STTU define operação de trânsito para a festa de Nossa Senhora da Apresentação

A Secretaria de Mobilidade Urbana definiu esquema especial de trânsito para cobrir a festa de celebração de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade, nesta terça-feira (21). Toda operação de trânsito, de acordo com o Inspetor Carlos Eugênio, começará às 23h desta segunda-feira (20) com a intervenção da Av. Câmara Cascudo (antiga Junqueira Aires) na altura da Caixa Econômica – na Ribeira para realização da celebração festiva que esse ano acontece na Praça das Mães – em virtude do projeto de revitalização da Pedra do Rosário.

De acordo com a STTU, a imagem de Nossa Senhora da Apresentação chegará em procissão marítima até o Iate Clube, de onde seguirá às 4h40 da manhã de terça-feira (21) para Praça das Mães, onde acontece a primeira celebração do dia.

Para isso, o trânsito de quem se desloca da Ribeira para o Centro da Cidade será desviado pela rua Juvino Barreto – ao lado do Diário Oficial do Estado do RN. Já o condutor que precisa acessar o Alecrim, contará com a opção Beira Canal, a Av. do Contorno.

No período da tarde, entre 16h e 18h, os batedores da STTU com auxílio de viaturas farão a cobertura da tradicional procissão de Nossa Senhora da Apresentação saindo da antiga catedral, passando pela Praça Sete de Setembro, a rua Felipe Camarão, rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Apodi, Deodoro da Fonseca e chegada na Catedral Metropolitana – onde acontece missa campal celebrada pelo Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso.

Ainda segundo a STTU, para garantir a segurança dos religiosos, todo trecho da Av. Deodoro, entre a Ulisses Caldas e a Apodi, será fechado ao trânsito. Toda operação contará com 18 agentes de trânsito, 12 batedores e quatro viaturas.

Transporte
O sistema de transporte público funcionará de forma diferenciada. As linhas de ônibus e opcionais irão operar com horários e itinerários programados para os dias feriados e com a Tarifa Social. Em caso de dúvidas, os usuários podem ligar para o Alô STTU – no telefone 156 – ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.

Em jantar temático, ‘A Terra É Azul’ celebra o fomento da cultura norte-rio-grandense no Thomé Galeria Bistrô na quarta (22)

Nesta quarta-feira (22) o jornalista, entusiasta da arte e da cultura, Toinho Silveira, será o anfitrião de um evento exclusivo para convidados no Thomé Galeria & Bistrô, às 19h. Com elegância, requinte e tons de azul, o Thomé será palco de uma noite inesquecível e traz a temática ‘A Terra É Azul’ inspirada no famoso astronauta russo Yuri Gagarin.
A cerimônia repleta de homenagens celebra a entrega da Medalha Djalma Maranhão, do Troféu Noilde Ramalho e do Prêmio Cidade Cultural.
As premiações da noite temática destacam personalidades, artistas, empresas e instituições que fomentam e impulsionam a cultura do RN, desenvolvendo ações para fortalecer o segmento, promovendo educação, cidadania e bem-estar e por fim, uma homenagem aos gestores que contribuíram para o fortalecimento da produção cultural do RN em 2023, tendo como destaque, os municípios de Natal, Mossoró, Macau e Messias Targino.
O Troféu Noilde Ramalho homenageia a Professora Noilde Ramalho (1920-2010), um símbolo de dedicação ao ensino, tendo sido diretora da Escola Doméstica de Natal.
As premiações da noite fazem parte da programação da XX Edição do Troféu Cultura 2023, que acontecerá em uma noite de gala no dia 22 de dezembro no Teatro Riachuelo e visa reconhecer a pluralidade cultural e nuances da produção artística do Estado.

Amazing Tenors interpretam sucessos de Andrea Bocelli no Teatro Riachuelo neste domingo


Após grande sucesso em 2022, Amazing Tenors anuncia sua volta Natal em única apresentação dedicada a um dos maiores tenores da música mundial. As composições que marcaram a carreira de Andrea Bocelli serão apresentadas por três jovens e já renomados tenores brasileiros. Henrique Moretsohon, Murilo Trajano e Paulo Paolillo cantarão sucessos da música italiana acompanhados de orquestra no show “Amazing Tenors in Concert Sings Bocelli”, que chega ao Teatro Riachuelo Natal neste domingo (26). Ingressos, a partir de R$ 80, estão à venda no site Uhuu.com e na bilheteria do teatro.

