Bloco Carnavalesco celebra Dia do Samba ao som de Chico Buarque neste sábado (2)

A festa FullChicoteca apresentará o bloco FullChico com canções de Chico Buarque em ritmo percussivo no Bar 294_

Uma tríade perfeita: carnaval, samba e Chico Buarque. Essa é a proposta da festa FullChicoteca, promovida para apresentar ao público folião o bloco carnavalesco FullChico, formado só por mulheres em homenagem a um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos: Chico Buarque.

A Fullchicoteca terá início às 16h deste sábado. O palco será o tradicional Bar 294, em Petrópolis (Av. Deodoro da Fonseca, Petrópolis) parceiro do bloco. As pulseiras de acesso estão à venda por R$ 20 no próprio bar ou com a produtora Ilana Félix (@full_chico). Na hora do evento o valor será R$ 30.

A festa contará com a apresentação do bloco em celebração ao Dia Nacional do Samba. As dezenas de “Helenas” que formam o Fullchico trarão apenas os sambas buarquianos, e com participação de convidados especiais. A animação da Fullchicoteca também contará com discotecagem comandada pelo DJ Maurílio Jordan.

A festa será uma das primeiras prévias carnavalescas do período momesco de Natal. E para além da animação, a Fullchicoteca também servirá para arrecadar fundos para o desfile do bloco, com livre acesso, agendado para a sexta-feira de carnaval, com concentração também no Bar 294.

Esta será a primeira apresentação oficial do FullChico após meses de ensaio semanais. O bloco é formado por dezenas de mulheres sob a batuta do mestre percussivo Jorge Negão. Sim, teremos Chico Buarque ao som do batuque. Tambores, agogôs, tamborins, timbas, surdos, tarol e repique ditarão o ritmo das canções.

O FullChico foi formado na esteira de outros blocos carnavalescos que homenageiam Chico Buarque Brasil afora e na devoção da produtora Ilana Félix ao cantor e compositor. Desde então o bloco tem promovido ensaios abertos no pátio da Funcarte. No dia do desfile, se junta ao FullChico a orquestra formada pelo Ong Ilha de Música, comandada pelo maestro Gilberto Cabral, numa fusão de metais e percussão, além de participações especiais nos vocais.

“Fechamos essa parceria proveitosa com o Bar 294, um local aprazível, conhecido e estratégico para apresentar nosso bloco e abrigar também a concentração do FullChico no carnaval, antes do desfile. Nossa festa já dará o tom do que virá: um bloco animado com percussões, metais e agora com a participação de artistas conhecidos da cena para abrilhantar a concentração do FullChico”, ressalta Ilana Félix.

Insta: @full_chico

Presidente do Sinapro/RN participa de encontro com Fenapro e sindicatos regionais para discutir mercado da propaganda

 

O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Norte (Sinapro/RN), Renato Quaresma, participou, na Praia do Forte, na Bahia, do Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro, que aconteceu nesta segunda-feira (27).
O evento reuniu cerca de 30 líderes empresariais e associativos dos diversos estados, com o objetivo de discutir iniciativas para o fortalecimento das agências de propaganda e dos Sinapros. Também aconteceram debates sobre o cenário atual e os desafios do setor, além de um balanço do ano, apontando perspectivas para 2024.
“A reunião foi muito produtiva para alinharmos o andamento de pautas fundamentais para o mercado e que são lideradas pelo sistema. E o sistema Sinapro/ Fenapro se mostra cada vez mais atento e preparado para contribuir com as agências associadas”, apontou Quaresma.
“A realização desses encontros nos permite atualizar a agenda de projetos do ecossistema Sinapro/Fenapro, voltada a ajudar as agências a se reposicionarem e reestruturarem seus modelos de negócios”, disse, diz Daniel Queiroz, presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Coopedu realiza ação solidária em Touros e faz entrega do cartão Benefício Seguro Vida para cooperados do município

No último sábado (25), a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Estado do Rio Grande do Norte – Coopedu promoveu uma ação solidária no município de Touros, litoral norte do Estado. A primeira ação aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Touros e a segunda para 400 profissionais da Educação, que são cooperados.

