Em Natal, Fecomércio RN e sindicatos dão continuidade a debate sobre propostas do setor para eleições 2024 

Dando continuidade às rodadas de debate com empresários e entidades de diversos segmentos produtivos, a Fecomércio RN e Sindicatos filiados sediados em Natal reuniram, na manhã da quinta-feira (26), um grupo de 70 empreendedores e lideranças para apresentar a pesquisa quantitativa “Demandas dos empresários aos candidatos à Prefeitura de Natal”.

 

O objetivo do encontro – já realizado de forma semelhante também em Mossoró – é discutir as dificuldades apresentadas pelo setor produtivo e complementar com propostas dos empresários que participaram. O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância do momento, que será promovido também em Caicó.

 

“Estamos desenvolvendo documentos, em conjunto com o setor produtivo, para entregar aos candidatos à prefeitura de cada cidade. Esperamos contribuir na solução de problemas enfrentados pelos municípios, tornando-os mais fortes nas áreas de Comércio, Serviços e Turismo”, afirma.

 

Os dados da pesquisa foram explanados pelo diretor de Inovação e Competividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber, durante o evento no Sesc Rio Branco. Em seguida, os presentes puderam sugeri propostas.

 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis (ABIH RN), Abdon Gosson, elogiou a iniciativa e ressaltou a força da representatividade do empresariado presente. “Esses empresários são os que verdadeiramente geram emprego e renda em nossa cidade. Estamos aqui trabalhando e discutindo o crescimento do município e é importante que esse grupo dê continuidade, com força e voz altiva junto ao Executivo, para podermos, ao longo dos próximos anos, exigir aquilo que seja bom e benéfico para Natal”.

 

Empresário do setor de eventos, Fred Queiroz, lembrou a importância da união empresarial para o debate. “Temos todos que participar, opinar, porque esse é um grande momento para que a gente crie uma agenda positiva, fazendo com que Natal possa voltar a ter o crescimento que já teve no passado e não ficar tão distante dos estados vizinhos que é o que está acontecendo”.

Confira ideias criativas e econômicas para fantasias de Halloween

 

Professora do curso de Design de Moda da Estácio explica que as tendências de 2023 vão desde a cultura pop ao clássico do terror

A celebração do Halloween tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Além de proporcionar um momento de interação social, a festividade oferece uma vasta gama de opções de fantasias para explorar a criatividade e se divertir. Em 2023, as maiores inspirações para as fantasias vêm da cultura pop, especialmente de séries e filmes como “Wandinha”, “Pearl”, “Barbie” e “Pânico”.

De acordo com a professora do curso de Design de Moda da Estácio, Ana Carolina de Santana, é o momento ideal para pensar em fantasias que possam ser customizadas sem gastar muito. “Com um pouco de criatividade e utilizando itens que já temos em casa, podemos criar uma ótima fantasia de Halloween. Nesta data, as fantasias costumam ser assustadoras, referentes a personagens misteriosos ou ligadas a lançamentos cinematográficos e televisivos em alta”, explica.

Ana Carolina sugere que se faça uma pesquisa prévia, caso esteja em busca de fantasias mais criativas. “Muitas pessoas já estão em busca de ideias para usar em festas na escola, no trabalho ou na faculdade. E convenhamos, essa é uma ótima oportunidade para soltar a imaginação e se vestir de maneira divertida”, complementa a docente.

Para auxiliar nesse processo criativo, a professora elaborou cinco dicas práticas para aproveitar o Halloween sem gastar muito:

Inspire-se no seu Personagem Favorito: Por exemplo, crie um visual dos anos 80 com fones de ouvido e uma camiseta do Hellfire Club, em uma produção à la Eddie Munson de ‘Stranger Things’. A clássica fantasia da Harley Quinn continua sendo uma opção prática e certeira, assim como a tradicional fantasia de Wandinha Addams com as tranças no cabelo.

Ghostface: O famoso vilão da franquia “Pânico” retornou com força total após anos em um limbo criativo. Dar vida ao Ghostface não é muito difícil. Você precisa de uma capa bem preta, com detalhes esvoaçantes, e uma máscara branca do personagem.

Pearl: Ainda que tenham sido lançados no ano passado, X: A Marca da Morte e Pearl já chegaram com os dois pés na porta do imaginário cultural. Para dar vida a Pearl, você não precisa ir muito mais longe que na loja de departamentos mais próxima da sua casa. Basta comprar uma camisa azul e um macacão jeans, e finalizar o cabelo.

