Prefeitura promove Natal em Natal Inclusivo criando Área PCD na Arena das Dunas

Seguindo a determinação de inovar e inserir novos conceitos de inclusão aos eventos da cidade, a Prefeitura do Natal promove o Natal em Natal Inclusivo, criando a Área PCD nos shows musicais que acontecerão na Arena das Dunas dentro da  programação natalina. O espaço vai acolher as pessoas com deficiência, com direito a um acompanhante, a exemplo do que aconteceu na programação do São João deste ano e foi um sucesso.

 

A programação de shows do Natal em Natal na Arena das Dunas começa nesta quinta- feira (21) com as apresentações de Asé Delas, Cavaleiros do Forró e Sergynho Pimenta, e vai até o dia 30. Nesta quinta-feira também começam as inscrições para o acesso à “Área PCD”. As pessoas com deficiência interessadas devem realizar cadastramento via o Aplicativo Natal Digital – na aba Serviços, disponível para as plataformas iOS e Android, podendo ser baixado gratuitamente por qualquer usuário de smartphones.

 

“O Natal em Natal Inclusivo é uma iniciativa muito importante e só comprova que a gestão municipal vem buscando evoluir e alcançar o objetivo de disponibilizar e oferecer para a população grandes eventos de forma democrática e sem exclusão, por isso essa iniciativa de criar o espaço para PCDs, que foi tão aplaudida no São João, acontece agora na nossa programação natalina e, tenho certeza, será novamente sucesso”, disse o prefeito Álvaro Dias.

 

A secretária municipal de Planejamento (Sempla), Joanna Guerra, ressalta que criar um espaço exclusivo para acolher as pessoas com deficiência é um grande estímulo para que elas se integrem e interajam mais com a cidade. A Área PCD está localizada bem próxima ao palco, oferecendo conforto, respeito e dignidade a todos”, completou Joanna que comanda a secretaria responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Natal Digital.

 

A iniciativa teve apoio do vereador Tércio Tinôco. “É uma satisfação ver mais uma vez nosso pedido se concretizar, proporcionando mais oportunidades para pessoas com deficiência desfrutarem da cultura e lazer nesse período tão especial do ano, especialmente durante o aniversário da nossa cidade e a celebração do nascimento de Jesus Cristo”, afirmou o vereador.

 

A pessoa com deficiência que se enquadra na definição preconizada no artigo 2.º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) n.º 13.146, ao entrar no Natal Digital vai ter acesso a um formulário e terá que comprovar, através de laudo, carteira da SEL ou cartão de gratuidade da STTU, a sua condição de deficiência para poder validar a inscrição.

 

Na sequência, ela receberá a confirmação se conseguiu estar dentro do quantitativo do espaço equivalente a 10% do total, de acordo com a legislação vigente de acessibilidade. A inscrição deve ser realizada por dia, uma por CPF, e a pessoa com deficiência pode levar um acompanhante. Caso não chegue até o horário previsto de cada dia, os suplentes poderão acessar o espaço. O acesso à “Área PCD” será feito exclusivamente pelo portão P12, na Avenida Lima e Silva.

 

SHOWS NO ARENA DAS DUNAS DE QUINTA A SÁBADO

Quinta-feira, dia 21 de dezembro: Asé Delas (19h), Sergynho Pimenta (20h30) e

Cavaleiros do Forró (22h). Sexta-feira (22): Valéria Oliveira (19h), Circuito Musical

(20h30) e Alexandre Pires (22h). Sábado (23): Orquestra Greiosa (19h), Yrahn Barreto

(20h30), Marina Elali (22h30) e Saia Rodada (meia-noite). Segunda-feira (25):

Waldonys e Tanda Macedo (19h) e Padre Fábio de Melo (21h).  Quinta-feira (28):

Ribeira Boêmia (18h45), Banda Grafith (20h15) e Diogo Nogueira (22h). sexta-feira

(29): rosas na Cartola (19h), Juliana Linhares (20h30) e Alceu Valença (0h30). Sábado

(30): Mobydick (19h), Cida Lobo (20h30), Perfume de Gardênia (22h30) e Carlinhos

Brown (0h30).

Planta Natal participa de ações conjuntas da Prefeitura para distribuição de mudas nativas

Foto: Joana Lima/ Secom

Entre os vários projetos realizados pela Prefeitura, um deles destaca-se pelo cuidado com o meio ambiente e consciência ecológica e faz parte de vários eventos na cidade. O Planta Natal, que visa plantar 20 mil espécies vegetais nativas no município até o fim de 2024, tem participado de  ações conjuntas realizadas pelo município, como o Participa Natal nos Bairros – que promove serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, lazer, jurídica e assistencial. O projeto promove ainda o aumento da diversidade vegetal em espaços públicos e residenciais da cidade, garantindo uma melhor qualidade de vida à população.

