Feira do Cooperativismo do Rio Grande do Norte acontece em Natal

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Sistema OCERN realizará a primeira edição da Feira do Cooperativismo do RN, com entrada gratuita, no Mercado da Agricultura Familiar (FECOOP), em Natal. Essa será uma oportunidade excepcional para as cooperativas potiguares. O evento tem como objetivo proporcionar um espaço para a divulgação e comercialização de produtos e serviços das cooperativas potiguares, bem como destacar o impacto positivo do cooperativismo em nossa sociedade.
Além da oportunidade de conhecer e adquirir produtos e serviços únicos diretamente das cooperativas, a FECOOP também oferecerá uma programação educativa e cultural diversificada. Palestras, cursos e painéis serão ministrados por especialistas em cooperativismo e em diversas áreas, compartilhando suas experiências e conhecimento. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão das melhores práticas no campo das cooperativas e explorar estratégias para o crescimento sustentável.
Ao longo desses 60 anos de atuação, a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte tem desempenhado um papel crucial na promoção do cooperativismo como uma força motriz do desenvolvimento econômico e social no estado. Sua dedicação ao apoio às cooperativas locais, à educação e à gestão cooperativa, bem como à representação de interesses e direitos de todos que fazem parte deste sistema, é notável. “A FECOOP é mais do que uma simples feira; é uma oportunidade única para refletir sobre o progresso alcançado e para inspirar futuras gerações de cooperativistas a continuarem trabalhando juntas em prol de um futuro mais justo e próspero”, destaca Roberto Coelho da Silva, presidente do Sistema OCERN.
A Feira faz parte das ações em celebração aos 60 anos da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte, a OCERN. “São seis décadas de serviços prestados aos cooperados e cooperativas do Estado. Será uma grande oportunidade de apresentar todos os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas de todas as partes do RN. Será uma oportunidade única para os entusiastas do setor, bem como para todos que desejam conhecer mais de perto esse maravilhoso mundo do cooperativismo”, aponta Eduardo Gatto, superintendente da OCERN.
A FECOOP contará com estandes de cooperativas de todos os Ramos (Agropecuário, Crédito, Consumo, Saúde, Infraestrutura, Trabalho e Produção de Bens e Serviços e do Transporte). Está confirmada a participação e estandes das cooperativas: Sicoob Potiguar, Coopefarma, Cooperativa Cultural, Coopbens, Saúdecoop, Cooptagran, Coopex, Unimed Natal, Coopanest/RN, Uniodonto/RN, Mais Vida Cooperativa, Coopsau, Coopern Enfermagem, Comtern, Comart, Coopagro, Coopercrutac, Cooplimpe, Coopedu, Coopterra, Capesa, Frutcoop, Coapafama, Coopalegre, Cooafam, Coopp, Coopercaho, Coafs Seridó e Cooplacana/RN.
Parceiros
A FECOOP conta com o apoio de instituições e empresas parceiras do cooperativismo e tem o apoio do Governo do Estado, Unifacex, JBF Pneus, Fibertec, Unicafes RN, Ministério da Agricultura, Sebrae RN, Sistema Faern/Senar RN, Sest/Senat, Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Fetarn, Sistema Fecomércio, Jucern, Copirn e Conab/RN.
Confira a Programação de palestras:
PALESTRAS DIA 19/10
SALA 01
15h às 16h: Palestra: Cooperativismo como um modelo de negócio – Sistema OCERN
16h às 17h: Palestra: Inteligência artificial aplicada aos negócios – Fecomércio
17h às 18h: Palestra: Finanças pessoais – Sicoob Potiguar
SALA 02
15h às 16h: Palestra: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – CONAB
16h às 17h: Palestra: A importância da central de compras para o desenvolvimento do cooperativismo do Rio Grande do Norte – Sistema OCERN
17h às 18h: Palestra: Direção Defensiva – Sest/Senat
PALESTRAS DIA 20/10
SALA 01
15h às 16h: Palestra: Programa de Garantia de Preço Mínimo da Sociobiodiversidade (PGPBBio) – CONAB
16h às 17h: Palestra: A importância da previdência social no meio rural – FETARN
17h às 18h: Palestra: Leilão para você – CONAB
SALA 02
15h às 16h: Palestra: O Papel Econômico das Cooperativas no Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – UERN
16h às 17h: Palestra: Cooperativismo 4.0: Transformando Desafios em Oportunidades por Meio da Gestão Inovadora – SENAR
17h às 18h: Palestra: O básico bem feito: estratégias on e off para sua cooperativa vender mais – Sebrae RN
SERVIÇO:
Feira do Cooperativismo do Rio Grande do Norte – FECOOP
Data: 19 e 20 de outubro de 2023
Horário: a partir das 14h (nos dois dias)
Local: Mercado da Agricultura Familiar – R. Jaguarari, 2454 – Lagoa Nova, Natal – RN, 59062-500

