Prêmio Líderes do RN: DNA Center é a Empresa de Saúde do ano de 2023

 

O DNA Center é a Empresa de Saúde do ano de 2023 pelo Prêmio Líderes do Rio Grande do Norte. O anúncio aconteceu na noite desta sexta-feira (15), no Wish Natal, na Via Costeira. Esse é o terceiro ano consecutivo que o grupo é premiado.
O Prêmio Líderes é um marco na cena empresarial local, destacando o mérito e a inovação em setores que vão desde a indústria até o comércio e os serviços. A escolha dos premiados acontece com a participação ativa do público na seleção dos ganhadores.
Ao destacar os líderes que impulsionam o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, a premiação contribui para a valorização do empreendedorismo e da excelência nos negócios. A organização é do LIDE RN, que reúne lideranças empresariais.
Esse é o terceiro ano seguido que o DNA Center é premiado. Em 2021, o grupo foi escolhido como a Empresa do Ano na primeira edição do Prêmio Líderes do Rio Grande do Norte. Em 2022, foi a mais votada na categoria Inovação.
“Fechamos o ano com esse reconhecimento, que é muito importante para todos nós que fazemos o DNA Center. É uma conquista que chancela o nosso compromisso com o bem-estar e a saúde dos potiguares”, disse o sócio-diretor, Roberto Chaves.
“Completamos 23 anos em um novo patamar, como um Hub de saúde que agrega toda a família. Nesse tempo, conquistamos credibilidade e a confiança dos nossos clientes. Esse prêmio é também uma forma de agradecer aos nossos colaboradores e a todos aqueles que confiam no grupo DNA Center”, completou a sócia-diretora, Andrea Fernandes.
Mais reconhecimento
Em 2023, O DNA Center também recebeu o Prêmio Top Natal, como a marca de laboratório de Análises Clínicas mais lembrada pelos consumidores natalenses, com 30,5% das citações. Esse é o terceiro ano consecutivo que a empresa é agraciada com a premiação, que é promovida pelo Sistema Tribuna do Norte de Comunicação e o Instituto Consult.
O DNA Center ainda recebeu, este ano, a Comenda Ney Lopes Júnior. A homenagem da Câmara Municipal de Natal é destinada às pessoas, empresas e instituições com reconhecida defesa e/ou respeito aos Direitos do Consumidor e que são referência pela ética nas relações de consumo.

Refluxo gástrico pode causar perda dentária, alerta especialista

Segundo dados do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), o refluxo gastroesofágico acomete cerca de 25,2 milhões de brasileiros, o equivalente a 12% da população. O problema se caracteriza pelo retorno do conteúdo do estômago, seja alimento ou ácido clorídrico, para o esôfago, com frequência, sendo que estes elementos podem até mesmo chegar na garganta e na boca.

Em função da acidez ocasionada pelo refluxo gástrico e pelas ânsias, a superfície dos dentes começa a ser afetada, o que pode levar à erosão dentária. “Em geral, o pH oral se mantém entre 6.8 a 7.2. No entanto, quando o refluxo reduz o pH da saliva, tornando-a ácida, ocorre a desmineralização do esmalte dental, isto é, a deterioração gradual da estrutura dentária”, diz o Dr.Sérgio Lago, Mestre e Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System.

Ainda conforme explica o Dr. Lago, nestes casos ocorre um desequilíbrio na troca natural de sais minerais entre os dentes e a saliva. Como resultado, o esmalte dental perde minerais, levando a uma fragilidade crescente e contribuindo para que, ao longo do tempo, aconteçam perdas dentárias.

Por tudo isso, é preciso que haja um tratamento de abordagem multidisciplinar, a fim de prevenir a perda dos dentes em função do problema. “A sinergia entre Dentistas e médicos gastroenterologistas permite a coordenação de estratégias para aliviar os sintomas do refluxo, mas também para manter o equilíbrio do pH na boca, evitando desgastes nos dentes”, diz o especialista. “O objetivo é, acima de tudo, preservar a saúde bucal a longo prazo, oferecendo uma resposta completa e bem coordenada aos desafios que o refluxo traz”, conclui.

