O jornalista e escritor Franklin Jorge receberá na Assembleia Legislativa do RN a “Medalha do Mérito Literário” por sua contribuição à cultura do RN. A proposição da honraria foi do deputado José Dias e a solenidade será no dia 12/12 às 14h.
FRANKLIN JORGE
[Ceará-Mirim, 1952-]
Escritor e Jornalista. Autodidata.
Já recebeu o Prêmio de Literatura Luís da Câmara Cascudo, concedido pela Prefeitura Municipal de
Natal em 1998, ano do Centenário do autor de Civilização e Cultura, por seu livro Ficções Fricções Africções; Introdutor do conceito de New Journalism na Imprensa do Rio Grande do Norte, deixou
sua marca nos principais jornais de nossa terra, como a Tribuna do Norte, onde começou suas atividades jornalísticas e, por último, de O Novo Jornal;
Criador da Oficina de Gravura Rossini Quintas Perez, em 1979, já extinta; da Pinacoteca do Estado em 1983, marcando assim sua passagem pela Chefia do Núcleo de Criatividade da Fundação José Augusto, entre os anos de 1979-1985; e do DN Revista, encarte semanal do Diário de Natal, considerada, no gênero, a melhor publicação do Jornalismo Potiguar.
Franklin Jorge criou e coordenou, no Solar Bela Vista; Doador do Acervo Fundador da Pinacoteca, para valorizar os artistas, o fez em nome dos próprios artistas, segundo consta de Documento assinado pelo então Presidente da Fundação José Augusto, ex-deputado Valério Mesquita.
O escritor e jornalista também foi o fundador da revista digital Navegos, prestes a fechar em 500 mil leitores.
Autor de 50 livros inéditos, dentro nos quais, Gente de Ouro em 5 volumes contendo suas conversas com o Povo Potiguar; ensaios Mínimos; Pentimento; Palimpsestos; A Idade dos Nomes; Assu, Mitologia e Vivências; Red Dunnes; Lua Elétrica; Shakespeare de Bolso; Monteigne Portátil.
Publicou:
Impróprio Para Menores de 18 Amores, em parceria com Leila Míccolis; Edições Limiar,
1976; Isso É Que É, Edições Clima, 1980; Poemas Diabólicos, Ministério da Educação e Cultura/Fundação José Augusto, 1982.