Nesta quinta-feira (21), 180 mudas de árvores serão distribuídas no “Natal da Inclusão”, evento gratuito que faz parte dos festejos do Natal em Natal, por meio da SECULT/FUNCART e acontece no Bosque das Mangueiras a partir das 16h. Os exemplares de plantas serão distribuídos pelo papai noel e faz parte das ações para conscientizar sobre a diversidade, e o amor ao próximo sem discriminação e capacitismo – que é a estgmatização ou preconceito a pessoas com deficiência.

Para se tornar um tutor de uma muda existe um protocolo em que é preciso informar telefone para contato e endereço de plantio, a fim de garantir a manutenção e conservação da vegetação. A revisão de plantio verifica as condições corretas de cuidado com a espécie durante o cultivo, inspecionando a caixa de sustentação da planta, garajal e realizando podas de condução quando necessário, até que a planta já esteja madura o suficiente.

Além dos pontos de distribuição das mudas em eventos como o “Participa Natal” e o “Natal da Inclusão”, as novas calçadas acessíveis construídas pela Prefeitura de Natal também foram beneficiadas pelo projeto e estão recebendo exemplares de árvores, o que a longo prazo deve gerar melhoria climática nas vias da cidade.

O Planta Natal realiza o plantio das espécies Oiti, Craibeira, Tamboril, Aroeira Vermelha, Ipê amarelo, Ipê branco, Ipê roxo/rosa, Pau ferro, Mororó, Sapucaia, Jatobá, Cajueiro, Sabão de Soldado, Ubaia, Pata de Vaca, Urucum, Araticum, Murici da Praia, Mangabeira e Pitanga. Todas nativas dos biomas mata atlântica e caatinga.

Prefeitura abre seleção de apoio financeiro para Rei e Rainha do Carnaval

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setude), abriu seleção pública para apoio financeiro aos integrantes que irão compor o reinado de Momo e Rainha no Carnaval de Parnamirim 2024.

Podem participar pessoas físicas que tenham relação direta com o objeto do projeto a ser realizado. Os interessados poderão representar, no máximo, uma proposta de inscrição. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente através do endereço eletrônico www.parnamirim.rn.gov.br e seguem até o dia 19 de janeiro de 2024.

O passo a passo para a realização da inscrição, assim como toda a documentação necessária para a confirmação da mesmas estão disponíveis no edital no seguinte link.

Carnaval 2024: Prefeitura abre seleção de apoio financeiro para orquestras de frevo

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setude), abriu seleção pública de apoio financeiro para orquestras de frevo que irão compor a programação do Carnaval de Parnamirim 2024, que será realizado no período de 09 a 14 de fevereiro.

Poderão participar, pessoas jurídicas de Direito privado, de natureza cultural, devidamente constituída, com sede e foro nos respectivos estados do Brasil, podendo representar orquestras de frevo para, no máximo, 8 tocadas, por categoria.

As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente através do endereço eletrônico www.parnamirim.rn.gov.br, no período de 25 a 29 de dezembro de 2023.

O passo a passo para a realização da inscrição, assim como toda a documentação necessária para a confirmação da mesmas estão disponíveis no edital no seguinte link.

Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró celebra 80 anos de fundação 

Cerimônia foi marcada pela entrega do Mérito Jessé Freire, a maior outorga do Sistema Fecomércio RN 

 

Cerca de 300 pessoas, entre empresários e autoridades de todo o estado, participaram na noite da terça-feira (19), de evento em comemoração aos 80 anos de fundação do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas Mossoró). Além de apresentação dos resultados alcançados pelo Sistema Fecomércio RN em 2023, a cerimônia foi marcada pela entrega de uma série de homenagens.

 

A principal delas foi o Mérito Jessé Freire, que carrega o nome do único potiguar a ocupar a presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A entrega da comenda, que já é realizada há mais de 10 anos, reconhece empresários que foram destaque em seus segmentos e contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do estado.

 

Na edição deste ano, quem recebeu a homenagem foi o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz. Para ele, o mérito é uma amostra do compromisso de todos que fazem parte da entidade, e reforça o sucesso da parceria entre a Federação e o Sindilojas Mossoró.

