Mulheres defendem avanço de políticas públicas para construção da autonomia econômica

A proposta inovadora da Política Nacional de Cuidados e o Plano Nacional de Cuidados, lançados recentemente pelo governo federal, com a missão de formular um diagnóstico sobre a organização social dos cuidados no Brasil, permearam as discussões da audiência pública realizada pelo mandato da deputada Isolda Dantas (PT), na manhã desta sexta-feira (29), na sede da OAB, em Mossoró.

A “Autonomia econômica das mulheres e o trabalho do cuidado” foi o tema do debate. “É um tema que sempre esteve presente na nossa luta. E como o Brasil voltou, estamos no momento de reconstrução do país e não é coisa pouca, porque foi destruído em todos os lugares, nos campos, na educação, na saúde, inclusive na luta das mulheres e temos que reconstruí-los em todos os cantos em que a gente está e isso não pode acontecer sem as políticas públicas para as mulheres. Mas a gente quer política pública qualificada, que possa de fato alterar as nossas vidas, porque não somos inesgotáveis, assim como os recursos naturais e estamos num momento muito propício para isso, porque é de reconstrução do país”, afirmou Isolda.

Depoimentos de mulheres de diversas categorias profissionais sobre a sobrecarga diária de trabalho fizeram parte da audiência pública. Elas exemplificaram situações do cotidiano na eterna luta para conciliar carreira ou estudo com o trabalho de cuidar da casa, dos filhos, familiares doentes, das tarefas domésticas, entre outros afazeres, impedindo, inclusive, muitas de terem a sua autonomia financeira. E com isso  engrossando as estatísticas de pobreza, “uma situação que não pode e nem deve ser naturalizada”, defenderam, por isso a necessidade de políticas públicas e do papel do Estado nesse debate.

A secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, saudou a iniciativa do debate que lotou o espaço da OAB e disse que o presidente Lula tem trazido com centralidade o debate para retomar políticas públicas que de fato mudem a vida das mulheres. “Vários países têm desenvolvido essa política de cuidados e o presidente nos deu esse aval, de construir a partir de um diálogo social o que seria uma política nacional de cuidados, sabendo que o tema cuidado tem se transformado um assunto de Estado”, afirmou Rosane.

Conceição Dantas, titular da subsecretaria de Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) disse que para se discutir a autonomia econômica das mulheres rurais é preciso interligar a discussão entre o trabalho que elas fazem na roça, no quintal, com o trabalho doméstico. “Muitas vezes nossas reivindicações não cabem nas leis do estado, mas o movimento social está aqui pra isso”, afirmou, comemorando o anúncio de 90 mil “quintais produtivos”.

O Programa Quintais Produtivos é voltado para a promoção da segurança alimentar e nutricional e da autonomia econômica das mulheres rurais. Conceição também informou sobre o projeto piloto das lavanderias coletivas que o governo irá criar nos assentamentos: “A sociedade e o estado têm que se responsabilizar pelo trabalho doméstico e nã somente as mulheres”, pontuou.

A secretária das Mulheres, da Juventude, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do RN, Olga Aguiar, representando a governadora Fátima Bezerra no evento afirmou: “A gente poderia sintetizar um assunto complexo e amplo em duas palavras: desconstrução e construção, pois foi um tema que teve avanços significativos nas duas gestões de Lula mas foi desconstruído a partir do golpe contra a presidente Dilma, mas estamos vivendo um momento muito importante, de resgatar, de reconstruir e não podemos perder essa oportunidade e a presença e participação dos movimentos sociais com pautas tão caras é fundamental”, afirmou.

Paula Rafaela Couto Duarte, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Mossoró, elencou as iniciativas sociais da OAB em prol das mulheres e que há avanços nos tribunais “que nas ações têm compreendido o trabalho invisível da mulher no lar para que também seja objeto de partilha”, disse.

A professora doutora Fernanda Marques, da UERN, afirmou que a universidade está atuando para avançar nessa pauta de direitos das mulheres e que discussões como essas de hoje são muito pertinentes: a universidade criou inclusive a UERN Mulheres. “O trabalho do cuidado a gente discute sempre de forma mais individualizada e não sob o ponto de vista do papel do estado como estamos fazendo agora”, elogiou. Ela faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Relações Sociais de Gênero e Feminismo (GEF).