Problema instalado: o que fazer?

Quem precisa lidar com a perda dentária causada pelo refluxo deve saber que existem diversas opções de tratamento odontológico, desde restaurações até a instalação de implantes dentários em casos mais avançados. Por isso, é imprescindível que o Paciente agende uma consulta com o Dentista, que está capacitado a oferecer o melhor tratamento, dependendo de cada caso.

“E naquelas situações em que o desgaste é irreversível, a extração do dente, seguida da colocação de implantes dentários, se constitui em uma solução eficaz para restaurar função e estética dentárias”, destaca o cirurgião-dentista.

Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas.  A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais. A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo  felicidade, saúde e bem-estar. O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social. Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações. A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que  a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas,  Colaboradores, Parceiros e comunidades locais. A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Festas de final de ano: como participar das confraternizações sem comprometer a constância nos treinos durante o período

Potiguares revelam estratégias para aproveitar as celebrações de final de ano sem abrir mão dos treinos e garantir um equilíbrio entre diversão e cuidado com a saúde

 

As festas de final de ano são momentos de alegria, celebração e confraternização, mas para aqueles que se dedicam à rotina de treinos, a temporada festiva pode representar um desafio para manter a disciplina e o comprometimento com a saúde. No entanto, é possível conciliar as festividades com a prática de atividades físicas, garantindo um equilíbrio entre os excessos típicos dessas celebrações e o cuidado com o corpo.

De acordo com Victor Albuquerque, profissional de educação física na Bodytech Tirol, a abordagem ideal é manter o foco ao longo de todo o ano, visando minimizar os impactos durante o período de confraternização. “Muitas pessoas diminuem a intensidade no final do ano, e para otimizar os resultados, é crucial manter a regularidade, a frequência diária nos treinos, atividades aeróbicas e aderir a uma dieta consistente. No dia da confraternização, é benéfico manter a rotina, e comparecer à festa sem sentir culpa”, explica.

Assim, mesmo antes de mergulhar nas festividades, é fundamental elaborar um plano que inclua os compromissos de treino, estabelecendo horários e metas realistas, considerando a agenda de festas e compromissos sociais.

A social media Luísa Amaral, 36, é aluna da Bodytech Tirol e admite que o que a motiva a manter sua rotina de exercícios durante todo o ano é encará-la como uma parte agradável de seu dia, em vez de considerá-la uma obrigação ou algo desagradável.

“Eu amo cuidar de mim e do meu corpo porque é através desse cuidado que manterei minha saúde e bem-estar em dia. Ter essa consciência e maneira de pensar já é um grande passo para fazer do exercício algo maravilhoso. O ambiente da academia, onde tenho boas relações, também é um fator importante. Quando estou viajando, mas quero me exercitar, procuro alguma academia da rede Bodytech no local e caso não haja, opto por exercícios ao ar livre ou busco treinos simples na internet ou com educadores físicos”, aponta Luísa.

Para a Advogada Danusa Santos, de 42 anos, a estratégia é tirar proveito de todas as oportunidades para se exercitar, de modo a minimizar os impactos quando a ausência se tornar inevitável. “Além disso , acho interessante nesta época, aproveitar para incluir atividades físicas ao ar livre até mesmo na praia. Fica ainda mais atrativo com boas companhias como a do marido , familiares e amigos”, confessa.

Assim como Danusa sugere, envolver amigos e familiares nos planos de treino pode ser uma ótima estratégia. A companhia de pessoas queridas pode ser um estímulo adicional para manter a motivação e a consistência na prática de atividades físicas.

Ao adotar estratégias inteligentes e comprometimento, é possível iniciar o próximo ano não apenas com memórias de momentos felizes, mas também com o corpo e a mente fortalecidos, sendo plenamente possível desfrutar das festas de final de ano sem abrir mão dos hábitos saudáveis. O segredo está no equilíbrio e na consciência, garantindo que a celebração não se torne sinônimo de descuido com a saúde.