Barbie: Com o sucesso do filme, em 2023, quase US$ 1,5 milhões foram arrecadados mundialmente. O filme de Greta Gerwig nos dá não só uma, mas várias inspirações para fantasias – basta pensar nos looks de Barbie e Ken.

Zumbi Descolado: Transforme-se em um zumbi com estilo! Roupas rasgadas, maquiagem pálida e acessórios despojados fazem toda a diferença.

Astronauta ou Extraterrestre: Vista-se de prateado, crie um capacete com materiais simples e surpreenda-se com um astronauta pronto para explorar o espaço. Ou, usando a criatividade, se transforme em um ser de outro planeta com uma maquiagem horripilante e adereços.

Personagem de Videogame: Escolha um personagem icônico de um jogo e recrie seu visual. Pode ser Mario, Lara Croft ou qualquer outro que você admire.

Outubro Rosa: Liga realiza ação com palestras e mutirão de triagem em mastologia no Midway Mall

 

Conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e da adoção de hábitos de vida mais saudáveis para prevenir a doença. Com esse objetivo, a Liga Contra o Câncer realiza uma ação especial do Outubro Rosa entre os dias 27 e 29 de outubro, das 14h às 20h, no Midway Mall.

Durante o evento serão realizadas palestras de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce, além de um mutirão de triagem e tira-dúvidas com médicos especialistas. O espaço será montado no 1º piso do shopping, ao lado da loja Vivo.

A ação será aberta na sexta-feira (27), às 14h, com apresentação do coral do Grupo Despertar, divulgação de informações sobre o Outubro Rosa e agendamentos presenciais para as triagens que serão realizadas no fim de semana. “Fazer essa ação educativa em um local com tanta visibilidade como o Midway Mall ajuda bastante na difusão e capilaridade das informações sobre a doença”, afirma o médico Jader Gonçalves, chefe do setor de Mastologia da Liga Contra o Câncer.

Nos dias 28 e 29 de outubro, serão realizadas ainda palestras sobre orientações de fluxo para consultas e exames, às 16h, 18h e 20 e realizado um mutirão de triagem e orientação com especialistas. Também serão distribuídas cadernetas da mulher, brindes, material informativo e sessões de maquiagens da Mary Kay.

Serviço:Ação de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama27 a 29 de outubro1º piso do Midway Mall, ao lado da loja Vivo

Candidato a presidente do CONFEA, Vinícius Marchese cumpre agenda em Natal

Candidato à presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o engenheiro de telecomunicações Vinícius Marchese cumpre agenda em Natal na quinta-feira (26).
Ele é presidente licenciado do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) e atua no sistema CONFEA/CREA há 15 anos tendo sido conselheiro por dois mandatos, diretor administrativo por dois períodos além de fundador e diretor de diversas entidades de classe.
No RN, Marchese apoia a candidatura de Roberto Wagner para presidente do CREA-RN; Ana Adalgisa para conselheira federal; Márcio Sá e Gilbrando Júnior para diretor-geral e diretor administrativo da Mútua, respectivamente.
Em Natal, ele participa de agendas com os candidatos e com apoiadores. Adepto aos processos de Transformação Digital e mudanças, tem um perfil de gestão focado em resultados e na formação de equipes multidisciplinares que trabalham em ambientes integrados, ágeis e interconectados, potencializando a eficiência e a qualidade das entregas.

Projeto ‘Enlace’ acolhe mulheres vítimas de violência em Natal

 

Acolhimento é realizado por meio de psicoterapia e grupo terapêutico com sessões semanais; vagas são limitadas

 

Com foco em dar suporte a mulheres vítimas de algum tipo de violência, o Projeto Enlace foi criado e tem realizado encontros semanais de apoio e atendimento psicológico na Universidade Potiguar (UnP) – Unidade Salgado Filho, em Natal. Nessa perspectiva, o grupo está com vagas limitadas e é uma oportunidade para ajudá-las a superarem situações traumáticas.

 

Para participar, as mulheres interessadas devem entrar em contato com o Centro Integrado de Saúde (CIS) da instituição, por meio do WhatsApp (84) 3215-1267, ou comparecer pessoalmente à unidade de saúde localizada na Rua General Francisco Monteiro, 371, em Lagoa Nova, zona sul da capital (entrada lateral da UnP Salgado Filho). Ao solicitar atendimento, serão direcionadas ao Serviço Integrado de Psicologia (SIP) da instituição.

 

Coordenado pela professora do curso de Psicologia da Universidade Potiguar (UnP), Maria Aparecida França, o Enlace tem o objetivo em auxiliar quem necessita de acolhimento e ou psicoterapia, complementando o atendimento especializado da Rede de Atenção Psicossocial do município, unindo à oportunidade de estudantes do curso de Psicologia de lidarem com este tipo de demanda.