A coordenadora da Marcha das Margaridas do RN, que também é secretária de Mulheres da Fetarn, Jocélia Maria da Silva, disse da gratificação do movimento social em ter pautas atendidas pelo atual governo. “Ficamos felizes por saber que vamos ser ouvidas e temos um feedback dessas políticas, pois nada mais justo que essa pauta esteja num ministério, que foi uma das mais importantes conquistas e teremos oportunidades reais de apresentar nossas demandas tendo essa visibilidade que temos agora no governo”, citou.

A professora Mirla Cisne, também da UERN e do Grupo de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres,  disse que a Marcha das Margaridas trouxe mais oxigênio na reconstrução do Brasil. “A democracia que a gente defende precisa ser construída pelas mãos das mulheres. É importante o estado intervir, pois existe essa ‘responsabilidade natural’ da mulher para conseguir administrar  o trabalho de casa com suas carreiras e isso culmina numa falta de tempo inclusive para descansar, e de culpa também. O fim dessa sobrecarga é fundamental para se discutir economia, porque não basta boa vontade, mas condições e políticas públicas”, defendeu.

UERN comemora 55 anos de avanços na educação do RN

 

Foto: Raiane Miranda

Como parte das comemorações dos 55 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra participou da Assembleia Universitária da UERN na tarde desta quinta-feira (28). Considerado o momento ápice das comemorações, a solenidade abordou pautas fundamentais para o avanço da Educação na região Oeste e no Estado do Rio Grande do Norte e homenageou profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Toda a cerimônia teve tradução para Libras.

Com o tema “A Universidade também é sua”, a cerimônia teve seu primeiro momento anunciando o recredenciamento institucional da Uern. Na ocasião, foram prestadas homenagens a personalidades escolhidas pelo Conselho Universitário (Consuni) e também a Medalha da Abolição, concedida pela Uern.

Receberam a medalha da Abolição a professora Maria das Neves, reitora na década de 1990; Zilene de Carvalho, diretora da TCM Telecom, pelo reconhecimento no avanço da comunicação; Maria do Socorro de Oliveira, esposa do professor Felipe Caetano Oliveira in memoriam, que contribuiu para a cena cultural de Mossoró,

Professores homenageados com títulos honoríficos: Sara Couto, recebeu o mérito administrativo; a professora emérita Vera Lopes, docente aposentada, contribuiu para a área da inclusão, a homenageada professora Honoris Causa, referência da cultura mundial, a atriz Tony Silva pela contribuição no Teatro e na cultura do Estado e do País e a doutora Honoris Causa Helena Nader, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências.

A Orquestra Filarmônica Pauferrense Antônio de Holanda Cavalcanti abriu a cerimônia sob a batuta do maestro Leandro de Oliveira, que atua nos muros da Universidade com a comunidade.

A governadora Fátima Bezerra, Chanceler da Universidade do Estado do RN, ficou emocionada ao lembrar de todos os avanços da instituição. Em 2019, durante a instalação oficial do Governo do Estado em Mossoró, a governadora teve a honra de ser escolhida pela instituição para receber o título de doutora Honoris Causa

STTU inicia recuperação da sinalização viária do bairro da Ribeira

 

Foto: Guto de Castro/ STTU

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está investindo na revitalização da sinalização viária da Ribeira. O trabalho tem sido prioritário na cidade baixa que deverá ganhar nos próximos meses uma série de outras ações – inclusive o gabinete de gestão do prefeito Álvaro Dias e outros órgãos ligados ao governo municipal.

Nesta semana estão sendo tratados importantes corredores viários da Ribeira como as avenidas Duque de Caxias, Rio Branco, Cordeiro de Farias, Tavares de Lyra e Largo Dom Bosco. Além da sinalização vertical com placas, as vias estão recebendo revitalização de pintura de faixas de pedestre, retenção e separadora de fluxos, além de revitalização de rotatórias e vagas para estacionamento de veículos.

