Skip to main content

Prefeitura disponibiliza internet gratuita no entorno da Árvore de Mirassol

Foto: Anderson Régis/ Secom

Para garantir a conectividade das pessoas na Praça do Mirassol, principalmente neste período da programação do Natal em Natal, a Prefeitura ativou um ponto do Wi-Fi Natal, programa que proporciona internet gratuita, rápida e de alta qualidade nos espaços públicos das quatro regiões da cidade. O programa é financiado 100% com recursos próprios do Município e, em breve, passará por uma nova etapa de ampliação para atender áreas não contempladas na primeira fase.

 

No dia do acendimento da maior árvore de Natal da cidade com 110 metros de altura, o prefeito Álvaro Dias ressaltou a importância do símbolo para a cidade, que ano a ano atrai um grande público ao local. “Esse momento é muito especial para todos nós. Nada mais justo e representativo do que celebrarmos o Natal em Natal de uma maneira pujante e a altura do que o Município merece”, disse. O público é atraído pela programação, pela beleza das luzes, o que garante fotos e vídeos.

 

No Natal em Natal do ano passado o serviço de internet foi disponibilizado pela primeira no entorno da Árvore do Mirassol, e foi um sucesso entre o grande público visitante.

 

“O Wi-Fi Natal foi implantado em 2022 e é o maior programa de inclusão digital da história de Natal; ele não só garante acesso gratuito à internet, mas promove, sobretudo, a democratização do acesso à informação”, destaca Joanna Guerra, secretária de Planejamento de Natal (Sempla). A Secretaria, juntamente com a de Serviços Urbanos (Semsur) desenvolve e gerencia o programa de conectividade pública.No programa Wi-Fi Natal a conectividade entre pontos de distribuição do sinal de internet é viabilizada pela Infovia Potiguar, uma rede de fibra óptica construída a partir de uma parceria entre os setores públicos e privados.

Rua São José terá inversão de fluxo a partir do dia 16 de dezembro

Foto: Alex Régis/ Secom

A Prefeitura do Natal, por meio da STTU, informa à população que a partir do próximo dia 16, haverá inversão de fluxo na Rua São José. Os serviços de asfaltamento e calçadas foram concluídos, e a via continua recebendo a sinalização viária.

A inversão de fluxo compreenderá a extensão da Rua São José, entre a Avenida Lima e Silva e a Avenida Juvenal Lamartine, totalizando 3,4 km. Dentro dos serviços, a rua está recebendo ciclofaixa, nova sinalização e modernização da rede de semáforos.

Nos primeiros quinze dias, agentes de mobilidade e a equipe de educação de trânsito estarão disponíveis para orientar a população acerca das mudanças.

Daliana Bandeira, titular da STTU, destaca: “Estamos focados na reestruturação da Rua São José, visando melhorar significativamente a mobilidade, conectando a região sul à leste da cidade de uma forma mais eficiente.”

TRANSPORTE PÚBLICO

No contexto da inversão de fluxo na Rua São José, as linhas de ônibus N43- Nova Natal/Morro Branco, L52- Rocas/Pirangi e L54- Rocas/Pirangi terão seus itinerários ajustados no sentido Midway, percorrendo avenida Presidente Bandeira, rua Jaguarari, avenida Nevaldo Rocha e retomando o itinerário normal. No sentido Alecrim, não haverá alterações para essas linhas.

Com a mudança, duas paradas localizadas na Av. Presidente Bandeira serão desativadas em definitivo, sendo elas Parada Acari | L214, localizada logo após o cruzamento com a Rua Jaguarari, e a Parada Padre Antônio | L212, localizada na esquina com a Rua Padre Antônio.

Os passageiros que utilizam a Parada Acari | L214 devem se deslocar para a Parada Dom Marcolino Dantas | L199, a qual será reativada e fica localizada na Rua Jaguarari, ao lado da Escola Dom Marcolino Dantas. Já os que utilizam a Parada Padre Antônio | L212 devem se deslocar para a Parada Aurora – Plataforma Zona Sul | S479, localizada na Av. Nevaldo Rocha com a Rua São José.