A APAE Touros foi contemplada com a entrega de 150 panetones para serem distribuídos entre as crianças e jovens assistidos pela Associação. Para a presidente da APAE Touros, Ana Maria dos Santos, a doação será de grande benefício. “Quero agradecer por essa linda ação, que vai permitir a distribuição dos panetones entre nossos meninos. Desde já agradeço e espero que continuem com essa grande ação. Obrigada de coração”, declarou.

Na mesma manhã, em Touros, no Ginásio Poliesportivo Irmã Aloísia, a Coopedu realizou a entrega dos cartões do Benefício Seguro Vida e a distribuição de panetones para cooperados do município. Antes da entrega, o presidente da Coopedu, Alexandre Soares, fez questão de apresentar os benefícios do cartão, falar um pouco sobre o trabalho realizado pela Coopedu para que seus cooperados tenham cada vez mais assistência, além de participar da distribuição dos panetones, que deixaram todos felizes e em clima de confraternização.

A equipe da Coopedu para ação em Touros foi formada pelo presidente Alexandre Soares, a secretária, Letícia Andrade, a gestora de logística, Jaiza Lopes, o analista de mídias digitais, Carlos Bernardo, a auxiliar de logística, Andressa Germano, o gestor de TI, Jeferson Rodrigues, o motorista José Olimpo e Rosângela Justino, gerente do Owl Digital.

Seminário sobre Educação foi sucesso com lotação máxima no Teatro Riachuelo em Natal

O Seminário Crescendo Juntos, evento realizado nesta terça-feira (28) em Natal, lotou o Teatro Riachuelo, sendo um sucesso de público e crítica. Promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME/RN) com o intuito de fomentar discussões fundamentais sobre gestão, currículo e inclusão na Educação, o seminário reuniu uma diversidade de quase 1.500 profissionais e especialistas durante todo o dia.

O público formado por gestores educacionais, professores, psicólogos, pedagogos, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área da educação, foi contemplado com uma programação rica em temas essenciais como inteligência emocional, avaliação, diversidade e a construção de uma escola inclusiva.

Para a professora Maria Clara Peixoto, o evento surpreendeu suas expectativas. “Eu já imaginava que seria bom pela programação, com ótimos temas e convidados, mas confesso que fiquei impactada com o nível das palestras e o aprendizado que todos nós educadores tivemos nesse seminário. Foi maravilhoso!”, elogia.

O consultor organizacional e conferencista internacional Eduardo Shinyashiki  abordou o tema “Competência emocional e gestão de pessoas”, arrancando aplausos e entusiasmo do público. Sua palestra permitiu insights valiosos sobre a importância da inteligência emocional no contexto educacional, influenciando na gestão e no desenvolvimento de pessoas. “Um adulto bem sucedido profissionalmente vai depender de todo o contexto educacional, que tem início na infância e o professor, a escola, a metodologia de ensino, todos eles têm total influência no seu desenvolvimento”, garante Shinyashiki.

Outros nomes de destaque presentes no seminário, como o professor Lino de Macedo, doutor em Psicologia do Desenvolvimento; Cipriano Luckesi, doutor em Educação; a professora Rita Coelho, coordenadora geral da Educação Infantil do Ministério da Educação, a chefe de Educação do UNICEF Brasil, Mônica Pinto, e da socióloga Lourdes Atié, enriqueceram a programação.

Para a professora Joária Vieira, presidente da UNDIME/RN e Dirigente Municipal de Educação de Rio do Fogo, o Seminário Crescendo Juntos foi pensando para a troca de conhecimentos e experiências. “Conseguimos reunir em um só evento os principais nomes da educação para discutir temas cruciais que impactam diretamente o ambiente escolar. Todo esse sucesso do evento é uma grande contribuição para educação”, garante Joária Vieira.