O serviço permanente de manutenção é necessário pelo desgaste das vias provocado pelo fluxo de veículos e a ação do tempo. De acordo com a secretária da STTU, Daliana Bandeira, “a sinalização é a forma pelo qual o órgão se comunica com a sociedade informando sobre as condições de trafegabilidade da via, regulamentação, riscos e direção segura – sendo assim de grande importância para a vida de quem trafega pelas vias.”

RIBEIRA

A Prefeitura de Natal está realizando um investimento de quase R$ 32 milhões, para a Requalificação do Centro Histórico e da Ribeira. São ações integradas, divididas em um plano com metas que pretende transformar toda a área, que tem uma importância histórica de valor inestimável.

As obras envolvem desde a requalificação das ruas mais importantes do bairro da ribeira, com intervenções viárias, criação de espaços de convivência, iluminação e mobiliário urbano modernos, entre outro benefícios como uma estação turística/religiosa na Pedra do Rosário e também contando com a “ocupação administrativa”, através do deslocamento de órgãos públicos municipais para o bairro, incluindo a própria sede da Prefeitura de Natal.

Nutricionista do CEUB recomenda estratégias para combater a desidratação em períodos secos

 

Além do consumo de água, legumes, hortaliças e frutas, refeições caldosas podem ajudar na hidratação no clima quente e seco

Com a chegada do período da seca, os cuidados devem ser redobrados e a preocupação com a alimentação adequada torna-se ainda mais relevante. Mestre em Nutrição e professora do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Paloma Popov, aponta as escolhas nutricionais inteligentes como diferenciais para garantir a saúde e o bem-estar durante toda a estação.
“A água é o nosso maior suporte para a hidratação, especialmente em climas secos”, destaca Paloma. Ela ressalta que, mesmo em regiões onde a água é tratada e disponível, é fundamental compreender a quantidade de minerais adequados para uma hidratação eficaz.
A nutricionista explica que, em condições normais, o recomendado é consumir cerca de dois litros de água por dia. No entanto, no período de seca, essa necessidade aumenta consideravelmente. “O corpo reage naturalmente à desidratação, e é crucial que o consumo de água seja intensificado”, enfatizou.
A docente do CEUB alertou sobre a importância de optar pela água pura no lugar de outras bebidas. “Refrigerantes e sucos não substituem a água, pois ela possui uma composição única que permite a absorção ideal pelo corpo”, esclarece. Para aqueles que têm dificuldade em consumir água pura, Paloma sugere uma alternativa: água saborizada com pedaços de frutas, como limão, abacaxi ou laranja, uma maneira refrescante e saudável de se manter hidratado.
Com foco na alimentação, Paloma destaca as frutas e hortaliças como excelentes aliadas na busca pela hidratação. “Frutas com alto teor de água, como melancia, melão, mamão, caju e laranja, fornecem não apenas líquidos, mas também vitaminas e minerais essenciais”. Ela esclarece que, embora as frutas e sucos sejam benéficos, não substituem a ingestão direta de água, mas podem compor o padrão de hidratação ideal do corpo.
Durante as refeições principais, como almoço e jantar, a professora do CEUB aconselha escolher preparações que contenham molhos, uma vez que esses podem contribuir para a ingestão adicional de líquidos. De acordo com a nutricionista, a diversificação da dieta é sempre bem-vinda, abrangendo todos os grupos alimentares, desde cereais até leguminosas, como arroz e feijão – que, além de nutrir, fornecem uma quantidade considerável de água.
O consumo excessivo de alimentos ricos em sal e açúcar são contraindicados. “Esses componentes podem aumentar a sensação de sede, levando a um ciclo de desidratação indesejada. O ideal é garantir uma abordagem equilibrada à alimentação, privilegiando alimentos frescos e evitando produtos ultraprocessados, com alto teor de sódio, podendo levar ao inchaço corporal”, alerta.
Em relação à escolha entre alimentos frescos, enlatados ou congelados, Popov destaca que o consumo de alimentos frescos é sempre a melhor opção, quando o assunto é hidratação e saúde. No entanto, alimentos congelados, como frutas, também podem ser uma alternativa viável. “Frutas congeladas, como uvas e acerolas, podem ser adicionadas à água, proporcionando sabor e hidratação extra”, indica.
A busca pela hidratação adequada
“A sede é um sinal de que o corpo já está desidratado, portanto, é essencial priorizar a hidratação contínua”. Nesse sentido, a manutenção do consumo regular de água oferece diversos benefícios ao corpo, contribuindo para a melhora da saúde da pele, um adequado funcionamento do sistema intestinal e a lubrificação das mucosas em várias partes do corpo, como boca, olhos e nariz. Paloma Popov destaca que a hidratação impacta positivamente a gente produção de suor, o que é particularmente vantajoso quando mantemos um nível saudável de hidratação.
“Até mesmo para a saúde bucal, o papel da água é notável. A saliva, essencial para a mastigação e deglutição dos alimentos, desempenha um papel fundamental na digestão adequada. Portanto, garantir uma ingestão adequada de água permite uma gestão mais eficiente dessas funções vitais”.