Maioria dos casos de câncer de pele pode ser curada se diagnosticada precocemente

MOBIUS LIFE SCIENCE

 

Usar protetor e evitar a exposição solar quando a incidência dos raios é mais forte, prestar atenção a manchas ou pintas diferentes na pele e realizar testes rápidos são formas de prevenir o câncer

Com cerca de 185 mil novos casos por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum e com maior incidência no Brasil, com 31,3% do total de casos, seguido pelo câncer de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Com a chegada do verão, o alerta aumenta sobre a importância de se proteger do sol, o qual é responsável pela grande maioria dos casos de câncer de pele. E é por isso que, durante o mês de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja, de prevenção ao câncer de pele. A utilização de filtro solar é um dos cuidados diários mais importantes para prevenir este tipo de câncer.

A Internacional Agency for Research on Cancer (IARC) da Organização Mundial da Saúde, a OMS, localizada em Lyon, na França, analisou a epidemiologia de todos os tipos de câncer e revelou que 95% dos casos de câncer de pele em adultos são diretamente causados pela exposição ao sol.

A Dra. Layla Comel, médica dermatologista, explica que, basicamente, há dois tipos de câncer de pele: o melanoma e não-melanoma (especialmente os carcinomas basocelular e espinocelular). O carcinoma basocelular é o mais comum de todos, porém o mais agressivo é o melanoma, um tumor que se origina a partir dos melanócitos, que são as células responsáveis por dar o pigmento e coloração à pele (melanina).

“A principal manifestação inicial do câncer de pele é o aparecimento de uma pinta escura, de bordas irregulares. Quando descoberto em seus estágios iniciais, o melanoma é quase sempre curável, mas se diagnosticado tardiamente, tende a se espalhar para outras partes do corpo, em um processo chamado de metástase”, explica a médica.

Em razão do desconhecimento da população sobre a doença e à evolução geralmente indolor dos casos, estudos indicam que o Brasil falha em diagnosticar cerca de 46% dos casos de melanoma precocemente, em estágios em que a doença ainda é curável a partir de cirurgias simples. Em casos mais graves, o câncer de pele pode evoluir e chegar a afetar, independente da cor da pele da pessoa, mucosas como a ocular, oral e até do trato digestivo e genital.

“O que é importante destacar, é que o câncer de pele, muitas vezes, não provoca sintomas. Mas qualquer lesão, nova ou antiga, que apresenta assimetrias, aumento de tamanho e mudança de cor deve ser avaliada pelo dermatologista, assim como feridas que nunca cicatrizam. O câncer de pele é provocado em sua maioria pela exposição solar crônica sem proteção e há fatores genéticos envolvidos também”, diz a dermatologista.

No caso do Sul do Brasil, também de acordo com o INCA, o problema tende a ser ainda mais prevalente, por conta da existência de uma população de pele mais clara, oriunda do processo de imigração europeia, e da exposição muito intensa à luz solar. No entanto, o cuidado com a pele que pessoas pretas precisam ter com o sol, é o mesmo.

“Muitos casos ocorrem por conta de questões genéticas e hereditárias, por isso, as recomendações são para todos”, diz ela, que também destaca que a principal forma de prevenção da doença é evitar a exposição solar, especialmente, depois das 10h e antes das 16h, e usar filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados. Apesar de o câncer de pele afetar mais os adultos, especialmente os de meia-idade e também os idosos, é crescente o número de casos registrados em pacientes mais jovens.

Testes, diagnóstico e tratamento

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico do câncer de pele, maiores são as chances de cura e maior a qualidade de vida dos pacientes. A oncologia molecular permite analisar as alterações genéticas presentes no tumor do paciente, o que possibilita direcionar o tratamento oncológico de forma personalizada e assertiva.

Com o objetivo de oferecer suporte para médicos e pessoas com câncer, a Mobius, empresa que desenvolve e comercializa produtos destinados ao segmento de medicina diagnóstica, distribui no Brasil a Linha EasyPGX®, uma solução completa de diagnóstico baseado em PCR em tempo real, com o portfólio mais abrangente de ensaios para oncologia molecular.

