade. Já são 9 anos de judô e só tenho a agradecer”.

Conheça os Projetos da Atitude Cooperação

– Projeto Celeiro (esporte – fruto da parceria com a Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria de Educação): projeto busca fomentar práticas desportivas na sua manifestação educacional com modalidades esportivas nas áreas do Judô, Vôlei, Xadrez, Futsal e Futebol e, atua como uma ação complementar das escolas, em especial das escolas parceiras (Escola Municipal Professor Zuza, Escola Municipal Francisca Ferreira e Escola Estadual Jean Mermoz).

– Apoio Pedagógico: uma ação voltada para o exercício da leitura aos alunos das escolas parceiras da Atitude Cooperação com o objetivo estimular a prática da leitura, a interpretação e a escrita durante a formação educacional das crianças e adolescentes envolvidos;

– Coletivo Online (capacitação profissional – parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil): projeto formado por ciclos de capacitação profissional na área do varejo, direcionado aos jovens de 16 a 25 anos. Os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre empregabilidade, mercado e relacionamento. No final do curso, os participantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos, elaborando planos de negócios para comércios locais.

Projetos desenvolvidos na Atitude Cooperação e realizados por meio da Lei Djalma Maranhão

 

– Tocando a Vida com D’Amore (MÚSICA): é um projeto que visa ampliar o conhecimento cultural e possibilita o ingresso de crianças e adolescentes no universo musical através das seguintes oficinas: Canto Coral, Contrabaixo Acústico, Musicalização Infantil, Piano, Teoria Musical, Viola, Violino, Violão, Violoncelo e Flauta Doce.

Uma ramificação do Tocando a Vida é a oficina de Lutheria, focada na adaptação e transformação do instrumento para uma melhor qualidade de som, sendo essa, mais uma alternativa para os alunos ingressarem no âmbito musical.

– Projeto Encena (TEATRO)oferece aulas de teatro com o desenvolvimento de vários elementos das artes cênicas (conscientização, expressão corporal, identidade, dentre outros). Este projeto também conta com o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão e conta com uma oficina, a Tecendo Arte no Fio, que proporciona conhecimentos das técnicas artesanais com materiais, em sua maioria, recicláveis. Grande parte das participantes são mães de alunos, residentes nos bairros do Bom Pastor e Felipe Camarão, que fazem parte da Instituição.

A Atitude Cooperação atua na Zona Oeste graças ao apoio de muitos parceiros, destacando-se a participação da Unimed Natal. Conheça mais sobre a Instituição, acesse o https://atitudecooperacao.org.br/ ou siga as nossas redes sociais no @atitudecooperacao.