Após fortes chuvas, prefeitura recupera ruas danificadas

Foto: Ana Amaral/ ASCOM

Após as fortes chuvas do início da semana, a Prefeitura de Parnamirim, por meio Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) segue mapeando todo o município a fim de identificar ruas e avenidas que foram danificadas. O trabalho de recomposição de calçamento, asfalto e terraplanagem está ocorrendo, simultaneamente, em vários bairros. Na manhã desta quarta-feira (29), foi a vez na Rua Itália, em Passagem de Areia receber o serviço.

O trabalho de tapa-buraco ocorre de forma periódica, porém os períodos de alto volume de chuva, ocasionam a abertura de novas crateras. O cidadão também pode solicitar a equipe por meio do site da prefeitura de Parnamirirm (parnamirim.rn.gov.br), na aba ‘Fala Cidadão’, ou através da ouvidoria.

Patrocínio à Festa de Santa Luzia é efetivado pela Prefeitura de Mossoró

Foto: Wilson Moreno/ Secom

A Prefeitura de Mossoró repassou nesta quarta-feira (29) a cota de patrocínio destinada à Festa de Santa Luzia 2023. Neste ano, o município investe R$ 150 mil, auxiliando no custeio dos festejos da padroeira de Mossoró. A Festa de Santa Luzia inicia nesta sexta-feira, 1º de dezembro, com ato solene no adro da Catedral, bairro Centro.

Promovida pela Diocese, a Festa de Santa Luzia reúne milhares de fiéis e devotos da “Virgem de Siracusa”. Neste ano, a Prefeitura de Mossoró está investindo R$ 150 mil no evento, um aumento de 50% em relação à contribuição na última edição.

“Apoio maior à Festa de Santa Luzia, investimento importante para os festejos tradicionais do nosso Município. Além do patrocínio, que neste ano está maior, nossas equipes estão mobilizadas para atender à festa. A Cultura chega com uma decoração maior, fazendo uma conexão da Catedral com o ‘Estação Natal”. Na segurança temos a presença da Guarda Municipal e agentes de trânsito, organizando todo o perímetro da festa, e também nossa equipe de serviços urbanos chegando com a limpeza”, declarou Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró.

Durante os 13 dias de festividades da padroeira, Mossoró recebe turistas de várias regiões do Brasil. A romaria é acompanhada de perto com muita fé e devoção por milhares de pessoas. A Festa de Santa Luzia, que recebe grande público anualmente, é executada pela diocese de Mossoró e tem forte apoio da administração municipal, por meio das secretarias de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito; Infraestrutura; Cultura; e Serviços Urbanos.

Prefeito Álvaro Dias acende árvore de Mirassol nesta sexta-feira

Foto: Anderson Régis

O prefeito Álvaro Dias acenderá nesta sexta-feira (01), a tradicional Árvore de Mirassol, a principal atração das festividades do Natal em Natal.  O evento, um dos mais aguardados da programação natalina, acontece a partir das 18h.

A programação natalina de 2023, que tem como tema Festa da Paz e Alegria, teve o pontapé inicial semana passada com o acendimento da árvore de Ponta Negra.

Situada na BR 101, ao lado de shopping centers, Universidades e importantes áreas residenciais, a árvore de Mirassol deste ano possui um projeto inovador de alta tecnologia. O material que compõe a iluminação é em RGB G30. Com isso, toda a extensão terá uma infinita possibilidade de cores. O uso da nova tecnologia vai apresentar ao público um verdadeiro espetáculo de cores natalinas em suas mais diversas formas.

Além da árvore, a Praça de Mirassol irá contar com túnel natalino com  30 metros de extensão. A novidade deste ano é que o equipamento terá um portal inspirado no Forte dos Reis Magos. Além disso, a tradicional Casinha do Papai Noel estará aberta todos os dias para o público.

Por meio de um trabalho integrado entre as secretarias de Assistência Social, Turismo e Cultura, o público presente também poderá aproveitar as feiras de artesanato e de gastronomia, o parque de food truck e apresentações culturais.