Fase de expansão de franquias demanda talentos qualificados e identificação com valores da rede

 

A Mapa da Mina considera este processo fundamental para o sucesso de cada franqueado e apoia no passo a passo das contratações

Selecionar os candidatos certos para executar tarefas é fundamental para manter um ambiente de trabalho produtivo, inovador e alinhado com os objetivos da empresa. A escolha não apenas traz talentos qualificados, mas também contribui para a diversidade de ideias, impulsionando o desempenho e a competitividade do empreendimento.

O sucesso de qualquer negócio está relacionado à qualidade da equipe por trás dele. Para a rede de semijoias, não é apenas uma questão de preencher vagas, mas sim de encontrar pessoas que acreditem no potencial da marca, estejam alinhadas com sua missão e dispostas a crescer junto com a franquia.

Buscamos profissionais que compartilhem dessa paixão por encantar os clientes com peças exclusivas, ajudando a elevar não apenas seu visual, como também a autoestima das pessoas. A equipe que está sendo recrutada não é apenas responsável por vender produtos, mas por criar experiências memoráveis para os clientes que levam o brilho dessas peças para as mais variadas ocasiões”, explica Marcos Pertile, sócio-diretor da rede de franquias.

A primeira etapa desse processo de contratação envolve a identificação de talentos que estejam alinhados com os valores da marca, como criatividade, comprometimento, paixão pelo atendimento ao cliente e a capacidade de se adaptar a um ambiente dinâmico. A seleção da rede Mapa da Mina, franquia com diferencial na fabricação e venda de semijoias, pode organizar os candidatos em quatro perfis: comunicadores, planejadores, analistas e executores. Cada categoria é indicada para diferentes funções na rotina de uma unidade franqueada. Além disso a franquia realiza webnares orientando seus gestores na definição de estratégias de acordo com cada necessidade:

Uma pessoa com perfil de executor procura sempre novos desafios e melhores resultados, enquanto uma analista se identifica mais com precisão e eficiência. Mas cada novo membro traz consigo uma visão e ideias para melhorar a atividade da loja, então vai depender muito de como o gestor dispõe cada funcionário”, comenta Marcos.

A contratação de novos talentos aponta para uma fase otimista de crescimento da empresa. A profissional afirma que manter os profissionais aptos às demandas e tendências do mercado é essencial no sucesso da franquia.

É um investimento que irá contribuir para o crescimento da franquia e para a construção de melhores experiências para os clientes. O futuro de uma franquia está nas mãos daqueles que compartilham o crescimento com a equipe, por isso é importante dar todo suporte para os funcionários, incentivar o aperfeiçoamento e especialização contínua”, afirma Marcos Pertile.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou crescimento de 17,2% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse aumento representa um faturamento superior a R$ 50 bilhões, superando os mais de R$ 43 bilhões alcançados anteriormente.

Já no segundo trimestre de 2023, os dados atualizados indicam crescimento em todos os segmentos de atuação de franquias. A área de moda em especial registrou um aumento de 16,8% no faturamentocomparado ao ano anterior.