MPB em Movimento – Toquinho e Camila Faustino

Foto: Reprodução

Toquinho, unindo técnica e sensibilidade, o popular ao erudito na sua aquarela de sons e harmonia, num ambiente intimista e acolhedor apresenta no dia 28/10/2023 no Teatro Riachuelo Natal, às 21h com a participação da cantora Camilla Faustino.

Entre seus grandes sucessos, vai apresentar “Tarde em Itapuã, “Que Maravilha”, Regra Três”, ” Samba de Orly”, “Aquarela” e canções do novo álbum recém lançado.


Duração: 02 horas
Classificação: 16 anos. Acesso de menores somente acompanhados dos pais ou maior responsável.

Legislativo faz parceria com SEAP para assistência psicológica a agentes penitenciários


Expostos diariamente a tensões e situações de desgaste físico e psicológico, que provocam sérios danos à sua saúde, os agentes penitenciários muitas vezes se afastam das suas funções. É para acolher suas demandas, que a Divisão de Saúde da Assembleia Legislativa está realizando através da equipe de psicólogos, um trabalho de acolhimento através das rodas de conversa.

“Estamos indo para fazer essa escuta, acolher as demandas e elaborar que programas podem ser inseridos para ajudá-los nesse processo”, afirmou a psicóloga Helga Torquato.

Já foram realizadas duas rodas de conversa e a terceira acontece na próxima sexta-feira (19), às 9h, com os agentes da penitenciária de Parnamirim. A previsão é que o Legislativo do RN firme um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Administração Penitenciária do RN (SEAP).

A Organização Mundial de Saúde considera o trabalho dos agentes como mentalmente pesado. Diariamente eles trabalham isolados, sempre em alerta, com atenção concentrada. São vários fatores que agravam sua saúde física e mental: sono e alimentação desregulados, ameaça de violência e outros que agravam o sono e geram hipertensão, sintomas de burnout, entre outros.

“A saúde considera o trabalho deles como de sofrimento psíquico, com sintomas psicológicos e físicos, transtorno mental comum, que são insônia, fadiga, irritabilidade, esquecimento, dificuldade na concentração e memória, dor de cabeça, dor abdominal, tosse, fraqueza, entre outros que não têm nada de psicótico. Iremos reforçar com os gestores a importância de se pensar num projeto psicossocial para eles, onde possam ter espaço de acolhimento e de atenção básica e também propor estratégias para melhores condições de trabalho”, afirmou Helga.

Semut firma convênio com TJRN para negociação de débitos com o fisco municipal

Foto: Rafael Santos/ Secom

A Secretaria Municipal de Tributação (Semut), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), firmaram convênio através do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC ) – Unidade Fiscal,  com o objetivo de realizar a negociação de débitos tributários dos contribuintes natalenses junto ao fisco municipal.

Dentre as vantagens oferecidas ao contribuinte, existem opções de parcelamento, com desconto de 100% nos juros de mora, além de evitar o início de um procedimento de execução fiscal e protesto da Certidão de Dívida Ativa, como explica o secretário da SEMUT, Ludenilson Lopes.

“Todas as negociações serão realizadas obedecendo à legislação vigente com a garantia de que, após a realização do acordo de todos os débitos, seu nome estará isento de negativação e seu patrimônio livre de qualquer constrangimento, a exemplo de penhora bancária, de bens e/ou leilão judicial. A sessão de negociação será sempre conduzida por profissional qualificado pelo Tribunal de Justiça, com conhecimentos necessários para atuar com êxito e rapidez”, disse.

