Novos projetos da Petrobras, no mar do RN, trazem grandes perspectivas para micro e pequenas empresas, diz SENAI

Daniel Faro, gerente geral de Geração Renovável da estatal: “É toda uma cadeia que poderá ser desenvolvida no estado e na região” | Foto: Renata Moura

 

A Petrobras detalhou, nesta terça-feira (17), oportunidades que os novos projetos da companhia voltados à energia eólica e à exploração de petróleo no mar do Rio Grande do Norte trazem para o setor de micro e pequenas empresas. “É toda uma cadeia que poderá ser desenvolvida no estado e na região”, disse o gerente geral de Geração Renovável da estatal, Daniel Faro.

 

O assunto foi discutido no “Encontro com Fornecedores – Construindo Negócios com a Petrobras”, promovido em parceria com o Sebrae-RN e o apoio da Federação das Indústrias (FIERN).

 

Segundo as instituições envolvidas, o objetivo do evento foi aproximar as demandas atuais e futuras da companhia de potenciais ofertantes, em um contexto em que novos investimentos despontam no horizonte.

 

“Nós já vimos isso dar certo antes, quando houve a instituição do PROMINP (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, criado para fomentar a participação da indústria nacional de bens e serviços, na implantação de projetos do setor) e a mobilização para atividades onshore (em terra) de óleo e gás, que deu origem à cadeia produtiva”, disse o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, representando o presidente da FIERN e do Conselho Regional do SENAI, Amaro Sales de Araújo, na abertura.

 

O movimento de estímulo à participação de micro e pequenos fornecedores potiguares na cadeia de suprimentos da Petrobras foi iniciado cerca de 20 anos atrás com foco nas operações que a empresa mantinha na região de Mossoró.

 

Agora, segundo o executivo, novas áreas de investimento já anunciadas expandem possibilidades de negócios e de dinamização da economia.

 

“Imaginem o que pode acontecer agora, quando as perspectivas são muitas vezes maiores, num ambiente mais maduro e com as novas frentes que se abrem na Margem Equatorial, com óleo, gás e a grande fronteira energética do Brasil, que é a eólica offshore”, frisou Mello, diante de dezenas de empresas na plateia.

 

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, disse enxergar um real potencial de fortalecimento econômico do RN na esteira dos novos projetos da companhia | Foto: Moraes Neto

 

O diretor disse enxergar “um real potencial de fortalecimento econômico do Rio Grande do Norte na esteira dos novos projetos” e que “a Federação das Indústrias, que mantém-se parceira da Petrobras em ações de educação, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, através do SENAI, não medirá esforços para contribuir para o melhor sucesso possível desse movimento”.

 

Oportunidades

Hoje, dos 44 mil fornecedores da companhia cadastrados no Nordeste, 6 mil são do Rio Grande do Norte e a necessidade de “uma forte cadeia fornecedora” é acentuada, segundo a empresa, em áreas que vão desde bens e serviços até tecnologia e inovação.

 

No caso da geração eólica offshore, por exemplo, possibilidades desde a fase de pré-desenvolvimento dos projetos foram apresentadas.

 

“Nós temos 10 projetos no Brasil e sete deles estão no Nordeste, sendo quatro a serem desenvolvidos no Rio Grande do Norte”, disse Daniel Faro, gerente na área. “Esses projetos envolvem vários equipamentos, subestação, embarcações, instalação”, exemplificou ainda.

 

Os pedidos de licenciamento para implantação dos complexos em áreas marítimas foram anunciados em setembro, no Brazil Windpower, o maior evento do setor eólico na América Latina. Na área do petróleo, a Petrobras divulgou, no início de outubro, já estar com a licença necessária à perfuração de dois poços exploratórios em águas profundas da Bacia Potiguar.

 

Com a maior empresa da indústria de óleo e gás no Brasil reforçando a atuação na atividade e firmando posição clara em relação às energias renováveis, um novo cenário de oportunidades surge na área, frisou, durante o Encontro, o pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Raniere Rodrigues.