Semelhante à árvore de Mirassol, a de Ponta Negra também possui um projeto inovador utilizando equipamentos em RGB, que tem tecnologia mais eficaz e econômica.

Decoração contempla demais regiões

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) irá instalar decoração em todas as regiões da Cidade. O natalense  poderá contemplar árvores de Natal e uma bela decoração natalina não apenas em Mirassol ou Ponta Negra, mas também no Parque dos Coqueiros, Petrópolis, Panatis, Bairro Nordeste e Bom Pastor.

Na zona Norte, a Área de Lazer do Panatis e o Parque dos Coqueiros receberão árvores de 30 metros de altura. A região contará ainda com os tradicionais Três Reis Magos do Potengi (Av. João Medeiros Filho) e iluminação da Av. Itapetinga. Na zona Oeste, as praças Arapuã (Bairro Nordeste) e dos Beijoqueiros (Bom Pastor), além da nova Av. Felizardo Moura, receberão decoração natalina – incluindo árvores de 10 metros de altura nas praças dos Beijoqueiros e Arapuã.

Além disso, a Prefeitura fará iluminação especial do Palácio Felipe Camarão, Instituto Histórico e das igrejas que fazem parte da área histórica da cidade (Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, do Galo, Matriz, Santos Reis, Bom Jesus e Catedral Metropolitana). Também receberão decoração as avenidas Café Filho, Presidente Vargas, Roberto Freire, Ladeira do Sol e Via Costeira. Também serão contempladas com árvores as praças Gentil Ferreira, Passo da Pátria e Pedro Velho, assim como a escadaria de Mãe Luiza.

Realização de testes gratuitos de HIV marca o início do Dezembro Vermelho em Natal

 

Iniciativa acontece nesta sexta-feira (1º) no Centro Integrado de Saúde da UnP Salgado Filho

 

Em uma iniciativa voltada para a conscientização, a prevenção e o diagnóstico do HIV, a Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, promove testagem rápida gratuita para detecção do vírus da imunodeficiência humana nesta sexta-feira, 1º de dezembro. O resultado é liberado em até 30 minutos.

 

Os interessados devem se dirigir até o Centro Integrado de Saúde (CIS), na entrada lateral da UnP Salgado Filho, localizado na Rua General Francisco Monteiro, 371, em Lagoa Nova, zona Sul de Natal. Os testes são limitados e serão disponibilizados das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 

A ação é idealizada por estudantes que integram a Liga Acadêmica de Infectologia (LAI) de Medicina, cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país.

 

Além da testagem, o grupo distribuirá preservativos e um material para conscientizar o público a respeito da prevenção e do diagnóstico do HIV.

 

De acordo com o infectologista e professor da Universidade Potiguar, Igor Queiroz, o Dezembro Vermelho é uma campanha nacional de conscientização sobre a AIDS, que busca combater o estigma em torno da doença, promover a solidariedade com as pessoas que convivem com o HIV e ressaltar a importância da prevenção.

 

“É fundamental compreender que a prevenção do HIV vai além dos testes. A distribuição de preservativos e material educativo complementar visa levar informações para que as pessoas tenham consciência e façam escolhas saudáveis, conscientes e seguras. Vale lembrar também que, além de conhecer o status sorológico, é importante desmistificar estigmas associados ao HIV. A solidariedade e o apoio às pessoas que convivem com a doença são passos essenciais para construirmos uma comunidade mais inclusiva e saudável”, afirma Igor, que também é Presidente da Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia (SRNI).