O Seminário Crescendo Juntos é uma realização da UNDIME/RN e que conta com os parceiros institucionais do Governo Federal, Governo do Rio Grande do Norte, FEMURN, UNDIME Nacional, Sebrae e UNICEF Brasil, bem como, parcerias com as seguintes empresas: Desk, Apform, Aprende Brasil, Cactos, ESIG, Fardar, Fracta, FTD, Futura, Editora Peter Hohl Educação Física, Saber, CEI Editora e Distribuidora, Vera Cruz, Brubrinq, Polo, ITED e Instituto Alicerce, contando também com o apoio cultural da Inter TV, 98 FM e Jovem Pan.

Mostra de Cinema de Gostoso anuncia vencedores e celebra marca de uma década de evento

 

Entrega dos prêmios foi realizada, na noite desta terça-feira (28), com um encerramento cheio de celebração

 

A entrega da premiação da 10ª Mostra de Cinema de Gostoso foi realizada durante a cerimônia de encerramento, na noite desta terça-feira (28), na sala de cinema montada ao ar livre nas areias da Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso/RN. Ao todo foram cinco dias de exibições, além da realização de seminários, debates e palestras. A edição comemorativa dos 10 anos contou com convidados nacionais e internacionais, além de maior participação do público popular.

O anúncio das premiações foi feito pelos diretores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, para uma plateia formada por atores, cineastas, diretores, jornalistas, estudantes, turistas, convidados e comunidade.

O filme “O Dia Que Te Conheci”, de André Novais Oliveira, foi escolhido o melhor longa-metragem pelo júri popular. E o filme “As Marias”, de Dannon Lacerda, o melhor curta-metragem.

O Troféu da Crítica foi para o filme “Saudade fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges, na categoria Longa-metragem; e o filme “A Edição do Nordeste”, de Pedro Fiuza, na categoria curta-metragem.

Na categoria Menção Honrosa, o prêmio foi para o filme “Estranho Caminho”, de Guto Parente.

O Prêmio Mistika oferta R$ 35 mil reais em serviços de finalização de imagem para o filme “O Deserto de Akin”, além de mais 25 horas de estúdio de pós-produção de som aos filmes “O Deserto de Akin” e “A Voz de Deus”. Já o Prêmio DOT, com 35 mil reais de serviços de finalização de imagem será entregue ao filme “A Voz de Deus”.

A Mostra de Cinema de Gostoso aconteceu entre os dias 24 e 28 de novembro.

A programação da 10ª edição contou com nove longas-metragens e 17 curtas-metragens de 11 estados brasileiros, distribuídos entre as mostras Competitiva, Panorama, Coletivo Nós do Audiovisual e Sessão Especial.

Neste ano, a parceria com a Petrobras viabilizou a inauguração de um novo espaço de exibição para a Mostra Panorama, batizado de Sala Petrobras. Localizada na praia do Maceió, em uma tenda climatizada em formato geodésico, a sala recebeu quatro longas e sete curtas-metragens.

“Chegarmos a 10ª edição é sem dúvida memorável e gratificante. Em uma década foram muitas as transformações que a Mostra passou, sempre para melhor e com muito trabalho e desafios. Encerrar essa edição, com as presenças de tantas pessoas, como realizadores, atores, diretores, jornalistas, críticos, público em geral, sendo muitos de vários estados brasileiros e que elogiaram muito a programação, é sensacional”, comemora Eugênio Puppo.

De acordo com Matheus Sundfeld, a Mostra de Cinema de Gostoso é uma das últimas mostras que acontecem no final do ano.  “Nosso maior desafio é manter o olhar para a produção independente, não só para os filmes escritos, mas os que são exibidos em outros festivais e principais produtoras, de modo que essa é uma curadoria sempre mais complexa de se fazer por conta disso, por conta desse olhar para toda a produção do cinema independente brasileiro do ano”, declarou Matheus Sundfeld.