 

“O fato de a companhia estar no Brasil, país que se destaca em disponibilidade desses recursos renováveis no contexto internacional, também faz com que toda uma cadeia produtiva possa ser desenvolvida e abre margens para outras ações, como armazenamento e captura de carbono, além de biocombustíveis”, analisa.

 

Durante apresentação em que se debruçou sobre “energias renováveis, transição energética e descarbonização”, ele acrescentou que a “sociedade 5.0, que caminha em paralelo com o que a indústria tem vivido em termos de revoluções, cobra ao setor industrial cada vez mais sustentabilidade”.

 

Raniere Rodrigues, do ISI-ER, destacou, durante encontro da Petrobras para fomentar cadeia de fornecedores, importância da sustentabilidade e da inovação | Foto: Moraes Neto

 

“Essa é uma sociedade hiperconectada, que passa a exigir da indústria que os processos produtivos sejam cada vez mais monitorados, e sejam cada vez mais sustentáveis. E a base para que isso possa acontecer de maneira sustentável é a energia”, disse Rodrigues. “A sociedade cobra e vai passar a cobrar cada vez mais que a energia que chega para essa indústria seja cada vez mais sustentável, mais limpa. Vai querer saber que os insumos utilizados também são gerados de maneira sustentável. E, nesse contexto, diversos países também têm caminhado para acordos de descarbonização e aí vem o papel do Brasil. Nesse protagonismo que o país tem, a vocação natural na capacidade de explorar fontes renováveis, há margem para a criação, para inovação”, pontua.

 

O pesquisador observa que o Brasil tem capacidade instalada de 200 Gigawatts (GW), considerando todas as fontes de energia. E que apenas o potencial eólico offshore estimado corresponde a mais que o triplo desse volume, alcançando 700 GW. “Isso traz uma série de oportunidades. Entendemos que caminhar para a exploração desse potencial abrirá portas para outras cadeias produtivas e traz a necessidade de inovar e desenvolver em diversas áreas”, frisou.

 

Caminhos

O Encontro nesta terça reuniu dezenas de atuais e potenciais fornecedores da Petrobras, com apresentações também sobre transição energética na empresa e retomada exploratória na Bacia Potiguar, além de oportunidades e projetos vislumbrados nesses campos. Os caminhos para fornecer à companhia foram detalhados, incluindo programas disponíveis para financiamento dos fornecedores.

 

“As micro e pequenas empresas representam 30% do fornecimento da Petrobras no RN e é importante que se saiba que é possível vender à companhia não só de forma direta, mas também por meio de outras empresas que detém contratos com a companhia”, disse Márcio Pereira, gerente geral de relacionamento com o mercado fornecedor da estatal. Entre os desafios para empresas fornecedoras foram citados o atendimento aos requisitos de compras e outros ligados a aspectos econômico-financeiros, técnicos, de compliance e à práticas de sustentabilidade.

 

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destacou que a entidade tem, historicamente, apoiado as micro e pequenas empresas para trilharem esses caminhos e que o processo vem contribuindo para o crescimento de diversos negócios. “É uma parceria para o desenvolvimento do estado”, ressaltou.

 

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destacou que a entidade tem, historicamente, apoiado as micro e pequenas empresas para que aproveitem oportunidades no setor | Foto: Moares Neto

 

A gerente do Polo Sebrae de Energias Renováveis, Lorena Roosevelt, avaliou o Encontro como oportunidade de os pequenos negócios se aproximarem da Petrobras para entender as demandas da empresa e como devem se preparar para a inserção nas cadeias produtivas da estatal. Ela chamou a atenção, ainda, para a necessidade de “startups se estruturarem e criarem conexões com empresas tradicionais para que ambas aproveitem ao máximo as oportunidades de negócio”.

 

O evento foi realizado no auditório do Sebrae-RN em Natal e contou com a participação de Kátia Ferreira, representante da Petrobras na área de relacionamento institucional com entidades externas, da gerente executiva de Suprimentos da empresa, Marina Quinderé, do gerente executivo de Terra e Águas Rasas, Francisco Queiroz, além do diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano.

