Festas de final de ano: como participar das confraternizações sem comprometer a constância nos treinos durante o período

Potiguares revelam estratégias para aproveitar as celebrações de final de ano sem abrir mão dos treinos e garantir um equilíbrio entre diversão e cuidado com a saúde

 

As festas de final de ano são momentos de alegria, celebração e confraternização, mas para aqueles que se dedicam à rotina de treinos, a temporada festiva pode representar um desafio para manter a disciplina e o comprometimento com a saúde. No entanto, é possível conciliar as festividades com a prática de atividades físicas, garantindo um equilíbrio entre os excessos típicos dessas celebrações e o cuidado com o corpo.

De acordo com Victor Albuquerque, profissional de educação física na Bodytech Tirol, a abordagem ideal é manter o foco ao longo de todo o ano, visando minimizar os impactos durante o período de confraternização. “Muitas pessoas diminuem a intensidade no final do ano, e para otimizar os resultados, é crucial manter a regularidade, a frequência diária nos treinos, atividades aeróbicas e aderir a uma dieta consistente. No dia da confraternização, é benéfico manter a rotina, e comparecer à festa sem sentir culpa”, explica.

Assim, mesmo antes de mergulhar nas festividades, é fundamental elaborar um plano que inclua os compromissos de treino, estabelecendo horários e metas realistas, considerando a agenda de festas e compromissos sociais.

A social media Luísa Amaral, 36, é aluna da Bodytech Tirol e admite que o que a motiva a manter sua rotina de exercícios durante todo o ano é encará-la como uma parte agradável de seu dia, em vez de considerá-la uma obrigação ou algo desagradável.

“Eu amo cuidar de mim e do meu corpo porque é através desse cuidado que manterei minha saúde e bem-estar em dia. Ter essa consciência e maneira de pensar já é um grande passo para fazer do exercício algo maravilhoso. O ambiente da academia, onde tenho boas relações, também é um fator importante. Quando estou viajando, mas quero me exercitar, procuro alguma academia da rede Bodytech no local e caso não haja, opto por exercícios ao ar livre ou busco treinos simples na internet ou com educadores físicos”, aponta Luísa.

Para a Advogada Danusa Santos, de 42 anos, a estratégia é tirar proveito de todas as oportunidades para se exercitar, de modo a minimizar os impactos quando a ausência se tornar inevitável. “Além disso , acho interessante nesta época, aproveitar para incluir atividades físicas ao ar livre até mesmo na praia. Fica ainda mais atrativo com boas companhias como a do marido , familiares e amigos”, confessa.

Assim como Danusa sugere, envolver amigos e familiares nos planos de treino pode ser uma ótima estratégia. A companhia de pessoas queridas pode ser um estímulo adicional para manter a motivação e a consistência na prática de atividades físicas.

Ao adotar estratégias inteligentes e comprometimento, é possível iniciar o próximo ano não apenas com memórias de momentos felizes, mas também com o corpo e a mente fortalecidos, sendo plenamente possível desfrutar das festas de final de ano sem abrir mão dos hábitos saudáveis. O segredo está no equilíbrio e na consciência, garantindo que a celebração não se torne sinônimo de descuido com a saúde.