Sobre a Mapa da Mina

Fundada em 1995 pelo casal Elisangela Machado e Jamil Machado, no município de Duque de Caxias (RJ), é uma rede brasileira de fabricação e venda especializada de semijoias. Presente em todo o país, oferece uma diversificada seleção de produtos com design e elegância que acompanham variados estilos e tendências da moda.

Em 2012, o Mapa da Mina realizou a formatação da empresa para se tornar uma franquia, onde hoje contam mais de 40 operações e 500 revendedores.

Na atualidade, a Mapa da Mina continua em crescimento e, cada vez mais, com a presença feminina em seus cargos de liderança, um dos motivos de manter investimento em treinamento, produtos e marketing aos franqueados.

Criatividade e ousadia são tendências na decoração de quartos infantis

 

Tons que fogem do convencional e temas mais abrangentes estão em alta e abrem um leque de possibilidades

Esperar por um bebê é um momento cheio de emoção na vida de qualquer família. E, para muitos pais, a decoração do quarto é uma forma especial de expressar carinho e criar um ambiente aconchegante para o recém-nascido.

Hoje em dia, os quartos dos bebês estão se afastando das tradicionais cores em tons pastel e abraçando temas mais criativos. Mamães e papais estão optando pela variedade, que vão desde florestas encantadas até o espaço sideral – e as possibilidades são infinitas. Utilizar papéis de parede temáticos, móveis personalizados e acessórios alegres contribui para criar um ambiente mágico que estimula a imaginação e a felicidade da criança.

As cores escolhidas para o ambiente estão cada vez mais vibrantes e ousadas e tudo o que vai compor a decoração e o mobiliário é pensado nos mínimos detalhes. “Hoje em dia, os pais estão buscando resgatar seus gostos de infância e adaptá-los aos quartos de seus filhos, escolhendo temas que trazem memórias próprias, tornando o ambiente ainda mais especial”, comenta Fábio Farias, CEO e fundador da Love Gifts, rede de franquias especializada em presentes e decorações criativas.

Na Love Gifts, há uma enorme variedade de itens para decoração de quartos: são pelúcias, luminárias, quadros, porta-retratos, entre outros, todos remetendo a afetividade e criatividade. E os itens do quarto não podem ser apenas decorativos, afinal de contas estamos falando de bebês e crianças e eles adoram brincar. “É importante escolher a decoração de forma funcional tanto para a criança quanto para os pais. De que adianta ter um quarto bonito se não é possível brincar nele? Por isso, sempre orientamos os pais a optarem por itens que a criança possa brincar e manipular, sem oferecer qualquer risco”, pontua Fábio.

As tendências de decoração dos quartos de bebês e crianças estão sempre mudando, trazendo novas ideias e possibilidades para os pais, que conseguem transformar o ambiente em um verdadeiro mundo mágico para seus filhos. “Hoje, percebemos que os pais estão trabalhando mais, porém, o tempo em família é de qualidade, onde os laços afetivos estão sendo construídos e fortalecidos. E os pais demonstram todo esse afeto quando escolhem, cuidadosamente, peça por peça, a decoração do quarto, uma roupa ou um presente”, conclui Fábio.

Acesse https://www.instagram.com/lovegiftsoficial/ e encontre a Love Gifts mais próxima.

 

Sobre a Love Gifts

A Love Gifts é uma empresa líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a empresa se destaca pela atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Com a missão de espalhar amor e alegria através de presentes e decorações criativas, a Love Gifts tem se dedicado a oferecer uma experiência única e memorável aos seus clientes

Centro de fissura labiopalatal do RN realiza semana de atividades de educação e conscientização

 

De 02 a 06 de outubro o Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatais do Rio Grande do Norte (CREFIRN) do Hospital Infantil Varela Santiago realiza a semana Cleft Week. Na ocasião, serão promovidas atividades de educação e conscientização sobre a fissura, com dinâmicas e temas voltados para o cuidado com a higiene oral e combate ao bullying, em alusão ao dia mundial do sorriso, comemorado no dia 06 de outubro.

