Black Friday atrai 67% dos brasileiros para compras com desconto, aponta Google

 

Pesquisa mostra crescimento da intenção de compra em relação a 2022; Natal Shopping terá ofertas de até 70% e presenteia clientes com brindes em promoção divertida

Uma pesquisa do Google aponta dados otimistas para o varejo em relação à Black Friday de 2023: 67% dos brasileiros pretendem fazer compras para a data, e 7 em cada 10 consumidores pretendem gastar igual ou mais do que no ano anterior, quando a data promocional teve que dividir as atenções com a Copa do Mundo. O ticket médio deste ano também deve ser expressivo, com um a cada quatro consumidores avaliando gastos de mais de R$1.000 com as compras.

A nível local, o varejo já está preparado para atender toda essa demanda: no Natal Shopping, o mais tradicional da capital potiguar, os lojistas anunciam ofertas de até 70% de desconto nos setores de vestuário, sapataria, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e perfumaria. Segundo o levantamento do Google, esses são os itens de maior interesse do público nesta data. Além disso, o shopping contará com horário estendido, operando até às 23h de forma facultativa para cada lojista.

A movimentação híbrida do consumidor também segue em alta. O Google aponta ainda que 91% dos brasileiros vão usar canais on-line para obter informações sobre preços, descontos e produtos. No caso do Natal Shopping, o aplicativo, as redes sociais e a assistente virtual Ana, pelo Whatsapp, atuam como uma vitrine digital. Segundo o superintendente do empreendimento, Felipe Furtado, essa é mais uma ferramenta adotada para alcançar um resultado 10% maior do que no ano de 2022.

“No aplicativo, o cliente pode ver o catálogo das operações do empreendimento, lançamentos e cupons de desconto para produtos selecionados. Essa é uma forma de facilitar a pesquisa do cliente, que quer descontos reais, significativos, para realizar aquela compra maior, que estava só esperando uma promoção”, analisa Felipe.

Ação promocional atrai clientes

Outro atrativo para o consumidor são as ações promocionais, que concedem brindes além do desconto. Entre 24 e 26 de novembro, uma mecânica promocional divertida vai premiar a clientela Natal Shopping com “cartões presente” de até R$500. Nas compras a partir de R$200, o cliente ganha a chance de participar de ativações gamificadas como paredão de descontos, girar a roleta de prêmios e pescaria de brindes.

São mais de 150 cartões presente. Para participar, o cliente deve cadastrar suas notas no app e ir ao balcão de trocas no piso L2, em frente ao hall de elevadores do estacionamento Deck, para tentar a sorte. Será concedida uma chance por CPF e o vale brinde não é cumulativo.