Sucessos da música italiana com arranjos especiais, como “Canto della Terra”, “Hallelujah”, “Volare”, “Granada” e “Cinema Paradiso”, juntam-se a clássicos de Bocceli, a exemplo de “Vivo Per Lei”, “Com Te Partirò” e aos famosos boleros, tangos e temas de filmes eternizados pela doce e potente voz do homem apontado como uma das maiores vozes do seu tempo.

O Amazing Tenors fez sua estreia em 2022, em São Paulo, e vem lotando as casas por onde passa. O projeto, idealizado pela BRZ Produções, tem direção musical do maestro Eduardo Pereira e direção geral de Bruno Rizzo, que assina a direção de grandes espetáculos como “Queen Celebration In Concert”, “Embalos de Sábado à Noite, O Musical” e “Pink Floyd Experience In Concert”.

HENRIQUE MORETSOHON
Ator, cantor, bacharel em atuação cênica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professor de canto especializado na técnica Belting Contemporâneo. Sua carreira conta com mais de 20 espetáculos, incluindo os musicais da Broadway “O Fantasma da Ópera”, “A Pequena Sereia”, “Les Misérables” e “West Side Story”. Protagonizou o musical brasileiro “Eu Não Sou Cachorro Não” e participou da série “Hebe”, da TV Globo, como Xororó.

MURILO TRAJANO
Começou a estudar piano aos 9 anos. Aos 15, ingressou como bolsista no Conservatório Musical Souza Lima, onde iniciou seus estudos em canto erudito. Integrante do Coro Juvenil da Orquestra Sinfônica do Estado de SP (Osesp), estreou profissionalmente aos 20 anos no musical “A Bela e a Fera”, em Nova Iorque. Ex-integrante do Coral Jovem do Estado de São Paulo, esteve à frente do coro como regente convidado. Dedica-se ao estudo da regência, como graduando na Faculdade Santa Marcelina em São Paulo.

PAULO PAOLILLO
Formou-se em canto erudito na Faculdade de Música Carlos Gomes (SP). Ganhou uma bolsa para estudar no Teatro Comunale de Bolonha (Itália) e no Teatro de Hamburgo (Alemanha). Participou de vários festivais de música por toda a Europa, chegando a ser protagonista de óperas. Ganhou um prêmio especial no Concurso Internacional de Canto Marcello Giordani, em Fano (Itália) e foi um dos finalistas do Concurso de Canto Belvedere. Segundo lugar no Concurso Internacional de Canto Lírico Crescendi, na Itália, ganhou dois prêmios no Concurso Internacional de Canto Lírico Montecatini, também na Itália.

SERVIÇO
Amazing Tenors in Concert Sings Bocelli
Teatro Riachuelo Natal
Domingo, 26 de novembro, 20h
À venda no site uhuu.com e na bilheteria do teatro (terça a sábado, das 14h às 20h, exceto feriados).
Produção local: Idearte Produções

Acendimento da árvore de Ponta Negra é adiado para quarta-feira (22)

Foto: Joana Lima

Antes marcado para esta segunda (20), o acendimento da Árvore de Ponta Negra foi adiado pela Prefeitura do Natal. O Executivo informou que, devido a instabilidade da rede elétrica na cidade nos últimos dias, foi constatado uma desprogramação do sistema eletrônico do equipamento (píxeis). A nova data para início da programação oficial do Natal em Natal 2023 será a próxima quarta-feira (22).

O problema, apresentado pela Prefeitura, foi identificado nesta segunda, no último teste de acendimento da Árvore de Ponta Negra.

A abertura da programação natalina ficará para quarta-feira, às 18h, na Av. Praia de Ponta Negra, quando o prefeito Álvaro Dias acenderá a árvore de 30 metros de altura, além do túnel natalino com 60 metros de extensão.

Na próxima segunda-feira (27), a Prefeitura do Natal fará o acendimento da Árvore de Mirassol, que tem 110 metros de altura.

Números revelam cenário otimista para retomada de expansão da aviação no Brasil

 

No pós-pandemia, planos de atrair companhias estrangeiras é intensificado pelo governo. “Potencial é extraordinário”, aponta especialista

O último levantamento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revela um crescimento de 5,1% da demanda doméstica de passageiros no país – medida por passageiros-quilômetros pagos transportados (da sigla RPK), relativos a setembro de 2023, em comparação com setembro de 2022. No mercado internacional, a alta foi de 24,6%, no mesmo período de comparação. Os dados são animadores, porque demonstram a recuperação, ano a ano, após um período inédito de crise vivido pelas companhias aéreas em todo o mundo com a pandemia. Apesar do crescimento, quando os números são comparados a 2019, no pré-pandemia, há uma pequena retração, de 0,6% no mercado doméstico, e de 2,9% no mercado internacional.