A 10ª Mostra de Cinema de Gostoso foi apresentada pela Petrobras e Salinor, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Contou com o patrocínio da Coca-Cola, Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Grupo Banco Mundial, Governo Cidadão e Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo. Com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso e também o apoio da Interjato, Maxillusion, Visite RN, Emprotur, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Sebrae-RN, Serveng, Inter TV, BrLab, DOT e Mistika. Realização: Heco Produções e CDHEC.

CONFIRA OS VENCEDORES DA 10ª EDIÇÃO

JÚRI POPULAR

Melhor Longa-metragem – “O Dia Que Te Conheci”, de André Novais Oliveira

Melhor Curta-metragem – “As Marias”, de Dannon Lacerda

JÚRI DA CRÍTICA

Melhor Longa-metragem – “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges

Melhor Curta-metragem – “A Edição do Nordeste”, de Pedro Fiuza

MENÇÃO HONROSA

“Estranho Caminho”, de Guto Parente

Grande final do 5º Concurso de Música do Festival Histórico de Natal acontece nesta quinta-feira

 

Natal/RN – 29 de novembro de 2023 – Nesta quinta-feira, dia 30, acontece a grande final do 5º Concurso de Música de Natal. O concurso, que faz parte do projeto Festival Histórico do Natal, contou com a curadoria do cantor e compositor Mirabô Dantas, da Professora e compositora Eliene Albuquerque e do produtor Cultural e coordenador artístico do concurso, Marcelo Veni. A direção musical do Concurso é da BEJU dos irmãos Chico Bethoven e Jubileu Filho.

A final acontecerá no Centro Histórico da cidade, no Espaço Ruy Pereira (Zé Reeira), com a apresentação dos 12 finalistas e um show especial de encerramento e terá Valéria Oliveira como atração convidada. Além do troféu Cantando a História, haverá um total de 7 mil reais em prêmios, que serão distribuídos da seguinte forma: R$ 2,5 mil para o 1º lugar; R$ 1,5 mil para o 2º lugar; R$ 1 mil para o 3º lugar; R$ 2 mil para o intérprete destaque.

Vale destacar que, assim como nas edições anteriores, as músicas finalistas serão disponibilizadas para todo o público por meio das plataformas digitais. “Mais uma vez o concurso acontece cumprindo seu objetivo principal que é contribuir para ampliar o repertório de canções em homenagem à nossa cidade. Parabenizamos todos os participantes, em especial os finalistas participantes da edição de 2023”, disse Marcelo Veni.

O Festival é uma realização da Viva Entretenimento e patrocínio da Prefeitura de Natal via Lei Djalma Maranhão incentivado pela Unimed Natal, Holiday Natal, Colégio Cei e Plano Urbanismo, e pelo Governo do Estado do RN através da Lei Câmara Cascudo, incentivado por CDA Distribuidora, Nordestão, Aquacocobrasil, Água Crystal e Solar br digital, e apoio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Mais informações estão disponíveis no Instagram @concursomusicadenatal.

Beco da Lama: ações da Prefeitura visam segurança patrimonial e ambiental

Beco da Lama: ações da Prefeitura visam segurança patrimonial e ambiental

A Prefeitura de Natal vem envidando esforços para preservar o Beco da Lama como reduto cultural e gastronômico da cidade, promovendo reformas de requalificação do espaço. Também tem atuado com ações de conscientização junto aos comerciantes, para reduzir os impactos gerados e organizar a área para manter a boa convivência entre frequentadores e a população do entorno.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), órgão responsável pela fiscalização, tem realizado ações rotineiras no local, tendo em vista as frequentes denúncias da população do entorno, de poluição sonora e perturbação do sossego. Além disso, tem recebido recomendações do Ministério Público (MP), a fim de coibir as alterações sonoras derivadas das atividades, pois há a necessidade de padronização no funcionamento.