Com alerta para exames preventivos, unidades do DNA Center ganham iluminação especial durante Outubro Rosa

 

Em cada 100 mulheres, de 10 a 12 vão desenvolver o câncer de mama ao longo de suas vidas. A estimativa da Sociedade Brasileira de Mastologia no RN e do Instituto Nacional do Câncer serve de alerta no mês da Campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para os cuidados com a saúde para evitar o câncer de mama. O DNA Center também faz parte dessa corrente pela prevenção e, durante este mês, iluminou algumas das suas unidades com a cor rosa.

Ganharam iluminação especial a Matriz, 24h Prime, Lagoa Nova, Ayrton Senna, Neópolis, Major Laurentino, DNA Drive Thru, DNA Pet e João Câmara. “Essa ação é uma forma simbólica de aderir a essa campanha tão importante, que serve de alerta para salvar a vida de muitas mulheres”, disse a sócia-diretora do DNA Center, Andrea Fernandes.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. É muito importante que a mulher conheça o seu corpo para perceber possíveis alterações que possam surgir. “Quando o diagnóstico é precoce, possibilita um início de tratamento bem mais rápido e um maior potencial de cura, consequentemente, melhor qualidade de vida”, destacou a ginecologista Perpétua Nogueira, que atende na Clínica Médica do DNA Center, na Rua Major Laurentino, no Tirol.

Ela orienta a realização de consultas com regularidade para avaliação clínica e análise de antecedentes familiares, além da coleta de exames laboratoriais, ultrassom, mamografia, ressonância magnética, a histopatologia através de biópsia.

O DNA Center oferece o serviço do Check-Up Feminino, criado exclusivamente para cuidar da saúde da mulher, com mais de 20 exames laboratoriais, como: hemograma, creatinina, uréia, triglicerídeos, glicose, prolactina, progesterona, estradiol, colesterol total, HDL, LDL, EAS, EPF, TSH, T4Livre, GGT, TGP, TGO, FSH e LH.

Para marcação e agendamento de exames e consultas, o contato pode ser feito por meio dos seguintes canais: (84) 4007-2595 (fixo ou Whatsapp). Mais informações pelo www.dnacenter.com.br ou [instagram.com/dnacenterlab]@dnacenterlab.

Nalu Poke by Effó: delivey proporciona experiência gastronômica da comida havaina na comodidade do lar

 

Os amantes da autêntica comida havaiana podem desfrutar do sabor único e da variedade do cardápio do Nalu Poke by Effó no conforto e na comodidade do seu lar. O serviço de delivery do restaurante, que chegou recentemente no bairro de Lagoa Nova, em Natal, já está funcionando com praticidade e rapidez.

Com sua localização estratégica, na avenida Amintas Barros, no coração da cidade, o Nalu Poke by Effó está perfeitamente posicionado para atender a quem deseja receber pratos frescos e deliciosos no endereço de sua escolha. No cardário, várias opções de Poke: com salmão, camarão, frango e shitake; sushi no copo e hot roll, além de uma grande variedade de bases, acompanhamentos, toppings e molhos.

“É uma opção culinária ideal para aqueles que buscam uma experiência gastronômica de alta qualidade sem sair de casa, com comida saudável e saborosa”, disse Liliane Andrade, proprietária do restaurante.

O serviço de delivery do Nalu Poke by Effó funciona de quarta a domingo, das 18h às 22h, pelo (84) 99909-9647 ou no app do Ifood. Mais informações e cardápio completo no @nalupokenatal.

Poke

“Poke” vem do dialeto havaiano que significa “cortado em pedaços”. O nome já traduz um pouco do que se trata o prato: porções de peixes, carnes, legumes, vegetais, castanhas e algas bem cortados e misturados no mesmo recipiente. A mistura, apesar de simples, é extremamente fresca, leve, saudável e nutritiva, ideal para quem gosta de uma refeição completa, cheia de sabor, texturas e muita cor.

Nalu Poke by Effó

O Nalu Poke passou a funcionar no Effó Restaurante no último mês de agosto. É o primeiro restaurante do gênero na região, também com opção de atendimento no salão.A parceria entre Effó e Nalu Poke é uma união de paixões compartilhadas: o desejo de elevar a experiência gastronômica por meio da qualidade e da inovação. O Effó continua com o seu funcionamento normal, com pratos para o almoço, de terça a domingo, das 11h às 15h.