Para os contribuintes que estão aderindo ao Refis e não possuem outro parcelamento, o prazo para pagamento dos créditos tributários pode ser de até 48 meses, com desconto de 100% dos juros e 10% do valor da dívida como entrada.

Os interessados devem comparecer à sede da Semut/Natal,  situada  na Rua Açu, n° 394, bairro Tirol, (próxima à Catedral Metropolitana), das 08h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira,  com os seguintes documentos de identificação:  identidade ou CNH e CPF, comprovante de residência (contas de água, energia ou telefone) em nome do contribuinte, certidão de óbito e informações acerca dos herdeiros, em caso de contribuinte falecido, e procuração particular, caso não seja o contribuinte cadastrado.

A Secretaria de Tributação já começou a enviar as correspondências convocando os contribuintes de Natal a regularizar a situação junto ao fisco municipal. Neste primeiro momento, já foram enviadas cerca de cinco mil cartas às residências dos contribuintes.

A Secretaria alerta ainda aos contribuintes que todos os serviços prestados pelo órgão municipal são gratuitos, sendo proibido o pagamento de qualquer tributo diretamente na sede da Secretaria. “Todos os pagamentos devem ser realizados através do Documento de Arrecadação Municipal, diretamente na rede bancária ou casas lotéricas Qualquer solicitação, exigência ou tentativa de cobrança ou oferecimento de valores devem ser denunciados na Semut”, ressalta o secretário Ludenilson.

“As condições especiais da parceria com o Tribunal de Justiça do Estado favorecem os acordos em benefício de todos os interessados.  Afinal, a negociação do débito é sempre o caminho mais fácil, rápido, barato e vantajoso para a solução dessas dívidas junto ao fisco”, conclui o titular da Semut.

Contato
Em caso de dúvidas ou outros esclarecimentos, a SEMUT disponibiliza os seguintes canais de contato ao contribuinte:
1) WhatsApp ou chamada telefônica: (84) 98726-6818/98704-6627;
2) WhatsApp  (84)3232-9169 (84)3232-9165 (84)3232-8894
3) Chat On Line pelo site: www.natal.rn.com.br/semut

Obras do “Pontilhão de Cidade Nova” são iniciadas após assinatura da ordem de serviço


Foto: Anderson Régis/ Secom

Aguardada, em especial, pela população da zona oeste da cidade, a obra do chamado “Pontilhão de Cidade Nova” foi iniciada pela Prefeitura de Natal nesta terça-feira (17). Com investimentos superando a faixa dos R$ 15 milhões e a expectativa para que, em 10 meses de trabalho, o equipamento já possa ser entregue à população, o projeto prevê a interligação a Avenida Solange Nunes com a Rua Engenheiro João Hélio, funcionando como uma espécie de viaduto sobre a linha férrea, interligando os bairro do Planalto e Cidade Nova, permitindo que o tráfego flua de forma segura sem a necessidade de interrupções na passagem de nível.

A intervenção vai beneficiar uma população superior a 70 mil pessoas, ampliando a segurança e eficiência do trânsito na região e solucionando definitivamente o ponto crítico no cruzamento da Rua Primeiro de Maio com a Rua Engenheiro João Hélio. O projeto executado não abrange apenas a construção do pontilhão, mas também melhorias adicionais, como drenagem, pavimentação, iluminação, paisagismo e sinalização. Essas melhorias tornarão a área mais agradável, segura e funcional para os moradores e motoristas.