O portfólio da linha foi desenvolvido para que os exames sejam realizados de maneira prática e adequada para diversos ambientes laboratoriais, assegurando rapidez e alto desempenho com fácil manuseio. A Linha EasyPGX® proporciona alta especificidade e é fundamental para apoiar médicos em tomadas de decisões sobre a melhor conduta clínica para os pacientes.

Os ensaios EasyPGX® contém os principais biomarcadores de rotina clinicamente relevantes para os tumores sólidos mais comuns. Dentre eles, é possível destacar o gene BRAF. Pacientes com melanoma e que possuem mutações tumorais neste gene, podem iniciar tratamento com drogas-alvo aprovadas pela ANVISA.

“No caso de o diagnóstico dos testes ser positivo para o câncer de pele, o paciente pode fazer a retirada da lesão com um procedimento cirúrgico. Alguns casos podem necessitar de radioterapia, mas esta definição vai depender do tipo de câncer, da localização dele e se ele está em estágio inicial ou não. Quanto mais tempo levar entre o surgimento da lesão e o diagnóstico pelo médico, mais complexa será a cirurgia para remoção do tumor”, conclui Layla Comel.

Sobre a Mobius

A Mobius faz parte de um grupo sólido de empresas com mais de 25 anos de atuação e grande expertise no mercado. Desenvolve, produz e comercializa produtos destinados ao segmento de medicina diagnóstica, fornecendo kits para o Diagnóstico Molecular in vitro de doenças infecciosas, oncologia e genética e sorologia, tornando o diagnóstico cada vez mais rápido e preciso.

Amor, sexo ou dinheiro: o que é mais importante?

 

A capacidade de dispor de um bom poder aquisitivo pode auxiliar na construção de laços duradouros, é o que indica pesquisa em site de relacionamento

Dentro de um relacionamento há diversos fatores que merecem atenção e prioridade. Nem só de intimidade emocional, amor, e sexo se sustenta uma relação. Embora o amor e o sexo sejam aspectos fundamentais na vida de qualquer pessoa, a importância do dinheiro não pode ser deixada de lado.

Isso é principalmente o que indica um levantamento do site de relacionamentos MeuPatrocínio.com, que realizou uma pesquisa com os seus usuários, onde 33% disseram que intimidade emocional é mais importante que o sexo, mas 47% afirmaram que a estabilidade financeira em uma relação é mais importante que a intimidade emocional e 81% de que o dinheiro é mais importante que o sexo. Ou seja, é inegável que o dinheiro pode delegar um papel crucial, senão o mais importante em uma relação.

Além disso, os participantes da pesquisa mostraram uma maior preocupação com a saúde mental e também em encontrar segurança e compreensão. Mas concordaram que o dinheiro leva a uma saúde mental estável e dá segurança. Dinheiro seria então a solução de todos os problemas?

Em uma realidade onde as demandas financeiras são constantes, o dinheiro muitas vezes se torna um fator determinante para a estabilidade e qualidade de vida. Nos últimos anos, o Brasil registrou uma alta em 16,8% em números de divórcios, a maioria deles, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por conta de problemas financeiros.

A capacidade de dispor de um bom poder aquisitivo pode auxiliar na construção de laços duradouros, é o que explica o especialista em relacionamentos do MeuPatrocínio, Caio Bittencourt. “Não podemos romantizar a falta de dinheiro em nenhum segmento. Na vida a dois isso se torna um fator ainda mais significativo, especialmente quando falamos de mulheres que se veem sem perspectiva de futuro por não terem um parceiro que as auxiliem, por isso acabam procurando homens bem sucedidos para ser o provedor financeiro da relação, o famoso Sugar Daddy”, afirmou.

“O dinheiro proporciona segurança, acesso às necessidades básicas, oportunidades de crescimento e realizações de desejos pessoais e profissionais. Enquanto o amor e o sexo oferecem satisfação emocional, o dinheiro desempenha um papel prático e objetivo, atendendo o que também é fundamental para qualquer pessoa. Por isso, é importante estar com alguém que se tenha uma boa conexão, mas não deixar de considerar que os problemas financeiros podem surgir no futuro se não houver atenção, e que com dinheiro, tudo fica mais fácil, inclusive o amor”, concluiu Caio.