 

Atuando em parceria com o curso de Direito da UnP, por meio do projeto Rede de Proteção à Mulher, as mulheres atendidas pelo Enlace são encaminhadas pelo Centro de Referência da Mulher Cidadã Elizabeth Nasser, pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), pela Delegacia Especializada de Atenção à Mulher (Deam) e pelo Serviço Integrado de Psicologia (SIP) da Universidade Potiguar.

 

Grupo Reflexivo

Uma das atividades do Enlace é um grupo reflexivo, no qual as participantes e os membros do projeto se encontram semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 19h, com foco em identificar, acolher e ressignificar o fenômeno da violência e sua estrutura, propiciando um rompimento desse ciclo.

 

“Essa troca entre as mulheres atendidas, alunos e demais membros que participam do projeto serve como um elemento para o aprimoramento não só das capacidades profissionais, mas das habilidades humanas, integrantes de uma sociedade produtora de sofrimento”, explica Aparecida França.

 

Além da partilha de experiências, o grupo proporciona reflexões sobre temas fundamentais para a realidade da mulher, como gênero, o que é ser mulher, medidas protetivas, entre outros.

Infecções por H. pylori aumentam em duas vezes o risco de câncer de estômago

 

Exames moleculares detectam a bactéria de forma precisa, além de avaliar resistência ao tratamento

No Brasil, a bactéria Helicobacter pylori é responsável por mais de 60% dos casos de câncer de estômago. Apesar da infecção estar presente no mundo todo, países em desenvolvimento são os mais afetados. No Brasil, a prevalência média é estimada em 71,2%. Entre as consequências da H. pylori, pode-se destacar a gastrite crônica, úlcera péptica, câncer e linfoma gástrico.

A infecção provocada pela bactéria é responsável por cerca de 50% de todos os cânceres gástricos no mundo. Isso corresponde a quase 350 mil casos da doença anualmente. Esse tipo de câncer é a segunda causa de morte no mundo, com incidência de 800 mil casos por ano. A infecção pelo H. pylori está associada a um risco duas vezes maior para o desenvolvimento do problema. Acredita-se que mais de um terço dos carcinomas gástricos seja atribuído à infecção.

A prevalência da infecção pelo H. pylori varia com a idade, características de saúde e com o nível socioeconômico das pessoas. Segundo o último Consenso Brasileiro sobre infecção por H. pylori, a prevalência em crianças de 2 a 5 anos é de 50% e nas menores de 10 anos a porcentagem aumenta de 70 para 90%.

Em países em desenvolvimento e em subcontinentes, como a América Central e a América do Sul, a porcentagem de pessoas infectadas gira em torno de 70% e 90%. Na Ásia, o índice varia entre 50% e 80%. Na Europa Oriental, 70%, e na Europa Ocidental a porcentagem fica entre 30 e 50%. Já em países desenvolvidos, esse percentual cai drasticamente. No Canadá e nos Estados Unidos, esse valor corresponde a 30% e na Austrália cerca de 20% da população é infectada pelo H. pylori. Os principais fatores de risco para adquirir a infecção são status sanitário e nível socioeconômico baixos.

70% da população brasileira pode estar infectada pela bactéria

A Helicobacter pylori é uma bactéria que infecta células da mucosa gástrica. Sua morfologia é adaptada para o ambiente ácido do estômago. “A gastrite induzida por ela é uma das infecções crônicas mais comuns na espécie humana. Estima-se que, aproximadamente, 70% da população brasileira esteja infectada por esta bactéria, mas por razões ainda desconhecidas, enquanto algumas pessoas são assintomáticas, outras desenvolvem gastrites, úlceras e até mesmo câncer gástrico”, diz Cristiane Nagasako, médica gastroenterologista.

A médica lembra que, desde 1994, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, da Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhece o H. pylori como um agente carcinogênico  do tipo 1, ou seja, uma bactéria relacionada ao câncer em humanos. A presença da bactéria no estômago pode levar à atrofia gástrica, que aumentaria o risco de desenvolver, posteriormente, adenocarcinoma gástrico, responsável por causar cerca de 95% dos casos de tumor do estômago.

Tratamento

O tratamento é longo e consiste na utilização de vários antibióticos, dependendo da progressão do quadro. Na maioria dos casos, a escolha é feita de forma empírica, ou seja, sem a avaliação de resistência bacteriana. Um dos medicamentos de primeira linha mais utilizados é a Claritromicina aliada a inibidores de próton, como o Omeprazol. Nestes casos, a abordagem terapêutica pode não ser eficaz caso a infecção seja causada por bactérias resistentes à Claritromicina, o que pode aumentar os riscos ao paciente e potencializar a seleção de microrganismos resistentes.

