Ao todo, 12 operadoras de saúde integram a lista nacional, somente duas são do Nordeste, sendo a Unimed Natal a única do RN
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a lista dos projetos selecionados por meio do segundo edital do Programa de Modelos de Remuneração Baseados em Valor. Entre as 12 operadoras do segmento médico-hospitalares, a Unimed Natal figura a seleta lista na categoria Internações, em reconhecimento ao sistema DRG Brasil, que foi implementado há cerca de dois anos no Hospital da Unimed e está em processo de implementação em outros hospitais da rede credenciada.
O programa da ANS tem como objetivo estimular a adoção de modelos inovadores que priorizem a melhoria da atenção à saúde. A próxima etapa do programa contempla o monitoramento e apoio técnico a partir de visitas às operadoras selecionadas e prestadores, reuniões e seminários para troca de experiências, com a participação de especialistas no tema.
“O DRG foi implementado no Hospital da Unimed com objetivos muito claros de otimizar o processo de internações no HU, a partir de um programa que favorece a classificação e cuidados com o paciente, em um modelo de gestão que garante a sustentabilidade financeira da operadora e beneficiários. É uma imensa satisfação e orgulho receber esse reconhecimento pois ele indica que estamos no caminho certo no que diz respeito a investir em melhorias no serviço que entregamos”, explica a gerente de qualidade e projetos da Unimed Natal, Isabela Durso.
Com esse reconhecimento nacional, a Unimed Natal eleva as expectativas para a classificação no IDDS 2023 – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – um instrumento que permite a avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde, por meio de um conjunto de indicadores. O Próximo IDDS está previsto para divulgação no início do próximo ano.
Sobre o DRG Brasil
O Sistema DRG Brasil é uma metodologia que une a expertise da equipe multiprofissional e a Inteligência Artificial, por meio de um software, para fornecer dados e informações objetivas que irão nortear e auxiliar na tomada de decisão sobre as internações dos pacientes. O programa auxilia na qualidade assistencial, indicando dados como: classificação de grupos de pacientes, quantidade correta de dias de internação, prevenção a riscos de eventos adversos no período de internação, controle de desperdícios, entre outros. |