Palácio dos Esportes Djalma Maranhão completa 60 anos nesta quarta-feira (27)

Foto: SEL

Há 60 anos o endereço do esporte de Natal, o Palácio dos Esportes, comemora mais um ano de história com programação especial para a data. A celebração do aniversário será realizada nesta quarta-feira (27), às 10h com a presença de esportistas que marcaram época no ginásio.

Inaugurado no dia 27 de dezembro de 1963 pelo então prefeito Djalma Maranhão, o Palácio dos Esportes virou ao longo das décadas um marco para o desporto natalense. Atualmente, além de sediar eventos de diversas modalidades, também é a sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Memorial do Esporte de Natal.

A cerimônia vai contar com o lançamento do livro “Memórias do Palácio dos Esportes Djalma Maranhão”, uma coletânea de depoimentos de personalidades ligadas ao ginásio. O livro contou com a organização do professor Jamilson Martins, Roberto Cabral e de Kolberg Luna. Além do lançamento, haverá uma exposição fotográfica dos 100 anos de Djalma Maranhão e um mural de fotos com importantes desportistas locais.

Outro momento muito especial, será a afixação do busto de Djalma Maranhão e da placa alusiva ao primeiro gol marcado no Palácio dos Esportes. O autor do gol foi Tales, ex-jogador de futsal do América -RN, em 1963. Na ocasião, o alvirrubro venceu o Flamengo -RJ por 5 a 1. Completaram o torneio de inauguração o ABC- RN e o América-RJ.

Fiscalização da Semurb celebra 21 anos atuando para o bem-estar da população de Natal

Foto: Divulgação/Semurb

O crescimento acelerado de Natal, acompanhado por um aumento nas infrações urbanísticas e ambientais, têm encontrado uma forte aliada nos últimos 21 anos: a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Hoje, 26 de dezembro, data que foi criada a fiscalização do órgão, se celebra duas décadas de dedicação contínua para identificar, combater e educar a população sobre práticas que impactam negativamente o desenvolvimento sustentável da cidade.

Desde construções irregulares até ligações clandestinas de esgoto, a fiscalização da Semurb tem enfrentado desafios significativos para garantir a segurança, ordem e preservação ambiental na capital potiguar. Entre as principais infrações urbanísticas estão as construções ilegais em áreas de proteção ambiental, ocupações indevidas de calçadas e áreas públicas e a falta de licenciamento adequado para obras.

Um dos grandes desafios tem sido a ocupação irregular de calçadas, que compromete a mobilidade e segurança dos habitantes. A Semurb, em resposta a essas situações, tem intensificado esforços, aplicando multas, embargando obras e até realizando demolições em casos mais graves.

A Semurb também desempenha papel fundamental na preservação ambiental, combatendo infrações que comprometem os recursos naturais da região. O secretário da pasta, Thiago Mesquita, destaca que o trabalho é crucial para equilibrar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação do meio ambiente. No último ano, a Semurb identificou que as infrações ambientais mais comuns em Natal incluem o lançamento irregular de efluentes, terrenos em descaso e poluição sonora e atmosférica. Estes casos representam cerca de 40% das infrações registadas.

Segundo o supervisor geral de fiscalização ambiental, Leonardo Almeida: “antes a fiscalização não era realizada por um quadro de fiscais, mas por funcionários do corpo administrativo, o processo de construção dessa fiscalização foi muito importante, pois nossas vistorias atuam em duas frentes: a ambiental e urbanística, dessa forma é uma gama bem diversificada de infrações que a Semurb tem obrigação de verificar, notificar e autuar. Não há dúvidas que essa data celebra o nosso êxito na construção desta que é efetiva para o mantimento do bem-estar da população em Natal ”, comenta.

