Prefeitura prepara programação especial para a “Semana da Criança”

 

Foto: Anderson Régis/ Secom

Brincadeiras, música, vacinação, esporte, lazer e muita animação. A Semana da Criança terá uma programação especial na capital potiguar. A Prefeitura de Natal, por meio de uma ação integrada entre os órgãos municipais, preparou uma série de atividades e atrações dedicadas aos pequenos. A Estação Cidadania, na Zona Norte, e a Praça Pedro Velho, zona Leste, receberão atividades recreativas gratuitas no período de 07 a 12 de novembro.

No próximo sábado (07), a secretaria municipal de Saúde (SMS) vai promover o “Dia D de Vacinação”, com atualização de carteira de vacina para o público alvo entre 0 e 15 anos. A vacinação vai acontecer nos Shoppings Midway Mall, Partage e Via Direta, contendo também uma programação local para as crianças com direito a espaços kids, distribuição de balões, pintura artística e etc.

Também no sábado, o Bosque das Mangueiras também será palco de muitas iniciativas, A principal delas é o projeto “Ação Bora Brincar”. Com programação prevista para iniciar a partir das 10h, a garotada vai se esbaldar no local. Já na zona norte, todos os caminhos vão levar a Estação Cidadania. A programação voltada para o público infantil vai contar com várias atrações culturais como dança, oficina de artes, esporte, mini cidade de trânsito, música e palhaços.

Na quinta-feira (12), o dia das crianças será especial. A recém-reformada Praça Pedro Velho, mais conhecida como Praça Cívica, será o point da molecada. A programação incluirá feira de artesanato com produtos voltados à infância, pets e oficina infantil, apresentações culturais com mágicas, palhaços, oficinas esportivas, atividades de educação ambiental, dança kids, vacinação, ativação pet, assim como serviços de urgências.

A ação conta com a participação das secretarias de Saúde (SMS), Educação (SME), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Parceria Público-Privada (PPP), Comunicação (Secom), Turismo (Setur), Cultura (Funcarte), Mobilidade Urbana (STTU), Serviços Urbanos (Semsur), Esporte e Lazer (SEL).

Confira a programação

Programação – Dia D de vacinação (SMS) – 07/10
Atualização de carteira de vacina de 0 a 15 anos

10h – 20h
Atividades da PMN
Midway Mall (ativações* pelo Shopping)
Partage Shooping (ativações* pelo Shopping)
Bosque das mangueiras (Ação Bora Brincar – Band/PMN)
Shopping Via direta (ativações* pelo Shopping)
Estação Cidadania – Professor Jorge Moura
*Ativações: Personagens, espaços kids, distribuição de balões, pintura artística e etc

Programação – Estação cidadania (Zona Norte)
Palco
15h Dança Kids
15h45 Bisteca e Bochechinha
17h30 DJ DKset infantil
Volante na praça
15h Personagens infantis
16h Orquestra do Papão
Atividades
15h Feira de artesanato
15h Dança Kids
15h Espaço Kids
16h Oficina de artes marciais
16h Mini cidade de trânsito

Programação – Praça Pedro Velho (Zona Leste) 12/10

Tarde na praça Edição Especial Dia das Crianças às 15h
Palco
10h Mágico Rian
13h Palhaço Piruá
15h Ladrões do sorriso
17h Orquestra do Papão
Atividades na estação
15h Espaço Kids
17h Oficinas Esportivas
17h Artes Marciais

Oftalmologista potiguar explica como proteger a visão de quem pretende acompanhar o Eclipse Solar Anular

Natal será uma das cidades privilegiadas na observação do fenômeno em sua totalidade; evento astronômico acontece no dia 14 de outubro e exige cuidados com os olhos

Natal será um dos lugares mais privilegiados do mundo para observar o próximo eclipse solar, uma vez que será visto em todas as suas etapas, sendo classificado como anular. O fenômeno acontecerá no dia 14 de outubro e sua observação exige cuidados com os olhos.

Segundo o médico oftalmologista e professor do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), Francisco Irochima, durante um eclipse solar, se o indivíduo volta sua atenção e passar a olhar diretamente para o sol sem uma proteção adequada, a concentração e intensidade de radiações pode causar uma queimadura na retina com a possibilidade de comprometimento sério da visão.

“A luz emitida pelo sol é composta pela luz visível, radiação ultravioleta e raios infravermelhos, dentre outros espectros. O olho é exposto a todos eles durante toda a sua vida, porém uma exposição intensa como olhar diretamente para o sol só é observada em poucas situações, e uma delas é o eclipse solar”, explica o especialista.

Irochima lembra ainda que a parte anterior dos olhos funciona como uma lupa para a retina. Dessa maneira, olhar diretamente para o sol sem uma proteção adequada representa um risco bastante elevado para a visão. De forma análoga, olhar diretamente para o sol equivale a pegar uma lupa e queimar um papel colocado no ponto de concentração dos raios do sol em um dia ensolarado.