Semtas abre edital para selecionar 35 artesãos para a 29ª Fiart

A partir de quinta-feira, 14 de dezembro, a Prefeitura do Natal abre as inscrições para 35 vagas destinadas à seleção de artesãos potiguares que desejam participar da 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato – Fiart 2023. A Fiart será realizada no Centro de Convenções de Natal, entre os dias 19 e 28 de janeiro de 2024.

O processo de seleção, a cargo da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas, por meio do  Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária/DGEAES, destina 25 vagas para artesãos individuais; 05 para Empreendimentos Econômicos Solidários; e 05 vagas para culinária, essências e plantas.

“A gestão do prefeito Álvaro Dias vai continuar apoiando os artesãos na divulgação, exposição e comercialização dos seus produtos. Agora estamos com um edital aberto para a Fiart uma das maiores feiras de artesanato do Estado. Com uma variedade de tipologias, as peças são genuínas, bonitas e de alta qualidade. O artesão potiguar sabe que conta com o prefeito Álvaro Dias”, afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial, no período de 14 a 20 de dezembro, no Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária, que fica no prédio do CMTE Alecrim, na Avenida Presidente Bandeira nº 765 – Alecrim, de segunda a sexta (exceto feriados), das 08h às 12h30.  O edital  nº 004/2023 encontra-se aqui. A lista definitiva com os nomes dos artesãos sairá dia 08 de janeiro de 2024.

Confira o edital aqui.

Prefeitura assina ordens de serviço para reforma de praça no bairro Pintos e construção de UBS no Rincão

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

O programa “Mossoró Realiza” segue avançando, com novas obras sendo iniciadas a cada dia. Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Mossoró assinou as ordens de serviço para a reforma de canteiro central e praça no bairro Pintos e ainda para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região do Parque Universitário (Rincão), investimentos que, somados, ultrapassam R$ 1,3 milhão.

As ordens de serviço foram assinadas pelo prefeito Allyson Bezerra na praça do bairro Pintos, em solenidade que contou com a presença da população local, secretários municipais, vereadores e convidados. A reforma do equipamento contempla passeio em piso intertravado, instalação de academia da terceira idade, playground, iluminação em LED, bancos em concreto e paisagismo. Com um total de 604,07 m² de área construída, a estrutura também contará com acessibilidade.

Moradores de Cordão de Sombra e Mulunguzinho comemoram assinatura de ordem de serviço para construção de UBS

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Moradores de Cordão de Sombra e Mulungunzinho comemoraram a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em suas comunidades. O ato de autorizações aconteceu nas referidas localidades na manhã desta terça-feira (12). Essa conquista é fruto do maior programa de investimento da história do município por meio do “Mossoró Realiza” que vem transformando os sonhos da população em realidade. Reconhecendo a importância de oferecer serviços de saúde de qualidade para os moradores dessas regiões.

Essa conquista é motivo de comemoração para toda a comunidade, que aguardava há tempos por essa melhoria em sua infraestrutura de saúde. “É muito importante, porque isso era o que mais queríamos, nós batalhamos muito há mais de 10 anos por esse posto. A assistência vai mudar, porque a gente viveu esse tempo todo ser ter um canto certo para atendimento. E agora tudo vai ser maravilhoso. Eu estou muito feliz”, relatou Maria Vera Lúcia, moradora de Cordão de Sombra.

Enfermeira consegue zerar juros do contrato de FIES na Justiça e pode até receber devolução de valores quitados

 

Decisão é da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Novo FIES estabeleceu novas diretrizes e a possibilidade de juros zero

Uma enfermeira formada em uma universidade particular conseguiu, na justiça, zerar os juros do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), celebrado em 22 de julho de 2014. A decisão é do juiz federal Giovani Bigolin, da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, da cidade de Porto Alegre, e foi expedida no último dia 1º de dezembro deste ano.

A defesa da graduada em Enfermagem levou em consideração o Novo FIES, instituído pela Lei nº 13.530 de 2017. Por essa lei, é possível conceder juros zero ao candidato que mais precisa e em uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do requerente.

Vale ressaltar que o novo dispositivo legal não permite afastar os juros anteriores, que já incidiram sobre a verba em questão, mas apenas sobre as parcelas supervenientes à nova legislação. A enfermeira já havia quitado os juros do financiamento desde 2017 e, como o valor retroagiu, a Justiça permitiu que a profissional possa receber os valores que já havia pago.