 

Serviço

Testagem gratuita para detecção do HIV

Local: Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP Salgado Filho (entrada pela rua lateral)

Endereço: Rua General Francisco Monteiro, 371, em Lagoa Nova, zona Sul

Data: Sexta-feira, 1º de dezembro

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Startup potiguar amplia atuação de mercado em evento internacional

A participação da Faceponto no Web Summit 2023, em Portugal, consolida a estratégia de expansão e crescimento da empresa

Com a presença de mais de 2.600 startups de diversos lugares do mundo, Lisboa foi palco de mais uma edição do Web Summit, considerado por especialistas como o maior evento de tecnologia da Europa e um dos maiores do mundo, e que foi realizado dos dias 13 a 16 de novembro. Fundada em Natal/RN, a Faceponto foi uma das representantes do Brasil na edição 2023 do evento, que totalizou a participação de mais de 70 mil pessoas, dentre elas mais de cinco mil investidores.

Selecionada pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério das Relações Exteriores, a Faceponto participou do evento pela segunda vez consecutiva e, dessa vez, desembarcou no Web Summit com foco em alcançar o mercado internacional e levar suas soluções já consolidadas em todo o Brasil para setores de Recursos Humanos de empresas de diversos portes e segmentos.

A participação no evento possibilitou o diálogo com empresários vinculados à gestão de grandes empresas e proporcionou a troca de experiências exitosas entre startups de diversos lugares do mundo. Para Cássio Leandro, um dos fundadores e CEO da Faceponto, a participação no Web Summit 2023 é motivo de celebração individual e coletiva.

“As nossas expectativas foram superadas, tanto em relação ao número de negócios realizados pela nossa comitiva técnica, quanto pela comercial. Além disso, conseguimos mostrar nossa capacidade de entregar soluções inovadoras, que podem ser aplicadas por empresas em qualquer lugar do mundo”, avalia Cássio.

Após fazer contatos com clientes em potencial, de grande porte, e estabelecer diálogo com times técnicos do mundo todo, a equipe da Faceponto espera alcançar bons resultados. “Nossa participação confirmou algo que já sabíamos: quão robusto nosso sistema é e sua capacidade para bem atender aos nossos clientes. Essa legitimação é valiosa para a empresa, mas também para o segmento que representamos”, destaca Cássio.

O Web Summit proporcionou aos participantes um aprofundamento estratégico acerca de seus respectivos negócios, melhorando a percepção de planejamento da Faceponto para o próximo ano.

Benefícios da Educação Bilingue adotada pela Maple Bear Natal são comprovados por pesquisa científica da UFRN

 

Você sabia que uma criança pode desenvolver melhor o aprendizado de duas línguas se isso for feito ao mesmo tempo do que de maneira alternada? É assim que acontece na Maple Bear Natal, única escola da capital com ensino legitimamente bilíngue, em que os alunos falam em inglês na sala de aula.
As crianças têm aulas 100% em inglês até os 4 anos de idade. A partir dos 5 anos , a exposição muda para 25% em português e 75% em inglês. Do ensino fundamental em diante, as aulas são 50% na língua portuguesa e 50% na língua inglesa, incluindo o período de alfabetização simultânea nas duas línguas.
Os ganhos do aprendizado bilíngue no modelo adotado pela escola foram comprovados em uma tese de mestrado das pesquisadoras Ana Clara Costa e Janaína Weissheimer, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo examinou os efeitos da educação bilíngue e da biliteracia simultânea nos níveis de conectividade da fala e leitura, em português e inglês, em uma amostra de 32 crianças de 10 anos matriculadas na Maple Bear Natal.
O termo biliteracia se refere ao conjunto de competências linguísticas e habilidades cognitivas que acompanham o indivíduo leitor ao longo da vida de forma paralela e concomitante em duas línguas. Durante o estudo, os participantes realizaram tarefas de produção oral e testes de fluência e compreensão de leitura em português e inglês.
Os resultados mostraram que, em geral, as crianças desenvolveram tanto a conexão da fala quanto da leitura nos dois idiomas de forma paralela, ou seja, as línguas seguem caminhos diferentes, mas relacionados.
“Concluímos que a biliteracia simultânea, no caso dos participantes desta pesquisa, não é prejudicial ao desenvolvimento de nenhuma das duas línguas. Ao contrário, promove o uso concomitante, o que, por sua vez, parece garantir suporte para o desenvolvimento tanto da língua portuguesa quanto da língua inglesa, de forma bidirecional”, explicou a professora Ana Clara Costa.
Além de um aprendizado 100% bilíngue, a instituição de ensino aplica o modelo de educação canadense, reconhecido como um dos melhores do mundo, que estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, com atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.
A Maple Bear Natal tem hoje turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental II (9° ano). Mais informações em natal.maplebear.com.br ou em @maplebearnatal.