“Estamos falando de uma das intervenções mais importantes realizadas pela nossa gestão, concretizando um sonho de mais de vinte anos da população local. Cerca de 17 mil veículos utilizam esse trecho diariamente e após a finalização da obra teremos mais agilidade, segurança e conforto para todos. A nossa gestão vai seguir trabalhando incessantemente para garantir mais desenvolvimento e melhorar a vida da população”, disse o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, ressaltou o aspecto da segurança viária que a obra vai promover na região, vez que envolve um cruzamento do fluxo ferroviário com o rodoviário e no local já aconteceram muitos acidentes devido à dificuldade de visibilidade para os motoristas que trafegam por lá: “Temos um ponto bastante movimentado e importante. Vamos entregar uma intervenção extremamente necessária. Investir em Mobilidade Urbana também é investir na proteção da vida da população e é isso que a gestão do prefeito Álvaro Dias tem feito”, complementou a titular da STTU.

Daliana informou também como se dará a dinâmica do tráfego no local, ressaltando que a intervenção conta com a aprovação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU): “A obra vai ser feita de modo que o tráfego de veículos passará por cima e a rede férrea por baixo do pontilhão. A CBTU já aprovou o projeto e apoia a necessidade da construção”, disse.

Obras de Mobilidade

A Prefeitura de Natal está executando uma série de intervenções em toda cidade com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana local, bem como trazer mais segurança para pedestres e motoristas. Um dos principais projetos é o da nova Avenida Felizardo Moura. Antecipando o cronograma anteriormente apresentado, a secretaria municipal de Mobiliade Urbana (STTU) liberou o trecho da Rua Dr. Mário Negócio que dá acesso à Felizardo Moura, na última segunda-feira (17).

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), os serviços de sinalização viária necessários para disciplinar o trânsito na região, durante os desvios, foram concluídos. É importante ressaltar que a via ainda está em obras. Dado o avanço das obras no entorno da Urbana, o viaduto terá as faixas do sentido zona norte interditadas, e o trânsito será desviado a partir do cruzamento da rua dos Pegas com Nevaldo Rocha, sendo os veículos que trafegam com destino à Zona Norte desviados obrigatoriamente pela rua dos Pegas, rua São Geraldo, rua Mário Negócio e Felizardo Moura.

O conjunto de ações da gestão municipal na área de mobilidade urbana ainda compreende os serviços de padronização e modernização das calçadas em todas as regiões da cidade, a implementação do binário das ruas São José e Jaguarari, a requalificação da Avenida 25 de dezembro, na praia do Meio, da rua João Pessoa, no Centro, e a continuidade das obras nas Avenida Praia de Ponta Negra, a construção da avenida Maruim, criando um novo acesso a orla da praia da Redinha, como também o programa Asfalto Novo, que está recuperando a malha asfáltica das principais vias e corredores de mobilidade de Natal.

“A nossa gestão pensa a mobilidade urbana de forma universal. A cidade de Natal nunca viu um volume de investimentos tão significativo como o que nós estamos realizando. Estamos promovendo uma verdadeira revolução no setor de mobilidade, acabando com históricos gargalos em nosso trânsito, gerando mais segurança e qualidade de vida para o cidadão natalense”, asseverou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

 próximo CINDI já tem data marcada: de 11 a 13 de julho de 2024, com o tema ‘Nossas crianças crescem: caminhos para essa transição’”.

 

E, o evento foi concluído da melhor forma, com dois participantes surpresa, Guilherme, 11 anos, que nasceu com Síndrome de Williams; e Eduardo, autista, os dois cantaram e tocaram a música Anunciação, de Alceu Valença, e fizeram a plateia cantar em coro.

 

O CINDI tem organização do Instituto Behave, patrocínio de Casulo Desenvolvimento Infantil; Fono com Amor; CLIAP; ATOS Cerimonial e Eventos; Pediatherapies; Instituto Le Blue; Instituto Santos Dumont; estão com o Congresso as empresas: Dra. Bruna Ituassu; Grupo Atenção; Instituto Brincare; IFCora; Hogrefe; Capacite; Setium; ContaTudo Contabilidade; Delegue Finanças; Michelle Tour; Sentir e Ser – Espaço Terapêutico; Criar; Wayba; Sem Eletrônicos; Marcela Cabral Arquitetura; Vox2You; Lua Azul;  Instituto de Neuropsicologia e Psicologia Infantil – INPI; Luna Edições; Pirilampo; QuantStudio; OrtoRio; Mídia Digital; Arca; Pressticket; Super Estágios; Psi com Jogos; Água Santa Maria; TEAmor; JHMJ; Equipamentos Cores e Formas; Vetor Editora; Insight; Pollyana Rancel e Prisma.