“Nessa decisão, conseguimos zerar os juros do contrato da ex-estudante a partir de 2017. Dessa forma, foi retirado o pagamento dela a partir dessa data, o que nunca foi feito. Casos assim não envolvem só a redução da dívida em si, dependendo, pode até ocorrer a devolução de valores do FIES para quem já quitou”, destacou Danilo Machado, sócio do escritório Machado & Costa, especializado em Direito Estudantil.

Dessa forma, o juiz deferiu a liminar recursal pleiteada para reconhecer o direito da enfermeira ao zeramento dos juros apenas relativamente às parcelas contratuais supervenientes ao início da vigência da Lei 10.260/2001. “Esse é um caso inédito que pode beneficiar outros estudantes em situação semelhante”, avalia o advogado do caso.

Sobre a fonte:

Danilo Machado é advogado, sócio do escritório Machado & Costa e se especializou em Direito Estudantil, com processos e causas relacionadas ao FIES, Prouni e ao Revalida.

Como treinar entregadores para garantir um serviço de logística mais eficiente

 

J&T Express traz dicas para que esses profissionais se sintam valorizados e aptos a prestar um serviço de qualidade

Quando se fala em logística expressa, é preciso que as empresas estejam preparadas para garantir que as entregas cheguem aos consumidores com máximo de rapidez e eficiência, respeitando todos os protocolos de segurança necessários. Pensando nisso, a J&T Express, empresa global de serviços logísticos integrados, tem trabalhado para que todos os seus entregadores sejam devidamente treinados e, com isso, sintam-se não só valorizados enquanto profissionais, mas também aptos a prestar um serviço de qualidade, capaz de surpreender positivamente seus clientes.

De acordo com Felipe Castro, Supervisor de Gestão de Redes da J&T Express Brasil, “mais do que responsáveis por fazer com que as encomendas cheguem ao seu destino de forma rápida e segura, os entregadores também são os representantes da marca da transportadora junto aos consumidores e ao próprio mercado, contribuindo para difundir a boa reputação da empresa”. Por isso, a J&T Express separou quatro dicas práticas para sair na frente quando o assunto é entrega expressa e conquistar a confiança tanto de clientes quanto de colaboradores. Confira:

 

1) Instrua os entregadores sobre como prestar um atendimento de excelência

Antes de tudo, é preciso conscientizar os colaboradores sobre o valor do trabalho que estão exercendo, mostrando que eles são peças essenciais para que todo o processo seja bem-sucedido. É preciso mostrar que o cuidado e a preocupação, desde a retirada do pacote até a chegada ao destino final, são importantes para garantir a satisfação do cliente e a assertividade do processo.

Mais do que apenas mensageiros, é necessário sinalizar que os entregadores estão transportando os desejos e expectativas do cliente e que a quebra desse ciclo pode gerar um dano irreparável ao modo como o consumidor enxerga a empresa. Nesse sentido, vale investir em ações de treinamento capazes de aguçar o senso de responsabilidade dos colaboradores, ressaltando a importância e a diferença que cada um deles pode fazer a cada entrega realizada.

2) Reforce a importância do planejamento das rotas de entrega

Neste passo, é preciso conscientizar a equipe de que tempo é dinheiro e, por isso, não pode ser desperdiçado. Instrua os entregadores a elaborar rotas de entrega estratégicas, reforçando a importância de prever fatores como economia de combustível e congestionamentos no trânsito e estimulando o uso de aplicativos de navegação via GPS, além de softwares voltados para o planejamento inteligente de rotas. Vale destacar que todos esses procedimentos e precauções beneficiam não só a empresa e o cliente final, mas a própria experiência de utilização do entregador.

3) Explique, passo a passo, como funciona o sistema de navegação adotado pela empresa

Ofereça aos colaboradores o máximo de instrução e detalhamento a respeito do sistema de navegação utilizado pela transportadora. É preciso se assegurar que nenhum dos entregadores tenha dúvidas a respeito de como utilizar essa tecnologia no dia a dia, estimulando-os a explorar ao máximo as funcionalidades disponíveis. Esse conhecimento evitará que se cometam pequenos erros que, em última análise, podem vir a se tornar grandes problemas, sendo o pior deles a insatisfação do cliente final.