Dezembro Laranja: Liga realiza mutirão de atendimentos dermatológicos gratuitos neste sábado

 

O verão começa no dia 22 de dezembro e para alertar sobre a importância da prevenção contra o câncer de pele, a Liga Contra o Câncer realiza, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), um mutirão de atendimentos dermatológicos gratuitos neste sábado (2). Serão distribuídas mil fichas de atendimento no Centro Avançado de Oncologia (Cecan), das 6h30 às 10h.

De acordo com Joseli Batista, médico dermatologista da Liga, os atendimentos são indicados para quem apresenta lesões suspeitas de câncer de pele. “São lesões com início recente e que estão crescendo e/ou se modificando; lesões que sangram espontaneamente ou que ferem e demoram a cicatrizar ou não cicatrizam, principalmente em pessoas que pegam ou já pegaram muito sol”, explica.

Os atendimentos vão acontecer das 8h às 12h, com a participação de cerca de 50 médicos dermatologistas. Durante o mutirão, caso haja indicação, serão realizadas pequenas cirurgias no local ou os pacientes sairão com as orientações para o agendamento dos procedimentos.

“Nosso objetivo é, além do diagnóstico e tratamento de muitos casos, que ocorrerão no dia da campanha, alertar para a necessidade de prevenção desse que é o tipo mais comum de câncer”, afirma Joseli Batista.

Câncer de pele

O câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais comum no Brasil e, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer, o Rio Grande do Norte terá 3.460 novos casos registrados até o fim do ano. Já o do tipo melanoma, tipo mais grave da dença, deve atingor 110 pessoas em 2023 no estado.

A doença geralmente está relacionada ao efeito cumulativo da radiação ultravioleta ao longo dos anos. São considerados fatores de risco da doença ter pele clara, vitiligo, ser albino, histórico da doença na família e fazer tratamento com medicamentos imunossupressores.

Serviço:Mutirão de atendimentos dermatológicosDia 2 de dezembro de 2023Distribuição de fichas das 6h30 às 10hAtendimentos das 8h às 12hLocal: Cecan – Av. Miguel Castro, 1355 – Nossa Sra. de Nazaré

Beto Barbosa celebra 40 anos de “rei da lambada” com show no Boulevard

Com uma carreira de sucesso e que atravessa gerações, o cantor Beto Barbosa sobe ao palco do Boulevard na sexta-feira (1) para celebrar seus 40 anos de carreira.Considerado o “Rei da Lambada”, ele chega com o show “40 Anos de Sucesso: Uma Noite Inesquecível” em que traz uma mistura de ritmos latinos tornando Beto Barbosa se tornando uma referência no cenário musical.Dentre seus principais sucessos, estão “Adocica”, “Preta” e “Dance e Balance Com BB”. O show no Boulevard é a chance de o público reviver os momentos marcantes da carreira do cantor, desde seus primeiros sucessos até seus hits mais recentes.“É uma forma de agradecer ao público e aos fãs para celebrar juntos. Será uma noite de muita alegria, emoção e música que vai ficar marcada para sempre”, disse o cantor.

O cantor Messias Paraguai também é atração confirmada para o evento e chega com seu repertório repleto de sucessos e com músicas que marcaram gerações no melhor estilo do brega.A venda de ingressos acontece no site Outgo e os locais de venda são no site OutGo e nas lojas Stalker (Midway e Natal Shopping). Mais informações: (85) 99796-4882.

