Faculdade Estácio promove coleta de lixo eletrônico na Semana da Sustentabilidade, nos dias 18 a 23 de setembro
Um celular antigo, um forno de micro-ondas desativado, fones de ouvido e até mesmo uma impressora ou aquele antigo aparelho de DVD podem ser encontrados nas casas brasileiras, acumulados e sem uso. São os chamados lixos eletrônicos. A crescente quantidade desses objetos se tornou uma preocupação devido aos riscos que representam para o meio ambiente.
De acordo com o relatório “Global E-Waste Statistics 2023”, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Brasil produziu 2,1 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2022, representando um aumento de 4% em relação a 2021. No entanto, o descarte consciente não acompanha esse aumento na produção. O relatório também aponta que a taxa de reciclagem de lixo eletrônico no Brasil é apenas de 3%, o que significa que a maior parte desse material é descartada de forma inadequada, causando contaminação ambiental.
Ciente desse contexto, a faculdade Estácio, em Natal, incluiu em sua programação da Semana da Sustentabilidade um espaço dedicado ao descarte de lixo eletrônico nas instalações da instituição. Nos dias 18 a 23 de setembro, das 8h20 às 21h40, quem tiver materiais eletrônicos sem uso pode levá-los ao local para coleta. A faculdade está localizada na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim.
“O volume de lixo eletrônico está crescendo rapidamente em todo o mundo devido à rápida obsolescência de dispositivos e à constante introdução de novas tecnologias. É urgente implementar uma dinâmica de reciclagem para esses produtos e conscientizar a população sobre o descarte correto. Durante esses dias, a Estácio estará contribuindo para a preservação o meio ambiente ao incentivar o descarte consciente”, destaca Pedro Nascimento, coordenador dos cursos de Tecnologia da Estácio Natal.
O lixo eletrônico, também conhecido como lixo tecnológico ou e-lixo, refere-se a dispositivos eletrônicos fora de uso, como computadores, smartphones, tablets, equipamentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos eletrônicos e outros dispositivos que não são mais utilizados. No Brasil, os principais produtos que compõem o lixo eletrônico são computadores e periféricos, eletrodomésticos, equipamentos de telecomunicações, aparelhos de som e imagem, brinquedos e jogos eletrônicos.
Programa de Logística Reversa
Ainda há muito a ser feito para reduzir a geração de lixo eletrônico e aumentar as taxas de reciclagem desses produtos no Brasil. No entanto, o governo federal tem tomado algumas medidas para incentivar essas ações, como a criação do Programa de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, por meio do decreto Nº 10.240, de 2020, que prevê a destinação adequada de equipamentos eletrônicos descartados.
O programa determina que os fabricantes e importadores devem estabelecer um sistema de logística reversa para coletar e destinar adequadamente os eletroeletrônicos descartados. Os consumidores também desempenham um papel importante no programa, sendo responsáveis por entregar seus eletroeletrônicos nos pontos designados para essa finalidade.
Programação da Semana da Sustentabilidade
Além da coleta do lixo eletrônico, durante a Semana da Sustentabilidade, palestras, debates e transmissões ao vivo, proporcionam um horizonte de aprendizado para a comunidade estudantil e ao público em geral. Na Estácio Natal, também faz parte da programação uma Oficina de Reaproveitamento de Alimentos, palestras sobre Nutrição Comportamental, Doação de Órgãos e a relação do Desenvolvimento Sustentável e a Educação Física, além da instalação de pontos de coleta de medicamentos também.
Serviço
Semana de Responsabilidade Socioambiental do Instituto Yduqs.
Data: De 18 a 25 de setembro Local: Estácio Natal – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim.Programação Semana de Sustentabilidade
Descartando Seu Lixo Eletrônico
Coleta será nos dias 18 a 23/09 Das 08h20 às 21h40 Local: coordenaçõesDescartando Seu Medicamento Consciente
Coleta será nos dias 18 a 23/09 Das 08h20 às 21h40 Local: coordenaçõesOficina de Reaproveitamento de Alimentos: Desperdício Zero
Data: 18/09 Horário: 08h20 e às 19h Local: Laboratório de DietéticaPalestra: Nutrição Comportamental: seu conceito e casos clínicos
Data: 19/09 Horário: 19h Local: Auditório, Bloco B.Palestra: Doação de órgãos, você já pensou nisso?
Data: 21/09 Horário: 10h30 Local: Auditório, Bloco B.Palestra: O Desenvolvimento Sustentável e a Educação Física
Data: 20/09 Horário: 09h Local: SALA 01, bloco B.