A oitava edição da Educa Week, maior evento de educação básica da América Latina, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), terminou com êxito total.
Foram quatro palcos simultâneos, com a presença de educadores e especialistas internacionais do segmento, além de ativistas pela educação e CEOS dos principais grupos da área, além de pais e alunos. Os principais desafios e oportunidades para a transformação da educação no Brasil estiveram no centro das discussões.
Ao todo, foram mais de cinquenta painéis com temáticas que têm estado na agenda das escolas, como ESG, inteligência artificial, inovação e saúde mental, entre outros.
A missão da Educa Week é buscar soluções inovadoras com potencial transformador, com o objetivo de elevar os níveis da educação no Brasil.
Por sua vez, o Prêmio Destaque Educação reconheceu a relevância de 30 projetos inovadores de professores de todo o Brasil.
O evento foi realizado com a opção de participação tanto presencial quanto virtual, oferecendo aos participantes a flexibilidade de escolher como desejavam participar. Entre os mais de duzentos painelistas, destacaram-se personalidades de peso como Andreas Schleicher, diretor da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e criador do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA); Ana Fontes, presidente e fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME); Tabata Amaral, pré-candidata a prefeita de São Paulo, deputada federal pelo estado de São Paulo e ativista educacional; Madalena Carmona e Costa, diretora executiva do Banco Morgan Stanley; Renato Feder, secretário de educação do estado de São Paulo; Roberto Sallouti, CEO e membro do conselho de administração do BTG Pactual; Carla Crippa, vice-presidente de ESG para a América do Sul da Ambev; André Aguiar, fundador e CEO da Inspira Rede de Educadores; Fábio Coelho, presidente do Google Brasil; Guilherme Cintra, diretor de inovação e tecnologia da Fundação Lemann; Christian Gebara, CEO da Telefônica VIVO; e Raí Mota, secretário municipal de educação de Cruz, no Ceará.
Agenda diversificada
O evento teve a dimensão de um fórum aberto e inclusivo, que promoveu o diálogo entre os mais diversos atores do setor. As discussões abordaram os caminhos que a educação vem trilhando em relação à formação de professores, à incorporação de tecnologias digitais, à promoção da diversidade e inclusão nas escolas, às metodologias de ensino e avaliação, e à atenção à saúde mental de crianças e adolescentes, entre outros temas.
Correlação entre temas cruciais na educação
A aplicação dos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) para aprimorar o setor educacional também foram destaque da Educa Week 2023. Os participantes enfatizaram que tal abordagem envolve a promoção da equidade, a valorização da diversidade, a responsabilidade social das instituições educacionais e a transparência na gestão. O consenso geral foi que a priorização dessas questões pode remodelar a educação, tornando-a mais eficaz e alinhada com os valores contemporâneos da sociedade.
As discussões ressaltaram, ainda, o impacto da tecnologia e da inovação no processo de ensino. Os participantes compartilharam suas perspectivas sobre como a adoção de tecnologias digitais e como as soluções inovadoras podem tornar a aprendizagem mais atraente, adaptável e acessível. Nesse quesito, o uso de inteligência artificial para personalizar o ensino e a criação de conteúdo educacional interativo foi levantado como uma das grandes tendências da educação do futuro.
“A Educa Week ajuda a disseminar as práticas educacionais que estão dando certo em todo o país. Buscamos, dessa forma, impulsionar a transformação da educação no Brasil”, afirma o diretor acadêmico do evento, Ismael Rocha. “Na última semana, educadores e gestores educacionais de todas as regiões do país puderam se atualizar sobre as inovações mais recentes no setor, ao mesmo tempo em que tomaram conhecimento sobre práticas educacionais inspiradoras, com potencial de impactar positivamente o ensino-aprendizagem”, complementa Rocha.
Para saber mais sobre a Educa Week, acesse: www.educaweek.com.br.