O Rio Grande do Norte choveu 34,80% acima da média da esperada, no mês de agosto de 2023, informou o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), nesta segunda-feira (11).
No acumulado, três das quatro mesorregiões do RN registraram chuvas acima do esperado, sendo as Regiões Central Potiguar e Agreste Potiguar as mais chuvosas, com 122,10% e 95,4% superior a expectativa, respectivamente.
Ainda de acordo com a Emparn, os maiores acumulados no período ocorreram em municípios das regiões Leste e Agreste Potiguar: Natal (142,6mm) e Nísia Floresta com 141,8mm, postos localizados na Região Leste; e Brejinho (96,8mm) e Lagoa de Velhos (85,4mm), no Agreste Potiguar.
Previsão para o próximo trimestre
A expectativa para setembro, outubro e novembro é de chuvas abaixo do normal devido a atuação do fenômeno El Ñino no Brasil, que provoca o aquecimento nas águas do oceano Pacífico na faixa equatorial, informou a Emparn.
As temperaturas no período devem superar os valores considerados normais (no interior, em setembro 35ºC, outubro e novembro 36°C. No Litoral, 29°C e outubro e novembro, 30°C.