Startup natalense está entre as dez empresas revelação do país

 

A Faceponto concorre na categoria “Startup Revelação do Ano”, no maior prêmio do ecossistema de inovação do Brasil

Considerado o Óscar das premiações das startups nacionais, o Startup Awards, promovido desde 2013 pela Abstartups – a maior associação brasileira de startups – tem sido um reconhecimento importante no cenário da inovação no país. Em sua 11ª edição, a lista das dez empresas indicadas a melhores do ano conta, pela primeira vez, com uma representante natalense. Indicada na categoria “Startup Revelação do Ano”, a Faceponto desbancou os mais de 500 concorrentes nacionais e já se consolida como uma das principais revelações do Brasil.

“Só de estar entre as dez melhores já é uma vitória gigante! Ainda mais sendo reconhecidos pela maior associação de startups do Brasil e pelos mais de 500 agentes de tecnologia que estavam avaliando. Agora vamos em busca do pódio”, comemorou o advogado e CEO da Faceponto, Cássio Leandro.

O evento anual reconhece o trabalho de empresas e indivíduos que contribuíram significativamente para o crescimento e consolidação do ecossistema de startups no Brasil. A votação para o prêmio segue aberta até o dia 26/10, através do site: www.startupawards.com.br

Faceponto

Com foco no gerenciamento inteligente de recursos humanos, a Faceponto desenvolveu um software que automatiza o controle de ponto e entrega as informações à folha de pagamento para o setor de Recursos Humanos, atendendo aos requisitos da legislação nacional do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em atuação desde 2019, hoje atende mais de 300 empresas, de diversos segmentos, em 19 estados brasileiros.

Diretores do Sesc do Nordeste participam de encontro em Mossoró  

 

Evento acontece de 22 a 24 de outubro, com presença de representantes do Sesc do Nordeste, outros estados convidados e do Departamento Nacional

 

A cidade de Mossoró, a 280 quilômetros de Natal/RN, sediará o Encontro de Diretores Regionais do Nordeste do Sesc, entre os dias 22 e 24 de outubro. O evento acontece no salão de eventos do Hotel Garbos e na unidade Sesc Mossoró, onde são esperados representantes das direções do Nordeste, outros estados convidados e do Departamento Nacional.

O encontro tem o objetivo de promover a integração entre os regionais, com apresentação de projetos de sucesso e troca de experiências nas áreas administrativas e técnicas que envolvem os cinco programas do Sesc: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.

Entre os temas a serem debatidos, estão previstos inclusão de crianças com deficiência, economia criativa, processos de compras, Tecnologia da Informação, programa de gratuidade e credenciamento de cooperativas como fornecedores dos restaurantes. O Sesc RN pretende apresentar tema voltado para turismo e dois projetos com certificação externa em Educação e Saúde (Nutrição).

Na noite da segunda-feira, 23, os diretores regionais participarão de solenidade no Teatro Lauro Monte Filho, às 19h, quando será feito o anúncio da ampliação do Ensino Fundamental da Escola Sesc Mossoró, que contará com alunos de Anos Finais, a partir de 2024. Após a cerimônia, haverá a apresentação do espetáculo “Sempre em Sua Companhia”, do Grupo Clowns de Shakespeare.

Flávio José e José Orlando são atrações de show dia 3 no Teatro Riachuelo

 

Natal/RN – 20 de outubro de 2023 – Intérprete de músicas tradicionais do forró pé de serra e com mais de 50 anos de carreira, o músico paraibano Flávio José é a grande atração do Teatro Riachuelo no próximo dia 03. A noite terá ainda um super show de abertura com José Orlando. O show terá início às 20h e os ingressos estão à venda a partir de R$ 70,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com.

Intérprete por excelência da boa música romântica de diversão, o “bardo caririzeiro”, sempre valorizou seus parceiros, sendo porta-voz de compositores do nível de: Petrúcio Amorim, Accioly Neto, Maciel Melo, Dorgival Dantas, Pinto do Acordeon, Jorge de Altinho e Flávio Leandro dentre tantos.