“O Beco é identificado como uma área mista, com predominância comercial. Ou seja, mesmo que existam estabelecimentos comerciais em maiores proporções, muitos moradores são impactados seja a partir de poluição sonora ou até mesmo pela falta de acesso as vias”, explica o supervisor de Poluição Sonora e Atmosférica (Spats) da Semurb, Felipe Oliveira.

O supervisor relata ainda que este ano, a Prefeitura do Natal sob a coordenação da Semurb, já promoveu uma série de reuniões com comerciantes do Beco, nos meses de abril, maio e junho para dialogar e encontrar soluções consensuais para os problemas recorrentes no espaço cultural. E ainda, no apoio para regularização da situação fiscal com disponibilização de profissional habilitado.

“Além dos bares e espaços culturais existentes, o Beco tem se tornado uma forte área de comércio de rua. Tivemos a necessidade também de regularização de alguns estabelecimentos pela ausência de Alvará de Funcionamento junto à Prefeitura. E tratar ainda, da segurança e da ocupação do passeio público com mesas e cadeiras”, relata Oliveira.

As reuniões tiveram participação das secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Saúde (SMS) e Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Além de representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Associação Viva o Centro de Natal (Avicen) e de comerciantes e moradores da região.

O que pode e não pode no Beco da Lama

Para eventos em área pública, é necessária a autorização ambiental de uso de espaços públicos, que deve ser solicitada à Semurb. De acordo com as normas estabelecidas, os empreendimentos regularizados no Beco da Lama podem realizar eventos na área pública, desde que cumpram as condicionantes.

Dentre elas estão os horários de início e término já estipulados na Autorização, som e estrutura de palco adequadas, e ainda, usar parte da via pública para uso de mesas e cadeiras com a instrução da STTU.

Após as reuniões com os comerciantes ficou acordado que eventos não podem ser realizados simultaneamente, nos setores demarcados visando reduzir os impactos sonoros. Além disso, também não são permitidos o uso de via pública sem autorização, de estrutura de som maior do que a que foi autorizada, e caixas de som em frente às lojas.

“Conseguimos entrar em consenso com os órgãos, para que os contribuintes dessem entrada no processo de Autorização apenas uma vez por mês, e não por evento, como era o estabelecido. Também conseguimos a permanência da força policial até o fim dos eventos”, revela o supervisor.

A poluição sonora no local é um dos focos da fiscalização, tendo em vista o número de irregularidades recorrentemente denunciadas e registradas pela Semurb.

Segundo ele, a equipe de fiscalização da Semurb está comprometida em garantir que o Beco da Lama seja preservado como patrimônio da população, mas também em reduzir os impactos gerados e organizar a área para a melhoria de todos.“Nosso objetivo é fazer com que o Beco funcione de forma adequada do ponto de vista ambiental, de segurança e sanitária”, finaliza.

Denúncias de casos de poluição sonora podem ser feitas pela população no canal 24h do Ciosp, no número 190, aos fins de semana e feriados. Já de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, através da Ouvidoria da Semurb no telefone (84) 3616-9829 ou e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.

CEUB inaugura Clínica-Escola de Medicina Veterinária

 

Com infraestrutura de ponta e centro de pesquisa multidisciplinar, o espaço visa atender a comunidade e capacitar os estudantes para diagnósticos e condutas clínicas