“Os materiais adequados, sejam em forma de lentes de óculos ou não, e que são utilizados para se observar o sol durante um eclipse devem bloquear em 100% tanto os raios UVs quanto os infravermelhos, e em cerca de 99,999% a luz visível”, alerta o docente.

Objetos inadequados

Formas caseiras, como utilizar óculos escuros, mesmo com proteção UV, filmes de exames de radiografia, vidros escuros, espelhos, ou observar o eclipse solar por orifícios pequenos representam um sério risco para a visão.

“As lentes dos óculos, utilizados para corrigir nossa visão, podem até apresentar uma proteção para os raios UV, porém permanecem os riscos dos raios infravermelhos e até mesmo a própria luz visível em grande intensidade. De forma alguma as lentes transparentes, e até mesmo às escuras, devem ser utilizadas para visualizar o eclipse, pois certamente essa prática poderá causar comprometimento da visão”, ressalta Irochima.

Acessórios apropriados

Há no mercado os óculos específicos para eclipse solar. Sua aparência e seu formato são semelhantes aos óculos 3D usados em cinemas. Outra curiosidade é que vários materiais são utilizados para a confecção de lentes apropriadas: vidro de número 14 ou superior (utilizados nas máscaras de soldadores e podendo ser adquiridas em lojas de construções), filtro de poliéster aluminizado e filtro de polímero preto. Todos podem ser usufruídos com segurança, desde que o fabricante comprove a certificação ISO 12312-2 ou CE.

“Mesmo com uma dessas proteções, se recomenda observar o efeito do eclipse por não mais que 30 segundos seguidos e com intervalos mínimos de um minuto até a próxima visualização”, lembra o professor de Medicina da UnP, cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país.

  Cia Burlesca leva Bendita Dica a três estados do Nordeste

O espetáculo da Cia Burlesca que já circulou por seis estados e o DF, agora vai circular por mais três estados do Nordeste, pela primeira vezA partir de outubro, a Cia Burlesca de Brasília-DF inicia o projeto que levará o espetáculo “Bendita Dica” e oficinas de teatro político para o Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. A circulação prevê apresentações e oficinas nas Federações dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e apresentações em espaços culturais urbanos de cada estado. “Bendita Dica” conta a história de Benedita Cipriano Gomes, a Santa Dica, poderosa líder comunitária que criou em Lagolândia, na região de Pirenópolis-GO, entre os anos 20 e 30, uma grande comunidade que dividia a terra por igual e construiu um cotidiano baseado nos princípios da igualdade, solidariedade e produção coletiva.O espetáculo já realizou mais de 150 apresentações no Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Paraíba, Bahia, e venceu o Prêmio Sesc do Teatro Candango, na categoria de Melhor espetáculo infantil, em 2018.Com o desejo de alcançar cada vez um número maior de público, do campo e da cidade, este projeto foi idealizado para que “Bendita Dica” possa ser conhecida em mais três territórios, e para isso, conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.Em outubro o grupo parte para o primeiro destino: Natal/RN, apresentando o espetáculo e ministrando a oficina na Federação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com o grupo de extensão Pau e Lata.SERVIÇO:Etapa Natal/RNAberto ao público geralApresentaçõesDias: 05 de outubro – quinta-feiraLocais: Departamento de Artes da UFRNHorários: 19hDias: 07 de outubro – sábadoLocais: Projeto Arbória UFRNHorários: 9hOficinaDias: 06 de outubro – sexta-feiraLocais: Departamento de Artes da UFRNHorários:9h às 12h e 14h às 17h Bate-papoDia: 06 de outubro – sexta-feiraLocais: Departamento de Artes da UFRNHorário: 19h Entrada francaClassificação livreMais informações: 61 992089573FICHA TÉCNICADireção e músicas: Mafá NogueiraElenco: Julie Wetzel, Lyvian Sena e Pedro HenrickProdução: Julie Wetzel e Lyvian SenaGestão: V4 CulturalMúsicos: Mafá Nogueira e Pedro CarocaDesigner gráfico: Nara OliveiraFotos: Matheus AlvesRegistro Audiovisual: Janelson FerreiraAssessoria de Imprensa: Contexto ComunicaçãoProdução local: Danúbio Gomes da Silva Intérpretes de Libras: Henne Caroline Souza de Andrade Gollo e Rosilda Rayane de França Rodrigues

 Conheça 8 startups de impacto social e ambiental no Brasil 

 

 

No cenário atual, a busca por soluções inovadoras e sustentáveis tornou-se uma prioridade, impulsionando o crescimento de startups de impacto social e ambiental no Brasil. Essas empresas emergentes têm se destacado ao propor soluções tecnológicas para desafios sociais e ambientais, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente.