Esse pequeno déficit, segundo especialistas, é uma janela de oportunidades e mostra que o Brasil tem tido fôlego para se recuperar e crescer. “Após o baque, existe potencial para uma expansão extraordinária no setor, o que requer uma abordagem jurídica e comercial estratégica, assim como políticas públicas de suporte. Esperamos um mercado de aviação mais robusto e dinâmico nos próximos anos, em decorrência, dentre outros fatores, dos recentes movimentos da Anac, simplificando as regras para a entrada de empresa aéreas estrangeiras e seus esforços para a divulgação internacional do seu processo simplificado de autorização, incluindo o lançamento do hotsite Fly2Brazil”, ressalta João Roberto Leitão de Albuquerque Melo, membro da Comissão de Direito Aeronáutico na OAB-RJ, CEO e sócio-fundador do escritório Albuquerque Melo Advogados.

O especialista se refere à iniciativa da agência reguladora, comunicada no final de outubro, cujo objetivo é fomentar o aumento da concorrência no setor aéreo, aumentar conexões do país com o exterior e democratizar o acesso ao transporte aérea no médio prazo. No hotsite, estão as orientações para que novas empresas aéreas internacionais atuem no Brasil, seja por meio de voos não regulares (fretados) ou por voos regulares, com frequências pré-estabelecidas. Entre as simplificações, está a redução no prazo na obtenção da Autorização de Operação junto à Anac, de 270 dias para 30 dias, em média, no caso de voos regulares. Para os voos de fretamento, as aprovações podem chegar a ser emitidas em até 10 dias. O compartilhamento de códigos (codeshare) entre empresas brasileiras e estrangeiras também sofreu simplificação. Agora, empresas que desejarem fazer codeshare precisam apenas registrar esta informação na ANAC, respeitando os entendimentos internacionais vigentes.

“Potencialmente, podemos vislumbrar um mercado mais competitivo e que impulsionará a qualidade dos serviços e da eficiência operacional. A entrada de novos players proporciona uma variedade de oportunidades de investimento em infraestrutura, tecnologia, serviços de apoio, entre outros, com potencial impacto positivo na aviação regional do país, melhorando a conectividade e a acessibilidade para áreas remotas do Brasil”, avalia João Roberto.

Ele chama a atenção para os esforços empreendidos pelo governo além do lançamento do hotsite. “O empenho do governo tem sido grande para atingir os objetivos de ampliar a presença de empresas. Na semana passada, o Ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estiveram na Travel Market London, em Londres, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, e se reuniram com executivos de aéreas, como a British Airways e a italiana Neos”, exemplifica.

O interesse das empresas pelo mercado brasileiro é latente. Durante conferência da indústria da aviação comercial da América Latina e no Caribe, realizado no final de outubro, o CEO da Flybondi – empresa aérea low cost argentina – esteve com representantes da Anac e do Ministério de Portos e Aeroportos para reafirmar o interesse em operar voos domésticos no Brasil.

Em maio de 2024, a londrina Virgin Atlantic começa a operar no país, com voos diários entre São Paulo e Londres. A Arajet, da República Dominicana, também foi autorizada a voar no Brasil, com três voos semanais de Santo Domingo para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. No total, 33 companhias aéreas estrangeiras estão autorizadas a operar voos comerciais no país.

Na avaliação de João Roberto, a ampliação das companhias, além de fomentar o mercado, será boa para o passageiro. “A competição saudável decorrente de novos entrantes no mercado, poderá se traduzir em tarifas mais competitivas e uma melhor experiência de viagem para o passageiro”.

Novembro Azul: Urologista explica quais cuidados o homem deve adotar para evitar doenças graves

 

Especialista também alerta que a saúde masculina vai além do combate ao câncer de próstata

 

Com a chegada do penúltimo mês do ano, a campanha Novembro Azul ganha notoriedade por estimular que os homens fiquem atentos aos sinais de um possível câncer de próstata. Entretanto, especialistas como o médico urologista e professor do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), Arnaldo Santiago, acreditam que os cuidados podem e devem ir além.

 

Em um cenário preocupante, no qual um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, e apenas 32% dos indivíduos acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a sua própria saúde, é imprescindível uma mudança de hábitos. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), respectivamente.

 

“Os homens, mesmo assintomáticos, devem procurar o urologista a partir dos 50 anos”, alerta Arnaldo. Caso tenham fatores de risco para câncer de próstata (história familiar e raça negra), o rastreamento para essa doença deve se iniciar a partir dos 45 anos”, explica o docente.