 

“Sinto-me honrado em receber o Mérito Jessé Freire. Esta homenagem reflete o comprometimento de todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do comércio e estou orgulhoso por estar entre as personalidades já reconhecidas. Sigo comprometido em trabalhar, cada vez mais, para o nosso progresso coletivo”, destaca.

 

Oito décadas marcadas por conquistas e avanços

 

Para o presidente do Sindilojas Mossoró, Michelson Frota, entregar o mérito como parte das comemorações aos 80 anos do sindicato é uma oportunidade de relembrar as contribuições de Jessé Freire para o estado. Além disso, ele cita iniciativas e conquistas do Sindicato que contaram com o apoio decisivo da Fecomércio RN, outras entidades classistas e poder público.

 

“O Sindilojas Mossoró tem enxergado além de seu universo classista. Por isso, apresentamos série de propostas e sugestões ao poder público municipal, participamos de debates sobre as mais variadas questões em prol da coletividade e nos colocamos parceiros de propostas que possam se somar às aspirações da sociedade”, afirma.

 

Homenagens marcaram a noite de celebração 

 

Além do Mérito Jessé Freire, a cerimônia também contou com a entrega do Título de Cidadão Mossoroense ao presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, Itamar Manso Maciel. O empresário recebeu a homenagem concedida pela Câmara Municipal de Mossoró das mãos do presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e do presidente do Sindilojas Mossoró, Michelson Frota, e do presidente da Casa Legislativa, o vereador Lawrence Amorim.

 

Junto com o título, Itamar Manso também foi agraciado com uma obra em tela, assinada pelo artista mossoroense Carlos Careca. O presente é um agradecimento ao Sebrae RN pelo trabalho junto ao Sindilojas Mossoró.

 

Presente na cerimônia e também homenageado pelo Sindilojas, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, ressalta a importância do Sistema Fecomércio RN e do Sindicato para o desenvolvimento do município. “Tanto a Fecomércio, por meio do Senac e Sesc, quanto o Sindilojas são grandes parceiros da Prefeitura em diversas iniciativas que têm levado crescimento não apenas à atividade econômica mossoroense, mas também aos segmentos de capacitação, lazer, educação e saúde”.

Instituto Fecomércio RN apresenta resultados da pesquisa “Perfil dos Participantes do Carnatal 2023”

Apresentação é aberta aos profissionais de imprensa interessados
O Instituto Fecomércio RN (IFC) apresenta nesta quinta-feira (21), às 11h, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, os resultados da pesquisa “Perfil dos Participantes do Carnatal 2023”.
Na oportunidade, estarão presentes, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, juntamente com a diretoria da Federação, além dos empresários Fred Queiroz e Felinto Filho, diretores do Carnatal e da Clap Entretenimento.
Este é o segundo ano em que o levantamento é realizado, aferindo o perfil dos participantes e estimando o volume de negócios gerados durante a micareta na capital potiguar.
A apresentação é aberta também aos profissionais de imprensa interessados em conhecer os dados.
SERVIÇO
Perfil dos Participantes do Carnatal 2023
  • Data: 21 de dezembro de 2023
  • Horário: 11h
  • Local: Sede da Fecomércio RN (Av. Almirante Alexandrino de Alencar, 562, Alecrim – Natal/RN)

Um país multicultural precisa de um Plano Multicultural de Estado

 

*Leonardo Bruno da Silva

Avançamos! Inegavelmente avançamos! Saímos de uma era de destruição da cultura popular por um governo antinacional para um momento em que temos, ao menos, um Ministério da Cultura gerido por uma grande representante da cultura nacional. Diante do que vivemos, isso é um passo à frente.

Mas não podemos ficar restritos à prorrogação da Lei Paulo Gustavo ou ao apoio cultural super burocratizado da lei Rouanet. O Ministério da Cultura precisa, urgentemente, apresentar um projeto de Estado para a Cultura Nacional que contemple a diversidade que este país de tamanho continental tem. Quem sabe uma Jornada Multicultural Popular, que ocorra cada ano em um estado diferente com rodízio de regiões do país e que seja direcionada especificamente para pequenos produtores culturais. Pessoas de talento que reproduzem a diversidade cultural do país, mas que estão alijadas da máquina cultural privada porque não vendem, porque não têm milhões de seguidores nas redes sociais.

No Rio de Janeiro, por exemplo, há um grupo de escritores, cronistas, poetas e contistas do subúrbio que conta com talentos como Flavio Braga, Ivan Errante Costa, entre outros. Eles falam sobre a realidade cultural desta parte da cidade, que dificilmente veremos publicados por uma grande editora. Porque o público consumidor, em tese, é restrito àquela parte do Rio de Janeiro, onde as pessoas leem menos. O que remete a outra questão: o acesso aos bens culturais, mas isso deixamos para outro artigo.