Reconhecido tanto pelo timbre da voz, como do acordeon, que formam numa sinergia musical, sua matriz sonora. FLÁVIO JOSÉ, com seus arranjos simples e diretos comprova que: “cantar é essencial e -, o essencial vem da alma, é inaudível aos olhos”.

Voz afinada e possante, afiada e límpida. O TENOR das Caatingas Nordestinas, tem tessitura e extensão de voz incomuns. Dotes que lhe permitem cantar sem o menor esforço, percorrendo de maneira confortável as melodias, expandindo as notas longas com a mesma naturalidade com que manipula as notas do acordeon.

O canto nele, é vivo. Seu som, é vivido, pois suas raízes poéticas, musicais e etnológicas, são as mesmas do seu povo. No passado esteve presente no aboio dos vaqueiros, no canto das rezadeiras, das lavadeiras, dos cantadores de viola, e hoje se universaliza na voz e no ritmo da sua música.

Já José Orlando, em 2023 está fazendo 40 anos de sucesso, com muitas músicas que marcaram a sua carreira como: Tenho pena de você, Onde meu bem andará, Calafrio, Parabéns pra você, Surra de amor, O Andarilho, Largue esse homem, Guerra e paz, Rumba Louca, Querem me roubar, Lamba-reggae e o seu maior sucesso Pistoleiro do Amor.

José Orlando já gravou como compositor com grandes intérpretes da música brasileira. Cantores e cantoras como: Alípio Martins, Nando Cordel, Alcymar Monteiro, Fafá de Belém, Fernando Mendes, Maria Alcina, Genival Lacerda, Gian e Giovani, Sandro Becker. Bandas como: Kaoma, Mastruz com Leite, Aviões do Forró, Cavaleiros do Forró, Wesley Safadão, Mano Walter, Fernando Luiz, Borba de Paula, Conde Só Brega e muitos outros.Serviço:Flávio José e José OrlandoDia: 03 de novembro de 2023Horário: 20hClassificação indicativa: 16 anos*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.Ingressos LOTE 1Meia entrada a partir de R$ 80,00;Inteira a partir de R$ 160,00;*consulte todos os valores e assentos disponíveis na página de vendas do evento% Descontos:50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);30% titulares do Cartão Riachuelo (2 ingressos);*descontos limitados e não cumulativosPontos de venda:– Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)– @uhuuoficialRealização: @vivapromocoes e @tawficproducoes

Governo inaugura Policlínica Regional do Seridó

Unidade é a primeira desse tipo no Rio Grande do Norte e vai funcionar de forma consorciada entre estado e 12 municípios

 

A saúde pública do Rio Grande do Norte deu um importante passo nesta sexta-feira (20). O Governo do Estado entregou à população do Seridó a primeira policlínica regional potiguar. Fruto do trabalho conjunto entre a gestão estadual, representada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), e 12 municípios, a nova unidade de saúde vai ofertar diversos exames e consultas especializadas, abrangendo uma área com mais de 190 mil habitantes, já a partir da próxima semana.

A inauguração da Policlínica do Seridó foi conduzida pela governadora Fátima Bezerra ao lado da ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade. “Nós pretendíamos instalar as policlínicas ainda no primeiro mandato, mas a pandemia não permitiu. Finalmente chegamos a esse momento de muita felicidade, fruto da cooperação e da solidariedade entre o estado e os municípios. E que não vai ficar só aqui em Caicó. Vamos avançar para Assu, Pau dos Ferros, Canguaretama e outros mais. O nosso governo tem o compromisso de melhorar a saúde da população potiguar”, disse a governadora Fátima Bezerra.

A unidade, que fica no bairro Salviano Santos, o primeiro fruto direto da política de regionalização da saúde pública através dos consórcios interfederativos de saúde (CIS). A criação dos consórcios no RN resulta de uma política de governo, moldada pela lei estadual nº 10.798/2020. O principal objetivo dos consórcios é que os atendimentos sejam resolvidos mais próximo de onde as pessoas moram.