 

Para além dos perigos do câncer de próstata, outro tipo de neoplasia maligna é bastante comum entre os indivíduos brasileiros, e está diretamente ligada à falta de higiene íntima: o câncer de pênis. Em 2022, o Brasil registrou 1.933 casos deste câncer com 459 amputações, ainda de acordo com a SBU.

 

“Geralmente, uma lesão na região genital é a primeira manifestação do câncer de pênis, que pode vir acompanhada de coceira, mau odor e queimação. A fimose, que impossibilita a higiene genital, é um fator de risco determinante para câncer de pênis. Portanto, propiciar condições que permitam adequada higienização, como realização de cirurgia de circuncisão, podem auxiliar na prevenção”, frisa.

 

Puberdade

Atualmente, de acordo com Arnaldo, há uma tendência a se incentivar que os homens façam uma primeira consulta com o urologista ainda na puberdade. Essa é uma medida positiva e que pode significar um futuro sem doenças graves.

 

“Assim como as meninas são estimuladas a serem levadas para a primeira consulta ao médico ginecologista, os pais podem fazer o mesmo com os meninos, no urologista, no intuito de se avaliar o desenvolvimento sexual e de se orientar sobre práticas sexuais seguras, prevenção de doenças venéreas e vacinação para HPV”, orienta o profissional.

 

PrevençãoSegundo Santiago, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, no estágio inicial, e o diagnóstico nessa fase está diretamente ligado a altas taxas de cura, diferentemente do diagnóstico em uma fase avançada (metastática) em que a cura não é mais possível.

 

 

“Já o câncer de pênis, que pode haver a amputação do órgão, tem uma íntima relação com a fimose e más condições de higiene. Essas situações podem ser diagnosticadas em uma simples consulta com o urologista e resolvidas de forma cirúrgica com a circuncisão. É preciso superar os estigmas de que homem não se cuidam, não vão ao médico, para que a incidência dessas doenças diminua e os casos fatais também”, finaliza o professor de Medicina da UnP, Arnaldo Santiago, cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país.

Caso Ana Hickmann: 4 sinais de um relacionamento abusivo

Na noite do último sábado (11), a modelo e apresentadora Ana Hickmann registrou um boletim de ocorrência contra seu marido, Alexandre Correa, por violência doméstica. No relato aos policiais, a modelo afirmou que foi pressionada contra a parede pelo esposo, além de ter sido ameaçada de ser agredida com uma cabeçada e ter o braço pressionado por uma porta.O acontecimento já é um dos mais comentados da semana e traz à tona o problema dos relacionamentos abusivos, que podem se instalar nas relações amorosas, familiares e até mesmo de amizade.“Este é um assunto delicado e, em geral, quem está sofrendo a agressão, seja física ou verbal, não se dá conta de que está em uma situação problemática e demora a aceitar e buscar ajuda para sair da relação, muitas vezes por medo ou até mesmo pela dependência emocional e/ou financeira da outra pessoa”, diz Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT.Com relação ao caso Ana Hickmann, vale destacar que não necessariamente ocorrem agressões físicas para o relacionamento abusivo ser caracterizado. “O abuso costuma vir acompanhado de atitudes manipuladoras e de controle sobre a outra pessoa, com relação ao uso de roupas, círculo social, uso de celular, por exemplo”, diz Colombini.Ainda segundo o especialista, para sair de um relacionamento abusivo, o primeiro passo é conseguir perceber que a relação não é saudável. “Quando a pessoa se dá conta do problema, deve procurar ajuda com pessoas de sua confiança, que formam sua rede de apoio e proteção e é interessante que recorra a ajuda psicológica, já que a terapia ajuda a gerenciar a situação e entender os padrões e gatilhos, mas também, contribui para que a pessoa lide da melhor forma com as consequências deixadas pela relação tóxica”, conclui.Veja, a seguir, como identificar um relacionamento abusivo, de acordo com o psicólogo Filipe Colombini:1. Possessividade e controle: a pessoa deseja ter controle sobre a outra e começa a decidir o que o parceiro pode e não pode fazer. Este é, sem dúvidas, um dos sinais mais claros de um relacionamento abusivo. “Não permitir que a outra pessoa saia sozinha, tenha amizades e o controle por meio de mentiras e chantagem emocional são alguns acontecimentos comuns em relações conjugais abusivas”, afirma Colombini. “Além disso, a invalidação dos sentimentos do outro e até o poder sobre seu dinheiro também podem ocorrer”, conclui o especialista.2. Instabilidade na relação: relações conturbadas, que vão e voltam, onde a pessoa duvida constantemente sobre as intenções do parceiro e que têm brigas frequentes e instabilidades também apontam para padrões tóxicos. “Muitas vezes, uma das partes do casal se sente constantemente desconfortável e ansiosa e um dos motivos para isso é o constante receio de invalidação e punição que pessoas que vivem em um relacionamento tóxico sentem”, afirma Filipe.3. Diminui o parceiro: o foco do abusador é diminuir a autoestima para que a outra pessoa não seja capaz de tomar suas próprias decisões, bem como para manter sua superioridade na relação. “Um constante processo de julgamento, que invalida e diminui a outra parte do casal, com o objetivo de afetar a autoestima, costuma ser uma estratégia para fazer a pessoa acreditar que não tem mais opções além de viver em uma relação abusiva”, explica o psicólogo.4. Superproteção: costuma surgir disfarçada de um comportamento positivo, com boas intenções. “Dessa forma o abusador consegue fazer com que a pessoa esteja sempre ao seu lado e se afaste cada vez mais de seu círculo de amizades e familiares”, alerta Filipe. “Com o passar do tempo, essa superproteção pode até mesmo virar um comportamento chantageador, ou seja, a pessoa se faz de tão boa que passa a fazer chantagem para conseguir suas vontades e assim, pode anular as vontades e desejos do outro”, conclui.