Deep Nude: Especialista de Direito e Tecnologia do CEUB aponta desafios jurídicos e éticos relativos ao uso da Inteligência Artificial

 

Jurista provoca reflexões sobre direitos individuais, o papel do Direito na era da tecnologia e sua interface com crimes digitais

Casos recentes envolvendo estudantes e artistas evidenciaram uma das práticas criminosas a partir da Inteligência Artificial (IA). A deep nude consiste na criação de “nudes falsos” com montagens para simular a nudez da vítima em fotos e vídeos por meio de aplicativos. Gustavo Ribeiro, professor de Direito e Tecnologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB), comenta o uso da IA e suas repercussões deste tipo de crime e outras áreas do Direito. Segundo o especialista, na maior parte dos casos de deep nude, as vítimas são mulheres, sendo uma forma de violência de gênero, ou mesmo crianças e adolescentes, ambos grupos vulneráveis.
“O estrago já pode ter sido feito na psique e dignidade desses indivíduos, mas há algumas esferas de responsabilização dos autores”, afirma Ribeiro. O Marco Civil da Internet possui uma norma para pedidos de remoção de conteúdos, imagens, vídeos ou outros materiais contendo cenas de nudez ou de atos sexuais, sob pena de responsabilização das plataformas que as disponibilizem. O especialista orienta as vítimas a buscarem também a indenização cível contra os autores, acrescentando que em 2018 foi criminalizada a exposição pornográfica não consentida, normalmente associada ao “pornô de vingança”, com imagens reais.
“Para as imagens feitas com IA, o debate deve caminhar para propostas legislativas que criem tipos específicos de crimes para o deep nude, como uma das formas de desincentivar comportamentos. Em 2022, uma Comissão de Juristas entregou extenso relatório ao Senado, com minuta de substitutivo a diversos Projetos de Lei que pretendem regular o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial, como um todo, no Brasil”, explica. Na visão de Ribeiro, as abordagens para regular o uso de imagens com IA buscam um equilíbrio entre os riscos envolvidos e os direitos em jogo, com base nos sandboxes, que são ambientes controlados experimentais, nos quais inovações podem ser testadas e riscos medidos.
No julgamento de crimes como esse, a complexidade depende da própria arquitetura da internet, da territorialidade dos dados e das múltiplas jurisdições que podem estar envolvidas. “Não me parece a regra, mas existem situações nas quais provas podem estar hospedadas em provedores de jurisdições estrangeiras, assim como autores e vítimas domiciliados alhures. São casos complexos e transnacionais, que envolvem também matéria de Direito Internacional”, declara. “Os penalistas devem estar atentos, inclusive, pela internalização da Convenção de Budapeste, em abril deste ano, no ordenamento brasileiro, pelo Decreto 14.491. A Convenção incorpora uma série de tipos penais cibernéticos e a possibilidade de aperfeiçoamentos no mecanismo de cooperação jurídica internacional de provas eletrônicas.”
Como se proteger
Para se proteger contra esses crimes, o docente do CEUB indica aos cidadãos se atentar para suas exposições nas redes sociais e plataformas, mesmo sendo de difícil controle, sobretudo entre os mais jovens, que desconhecem o mundo sem internet se socializam principalmente por meio dela. “Os pais, escolas e universidades devem orientar as novas gerações sobre o uso das redes e seus riscos, o que tende a contribuir também para mecanismos de autorregulação e mitigação de riscos”.
“Entender o que é um IP, uma URL, um algoritmo, os tipos de provedores e suas responsabilidades, e termos como ransomware, malware, entre outros, não é mais exclusividade de quem atua na área de TI”, provoca Ribeiro, destacando a necessidade de capacitar juristas para atuar nas ações que envolvem Direito e Tecnologia. “Dois diplomas fundamentais devem ser compreendidos quando se trata da internet: o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira, com os princípios que regulam a internet, as responsabilidades dos provedores em suas diferentes espécies, além das questões de privacidade”.
Direito e IA de mãos dadas
O docente do CEUB explica que a geração de informações, imagens, vídeos e conversas falsas, com um grau de realismo inimaginável, gera questionamentos quanto aos riscos para a democracia e para a privacidade das pessoas, com implicações para o Direito Constitucional, Penal e Eleitoral. O docente também levanta questões na esfera dos direitos autorais: “Há preocupações acerca do potencial da IA de promover desemprego em massa, principalmente em trabalhos repetitivos, como já ocorreu em processos de automação no passado”.
Por outro lado, Gustavo Ribeiro afirma que a IA pode ajudar a realizar determinados trabalhos de forma mais eficiente, seja pela capacidade de lidar com um volume de informações muito maior do que um ser humano conseguiria ou de identificar padrões e fazer recomendações de forma célere. “A supervisão e a crítica humana serão sempre essenciais nesse processo, sem prejuízo do auxílio da Inteligência Artificial, desde que aplicada corretamente”, arremata o docente do CEUB.