WOW, uma das principais aceleradoras de startups do Brasil e que oferece suporte financeiro, intelectual e estratégico ao longo de toda a jornada das startups selecionadas para o programa, está sempre atenta a questões de alto impacto. Por isso, seus especialistas listaram oito iniciativas para ficarmos de olho no Brasil. Confira:

NaPorta – A NaPorta é uma startup de impacto social que atua no segmento de logística. Seu propósito é viabilizar as entregas de compras online feitas por moradores das comunidades e regiões com restrição. Por meio de sua tecnologia, entregam conveniência para estes moradores, geram emprego através de mão de obra local, ajudam na expansão do varejo local para dentro e fora das comunidades e reduzem emissão de gases poluentes por meio da utilização de veículos leves, causando impacto social, econômico e ambiental.

Doare – A Doare é uma plataforma de doações online que busca impactar positivamente causas sociais e ambientais. Por meio de sua plataforma, pessoas e empresas podem fazer doações para projetos e organizações sociais de forma fácil, rápida e segura. A startup trabalha com transparência, mostrando o destino dos recursos doados e o impacto gerado pelas contribuições. Com essa iniciativa, a Doare democratiza o acesso à filantropia e estimula o engajamento cívico.

Trocados – A Trocados é o maior ecossistema de pagamentos e conveniência no varejo da região norte e nordeste. Facilidade de diversas transações financeiras, parecido com um banco, porém objetivo de fácil acesso, possibilitando a inclusão de pequenos negócios varejistas e seus compradores.

Conexão Solar – A Conexão Solar é uma startup que atua no segmento de energia renovável, com foco na geração de energia solar. A empresa oferece soluções personalizadas para a instalação de painéis solares em residências e empresas, permitindo que seus clientes produzam sua própria energia limpa e sustentável. Com essa proposta, a Conexão Solar contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e o aproveitamento de recursos naturais renováveis.

Denga Love – A Denga Love é um aplicativo de relacionamento feito por pessoas negras para pessoas negras. Por meio do app, a startup criou uma comunidade de grande impacto social, em que qualquer pessoa negra tem a oportunidade de, quem sabe, encontrar um amor. Para Denga, amor é um direito e uma oportunidade que deve chegar a todos. Pessoas negras se amando é a luta constante da startup!

Donamaid – A Donamaid é uma startup de impacto social que busca valorizar o trabalho doméstico e promover condições de trabalho justas para diaristas. Por meio de sua plataforma online, a Donamaid conecta diaristas a clientes que precisam de serviços de limpeza e organização. Com essa iniciativa, a startup facilita a contratação de profissionais qualificados e contribui para a formalização e valorização dessa categoria de trabalhadores.

RaptorAir – A RaptorAir provê solução customizada IoT para realizar o monitoramento e predição de Anomalias no Saneamento. Por meio do seu hardware acoplado a um software, a startup consegue ajudar as empresas a identificarem vazamentos e problemas de infraestrutura, permitindo a rápida intervenção e a redução das perdas de água. O propósito da Raptor é promover o uso responsável da água, reduzindo o desperdício e melhorando a eficiência dos serviços de água e saneamento, causando grande impacto ambiental.

Fiscallize – A Fiscallize possui uma plataforma para gerenciamento, pagamento e regularização de aplicação de prova para instituições de ensino, ressignificando a gestão de provas de educação híbrida através de tecnologia e inovação. Desta forma, otimizam o processo de gestão de provas para escolas, transformando a experiência dos professores, alunos e fiscais antes, durante e depois da aplicação da prova, fortalecendo o impacto econômico e social.

3 produtos indispensáveis na hora de enfrentar as altas temperaturas

 

lojasmel lista opções refrescantes para os dias de calor

O inverno chegou ao fim, mas devido às mudanças climáticas, a primavera de 2023 chegou em clima de verão com recordes de calor. A previsão dos especialistas é que os dias continuem quentes, com temperaturas que podem chegar até a 40 graus em algumas cidades.

Pensando nisso, a lojasmel, rede especializada em produtos de utilidade doméstica, eletroportáteis, eletrônicos, brinquedos e artigos para casa e decoração em geral, separou alguns itens que vão trazer refrescância e conforto para esses dias mais quentes.

Confira abaixo:

A hidratação é uma das principais ferramentas para enfrentar o calor, a garrafinha de água é um item essencial neste momento. O Squeeze Colors Plástico Sortida 600ml  – honeyhome (de 12,99 reais por 9,99 reais) é uma opção perfeita para garantir praticidade para o dia a dia.