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

Black November: GA.MA Italy oferece até 60% de desconto em secadores, pranchas e máquinas de corte masculinas durante todo o mês de novembro

Durante todo o mês de novembro, a GA.MA Italy vai oferecer até 60% de desconto em secadores, pranchas e máquinas de corte e acabamento masculinas, para agradar a todos os públicos. Além disso, o frete é grátis para todo o Brasil (nas compras acima de R$ 199) e quem  pagar com pix ainda terá um desconto adicional de 5%. Mas não só: nas compras acima de R$ 299 o consumidor ganha um brinde: o incrível massageador facial Moon Cleaner, que conta com tecnologia de vibração que massageia a pele e promove uma maior hidratação.

Entre os destaques do Black November GA.MA Italy, estão os secadores e pranchas da novíssima linha Óleos Essenciais. Com o mote “Secadores danificam os cabelos? Não mais!”, a empresa acaba de lançar uma família de oito produtos equipados com a tecnologia de óleos essenciais, que prometem proteção, brilho e tratamento aos fios, durante o uso das ferramentas.

São eles: secador e prancha Marula (de R$ 329,90 por R$ 296,91 o secador); secador e prancha Babosa (de R$ 749, 79 por R$ 562,34 o kit com os dois produtos); secador e prancha Gold Ion (de R$ 499,90 por R$ 374,93 o kit com os dois produtos) e secador e prancha Lichia (de R$ 449,90 por R$ 337,93 o kit com os dois produtos).

E mais: a prancha G-Evo Evoluzione Iht Bivolt sai de R$399,90 por R$189,99 e o secador Prime Black Titânio 3D 2300W, de R$299,99 por R$149,90.

Para quem adora investir nos penteados, o modelador Ceramic Nano Coconut & Almonds 25mm Bivolt é ótima escolha. Ele sai de R$249,90 por apenas R$119,90, assim como a prancha Passione 3D Bivolt, que de R$169,90 baixou para R$79,90.

Por fim, os barbeiros vão comemorar: o Kit GBS (linha profissional da GA.MA Italy) de Máquina de Corte Smooth, Zero e Finish sai de R$1.199,90 por apenas R$ 454,86.

Sobre a GA.MA Italy: Em 1969, em Bolonha, na Itália, Mario Gardini criou a primeira prancha profissional do mundo. O produto foi coroado de sucesso e, assim, surgiu a GA.MA Italy, que leva as iniciais de seu nome. Sempre com uma proposta arrojada, a GA.MA Italy conquistou a liderança mundial no mercado de eletro beleza, oferecendo produtos de alta performance desenvolvidos com tecnologias inovadoras, que entregam autocuidado e proteção aos cabelos. Há mais de 20 anos a marca vem se desenvolvendo no Brasil, onde comercializa pranchas, secadores, modeladores, escovas secadoras, escovas rotativas e máquinas de corte e acabamento. Atualmente, está presente em 42 países e conta com um portfólio completo de produtos, proporcionando experiências que fazem com que a marca seja sinônimo de inovação, qualidade e confiança. Por isso tudo, a GA.MA Italy é a marca escolhida por profissionais da área de beleza e pelos consumidores mais exigentes. Para saber mais, acesse www.gamaitaly.com.br