 

A iniciativa foi saudada pela ministra da Saúde, que na ocasião também anunciou a publicação da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), que dialoga diretamente com a política potiguar de consórcios de saúde. “Essa policlínica que está sendo inaugurada é justamente o exemplo do que defendemos como política de atendimento integral ao cidadão. Como o presidente Lula sempre fala, que não quer ninguém em fila de exames, de consulta, isso cumpre a determinação”, pontuou Nísia.

 

O planejamento é de que a policlínica oferte cerca de três mil consultas por mês, nas especialidades de psiquiatria, oftalmologia/retinologia, cardiologia, neurologista, neuropediatria, endocrinologia, reumatologia, cirurgião vascular e angiologista. Também serão disponibilizados exames de apoio diagnóstico, como ecocardiograma, teste ergométrico, holter, MAPA, ultrassonografia com doppler venoso, espirometria, exames de análises clínicas para apoio diagnóstico, além de atendimentos de fisioterapia, nutrição, psicologia e enfermagem.

 

“Esse é um marco histórico para o SUS do RN. A policlínica vai dar acesso a um atendimento qualificado para toda a população desses municípios, dando um modelo de regionalização da saúde para todo o estado”, destacou Lyane Ramalho, secretária de Saúde Pública do RN.

 

Parceria

A estrutura será financiada de forma partilhada pelo Governo do Estado e por, inicialmente, 12 municípios que formalizaram a participação: Caicó, Currais Novos, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas. “O Seridó está na vanguarda com essa policlínica. Os prefeitos sabem a dificuldade que é conseguir atendimento especializado, com pessoas necessitando todo dia, e isso agora vai mudar”, declarou Judas Tadeu, prefeito de Caicó e presidente do Consórcio de Saúde do Seridó.

 

O custo mensal estimado da policlínica é de aproximadamente R$ 520 mil. Outro R$ 1,3 milhão foi aplicado na elaboração do projeto de reforma, execução das obras para adaptação do prédio e aquisição de equipamentos. “Fico muito feliz de estar aqui para ver também que o SUS está em todos os rincões do país, salvando o povo”, pontou a senadora Zenaide Maia. “Desde a época que fui prefeito já lutávamos pela regionalização da saúde. Essa policlínica coroa um sonho”, completou o deputado estadual Francisco Medeiros.

 

Durante a solenidade de inauguração também foi lançado o Caderno dos Consórcios, elaborado pela Sesap junto com a FioCruz, através do projeto Observatório da Gestão Estadual do SUS.

 

O evento foi acompanhado ainda pelo vice-governador Walter Alves, o ex-governador Vivaldo Costa, o deputado federal Fernando Mineiro, os deputados estaduais Bernardo Amorim e Divaneide Basílio, o presidente da Federação dos Municípios e prefeito de Lagoa Nova Luciano Santos e diversas outras autoridades.

 

Escola de Ciências Médicas

 

Uma importante parceira para o funcionamento da policlínica será com a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O novo prédio da escola foi visitado pela governadora e a ministra da saúde, além de toda comitiva.

 

A instituição foi criada em 2013, na esteira do Mais Médicos e da interiorização da saúde, e já formou mais de 100 profissionais, a maioria deles do próprio Seridó e que seguem atuando na região.

 

Regionalização

 

No Vale do Açu, recentemente foi aprovada a criação do consórcio de saúde da região e definida que a atuação consorciada será em torno da criação de uma maternidade, a ser instalada no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assu.

 

Já no Agreste/Litoral Sul, desde o início de julho, está sendo reformado o antigo hospital regional para se tornar a policlínica da região, com um investimento aproximado de R$ 4 milhões.