4) Invista em itens de segurança para os colaboradores

É sabido que o percentual de acidentes de trânsito envolvendo entregadores tem crescido anualmente. Com isso em mente, é preciso garantir que todos os colaboradores tenham uma jornada de trabalho segura, amparada por todos os itens e equipamentos necessários

Para aqueles que se locomovem em motocicletas, para além do reforço ao uso obrigatório do capacete, também vale a recomendação do uso de jaquetas e calças reforçadas que, além de proteger o corpo contra o sol em dias de calor, também resguarda a pele contra o vento em locomoções de alta velocidade. Luvas também podem proteger as mãos de cortes e esfoliações, em caso de queda.

Capas de chuva também contribuem não só para manter o motorista seco, durante condições climáticas adversas, mas também sinaliza sua presença na via para os outros condutores. Pés e tornozelos também podem ser protegidos por botas impermeáveis, capazes de garantir segurança e conforto térmico.

Por fim, além de se tratar de um item exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o colete reflexivo é essencial para evitar acidentes e atropelamentos, uma vez que sinaliza a presença do motorista na via para os demais condutores.

Sobre a J&T Express 

Fundada em 2015, a J&T Express é uma empresa global de serviços logísticos que atua em diversos campos, incluindo entrega expressa, armazenamento e cadeia de suprimentos a nível nacional e internacional. Está presente em 13 países, incluindo Indonésia, Vietnã, Malásia, Filipinas, Tailândia, Camboja, Cingapura, China, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, México, Brasil e Egito. Com uma infraestrutura de alta tecnologia digital e soluções altamente confiáveis, segue comprometida em fornecer aos clientes a melhor experiência em logística, como parte de sua estratégia global, conectando a todos com eficiência e qualidade.

Centro Cultural recebe acervo histórico da Base Aérea de Natal

Foto: Ana Amaral

O Centro Cultural Trampolim da Vitória, em Parnamirim, está recebendo todo o acervo histórico da Base Aérea de Natal composto por móveis, documentos, negativos de fotos nunca reveladas, tudo original, além de bombas, mísseis e 9 aeronaves. O acervo foi cedido pela Força Aérea Brasileira (FAB) à Prefeitura de Parnamirim.

O material será colocado à disposição do público em 2024. A Prefeitura de Parnamirim vai viabilizar um novo espaço no Centro Cultural Trampolim da Vitória para abrigar os itens. Além do novo acervo, o local também vai contar com espaços dedicados ao Museu do Trem Manoel Tomé de Souza, dedicado à história ferroviária do estado, e ao Museu da Eletrônica, voltado ao rastreio aeroespacial.

Para o diretor geral do Centro Cultural, Rayrakson Alves, o CCTV dará um grande salto em qualidade, proporcionando aos visitantes uma imersão cada vez mais próxima da realidade vivida na época da Segunda Guerra Mundial. “Já iniciamos uma reforma e estamos confiantes que 2024 será um divisor de águas para a história do CCTV, até porque também teremos a Cruzex acontecendo por aqui”, disse.

De acordo com o portal da FAB, em 2024 o exercício será realizado no mês de novembro na BANT, em Parnamirim, e deve reunir mais de 10 países e cerca de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras

Trends do Instagram que revelam informações pessoais representam riscos para os usuários

 

Professor da UnP explica quais as consequências de divulgar dados sensíveis na internet

 

As redes sociais sempre foram espaço de socialização e troca de experiências e opiniões. Com o passar do tempo, estas plataformas passaram a oferecer oportunidades de ganhos financeiros para anunciantes e para as próprias empresas que administram as redes.

 

Uma forma das redes sociais coletarem informações e personalizarem anúncios é por meio de trends que viralizam rapidamente, mas que geralmente pedem informações pessoais do usuário.

 

De acordo com Douglas Santos, professor da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, trends, como a que está em alta no Instagram, que leva o usuário a revelar dados pessoais, signo e outras preferências é muito perigosa.

 

“A divulgação de informações como peso, altura, localização, idade, cidade e afins podem servir para que empresas formem um perfil de consumo que vai influenciar no envio de anúncios indesejados ou até mesmo golpes de estelionatários”, alerta.

 

Empresas de qualquer segmento podem se apropriar dos dados e informações divulgados pelo usuário para criar anúncios indesejados e, com isso, lucrar com as informações particulares de quem está nas redes sociais apenas para se distrair ou se divertir.