O Centro Universitário de Brasília (CEUB) inaugura nesta quarta-feira (29), a Clínica-Escola de Medicina Veterinária para atendimento à comunidade. Localizado no Campus Asa Norte, o espaço atenderá cães, gatos e animais silvestres e exóticos do público interno e externo à instituição, enquanto oferece experiências práticas de atendimento para os estudantes do curso. Os atendimentos à comunidade poderão ser agendados por telefone nos horários de funcionamento da clínica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Com uma equipe de profissionais qualificados, que envolve o corpo docente e técnicos em saúde animal, a Clínica-Escola do CEUB oferecerá uma ampla gama de serviços, incluindo consultas, vacinas, exames laboratoriais e de imagem, cirurgias e internação. A clínica também irá contribuir com o desenvolvimento de pesquisas na área de medicina veterinária, permitindo que estudantes e professores conduzam estudos e novos projetos.
O responsável pela Clínica-Escola e professor de Medicina Veterinária do CEUB, Bruno Alvarenga, destaca o compromisso da instituição em proporcionar aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades práticas sob a supervisão de veterinários experientes, além da oferta de serviços veterinários de qualidade ao público. “A Clínica-Escola de Medicina Veterinária do CEUB representa mais do que um espaço de aprendizado, é uma arena de descobertas, inovação e colaboração multidisciplinar, moldando os profissionais do futuro em um ambiente que simula e desafia a realidade clínica”, celebra Bruno Alvarenga.
Infraestrutura de ponta
Com cinco consultórios especializados, incluindo um exclusivo para felinos e outro para doenças infectocontagiosas, a clínica oferece laboratórios de diagnóstico, imagens, salas de emergência e áreas de internação, estruturadas para atender a uma variedade de necessidades médicas. O espaço dispõe de dois centros cirúrgicos, sendo um deles destinado para aulas práticas e futuros mutirões de castração, com seis estações cirúrgicas. “Câmeras que permitem o registro das atividades cirúrgicas, bem como a inclusão dos alunos em cirurgias mais elaboradas”, destaca o professor Bruno Alvarenga.
A Clínica Escola permite a realização de simulações de emergência de atendimento clínico com manequins para inserir o aluno em um ambiente muito próximo do real. “Por meio da prática na Clínica, o aluno irá desenvolver habilidades psicomotoras, sobretudo para situações de emergência, que ele enfrentará ao longo da vida profissional. O treinamento vai englobar o diagnóstico, o tratamento, a elaboração de requisições e a familiarização com as condutas clínicas da chegada do paciente ao seu tratamento e a remissão de diversas doenças”, completa.
O coordenador do curso, Carlos Alberto da Cruz Jr., explica que a Clínica se posiciona como um centro de pesquisa de diversas áreas. “Aprimorando a infraestrutura do centro de pesquisa multidisciplinar, o ambiente de aprendizado se fortalece, permitindo uma maior integração da comunidade com as atividades de capacitação dos estudantes, especificamente para diagnóstico, clínica e cirurgia de animais de companhia”, afirma.
Serviço: 
Abertura da Clínica Escola de Medicina Veterinária
Data: 29/11/2023
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Agendamentos: (61) 3966-1400

Sesc RN participa da programação do Fórum Negócios Experience 2023 

O maior evento de empreendedorismo do Brasil acontece em Natal a partir desta quinta-feira (30) 

O maior evento de empreendedorismo e networking do Brasil está de volta à Natal para sua oitava e maior edição. O Fórum Negócios Experience 2023 acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Convenções de Natal, e contará com o apoio e a participação do Sesc RN.

Seguindo a deixa do tema do evento, “Revolução Empreendedora”, o Diretor Regional do Sesc RN, Gedson Nunes, levará para o evento a palestra “Empreendedorismo do Bem: Uma Marca do Sesc RN”, que traz como foco a atuação do Programa Sesc Mesa Brasil e a parceria com grandes eventos da cidade, que quebraram recordes de arrecadação de alimentos.

Também será realizado, por volta das 14h, no intervalo das palestras da sexta-feira, um aulão de alongamento ministrado pela equipe de esportes da instituição para todos os participantes do Fórum, que deve chegar à um público de cerca de 5 mil participantes e mais de 200 empresas, de acordo com a organização do evento.

Além da presença nos palcos, O Sesc estará presente na área de expositores, com um stand onde os participantes poderão conhecer todo o portfólio de serviços oferecidos pela instituição, inclusive de forma prática, podendo receber uma mini sessão de massoterapia, uma das especialidades oferecidas pela Clínica Integrada Sesc.

