UERN comemora 55 anos de avanços na educação do RN

 

Foto: Raiane Miranda

Como parte das comemorações dos 55 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra participou da Assembleia Universitária da UERN na tarde desta quinta-feira (28). Considerado o momento ápice das comemorações, a solenidade abordou pautas fundamentais para o avanço da Educação na região Oeste e no Estado do Rio Grande do Norte e homenageou profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Toda a cerimônia teve tradução para Libras.

Com o tema “A Universidade também é sua”, a cerimônia teve seu primeiro momento anunciando o recredenciamento institucional da Uern. Na ocasião, foram prestadas homenagens a personalidades escolhidas pelo Conselho Universitário (Consuni) e também a Medalha da Abolição, concedida pela Uern.

Receberam a medalha da Abolição a professora Maria das Neves, reitora na década de 1990; Zilene de Carvalho, diretora da TCM Telecom, pelo reconhecimento no avanço da comunicação; Maria do Socorro de Oliveira, esposa do professor Felipe Caetano Oliveira in memoriam, que contribuiu para a cena cultural de Mossoró,

Professores homenageados com títulos honoríficos: Sara Couto, recebeu o mérito administrativo; a professora emérita Vera Lopes, docente aposentada, contribuiu para a área da inclusão, a homenageada professora Honoris Causa, referência da cultura mundial, a atriz Tony Silva pela contribuição no Teatro e na cultura do Estado e do País e a doutora Honoris Causa Helena Nader, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências.

A Orquestra Filarmônica Pauferrense Antônio de Holanda Cavalcanti abriu a cerimônia sob a batuta do maestro Leandro de Oliveira, que atua nos muros da Universidade com a comunidade.

A governadora Fátima Bezerra, Chanceler da Universidade do Estado do RN, ficou emocionada ao lembrar de todos os avanços da instituição. Em 2019, durante a instalação oficial do Governo do Estado em Mossoró, a governadora teve a honra de ser escolhida pela instituição para receber o título de doutora Honoris Causa