Fique por dentro das novidades, acesse:  www.congressocindi.com.br

No Dia da Alimentação Saudável, especialista alerta para os perigos do terrorismo nutricional

Para Fabiana Coimbra, o diferencial está na abordagem, no equilíbrio e na honestidade da informação nutricional apresentada

O Dia Mundial da Alimentação Saudável é celebrado nesta segunda-feira (16) para reforçar a importância dos bons hábitos alimentares. Para isso, é importante driblar o terrorismo nutricional e a forma como as pessoas enxergam os alimentos.

De acordo com a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Potiguar (UnP), Fabiana Coimbra, primeiramente é preciso levar em consideração os benefícios de comer corretamente. Segundo ela, “uma boa alimentação ajuda na prevenção de doenças, manutenção do peso, garante energia e disposição, melhora a saúde mental, o crescimento e o desenvolvimento, contribuindo para a longevidade do indivíduo. Manter na rotina uma alimentação saudável é crucial para alcançar e manter um estilo de vida saudável e prevenir diversas doenças relacionadas à alimentação inadequada”.

Conforme destacado pela docente, a importância de manter uma alimentação saudável ao longo de todas as fases da vida não pode ser subestimada. É essencial adaptar a alimentação para atender às necessidades nutricionais específicas de cada grupo etário, para garantir a promoção da saúde e o bem-estar em todas as etapas do ciclo de vida. Esse compromisso com a alimentação adequada não só beneficia a saúde física, mas também desempenha um papel crucial na manutenção de uma mente saudável e equilibrada.

“Quando criança, nosso organismo necessita de boa alimentação para ajudar no crescimento e desenvolvimento, além de prevenir deficiências. Quando adultos, o objetivo é prevenir doenças, físicas e mentais, além de manter o peso ideal. Enquanto que na velhice, comer bem pode ajudar na prevenção de doenças relacionadas à idade, na garantia de independência e na qualidade de vida em geral”, destaca Coimbra.

Saúde mental

Em se tratando de saúde mental, uma dieta equilibrada influencia positivamente no cotidiano de qualquer pessoa. Nessa perspectiva, muitos estudos evidenciam que a alimentação saudável fornece nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3, que desempenham um papel fundamental na função cerebral.

Alimentos ricos em fibras, proteínas magras e carboidratos complexos podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, evitando flutuações extremas que podem afetar o humor. E alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais, ajudam a combater o estresse oxidativo no cérebro, o que pode reduzir os sintomas de ansiedade e estresse.

“Certos alimentos contêm substâncias que influenciam o sono, como o triptofano, encontrado em alimentos como a banana, o peru e o leite. Uma dieta que promove o sono saudável pode melhorar a qualidade do descanso e, por sua vez, a saúde mental. Estudos sugerem que uma dieta saudável está associada a um menor risco de desenvolver doenças mentais, como depressão e transtornos de ansiedade. Além disso, uma alimentação rica em antioxidantes e anti-inflamatórios pode ajudar a proteger o cérebro contra danos que podem contribuir para doenças neurológicas”, explica a especialista.

Terrorismo nutricional

Promover uma abordagem equilibrada e baseada em evidências para a alimentação saudável é fundamental para garantir que as pessoas recebam informações confiáveis e realistas sobre como melhorar sua saúde e qualidade de vida. Essa abordagem considera que cada pessoa é única e que não há uma dieta única que sirva para todos.

“O diferencial entre a alimentação saudável e o terrorismo nutricional está na abordagem, no equilíbrio e na honestidade da informação nutricional apresentada. Por isso, é importante diferenciar um do outro uma vez que pode levar a comportamentos alimentares extremos, ansiedade em relação à comida e até distúrbios alimentares, como compulsão alimentar. Informações nutricionais sensacionalistas e infundadas podem confundir as pessoas e dificultar a tomada de decisões importantes sobre sua alimentação”, reforça a professora da UnP.