A programação acontecerá durante toda a semana, das 8h às 10h30, no Crefirn, localizado na Av. Deodoro da Fonseca, 518, Centro, e é aberta à comunidade. Para mais informações: (84) 3209-8200.

O centro do Rio Grande do Norte destinado ao tratamento e reabilitação completa de crianças com fissura labiopalatina é uma parceria do hospital com a Smile Train, a maior organização do mundo dedicada à essa causa. No CREFIRN, uma equipe multidisciplinar composta por dentistas, médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais atuam no tratamento de pacientes com fissura labiopalatal.

A fissura labiopalatina se dá por falhas na fusão dos processos de formação nasal e da maxila e podem surgir devido a fatores genéticos ou ambientais. As fissuras atingem uma criança a cada 650 nascidas no Brasil. Elas afetam os aspectos estético, funcional e emocional dos indivíduos. Esteticamente, podem deformar as feições do paciente. Funcionalmente, acarretam dificuldades para sucção, deglutição, mastigação, respiração, fala e audição. Do ponto de vista emocional, as fissuras podem comprometer o ajustamento pessoal e social do indivíduo.

Vai ter Chico Buarque em ritmo de batuque no carnaval 2024 em Natal

Bloco carnavalesco composto por mulheres homenageará Chico Buarque no Polo Petrópolis, em Natal

Em uma de suas canções, um dos maiores compositores da história nacional cita alguns infortúnios rotineiros, mas traz o alento que costuma salvar o brasileiro da tristeza dos dias: “Tô me guardando pra quando o carnaval chegar”. A relação de Chico Buarque com o carnaval é íntima. E para valorizar esse legado e a magia entorno do repertório magistral desse artista, foi formado um grupo carnavalesco para tocar, exclusivamente, o cancioneiro buarquiano durante a sexta-feira do Carnaval 2024 em Natal. É o FullChico.

E para arrepiar cada paralelepípedo das ruas do Pólo Petrópolis, dezenas de mulheres – sim, o grupo é idealizado e formado só por mulheres – se muniram de batuque e entusiasmo para aprender o repertório de Chico Buarque no ritmo percussivo. São tambores, agogôs, tamborins, timbas, surdos, tarol e repique. tudo orquestrado pelo mestre Jorge Negão. No dia do desfile, se juntam a elas a orquestra formada pelo Ong Ilha de Música, comandada pelo maestro Gilberto Cabral, numa fusão de metais e percussão para alegrar o folião e o fã da boa música.

O FullChico tem ensaiado desde o mês de junho. Todos os domingos se reúne no pátio da Fundação Capitania das Artes para afinar o set list de canções. No próximo mês, quando se celebra o Outubro Rosa, o grupo, que se apresenta com camisetas na mesma cor e que representa ainda as cores da escola de samba adotada por Chico, a Mangueira, pretende realizar ensaios abertos pela cidade. Apresentações que também representam o início do sonho da produtora e “devota” de Chico Buarque, Ilana Félix.

“A ideia de criar o FullChico surgiu da junção de alguns fatores: o momento que passamos no último 8 de janeiro, da tentativa de golpe. E Chico talvez tenha sido o artista que mais cutucou o regime ditatorial com suas músicas. Também o carnaval pulsante que encontrei em Natal após passar anos fora do Estado e também a inspiração em blocos carnavalescos que homenageiam Chico Buarque, a exemplo do Mulheres de Chico, no Rio de Janeiro, e o Soul Chico, em São Paulo, que canta suas canções com pegada soul music”, conta Ilana.

O nome FullChico surgiu quando Ilana soube da ideia da cantora Marina Lima em mudar o título da canção Fugaz, composta pelo seu irmão, o poeta Antônio Cícero, para Fullgás, ou seja, cheio de gás, de energia, de entusiasmo. “Logo me veio o nome FullChico, que também traz essa dualidade com o nome Fuxico. E o bloco também vem cheio de energia, de mulheres amantes de Chico, do batuque e do carnaval”, conclui Ilana.

Sergio Vilar: (84) 9 9929 6595 (zap)