Dia do Fisioterapeuta: profissional pode ser primeira escolha do paciente para diagnóstico de disfunções que causam dores e incapacidades

 

Dia 13 de outubro é comemorado o Dia do Fisioterapeuta. O profissional, que antes tinha a sua função muito ligada apenas a aplicação de terapias, como um complemento a diversos tipos de tratamentos, hoje, pode fazer muito mais. A Fisioterapia evoluiu enquanto ciência com métodos e técnicas para diagnóstico e tratamento, com evidências fortes de eficácia. O fisioterapeuta pode ser o profissional de primeira escolha dos pacientes para diagnóstico relacionado a dores.
Mas aqui vale um esclarecimento. O fisioterapeuta não faz diagnóstico de doenças e, sim, de alterações da funcionalidade (disfunções), que como o nome diz, identifica as anormalidades do funcionamento dos nossos sistemas fisiológicos, que podem justificar dores e incapacidades físicas. “E ao suspeitar que o problema do paciente se trata de alguma doença, deve encaminhá-lo ao médico competente para o diagnóstico e tratamento adequado”, complementou o fisioterapeuta Jorge Ivan Nogueira, do Centro Vitta.
Muitas são as técnicas e métodos utilizados, tanto para diagnóstico como para tratamento. No caso das disfunções musculoesqueléticas, os métodos mais comuns e eficazes são a Osteopatia, Método Maitland e o Método McKenzie. Esses são exclusivos da fisioterapia.
“O Método McKenzie, que nós aplicamos no Centro Vitta, é um sistema de diagnóstico e tratamento para dor mecânica, aquela que é provocada ou melhorada a partir de movimentos. É uma abordagem usada por profissionais e pacientes no mundo inteiro para problemas de coluna, pescoço e extremidades”, explicou.
O profissional, com mais de 20 anos de experiência, deixa um recado importante em relação à escolha de um bom fisioterapeuta. “Se por acaso alguém vai a um profissional da fisioterapia que não faz anamnese e exame físico e, quando necessário, interpretação de exames complementares, estará fazendo, certamente, um tratamento genérico e sem eficácia. É importante que o paciente tenha esse cuidado ao escolher o fisioterapeuta com quem vai fazer seu tratamento”.
Sobre o Centro Vitta
Referência em Natal para o diagnóstico, tratamento e manejo da dor, o Centro Vitta conta com uma equipe composta por fisioterapeutas, médicos e profissionais da Educação Física. Na clínica, além de métodos para reestabelecer as capacidades funcionais de quem sente dor, o paciente ainda encontra serviços como Pilates Clínico, Treinamento Funcional Clínico Integrado e Musculação, com profissionais de Fisioterapia e Educação Física capacitados e treinados para não somente reabilitar, como também fazer a profilaxia das lesões musculoesqueléticas.
O espaço, que conta com instalações amplas e modernas, fica localizado na rua Leonardo Drummond, 1610, Lagoa Nova. O telefone para contato é (84) 3206-3327. Mais informações pelo endereço eletrônico centrovitta.com.br ou pelo perfil @centrovittanatal nas redes sociais.

Claro leva inteligência artificial ao MADA para público localizar suas fotos com maior agilidade

Para trazer maior comodidade, IA irá separar automaticamente as fotografias utilizando reconhecimento facial; Quem estiver no evento poderá postar seus momentos de diversão com ainda mais agilidade
 
 Operadora patrocina a 25ª edição do Festival com o propósito de conectar pessoas para uma vida mais produtiva e divertida e promover experiências para oferecer o novo. Tá na Claro, tá no Mada Festival
A Claro é patrocinadora oficial do MADA – Música Alimento da Alma, que nasceu abraçando as mais variadas vertentes da música e que comemora 25 anos nos próximos dias 13 e 14 de outubro, na Arena das Dunas. Durante o Festival, a operadora vai ampliar a experiência do público com uma solução de inteligência que permitirá acesso rápido entre as milhares de fotos feitas por um fotógrafo exclusivo, que estará identificado com a marca Claro registrando os melhores momentos da festa em cliques espontâneos ou posados.
Quem participar da ação de IA terá acesso exclusivo para se encontrar dentro de milhares de fotos oficiais em segundos. E assim poder postar em redes sociais e compartilhar com amigos as fotos em altíssima qualidade. O fotógrafo especial para a ação da Claro irá fazer várias fotos durante o evento, que serão enviadas para o site personalizado (ver endereço/link com a regional). Para o público acessar essas fotos, basta entrar no link ou QR Code, clicar no comando “Ache-me” e tirar uma selfie, e em segundos o sistema faz o reconhecimento e são disponibilizadas as suas fotos para baixar e compartilhar. O processo é bem simples, e é realizado por meio de uma solução em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, apenas quem optar por participar da ação terá o reconhecimento via inteligência artificial.
E, para participar do MADA, todos os clientes Claro clube terão o benefício de 50% de desconto no valor do ingresso. O Claro clube é o programa de relacionamento da operadora para seus clientes dos serviços móveis, banda larga fixa e Claro tv.  A compra pode ser feita por meio do site do Festival usando o cupom disponibilizado nas lojas Claro ou nos pontos físicos: nas lojas Sem Etiqueta, no Natal Shopping e na Oticalli, no Midway Mall, apresentando a fatura da operadora ou aplicativo Minha Claro no celular. Cliente Claro clube também tem a opção do resgate de ingressos para o MADA com pontos acumulados no programa. Para mais informações acesse o link https://www.claro.com.br/claro-clube.
A operadora está empenhada em contribuir efetivamente para a transformação e o desenvolvimento social das comunidades onde atua. E entende que esse objetivo pode ser alcançado por meio de diversas iniciativas que incluem apoio e investimento em projetos que promovam inclusão, empatia, alegria, forneçam informação, acessibilidade, tecnologia e inovação.
“A Claro tem mais de 1 milhão de clientes no Rio Grande do Norte, sendo 350 mil na capital Natal, nos serviços de banda larga, telefonia móvel e fixa e Claro tv+. Temos o Wi-Fi e a internet móvel mais estável do Brasil e com a melhor experiência em vídeos e games. E estar no MADA é mais uma forma de a Claro estar junto dos clientes potiguares e do público geral do festival, reforçando o compromisso da operadora com a valorização da cultura local”, comenta André Peixoto, Diretor Regional da Claro. “Para nós, da Claro, é um privilégio estar patrocinando um evento que tem a pluralidade como marca registrada e é palco para artistas do cenário atual da música pop, eletrônica, rock e alternativo no Brasil”, ressalta Peixoto.
A operadora ainda terá um lounge exclusivo para os clientes da Claro e público do evento descansar, socializar e usar o espaço Recarregue, que terá totens para recarregar a bateria do celular. Neste local, terá uma grande tela de 2 metros no formato de celular, que passará em tempo real as fotos compartilhadas nas redes sociais com a #ClaroNoMada.