O terrorismo nutricional tende a adotar abordagens extremas e criminaliza grupos inteiros de alimentos, como os carboidratos e gorduras, sem considerar seu papel na dieta. Muitas vezes, apresenta informações exageradas ou sensacionalistas para chamar a atenção, sem base científica sólida. “Para evitar os riscos desse tipo de abordagem, é importante buscar um nutricionista de saúde sério, reconhecido por boas práticas e que respeite os limites do indivíduo”, frisa Fabiana.

Bioma Salon inaugura em Natal

 

Unidade é a primeira licenciada pelo Grupo Laces na região

Após mais de 15 anos de carreira como especialista em negócios, marketing e eventos, a empresária Luciana Fontes e Fábio Ramos entram para o mercado da beleza com a inauguração do Bioma Natal, em soft open- modelo de licenciamento do Grupo Laces com foco na saúde natural dos cabelos. Sua história com o Grupo Laces começou durante uma convenção que organizou para eles, quando conheceu e se encantou pelo DNA Laces and Hair e todo o conceito de beleza gradual, saúde, bem-estar e sustentabilidade.“O Bioma Natal surgiu da minha paixão por modelos de negócios inovadores. A originalidade, o conceito, a experiência que é entregue pela marca me deixou muito envolvida”, afirma Fontes. Sua conexão foi tanta que mesmo sem ter atuado no ramo da beleza antes, ela acreditou na ideia e dará início a uma nova empreitada a frente de um salão de beleza. Diferente de outros Biomas – que são salões já existentes e convertidos ao modelo natural, ela começará um salão do zero.O espaço irá proporcionar uma experiência única, aconchegante e inédita na região. “Me inspirei especialmente no Laces, por conta de todo seu DNA verde. Utilizamos materiais naturais, texturas regionais e parede de taipa no projeto, trazendo a valorização da cultura local e o uso sustentável de materiais!”, complementa a empresária.O projeto Bioma consiste em proporcionar acesso ao método e aos produtos do Grupo Laces, convertendo salões de beleza convencionais em salões de beleza sustentáveis. O resultado é a criação de uma grande comunidade pelo Brasil, seguindo alguns valores de sinergia como Clean Beauty, práticas ESG e produtos naturais com tecnologia e performance. Entre os diferenciais e vantagens deste licenciamento estão o design consciente, os cursos e treinamentos da Academia Laces, produtos e toda a experiência de mercado do Laces and Hair de mais de 35 anos. Além do atendimento personalizado, a partir de agora, será possível oferecer cabelos saudáveis e resgatar a autoestima e bem-estar através de produtos derivados de ingredientes naturais e orgânicos.Atualmente o projeto Bioma Salon do Grupo Laces já está presente em mais de 12 estados espalhados pelo Brasil, para os próximos 5 anos, estão previstos 540 salões neste modelo.

Sobre o Grupo LacesO grupo é o primeiro Hair Spa do Brasil. Pioneiro em tratamentos saudáveis para os cabelos e referência na área foi fundado em 1987 por MERCEDES DIOS, mãe de Cris Dios, que sempre pesquisou sobre plantas, folhas e os seus benefícios para os cabelos. Hoje comandado por Cris, o Laces engloba um ecossistema pioneiro em ESG e tratamentos saudáveis para cabelos desde o princípio. Focada em consumo consciente, com práticas sustentáveis, a empresa foi convidada e esteve presente na COP 27 (Conferência Climática das Nações Unidas).Com três linhas de produtos próprios: Cris Dios Organics, LCS e C/Alma. Todos os produtos feitos em fábrica própria certificada orgânica desde 2015 e utiliza de logística reversa para mapear e rastrear o fluxo de produtos, embalagens e outros materiais para que sejam descartados devidamente ou para que sejam reciclados.O Grupo Laces está presente em nove unidades pelo Brasil, sendo seis em São Paulo, uma em Belo Horizonte e duas no Rio de Janeiro.