“Atualmente, os testes moleculares permitem identificar as cepas resistentes a determinados antibióticos e esse conhecimento auxilia o médico a escolher o tratamento mais efetivo para a erradicação da bactéria, evitando tratamentos ineficazes e efeitos colaterais desnecessários. A resistência antibiótica, principalmente aos compostos Claritromicina e Levofloxacina, vem aumentando mundialmente e se mostra como o principal fator determinante para a dificuldade de erradicação do H. pylori”, afirma a gastroenterologista.

Exames moleculares garantem mais assertividade no tratamento 

Diante desse cenário, os testes de PCR em tempo real, projetados para a identificação específica do H. pylori e detecção de resistência à Claritromicina em fragmentos do tecido gástrico de pacientes com sintomas gastrointestinais, podem auxiliar na adequada detecção e no tratamento da bactéria. “Em razão da alta sensibilidade e especificidade do teste, é possível identificar a presença da bactéria e da resistência à Claritromicina”, destaca Cristiane.

O kit Master H. pylori foi desenvolvido com o objetivo de personalizar e direcionar o tratamento dos pacientes acometidos por H. pylori. O teste é altamente informativo, uma vez que identifica a presença bacteriana e avalia a resistência à Claritromicina em um único exame e amostra. O resultado é liberado em poucas horas de forma precisa, pois, a técnica utilizada é a PCR em tempo real.

Sobre a Mobius

A Mobius faz parte de um grupo sólido de empresas com mais de 25 anos de atuação e grande expertise no mercado. Desenvolve, produz e comercializa produtos destinados ao segmento de medicina diagnóstica, fornecendo kits para o Diagnóstico Molecular in vitro de doenças infecciosas, oncologia e genética e sorologia, tornando o diagnóstico cada vez mais rápido e preciso.

Universidade Potiguar é destaque em levantamento nacional do Guia da Faculdade 2023

 

 

A Universidade Potiguar (UnP) atingiu um novo recorde no Guia da Faculdade 2023. Segundo o levantamento nacional, a instituição foi a única do Rio Grande do Norte a conquistar 192 estrelas nos cursos avaliados nos campi Natal e Mossoró. O dado demonstra um crescimento de 16,36% em relação ao ano anterior, quando foram alcançadas 165 estrelas.

 

O levantamento atribui a 15 cursos avaliados a classificação de 4 estrelas, enquanto outros 44 cursos receberam 3 estrelas. “O resultado final desse levantamento é um indicador que espelha nosso comprometimento com a qualidade acadêmica e nossa constante busca por proporcionar a melhor experiência aos nossos estudantes”, afirma o diretor da Universidade Potiguar, Guilherme Guerra.

 

O Guia da Faculdade é conduzido pelo jornal Estado de São Paulo em parceria com a startup Quero Educação, responsável pela plataforma Quero Bolsa. O estudo é caracterizado por envolver toda a comunidade acadêmica nacional, para apontar os melhores cursos do país.

 

UnP – Cursos 4 estrelas

Natal: Sistemas de Informação, Biomedicina, Letras Português e Inglês, Gastronomia, Marketing, Educação Física, Gestão Comercial, Pedagogia, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis e Psicologia.

 

Mossoró: Pedagogia, Design de Interiores e Gestão de Recursos Humanos.

 

UnP – Cursos 3 estrelas

Natal: Design de Moda, Medicina, Design Gráfico, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Direito, Nutrição, Odontologia, Radiologia, Arquitetura e Urbanismo, Gestão da Tecnologia da Informação, Produção Audiovisual, Ciência da Computação, Enfermagem, Estética e Cosmética, Gestão Pública, História, Relações Internacionais, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Jogos Digitais, Serviço Social, Design de Interiores, Fonoaudiologia e Jornalismo.

 

Mossoró: Administração, Engenharia Elétrica, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, Biomedicina, Farmácia, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Gastronomia, Direito, Educação Física, Estética e Cosmética, Enfermagem, Engenharia Civil, Nutrição e Engenharia de Produção.

Propaganda offline proporciona experiência tátil e estabelece conexão com os clientes

Propaganda offline proporciona experiência tátil e estabelece conexão com os clientes

Marketing em saquinhos de pão é exemplo da eficiência deste tipo de publicidade

Nos últimos anos, a publicidade digital tem dominado a paisagem do marketing. No entanto, a propaganda offline não está perdendo o seu lugar – na verdade, estratégias offline continuam a prosperar, demonstrando ser uma maneira de alcançar consumidores de forma tangível, memorável e eficaz.