Lembro-me do meu encantamento quando peguei pela primeira vez um livreto de cordel. Li a história de Lampião num piscar de olhos e, mesmo notando os erros ortográficos, fiquei maravilhado. Fui entender mais tarde que aqueles “erros” derivavam da forma de falar daquelas pessoas ou de como a métrica entrava no repente, e isso também faz parte da cultura. Meu pai, então, me presenteou com a antologia de Patativa do Assaré. Aquilo me fez conhecer um Brasil que eu não teria a chance de conhecer se não tivesse me deparado com aquele livreto impresso com carimbo de borracha feito a mão pelo próprio poeta, multiartista multicultural.

Por isso, Ministra Margareth Menezes, precisamos de um plano multicultural para o Brasil. Um plano que seja desburocratizado e permita aos artistas e produtores culturais mostrarem sua produção, sua arte, suas obras.

De um escritor/professor para uma multiartista: seja ousada, bata de porta em porta e consiga recursos, não podemos ser soterrados por uma produção cultural externa sem reagir. Precisamos falar de nós para nós mesmos.

*Leonardo Bruno da Silva é doutor e mestre em História Política. É professor de História da rede pública de ensino há 20 anos e também escritor; autor do livro “O coronel que queria matar o presidente”

Carro, ônibus ou avião? Acerte na escolha do transporte para a viagem de férias

 

Especialista do CEUB avalia custo-benefício, prós e contras de cada meio de transporte

A corrida para planejar as férias está a todo vapor. Entre tantas decisões a tomar, uma das mais comuns é escolher o meio de transporte com o melhor custo-benefício para a jornada: carro, ônibus ou avião? Pensando na expectativa do brasileiro em economizar no roteiro de férias, o especialista em Consultoria Empresarial, professor de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Max Bianchi Godoy, explica os prós e contras de cada estilo de viagem.
De acordo com o especialista, para acertar na escolha do meio de transporte, é preciso levar em conta a distância para o destino, o orçamento disponível para o período, o conforto desejado e as necessidades de cada viajante. “Fazer as reservas com a maior antecedência possível e avaliar a flexibilidade quanto às datas de ida e de retorno podem resultar em economias significativas, independentemente da escolha do transporte”, revela o professor.
Viagem com carro próprio
Se a opção escolhida para o deslocamento for carro próprio, Bianchi destaca que a escolha permite que ao viajante sair a qualquer momento, planejar paradas e desvios ao longo do caminho para conhecer novos lugares. Outra vantagem é a privacidade oferecida pelo veículo pessoal, especialmente valorizada por famílias com crianças ou por quem precisa transportar mais bagagens. Em viagens em grupo, a divisão dos custos entre os ocupantes pode resultar em opção mais econômica em comparação com outras alternativas de transporte.
Por outro lado, o especialista adverte que a viagem de carro pode trazer maior desgaste ao veículo e necessidades de manutenção: passeios de longas distâncias aumentam a deterioração com custos com combustível, pedágios e manutenção. Outro aspecto levantado por Max Bianchi é o cansaço do motorista ao dirigir por longas horas, que pode requerer a realização de paradas frequentes, o que tende a prolongar o tempo de viagem, além dos riscos inerentes ao trânsito, com a possibilidade de enfrentar tráfegos intensos e condições climáticas adversas.
Viagem de ônibus
A opção de ônibus pode apresentar bom custo-benefício, em especial para viagem de uma ou duas pessoas, sendo geralmente mais barata que as demais, principalmente se for para destinos mais populares. “Quanto à segurança, há a delegação da responsabilidade pela condução da viagem a um motorista profissional, o que costuma reduzir o estresse dos passageiros, dispensando ainda preocupações com estacionamento, combustíveis e pedágios”, destaca.
Por outro lado, o docente do CEUB relata que a viagem de ônibus fornece um limitado conforto devido ao espaço reduzido ocupado pela pessoa, além de requerer cuidados quanto aos objetos pessoais e bagagem. Ele lembra que os horários fixos precisam ser respeitados, seja na partida, paradas e na chegada. “As paradas são predeterminadas, podendo aumentar custos com lanches e alimentação, sobretudo em viagens mais longas”, completa.
Viagem de avião
Para destinos distantes, o avião economiza tempo, oferece conforto e é estatisticamente o meio de transporte mais seguro. No entanto, os custos são mais elevados, sobretudo na alta temporada ou nas compras de última hora. “Restrições de bagagem e necessidade de transporte adicional do aeroporto ao destino podem aumentar os gastos”. Max Bianchi ressalta as comodidades quanto ao entretenimento a bordo do avião, a facilidade de acesso à internet e a serviços de alimentação nos percursos.
No entanto, também tende a ser o meio de transporte mais caro, sobretudo para famílias com mais de duas pessoas, dependendo do destino e de quando é realizada a compra das passagens. “Quanto mais próximo da data da viagem se adquirirem as passagens, elas tendem a ser mais caras”, considera. O especialista alerta para as limitações das bagagens e restrições do peso, tamanho das malas e objetos a serem levados. “Também é preciso considerar a contratação de transportes de translado do aeroporto até o destino, o que encarece a viagem”.