O processo de adoecimento oncológico e o suporte do setor de psicologia

Jéssyca Martins Barros Costa – Psicóloga Casa Durval Paiva – CRP 17/4123O câncer infantojuvenil é a denominação do grupo de doenças não contagiosas, que atingem crianças e adolescentes, entre 0 e 19 anos. Esses grupos têm em comum o crescimento desordenado de células anormais e que podem aparecer em qualquer local do organismo.O diagnóstico positivo ocasiona uma desorganização familiar e uma desestruturação na vida dos pacientes acometidos, diante do cenário de descoberta do câncer, as primeiras impressões e sensações são as que assustam, como mostra em uma pesquisa, sendo elas 20% dos familiares vivenciaram desespero; 21% medo da morte; 39% solidariedade; 22% ciúmes; 19% desprezo e 56% sofreram alterações nas rotinas.O processo do adoecimento é árduo e longo, visto que, será necessário tratamento adequado, tempo, esforços, apoio multiprofissional e familiar.A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Sendo assim, o setor de psicologia da Casa Durval Paiva visa acolher e acompanhar pacientes e familiares em suas demandas emocionais e psicológicas, que sejam determinantes para seu bem-estar diário, durante o tratamento oncológico ou hematológico, avaliando e aplicando intervenções que melhor o auxiliem, promovendo, assim, uma melhoria na qualidade de vida de maneira geral.Levando em consideração que o fazer do profissional do setor em questão utiliza diferentes atividades, sejam elas: busca ativa, acolhimento e acompanhamento psicológico individual, tanto na CDP, como na unidade da LIGA – a Policlínica, ou em algum outro hospital, caso necessário; grupos de crianças, adolescentes e acompanhantes, com temas voltados para a saúde mental, realizando a psicoeducação, articulação e integração com toda a equipe multiprofissional, que vai utilizar os diversos espaços físicos da instituição para desenvolvimento do trabalho.

Ministério da Saúde aprova compra de 53 mil novos testes para diagnosticar a tuberculose assintomática

 

Fornecido para o SUS pela multinacional QIAGEN desde 2021, o exame IGRA já está presente em 59 laboratórios espalhados pelo Brasil

São Paulo, outubro de 2023 – Como uma das medidas para eliminar a tuberculose por meio do diagnóstico e tratamento, o Ministério da Saúde acaba de aprovar, por meio de licitação pública, a aquisição de mais de 53,4 mil novos testes do Interferon Gamma Release Assay (IGRA). O exame, fornecido pela multinacional QIAGEN  para o Sistema Único de Saúde (SUS), é eficaz no rastreio e identificação da doença em sua fase latente, quando ainda não apresenta sintomas.

A companhia já havia disponibilizado 52 mil testes para a unidade de saúde pública, que implementou a solução em 2021. O teste, conhecido como QuantiFERON-TB Gold Plus, já está presente em 59 laboratórios do país em quase todos os estados, com exceção do Piauí, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.

De acordo com Raphael Oliveira, Gerente de Marketing Regional LATAM para Diagnósticos Moleculares da QIAGEN, a tuberculose é responsável por uma epidemia um tanto quanto silenciosa, mas que segue fazendo vítimas no país. “Após seu período latente, a doença pode evoluir de forma grave e rápida, portanto, se agora temos ferramentas mais eficazes, continuaremos trabalhando para que uma doença tratável e curável, deixe de fazer tantas vítimas todos os anos”, alerta Oliveira.

Ele lembra que, em 2021, o Brasil bateu o recorde de cinco mil mortes pela doença e, no ano passado, 78 mil novos casos foram identificados, um aumento de quase 5% em relação ao ano anterior.

O que é o novo teste de tuberculose do SUS

No IGRA, disponível também em unidades de saúde privada, o sangue do paciente é coletado em quatro tubos e levado para análises laboratoriais que levam até 24h para dar o resultado. Anteriormente, o SUS oferecia apenas o PPD, onde se aplica uma injeção administrada de forma subcutânea, e a reação do organismo é observada dentro do período de até 72 horas após a aplicação, formando uma espécie de caroço que deve ser medido na régua.

Se for formada qualquer reação superior a 5 mm, o exame é considerado positivo — mas o paciente precisa voltar ao hospital para as medições. “O Teste Tuberculínico, utilizando o PPD, é um diagnóstico que apresenta limitações de desempenho. Ele ainda é oferecido pelo SUS, porém, enfrenta frequentes problemas de desabastecimento, o que impacta a disponibilidade do exame para a população”, alerta o executivo da QIAGEN.