Conheça mitos e verdades sobre a alimentação

 

Especialista do CEJAM desmistifica o tema e dá dicas para uma dieta mais saudável e equilibrada

O Dia Mundial da Alimentação (16) nos traz um lembrete de que o ato desempenha um papel central em nossas vidas, influenciando não apenas nossa saúde física, mas também a qualidade de nossa rotina. Sem dúvida, esse momento do dia vai muito além de simplesmente satisfazer a fome: é também um momento de prazer e nutrição para o corpo e mente.  Apesar da sua importância para o organismo, a escolha de uma alimentação saudável e equilibrada ainda é um tema que gera muitas dúvidas. E entre as diferentes influências que podem dificultar a escolha de uma dieta mais consciente está a desinformação.Nesse contexto, Marlucy Lindsey Vieira, nutricionista da UBS Jardim Nakamura, gerenciada pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, esclarece alguns dos mitos e verdades mais comuns relacionados ao tema. Confira!Usar azeite nas comidas é melhor do que usar óleo de cozinha?MITO! Tanto o azeite quanto o óleo vegetal podem ser utilizados com cautela para cozinhar ou fritar, respeitando o ponto de fumaça de cada um. O ponto de fumaça é a temperatura máxima que um óleo pode alcançar sem se decompor e liberar substâncias tóxicas.O azeite extravirgem tem um ponto de fumaça de aproximadamente 180°C, enquanto o óleo vegetal varia entre 200°C e 230°C. Por esse motivo, em preparações como a fritura por imersão, o óleo vegetal pode ser uma opção mais econômica e versátil, mas deve ser consumido com moderação e equilíbrio.Ingerir gordura sempre faz engordar? Independentemente do tipo?MITO! O ganho de peso corporal é um processo complexo que envolve vários fatores. O consumo de carboidratos refinados, por exemplo, está mais associado ao ganho de peso do que ao consumo de gorduras boas. Mas, nem por isso é o vilão da alimentação. Uma dica é sempre manter uma dieta equilibrada.Comer antes de dormir leva ao ganho de peso?

VERDADE! Muita gente não sabe, mas comer um pouco antes de dormir pode ser o suficiente para desencadear diversas alterações metabólicas no organismo, as quais, por sua vez, contribuem para o aumento do apetite, além de aumentar as chances de ganhar peso ao longo do tempo.Produtos classificados como “light” ou “diet” são sempre mais saudáveis?MITO! O que irá determinar se será mais saudável ou não é a condição de saúde do indivíduo. Produtos “light” têm teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol, enquanto produtos “diet” não contêm algum ingrediente específico, como açúcar, gordura ou sal. Por exemplo, o chocolate diet pode ser mais calórico do que o chocolate convencional devido à adição de edulcorantes e gordura. O ideal é sempre ler o rótulo do produto e a informação nutricional para saber se aquele produto tem, de fato, a ausência ou diminuição de um determinado ingrediente, e se não terá a adição de outros componentes que prejudiquem a sua saúde.Consumir ovo aumenta o colesterol?MITO! O ovo é um alimento nutritivo, rico em colina, proteínas e gorduras saudáveis, sem contraindicações. Estudos demonstraram que o colesterol sanguíneo está mais relacionado à gordura endógena, ou seja, produzida pelo próprio corpo, do que pela exógena, ingerida por meio da dieta.É melhor para a saúde comer carne branca do que vermelha?VERDADE! As carnes brancas, especialmente os peixes, são geralmente mais saudáveis que as carnes vermelhas, devido ao menor teor de gordura e colesterol, além de serem mais facilmente digeridas.Comer tapioca é menos calórico do que comer pão francês?MITO! Em termos de calorias e macronutrientes, ambos são semelhantes. No entanto, a tapioca pode ser uma alternativa saudável ao pão branco devido ao menor teor de sódio, maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais.Comer vegetais crus é sempre mais saudável do que cozidos?MITO! Isso depende do vegetal. Muitos vegetais folhosos e frutas têm maior concentração de nutrientes na forma crua, mas leguminosas, cereais e tubérculos geralmente são mais nutritivos quando cozidos, devido à melhor digestibilidade, biodisponibilidade de nutrientes e, em alguns casos, menor densidade calórica.Chupar uma laranja após o almoço e jantar ajuda na digestão do organismo?VERDADE! Isso ocorre porque a laranja é rica em fibras, como pectina, celulose e hemicelulose, que facilitam a digestão e melhoram o funcionamento intestinal. Além disso, ajuda a reduzir a absorção de gorduras. Portanto, a dica é sempre comer laranja depois do almoço ou das principais refeições do dia.Fazer exercício físico regula o apetite e reduz a fome?

