Nesta quinta-feira (21), quando é comemorado o Dia da Árvore, o Projeto “Planta Natal”, programa da Prefeitura Municipal de Natal, em parceria com várias secretarias, realizou o plantio de 12 mudas de plantas nativas. O local escolhido foi a BR-101, em Mirassol na Zona Sul da capital. As mudas foram doadas pela iniciativa privada através de uma ação de fomento à arborização urbana e responsabilidade ambiental. A ação de arborização com foco na sensibilização ambiental, reposição de espécies no trecho visa favorecer à avifauna e provocar o embelezamento da via. O plantio aconteceu durante a manhã em parceria com equipes do Planta Natal, SEMSUR, STTU, SECOM, SEGEPE, SEMURB e PRF que atuaram de forma integrada para a ação.
A Ação se soma as outras iniciativas sistemáticas realizadas com vistas à sustentabilidade dentro das comemorações da Semana da Árvore da Prefeitura Municipal de Natal. As mudas utilizadas na ação foram de espécies nativas floríferas de grande porte, como Jequitibá – Branco (03), Jatobá – Rosa (03) e Pau-Rosa (06). As espécies selecionadas estão em extinção, tornando ainda mais relevante o plantio. A primeira-dama de Natal, Amanda Dias, e a secretária municipal de Governo e Projetos Especiais(Segepe), Daniela Mafra, participaram da ação e destacaram a importância do envolvimento da população no processo, além do trabalho das equipes e de educação ambiental.
“O Planta Natal faz um trabalho de extrema importância em nossa cidade. A ação de hoje deixa uma lição sobre os cuidados que cada um deve ter com a natureza e o comprometimento da gestão do prefeito Álvaro Dias com o Meio Ambiente, que tem a meta até o final de sua gestão de alcançar o plantio de 20 mil árvores. Vamos aproveitar esse Dia da Árvore para apreciar nossas paisagens e, também, refletir sobre os valores ambientais”, disse Amanda Dias.
A secretária Daniela Mafra, responsável pelo Programa “Planta Natal”, enfatizou que a Prefeitura trabalha para tornar Natal uma cidade mais verde. “O Dia da Árvore é para lembrarmos o quanto é necessária a conservação da natureza, também nos espaços urbanos. A meta do prefeito Álvaro Dias é entregar uma cidade mais verde aos natalenses”, enfatiza.
Desde o seu iníciou em 2019, o “Planta Natal”, já reduziu em três mil toneladas o número de emissão de gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é um composto químico gasoso que provoca graves desequilíbrios no efeito estufa do planeta Terra. Em julho, a Prefeitura de Natal inaugurou o Novo Horto Municipal do Baldo, localizado na Zona Leste da Capital. O espaço é o primeiro viveiro público do estado especializado em mudas adultas. O espaço conta com um Ecoponto moderno, que contribui com o descarte correto de resíduos eletrônicos, além de depósitos para reciclagem.
Dia da Árvore
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.