Inaugurada em outubro do ano passado, a Clínica Integrada do Sesc RN, localizada na Cidade Alta, tem se consolidado como uma das melhores opções para cuidados com a saúde para os comerciários e seus dependentes, oferecendo um serviço de qualidade com um ótimo custo-benefício. São mais de 15 especialidades com consultas e tratamentos completos em áreas como nutrição, fisioterapia, psicologia, pediatria, e ainda exames laboratoriais, uma parceria com o DNA Center.

Abertura da 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária é marcada por assinaturas e pactuações

 

Governadora Fátima Bezerra esteve presente e celebrou o marco do avanço da Agricultura familiar no Rio Grande do Norte

Com temas estruturantes para a agricultura familiar como acesso à terra; sistemas agroalimentares, produção de alimentos saudáveis, agroecologia; extensão rural, mudanças climáticas e protagonismo feminino, a 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária teve a abertura marcada na manhã desta quarta-feira (29) na Escola de Governo por assinaturas de termos e avanços.

Até o próximo sábado (02), serão 58 empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária, vila gastronômica e estandes institucionais, distribuídos em mais de 2.500 metros quadrados, na sede do governo estadual. A expectativa de público é de aproximadamente 12 mil pessoas. A abertura contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, que lembrou do sonho de realizar a Feira e mobilizar a economia solidária.

“Vamos fazer uma das feiras mais bonitas da nossa vida. Essas conquistas são fruto de uma luta coletiva. Tivemos sensibilidade social, política e criatividade e assim conseguimos formatar a Sedraf, deu resultado e dará cada vez mais resultados, porque tem um papel de mobilização e de buscar parcerias. Quero destacar aqui que o Pecafes foi aprovado por unanimidade e está fazendo história. A Sedraf foi fundamental pra gente sobreviver. Foi uma trincheira que se somou aos demais estados nordestinos”, disse a governadora.

Na ocasião, a governadora anunciou que mais financiamentos estão chegando não só para o RN, mas para todos os estados do Nordeste. “Ficamos no terceiro lugar em termos de investimentos, com 38 mil famílias em 25 municípios. Serão investidos R$ 50 milhões por ano, totalizando R$151 milhões em três anos. Vamos fazer com que o dinheiro chegue onde tem de chegar. E destacar também aqui o programa Sertão Vivo com acesso à água, mais produção e mais emprego”, ressaltou.

Por meio de Programas como o Sementes Crioulas; Projeto Algodão Agroecológico Potiguar; Programa de Documentação da Trabalhadora Rural; Plantando o Futuro – Fruticultura e Arborização, entre outros, o governo tem promovido a Inclusão Produtiva Sustentável, o que é possível ter uma mostra durante os dias do evento.

A Feira é realizada pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e funcionará das 10h às 22h, até sábado (02) com entrada franca. 

Assinatura de Atos

Na abertura houve a assinatura de três termos: o Termo de Pactuação com Agricultura Familiar de 39 toneladas da Conab com a Associação das mulheres de São José do pedregulho, em Ceará Mirim, beneficiando 20 famílias, a Associação de moradores do Vale do Catu, celebrando o termo do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA- indígena no RN e ainda a assinatura do Acordo de Cooperação e Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) com a Sedraf, o que possibilita mais abertura para as compras dos produtores da agricultura familiar.  

Edegar Pretto, superintendente da Conab ressaltou a importância dos três contratos assinados com investimentos aproximados de R$ 5 milhões. “Vamos dobrar o recurso do PAA através da Conab. Até o final do ano fazer uma repescagem. O presidente quer acabar com a fome outra vez! São 33 milhões de brasileiros que dormem e acordam com fome. Em breve vamos gritar bem alto que acabaremos de novo com a fome. A agricultura familar cuida da terra e preserva a natureza. Tornar a Conab e seus fornecedores auto-sustentável em produção de energia limpa, sem custo, são nossas prioridades, queremos dar viabilidade econômica para quem planta”, afirmou.