Caminhada do Festival Histórico de Natal é neste sábado; inscrições estão abertas

 

Natal/RN – novembro de 2023 – As inscrições para a Caminhada Histórica do Festival Histórico já começaram! Para participar, basta passar na unidade do supermercado Nordestão da Salgado Filho ou Santa Catarina, até 02 de dezembro, e levar 2kg de alimentos não perecíveis para garantir o seu voucher kit.

Evento que ao longo de doze edições se tornou cada vez mais grandioso e passou a fazer parte do calendário de festividades tradicionais da capital potiguar, a Caminhada Histórica de Natal, que desde ano passado passou a fazer parte de algo maior, o Festival Histórico de Natal, terá uma nova edição no dia 02 de dezembro com a mesma proposta: resgatar a cultura e a história de Natal e integrar a programação do Natal em Natal.

Além da Caminhada Histórica, fazem parte da programação do Festival os concursos de música, e redação, que chegam à quinta edição, e o de fotografia, que chega à sexta, além da segunda edição do concurso de jornalismo. A ideia dos concursos é fomentar a produção artística, resgatar a cultura natalense e incentivar artistas locais e estudantes. Os editais podem ser encontrados no link da Bio no perfil oficial do instagram: @festivalhistorico.

O Festival é a oportunidade perfeita para quem quer conhecer melhor a história de Natal. A caminhada, programada para o dia 02 de dezembro, percorre monumentos e atrações históricas da cidade, contextualizando a origem e a importância histórica de cada um. Assim como nas edições anteriores, o Festival deixará um legado para a população.

“O Festival Histórico de Natal recebe esse nome para mostrar a amplitude do evento, que não se restringe a um único dia, mas a um período que movimenta vários setores e que mantém viva a história da nossa cidade. Continua sendo nosso objetivo estimular a população a conhecer suas raízes e promover a nossa cultura”, disse Jarbas Filho, idealizador do Festival.

O historiador à frente da Caminhada Histórica de Natal desde sua primeira edição, Alexandre Rocha, se alegra com a chegada do IHGRN no apoio ao evento. “A partir de agora somos parte de um evento que marca a História de Cidade de Natal. Me honra esse apoio público que se dá dia a dia na gestão da Entidade Cultural mais antiga do Rio Grande do Norte. Vivemos uma primavera no IHGRN e sou feliz de fazer parte desse momento da instituição e esse apoio é prova disso.”

O projeto da Caminhada Histórica do Natal e seus concursos culturais têm realização da Viva Entretenimento e patrocínio da Prefeitura de Natal via Lei Djalma Maranhão incentivado pela Unimed Natal, Holiday Natal, Colégio Cei e Plano Urbanismo, e pelo Governo do Estado do RN através da Lei Câmara Cascudo, incentivado por CDA Distribuidora, Nordestão, Aquacocobrasil, Água Crystal e Solar br digital, e e apoio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.