VERDADE! A atividade física pode regular o apetite ao influenciar neurotransmissores que modulam a sensação de fome, tornando-se uma aliada eficaz na redução do desejo de consumir alimentos em excesso.

Sobre o CEJAM   O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição: cejam.org.br/noticias.

Dia Mundial da Menopausa alerta para as doenças cardiovasculares

 

Especialista aponta que elas matam mais do que a soma de todos os cânceres que afetam a população feminina acima dos 50 anos

Nesta quarta-feira (18) é celebrado o Dia Nacional do Médico e o Dia Mundial da Menopausa, data em que a Organização Mundial de Saúde (OMS)  e a Sociedade Internacional de Menopausa (International Menopause Society – IMS) chamam atenção para que as mulheres se preparem para viver com mais qualidade de vida nessa nova fase. Todos os anos, essas instituições escolhem um tema para a data, e em 2023 são as doenças cardiovasculares.

“Quando os ovários da mulher entram em falência deixam de produzir o estrogênio, principal hormônio feminino, com isso, alguns efeitos ocorrem no organismo, como o desequilíbrio das gorduras, do colesterol bom em relação ao mau colesterol, além do surgimento de problemas na parede vascular. Então, essas mulheres ficam propensas a apresentar doenças cardiovasculares, sejam os infartos, sejam os acidentes vasculares cerebrais, os AVCs”, esclarece Técia Maranhão, vice-presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn).

No Rio Grande do Norte, a especialista acrescenta, a principal causa de morte entre mulheres acima de 50 anos são os AVCs. O levantamento foi feito há cerca de 10 anos, mas segue atual, de acordo com Técia Maranhão. “As doenças vasculares matam mais as mulheres do que a soma de todos os cânceres que afetam a população feminina nesta fase da vida”, aponta.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 13,5 milhões de mulheres passam atualmente pelo climatério no país, período em que os ciclos menstruais começam a ficar irregulares, seguido do desaparecimento completo da menstruação. Tudo em consequência da queda da produção hormonal ovariana, decorrente da ausência de ovulação e ausência dos hormônios estrogênicos. O climatério é a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo e a menopausa representa a última menstruação da vida da mulher.

Os temidos sintomas tendem a provocar um impacto negativo sobre a qualidade de vida diária. E, como se não bastasse o mal estar, com eles também estão associadas doenças como as cardíacas e a osteoporose, esta última atinge 30% das mulheres após a menopausa. “Por isso é tão importante a mulher ter acesso a informações e acompanhamento médico para que possa encarar a menopausa e o climatério com mais segurança e tranquilidade”, orienta Técia Maranhão.

É no climatério, comumente também chamado menopausa, que diversas disfunções do organismo ocorrem na maioria das mulheres, como ondas de calor, ressecamento vaginal, mudança no aspecto da pele, queda de cabelo, falta de energia, insônia, assim como os distúrbios urinários. Doenças como a hipertensão arterial, obesidade, diabetes, hipotireoidismo, câncer de mama, ovário ou colorretal também surgem nesse período.

“Esta é uma fase natural na vida das mulheres, e os cuidados desde cedo podem amenizar os sintomas destas mudanças. A intensidade vai depender da qualidade de vida que essa mulher levou durante os quarenta anos que antecederam o climatério. É importante que mantenham bons hábitos como uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, além de evitar álcool e cigarros”, aconselha a ginecologista.

Além disso, a especialista acrescenta, há também a indicação de reposição hormonal dependendo do caso, terapia que deve contar com o acompanhamento do médico, para que alcance o resultado esperado com a segurança que a mulher necessita. “Com informação e os cuidados necessários, os sintomas podem ser reduzidos e as doenças prevenidas, melhorando significativamente a qualidade de vida das mulheres”, orienta.