 

Crimes virtuais

Ainda de acordo com o professor da UnP, os dados pessoais têm grande valor de mercado para as empresas, mas não apenas elas podem lucrar com a exposição nas redes sociais.

 

“Os crimes virtuais não são incomuns na atualidade. E com dados particulares divulgados com tanta facilidade, como hoje em dia, o usuário pode acabar colaborando para cair em algum golpe ou para ter seu nome envolvido em algo ilícito”, alerta o docente.

 

Limitar as informações compartilhadas, usar senhas de acesso consideradas fortes e ajustar as configurações de privacidade da rede social que será utilizada são medidas que, somadas à discrição no que é publicado, podem colaborar para proteger o usuário.

Grupo de Trabalho com entregadores gera melhora no tempo de atendimento de incidentes e no índice de pedidos concluídos

Dentre os resultados obtidos até agora, destaca-se a melhoria no tempo de resposta de questões como problemas com a moto ou mesmo agressões: 88% dos chamados foram concluídos em menos de 15 minutos

O Grupo de Trabalho com Entregadores, iniciativa do iFood que tem como objetivo exercitar a escuta ativa, mapear as principais oportunidades e dores enfrentadas por esses profissionais, além de desenvolver, em conjunto, soluções para esses desafios deve se estender até março de 2024 com mais quatro encontros presenciais na Sede do iFood, em Osasco – SP.

Nos encontros, foram trabalhadas questões como a revisão de casos de bloqueios de entregadores na plataforma e a melhoria do processo de cancelamento quando o cliente não é localizado para receber o pedido no tempo máximo estipulado pela plataforma (15 minutos), o que prejudicava as demais entregas e a rentabilidade de quem faz entregas. Neste caso, houve um reforço das mensagens enviadas aos clientes além da implementação de uma política de não reembolso nos casos em que o cliente não recebe o pedido. Com isso, houve crescimento de 34% de entregas concluídas e queda de 93% no reembolso de pedidos cancelados.

Em relação à revisão dos casos de bloqueios, após o GT, o iFood implementou um projeto piloto chamado 2ª Chance, que analisou caso a caso e definiu critérios para possíveis recadastramentos de entregadores que foram inativados da plataforma. Os entregadores elegíveis ao projeto foram indicados por participantes do GT e, por conta do resultado positivo, o projeto será expandido em 2024.

Dar mais agilidade ao atendimento de incidentes, como problemas com a moto ou agressões, foi outro ponto debatido no GT. Neste quesito, foram feitas melhorias tanto na operação de suporte de incidentes como um reforço na comunicação para esclarecer a maneira correta de reportar esse tipo de ocorrência. Como resultado, 88% de chamados concluídos em menos de 15 minutos, aumentando a eficácia no momento delicado em que o entregador precisa de apoio

Os entregadores também apontaram o processo de devolução de pedidos como um dos gargalos da operação que impactam negativamente na avaliação desses profissionais na plataforma. Para melhorar esse indicador, o iFood testou o uso de um código por parte dos estabelecimentos, o que facilita o registro e o controle dos retornos e garante que o score do entregador não seja afetado. O novo procedimento mostrou-se eficiente e, atualmente, mais de 200 mil estabelecimentos cadastrados na plataforma já estão com a nova metodologia habilitada.

“Temos convicção de que o diálogo próximo e aberto com os entregadores é fundamental para conseguirmos endereçar com eficiência melhorias em nossos processos e na própria plataforma, aperfeiçoando tanto o dia a dia dos entregadores quanto o serviço que prestamos. A co-criação de soluções é uma poderosa ferramenta  para aprimorar as funcionalidades da plataforma, dando mais agilidade, eficiência e, consequentemente, melhorando a experiência de quem entrega com o iFood”, afirma Tatiana Santos, diretora de Experiência do Entregador no iFood.

O Grupo de Trabalho com Entregadores faz parte de um conjunto de ações do iFood para valorizar a categoria e construir uma relação de proximidade, confiança e respeito com este público, dando voz a esses profissionais e co-criando melhorias. Desde 2021, o iFood realiza encontros presenciais e virtuais para ouvi-los e desenvolver, em conjunto, melhorias e soluções.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile.

Para mais informações sobre o iFood, suas novidades e a nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News.