A 100 Open Startups, plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, divulgou o Ranking TOP Ecossistemas 2023. Entre as categorias premiadas, uma delas aponta as cidades do Brasil que mais investem em startups e Natal está entre as eleitas. O Top 25 foi revelado durante evento que aconteceu na noite desta quarta-feira (18), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Os investimentos feitos pela capital potiguar para o desenvolvimento de empresas de tecnologia em Natal foram reconhecidos na 8ª edição do ranking que, pela primeira vez, premia cidades brasileiras, líderes em open innovation.
“Esse é o resultado de muito trabalho integrado em um ecossistema de inovação composto por diversas instituições que apoiam essa causa, a pauta da inovação, da ciência, da tecnologia e do empreendedorismo. Juntos a gente faz com que a cidade de Natal esteja sempre no topo”, comemorou a secretária de Planejamento, Joanna Guerra, que representou o Prefeito Álvaro Dias na cerimônia de premiação.
A open innovation (ou inovação aberta) com startups, prática na qual corporações estabelecidas buscam parcerias com startups para inovar em seus processos, produtos e serviços, chegou ao Brasil há 15 anos e tem se intensificado a cada ano, estabelecendo-se como a principal estratégia de inovação de grandes e médias empresas líderes em seus setores. Já são mais de 100 mil contratos de open innovation registrados entre corporações e startups.
O ranking anualmente identifica e reconhece as corporações e startups que mais praticam open innovation, a partir de um sistema de ranqueamento com critérios 100% objetivos. Isso confere credibilidade e reputação à premiação no ecossistema de inovação, atraindo mídia espontânea nos principais veículos de imprensa geral e especializada, e fazendo desse atualmente o maior ranking de inovação da América Latina.
Joanna Guerra explicou que a atenção dada por Natal à área tecnológica tem apresentado resultados positivos em vários setores e por isso o trabalho foi reconhecido. “A gestão do prefeito Álvaro Dias sempre está buscando a inovação e o empreendedorismo para elevar a qualidade de vida do nosso cidadão e buscar o desenvolvimento da nossa cidade. Essa base com as startups e empreendedores precisa ser apoiada para que a gente possa seguir crescendo e levando o melhor para os nossos cidadãos”, analisou Guerra.
Para definição das TOP 25 Cidades que serão premiadas este ano, o critério utilizado foi a densidade de startups com contratos de open innovation com corporações, considerando o número de habitantes. Ou seja, estão sendo premiadas as cidades com o maior número de “open startups” por habitante.
Investimento em tecnologia
O prefeito de Natal, Álvaro Dias celebrou mais essa conquista para a capital potiguar. O gestor relembrou que sua gestão tem investido bastante na área de tecnologia. Ele lembrou o Plano Diretor de Tecnologia, o apoio oferecido à implementação do Parque Tecnológico Metrópole Digital, com ampliação da área, o apoio por meio de renúncia fiscal de ISS, ajudando a atrair novos investimentos, entre outras ações.
“Na nossa gestão Natal recebeu duas edições da Campus Party, evento referência do setor de tecnologia e informação. Além disso, a Prefeitura também disponibilizou o aplicativo Natal Digital que já conta com milhares de contas criadas e downloads feitos. A rede de fibra óptica da cidade também foi ampliada, beneficiando órgãos municipais, escolas públicas e unidades de saúde. Fizemos melhorias no portal da transparência, nos sistemas de emissão de licenças e alvarás além da modernização do portal Directa. Fomos pioneiros com o 5G e usamos a tecnologia em nosso favor durante a pandemia”, listou Álvaro Dias.
Diante de tantos investimentos, a cidade de Natal recebeu uma série de prêmios na área.
Natal ganhou o 2º lugar no Prêmio Nacional de Inovação em 2021/2022. A cidade foi semifinalista no Prêmio Nacional de Inovação 2022/2023, na categoria Grande Porte, sendo o único ecossistema fora do eixo Sul-Sudeste como semifinalista do Prêmio Nacional de Inovação na categoria grande porte.
A capital potiguar foi 1º Lugar no Prêmio do Desafio de Inovação e Sustentabilidade do Projeto G52 (2022): Rede de Cidades Pólo do Nordeste;
Natal recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 na Etapa Estadual na Categoria Modernização e Desburocratização. Na atual gestão, Natal (através da Secretária Adjunta de TI) atua como Presidente do Conselho de Gestão da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI)
No índice de Concordância dos Municípios. Natal atingiu a 17º posição, ficando acima da média nacional e regional. Esse índice possibilita uma avaliação ampla e objetiva dos ambientes de negócio, bem como o intercâmbio de experiências entre os municípios brasileiros.
A cidade possui o Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) e em 2017, o IMD criou o parque tecnológico Metrópole Parque, que, desde então, abriga uma incubadora de empresas, e atingiu a marca de 100 negócios credenciados neste ano, o que representa 2,5 mil empregos gerados em 23 segmentos.