Conheça duas iniciativas em São Paulo focadas no desenvolvimento de pessoas autistas

A Prefeitura de São Paulo (SP) tem previsão de inaugurar, em agosto de 2024, o primeiro Centro Municipal para pessoas autistas do Brasil. O espaço será localizado em Santana, na zona norte da capital paulista, ocupando uma área de 5.000 m².

O centro é concebido como um espaço de convivência que vai proporcionar atividades e formação de redes de apoio para pessoas autistas, seus familiares e a comunidade em geral. Além de ser um ambiente de socialização, o espaço incluirá um apartamento mobiliado, permitindo que os frequentadores pratiquem atividades diárias.

O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo. Segundo o psicólogo Filipe Colombini, CEO da Equipe AT, iniciativas como esta são muito importantes para a população autista. “Mais do que promover a autonomia e a independência de quem tem autismo, este centro é fundamental para reunir a comunidade autista e seus familiares, que poderão compartilhar suas experiências”, diz o especialista.

A notícia chega em ótima hora. De acordo com dados do CDC (Center of Diseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. São mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo.

“Com um grupo de pessoas sensíveis e treinadas para interagir com pessoas autistas, esse centro promete ser uma referência para a criação de outros espaços pensados para que este público possa desenvolver suas habilidades sociais e autonomia de forma segura e eficaz”, diz Colombini.

Esta não é a única iniciativa dedicada ao desenvolvimento de autistas em São Paulo. O QG do Rolê, projeto da Equipe AT, empresa focada em Acompanhamento Terapêutico e terapia fora do consultório, também promove encontros que visam fortalecer a autonomia e socialização destes indivíduos.

Como é de conhecimento geral, não existe apenas um tipo de autismo. O transtorno do espectro autista (TEA) inclui diversos subtipos e níveis de comprometimento. No entanto, a maioria deles estão relacionados com dificuldades de comunicação e interação social.

“No QG do Rolê formamos grupos de crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de socialização, que se reúnem e treinam em equipe suas habilidades em prol da autonomia”, explica Colombini. “Com esses grupos realizamos diversas atividades de lazer, indo a parques, restaurantes, exposições e até na balada, pensando sempre em promover de forma ativa a independência e a amizade entre os participantes, que traz importantes ganhos sociais”, conclui.

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

Nova diretoria eleita do América Futebol Clube toma posse nesta quarta

A nova diretoria eleita do América Futebol Clube assumirá oficialmente o comando do clube em uma cerimônia especial de posse. O evento acontecerá na sede social do clube, localizada na Av. Rodrigues Alves, 950, a partir das 19h, nesta quarta-feira (20).

A posse marca a oficialização do deputado Hermano Morais e do engenheiro Francisco Sobrinho, presidente e vice-presidente, eleitos pelo Conselho Deliberativo em uma votação realizada no dia 26 de outubro de 2023. “Fomos escolhidos democraticamente pelos membros do conselho e estamos prontos para conduzir o América Futebol Clube nos próximos dois anos, buscando conquistas e fortalecendo o papel do clube na comunidade esportiva”, destaca o presidente Hermano Morais.

Além da posse do presidente e do seu vice, a cerimônia também incluirá a homologação dos nomes indicados pela presidência para ocupar os diversos cargos da diretoria durante o próximo biênio. “A nova equipe está comprometida em trabalhar arduamente para promover o crescimento e a excelência em todas as áreas do clube”, aponta Sobrinho.

De acordo com o novo presidente eleito, a nova diretoria buscará a união de todos os americanos. “O objetivo principal do nosso trabalho será unir todos os segmentos em favor do fortalecimento da instituição. Vamos trabalhar por um América sempre forte e unido”, destaca Hermano Morais.

Serviço:
Data: 20/12
Horário: A partir das 19h
Local: Sede Social do América Futebol Clube, Av. Rodrigues Alves, 950