Já o IGRA, ao apresentar um diagnóstico rápido e seguro, com a precisão de testes laboratoriais, está entre os mais recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para identificar a tuberculose em sua fase assintomática, quando a contaminação já existe, mas sem sintomas no indivíduo.

“Essa fase latente pode se estender por anos, até que a pessoa tenha uma queda de imunidade e a doença se manifeste. Por isso, é essencial que se faça o diagnóstico de maneira precoce e se inicie o tratamento o quanto antes. Estima-se que cada paciente contaminado seja capaz de transmitir a tuberculose para outras 15 pessoas. Portanto, é para conter esse gargalo que precisamos agir”, explica Oliveira.

Quem tem direito ao teste IGRA

A testagem da Infecção Latente por Tuberculose (ILTB) é essencial para pessoas do grupo de risco, devido à fase inicial assintomática da doença, que pode durar muito tempo até que a imunidade do paciente seja afetada. No SUS, o IGRA está disponível para crianças maiores de dois anos e menores de dez, que tiveram contato com pessoas com tuberculose ativa, candidatos a transplantes de órgãos, pacientes com HIV – algumas das maiores vítimas dessa enfermidade – e pessoas com doenças inflamatórias imuno mediadas, incluindo a psoríase, doença de crohn e artrite reumatoide.

Considerada uma doença bacteriana, causada pelo bacilo de Koch, a tuberculose ataca principalmente os pulmões. Seus principais sintomas são tosse crônica, febre, perda de peso inexplicada e sudorese noturna em casos graves. É fundamental procurar ajuda médica rapidamente, pois a doença é tratável e curável, mas a cura depende do diagnóstico precoce. “O tratamento pode ser longo, mas é de extrema importância que as pessoas o façam até o final para que a bactéria possa ser combatida e não crie resistência”, conclui o executivo da QIAGEN.

Sobre a QIAGEN 

A QIAGEN é uma multinacional alemã, especialista em tecnologia para diagnosticos moleculares, testes aplicados, pesquisa acadêmica e farmacêutica. Com mais de 5.900 colaboradores distribuídos em 25 países e parceiros comerciais em mais de 60 nações, a empresa oferece um portfólio de mais de 500 produtos entre kits consumíveis, instrumentos e bioinformática, que atendem às diversas necessidades globais, desde pesquisas acadêmicas a aplicações de saúde de rotina.

Diretores da Ceasa/RN apresentam relatório administrativo da gestão 2019-2022

Em formato de revista, o material compila dados financeiros, de infraestrutura, da participação da estatal em eventos nacionais, entre outros temas

Os diretores da Centrais de Abastecimento do RN (Ceasa/RN) divulgaram, na manhã da última sexta-feira (20), o Relatório de Gestão 2019-2022 da estatal. O formato escolhido pela administração do órgão foi o de Revista, visto que se trata de um material que é endereçado a toda a sociedade e permite uma leitura de fácil compreensão.

Ao longo das páginas, o leitor irá conferir informações das atividades desenvolvidas em áreas consideradas fundamentais para o desenvolvimento da maior central de abastecimento do RN. Obras e melhorias na infraestrutura, os desafios durante a pandemia da Covid-19, a utilização de recursos financeiros, a participação dos membros da diretoria em eventos nacionais e os programas sociais da Ceasa/RN são os destaque do relatório.

A ocasião também marca o lançamento da primeira edição da Revista Ceasa/RN, que pretende ser uma publicação que vai mostrar detalhes do cotidiano do órgão e, nas próximas edições, vai cumprir o papel de divulgar o trabalho dos mais de 400 empresários – conhecidos como permissionários – que atuam no local.

Para o diretor-presidente da Ceasa/RN, Flávio Morais, o relatório de gestão é uma prestação de contas importante e de interesse de todos. “Estamos lidando com um espaço de comercialização importante para a economia do RN, então nada mais justo do que apresentar com transparência e zelo pelo que é público as informações deste relatório, que constam na primeira edição da Revista Ceasa/RN”.

A publicação está disponível no formato impresso na sede do órgão e online no site da estatal: www.ceasa.rn.gov.br.