Em dias quentes, buscamos ambientes mais frescos e com bastante circulação de ar, o Ventilador Arno Turbo Force de Mesa Vf42 Preto 127v ou 220v 40cm 2720016835 – Arno (de 349,99 reais por 299,99 reais) é perfeito para contribuir com a refrescância dos ambientes.

Nos dias de temperaturas altas, o ar acaba ficando mais seco e pode causar impactos na saúde, o Umidificador Ultrassônico Compact Air Branco/ Azul – Relaxmedic (de 179,99 reais por 149,49 reais) é a opção perfeita para equilibrar a umidade das áreas e facilitar a respiração.

Para aproveitar esses ou mais itens para trazer conforto durante o calor, basta acessar o site www.lojasmel.com.

Sobre a lojasmel: Empresa familiar, fundada pelo casal Manuel e Maria Elena, em 1978, no bairro do Jabaquara. Com sede e centro de logística em São Bernardo, a marca contabiliza atualmente 55 unidades no Estado de São Paulo e 1 em Minas Gerais, contando com 1500 colaboradores.A lojasmel se resume nas palavras de seu fundador: “Começou como um sonho e hoje se transformou em uma grande família que divide o mesmo propósito: trazer tudo para todos, com amor.”

Apenas 43% dos estudantes indígenas e 51% dos pretos têm internet e computador para estudar em casa

Economídia

 

Pesquisa do Comitê Gestor da Internet também revela que crianças e adolescentes das regiões Norte e Nordeste possuem menos acesso a infraestrutura de estudos à distância do que pessoas do Sul e do Sudeste

A desigualdade social no Brasil ficou, mais uma vez, escancarada na pesquisa TIC Educação 2022, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) nesta segunda-feira (25). Entre as principais revelações do estudo, o mais completo retrato da evolução do uso da Internet por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio no país, estão dados que mostram que crianças e adolescentes indígenas e de pele preta têm acesso significativamente menor a infraestrutura tecnológica para estudar em casa, como complemento às aulas presenciais. Enquanto 72% dos estudantes brancos dos ensinos Fundamental e Médio têm computador e internet nos seus domicílios, esse índice cai para 51% entre os pretos e 43% entre os indígenas.

As diferenças, de acordo com a pesquisa, também são marcantes no recorte geográfico. A infraestrutura tecnológica para estudos em casa é uma realidade de 72% dos estudantes da região Sul, 68% do Sudeste, 64% do Centro-Oeste, 50% do Nordeste e apenas 45% do Norte.

Já no quesito acesso à Internet no domicílio, sem considerar a existência ou não de computador para os estudos, o índice de penetração é de 96% nos centros urbanos e de apenas 71% nas áreas rurais.

“A apropriação dos recursos digitais por estudantes e educadores na criação de oportunidades de aprendizagem e na construção de conhecimentos é o que torna a conectividade, de fato, significativa na educação”, diz Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, órgão vinculado ao Comitê Gestor da Internet.

Programas de conectividade

Em 2021, o Congresso Nacional aprovou a Lei 14.172, de universalização da conectividade no Ensino Básico público, e destinou R$ 3,5 bilhões para que os estados e o Distrito Federal implantem o ensino híbrido como ferramenta educacional para 22 milhões de estudantes de famílias inscritas no CadÚnico, indígenas e quilombolas. A iniciativa parlamentar foi motivada pelo déficit de aprendizagem gerado pelo primeiro ano da pandemia, quando milhões de alunos do sistema público de ensino ficaram meses sem aulas. A estratégia para a recuperação desse déficit, portanto, é a realização de atividades pedagógicas nas casas das crianças e adolescentes, como um complemento às aulas presenciais, com o uso de infraestrutura tecnológica de conexão à internet.

Alguns estados, como Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Goiás, concluíram seus processos licitatórios e de tomadas de preço para iniciar, neste segundo semestre, a distribuição de chips gratuitos para mais de 2 milhões de estudantes. Ao mesmo tempo, o Governo Federal, por meio do Programa Internet Brasil, lançado no fim de 2022, pretende fornecer acesso à Internet para 700 mil estudantes de famílias de baixa renda de diversas regiões do país.

Esses programas, tanto os estaduais como o federal, contrataram um sistema de conectividade gerenciada desenvolvido por uma startup de Pernambuco, a Base Mobile. As diferentes funcionalidades da plataforma apoiam os gestores escolares no controle do uso dos recursos públicos e estimulam os estudantes a realizarem as atividades pedagógicas. O filtro de conteúdo na nuvem, por exemplo, é inviolável e assegura que o pacote de dados móveis seja utilizado apenas para fins educacionais. Já o chip universal, tecnologia aplicada pela primeira vez no setor educacional, permite a troca da operadora de dados móveis de maneira remota, em busca do melhor sinal de internet. Por outro lado, os estudantes contam com trilhas de aprendizado e conteúdos digitais para se sentirem estimulados a realizar suas atividades.