Uma das principais vantagens da publicidade offline é a de proporcionar aos consumidores uma experiência tátil. Os sacos de pão são um exemplo de como oferecer descontos, benefícios e promoções de maneira simples e eficiente. Além disso, esse tipo de publicidade permite que as empresas alcancem, de forma direcionada, o público local, o que é especialmente benéfico para os negócios e para as pequenas empresas.

Outro aspecto importante é a memorabilidade. As mensagens impressas nos sacos de pão frequentemente ficam na memória dos consumidores, porque são visualizadas no contexto do dia a dia, tornando-as mais propensas a serem lembradas. Além disso, elas oferecem diversas oportunidades, incentivando diretamente o público-alvo.

Aline Jácomo, diretora da franquia Marketing Bag, especializada em publicidade em sacos de pão, afirma: “A publicidade offline ainda é uma forma eficaz de estabelecer conexões com os consumidores. Em um mundo digital cheio de distrações, ela oferece uma abordagem única e certeira, promovendo os negócios e serviços locais.”

Quando utilizada com criatividade e estratégia, a publicidade offline continua sendo uma escolha sólida para empresas que desejam causar impacto e obter resultados rápidos e positivos. “Táticas como as realizadas em saquinhos de pão permitem que as empresas aproveitem o poder da mídia tradicional para fortalecer suas marcas e impulsionar as vendas”, conclui Aline.

 

Sobre a Marketing Bag

Unindo necessidade com oportunidade, a Marketing Bag nasceu diante a crise do coronavírus com o objetivo de criar a conexão do mercado com o público. Suas publicidades são feitas em saco de pão ecológicos e a rede oferece aos franqueados um modelo de franquia barata e home based com facilidade na operação e alta lucratividade.

Festival ‘Bar em Bar 2023’ chega ao Rio Grande do Norte com 47 casas participantes

 

Natal/RN – 24 de outubro de 2023 – Com o tema “A alegria tá na mesa”, a 17ª edição do Bar em Bar já está chegando: entre os dias 26 de outubro e 12 de novembro, o festival reunirá milhares de apreciadores de bares de norte a sul do país. Neste ano, 47 estabelecimentos entre bares e restaurantes do Rio Grande do Norte estão participando.

Durante 18 dias, os consumidores terão a oportunidade de desfrutar de receitas exclusivas a preços promocionais, promovendo a criatividade dos chefs , que convidam os clientes a experimentar pratos inovadores. As receitas oferecidas pelos restaurantes estarão divididas em três faixas de preço: R$29, R$39 ou R$49, dependendo da criação culinária de cada estabelecimento.

O festival costuma atrair uma clientela diversificada e permite que os empresários apresentem suas criações com o apoio e a divulgação de um evento nacional. O “Bar em Bar” já se estabeleceu como uma tradição nos bares de todo o Brasil, com 17 anos de história. No RN, a última edição em 2021 teve 60 participantes de Pipa a Mossoró, contando com 30 casas em Natal.

O diretor executivo da Abrasel-RN, Artur Fontes, destaca a importância do festival para valorizar os bares como locais democráticos. “O potiguar adora uma varanda de boteco, seja pra almoçar, seja pra tomar uma cervejinha a refrescar ou até mesmo pra começar o happy hour. Então esse é um evento que tem tudo a ver com o RN, principalmente pelo período do ano, que temos um bom aumento de frequência nos bares e botequins da cidade. É também uma chance de lançar algo novo, já pensando na alta estação e de por seu barzinho em evidência, num momento em que o turismo volta a reaquecer”.

O evento conta com patrocínio local da Potigás – Companhia Potiguar de Gás e patrocínio nacional da Ambev. O festival conta com o apoio local do Laruta, Sterbom, Pimenta Rosa e Cachaça Extrema. Entre os estabelecimentos confirmados para participar na capital potiguar estão Bar 294, Bar do KU, Botequim Tamo Junto, Curió, Forneria 1121, Meu Barraco Boteco Bistrô, Mipibu, Nemo Ponta Negra, Old Five, Pai D´Egua Ayrton Senna, Seu Pepeto, Severina e muitos outros.

Veja todas as casas participantes no instagram oficial do festival @barembarpotiguar e no site www.barembar.com.br.

Serviço:Bar em Bar – A alegria tá na mesa!26 de outubro a 12 de novembroMais informações: www.barembar.com.br e @barembarpotiguarRealização: AbraselPatrocínio nacional: Ambev.Patrocínio local: Potigás – Companhia Potiguar de Gás.