“Em janeiro vamos iniciar a missão do processo de regularização de áreas públicas, visando trazer segurança jurídica para quem ocupa esses espaços e para o município. Essa ação terá reflexo direto na organização da cidade e na arrecadação. As áreas incluem espaços da orla até os passeios e será mais uma demanda abarcada pela Semurb”, adiciona Almeida.

A colaboração entre governo, sociedade civil e comunidade é essencial para encontrar soluções efetivas e preservar o patrimônio natural e arquitetônico da cidade. Além das medidas governamentais, é fundamental a população se conscientizar sobre a importância de respeitar as normas urbanísticas e ambientais.

Criação da Fiscalização

A Lei Municipal nº 5.434/02, sancionada em 26 de dezembro de 2002, institui o Quadro de Técnicos Fiscais e Auxiliares Fiscais Urbanísticos e Ambientais na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A legislação cria a carreira de Fiscalização Ambiental e Urbanística, estabelecendo cargos efetivos de Técnico Fiscal Urbanístico, Técnico Fiscal Ambiental, Auxiliar Fiscal Urbanístico e Auxiliar Fiscal Ambiental. O provimento desses cargos é regulamentado por concurso público de provas e títulos, com requisitos específicos de formação profissional para cada cargo. O texto enumera as competências de cada cargo, desde a observação e fiscalização da legislação vigente até a emissão de pareceres e autuação de infrações.

Nesta data não celebramos apenas a dedicação de 21 anos de criação da Fiscalização da Semurb no combate às infrações ambientais e urbanísticas, mas também reforçamos a importância contínua de todos na construção de uma cidade mais ordenada, sustentável e harmoniosa para todos. A preservação do nosso planeta é um compromisso de longo prazo que requer a união de esforços de toda a comunidade civil.

Dessa forma, a população também desempenha um papel crucial no combate às infrações ambientais, podendo denunciar anonimamente à Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829 ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.

SEMMUD promove Campanha Dignidade por Elas

Foto: Juliana Grace

A Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMMUD) promoveu nesta sexta-feira (22), no Centro de Detenção Provisória Feminino, a Campanha Dignidade por elas, alusiva ao Dia Nacional dos Direitos Humanos, comemorado oficialmente em 10 de dezembro.

 

O evento contou com a parceria das secretarias de Assistência Social (SEMAS) e de Saúde (SESAD) e teve o objetivo de levar mais dignidade às detentas através da entrega de 100 kits de higiene pessoal, além de toalhas, sandálias, distribuição de lanches aula de dança do Projeto Se Cuida Parnamirim e momento religioso com músicas gospel.

 

Na ocasião, estavam presentes a secretária da SEMMUD, Maria Laide Leão, a secretária adjunta da SEMAS, Marta Lopes, a vice-diretora do Centro de Detenção, Rosilene Ribeiro e equipe técnica das secretarias municipais.

Prefeitura inaugura Centro de Cardiologia

Foto: Ana Amaral

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Saúde (SESAD), inaugurou nesta sexta-feira (22) o Centro Clínico de Cardiologia, localizado no Complexo da UBS Suzete Cavalcanti, em Nova Parnamirim. O Centro Clínico tem capacidade para realizar cerca 600 consultas médicas e 400 eletrocardiogramas durante a consulta, além de ecocardiograma, holter e teste ergométrico.

 

Na ocasião, o prefeito Rosano Taveira, acompanhado da primeira-dama Alda Lêda Taveira e do chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, falou da satisfação de entregar um serviço de saúde tão importante à população e agradeceu a participação da Câmara dos Vereadores que contribuiu com cerca de 70% dos equipamentos cardiológicos.

 

Na ocasião, também estavam presentes a secretária de saúde, Luciana Guimarães; os secretários adjuntos de saúde, Elizabeth Carrasco e Carlos Aurélio; a vice-prefeita Kátia Pires; o deputado estadual Taveira Júnior. Também participaram o presidente da Câmara dos Vereadores, Wolney França, secretários municipais, vereadores entre outras autoridades e profissionais de saúde.

 

A equipe técnica da unidade conta com 15 funcionários, quatro médicos cardiologistas e está informatizada com uso de prontuário eletrônico e sistema de chamada eletrônica.