“Hoje é um dia de guardar na memória. Um sonho antigo que se faz realidade sobre a mão de homens e mulheres que fazem a agricultura familiar. A assinatura faz parte do fortalecimento e de uma política estratégica em demonstrar a importância desse setor”, disse o secretário da Sedraf Alexandre Lima, destacando o protagonismo de programas do Governo que compram alimentos da Agricultura Familiar.

Na ocasião houve a entrega do selo de certificação federal em Apodi em unidades de processamento de frutas, leite, queijeiras que agregaram valor em seus produtos. “Esses são os princípios da economia solidária que colocam as pessoas em primeiro lugar”, ressaltou.

Hoje são produzidas 445 toneladas de algodão sustentável, reflexo da nova forma de enxergar o setor pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte. “O que mais me anima é o que ainda vamos fazer: o projeto sertão vivo, que vai viabilizar investimentos de 150 milhões para segurança alimentar vai melhorar ainda mais nossa realidade”, complementou.

Marcio Melo, dirigente nacional do MST, esteve presente e lembrou da importância das parcerias. “Muito importante para nós da classe trabalhadora e movimentos sociais, porque a agricultura familiar é muito importante para nosso público. Os projetos que vêm sendo construídos para fortalecer a agricultura familiar são fundamentais para melhorar a vida de muitos brasileiros. Sermos o primeiro Estado a fornecer produtos para os hospitais. O MST está junto nesse processo com vocês”, afirmou.

O superintendente do Banco do Nordeste Jeová Lins reafirmou a importância dos investimentos. “Sem a Agricultura Familiar, o Nordeste não teria alimentos. Temos diversos programas que destinam investimento para a agricultura familiar. Já batemos a meta do ano e amanhã assinaremos contratos que efetivarão parcerias para crescimento do setor”, disse. 

Isolda Dantas – representante da ALRN lembrou que a gestão da governadora Fátima Bezerra colocou a Agricultura Familiar no centro do debate e das políticas públicas.

O evento conta com investimento via projeto Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A programação cultural da Feira Potiguar é coordenada pela Fundação José Augusto, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, com o nome “Festival do MST: por terra, arte e pão!” Haverá shows de Odair José, Cátia de França, Santanna, o Cantador, Nação Zumbi, Karina Nuhr e Academia da Berlinda, dentre outras atrações.

A Fepafes é realizada em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-RN), com apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), da Agência de Fomento do RN (AGN), da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas) e do Sistema Ocern (Organização das Cooperativas do RN). O evento conta ainda com apoio institucional do Governo Federal, por meio do Banco do Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

A Feira e os estandes funcionarão das 10h às 22h. A entrada é gratuita

Acompanharam a governadora, o secretário de Agricultura Familiar – SEDRAF Alexandre Lima e o adjunto Cícero Araújo, Adriano Gadelha, secretário extraordinário de Gestão e Projetos Especiais, Iris Oliveira, SETHAS, Gustavo Coelho, secretário de Infraestrutura – SIN, MaryLand Brito, secretária de Cultura, representando a FJA e Coronel Araújo da SESED.

Estiveram presentes, Edegar Pretto, presidente da CONAB, Sebastião Arruda, superintendente Regional da CONAB, Márcio Melo, dirigente Nacional do MST, Felipe Menezes, prefeito de Lajes, Pedro Filho, prefeito de Touros, João Eudes, vice-prefeito de São Miguel do Gostoso.

As deputadas estaduais Isolda Dantas, Divaneide Basílio e o deputado estadual Francisco Medeiros. Vereadores Brisa Bracchi e Robério Paulino. Frei Anastácio e Bivar Duda, respectivamente secretário titular e secretário executivo, da Secretaria da Agricultura Familiar do estado da Paraíba, além de Jeová Lins, superintendente do BNB, Lucenilson Ângelo – INCRA, Dário Andrade representando o MDA, Eduardo Gatto, superintendente OCERN, João Hélio, SEBRAE-RN, Jorge, representando a UFERSA, Lima Júnior, UERN e Jorge Ribeiro, representando a UERN.