50 anos do Conplam será celebrado nesta terça-feira (12) em solenidade no Parque da Cidade

Crédito: Carla Belke
50 anos do Conplam será celebrado nesta terça-feira (12) em solenidade no Parque da Cidade

Em comemoração aos 50 anos de existência do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Conplam), uma solenidade celebra o aniversário deste importante colegiado da cidade. O evento que vai reunir ex-presidentes, ex-secretários executivos e atuais conselheiros será no auditório do Parque da Cidade, a partir das 15h30.

O encontro será uma oportunidade para reconhecer e valorizar a trajetória do conselho ao longo das décadas. Após a solenidade, um coquetel aguarda os convidados, embalado pela música da cantora e compositora potiguar, Nara Costa.

Ao longo dos seus 50 anos, o Conplam desempenhou papel fundamental no direcionamento do crescimento da cidade, estabelecendo diretrizes para ordenação territorial, zoneamento adequado e promoção de políticas urbanas sustentáveis.

“Além de celebrar as conquistas, a ocasião servirá como momento de reflexão sobre os desafios futuros e as oportunidades para continuar a desenvolver uma cidade referência em planejamento urbano e qualidade de vida”, destaca Thiago Mesquita, atual presidente do colegiado e titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Criado em 20 de dezembro de 1974, o Conplam é composto por representantes do poder público, sociedade civil e setor privado. Funciona como fórum de diálogo e decisão para questões urbanísticas, buscando conciliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida.

O colegiado, estabelecido pelo Decreto 1.335 de 06 de setembro de 1973, está vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e desempenha papel crucial no controle social do planejamento urbano, meio ambiente e recursos públicos.

As instituições que compõem o colegiado incluem a Câmara de Vereadores, FIERN, Instituto Histórico e Geográfico do RN, Fecomércio, Sindecon, UFRN, Marinha, Exército, Aeronáutica, Governo do Estado, Sindicato dos Sociólogos, OAB-RN, IAB-RN, Agern e Clube de Engenharia