Primeira iniciativa do Brasil a sugerir um conjunto de medidas para que a expansão das energias renováveis no Nordeste resulte em menos impactos socioambientais negativos, o documento Salvaguardas Socioambientais para Energia Renovável será lançado nesta quarta-feira (31/01), em evento online, com transmissão a partir das 10h.
Feito por representantes de comunidades atingidas no Nordeste e com participação de especialistas, o documento traz mais de cem recomendações para os setores público e privado promoverem uma transição energética justa e inclusiva, reduzindo os problemas causados pelas centrais de energia eólica e solar nas pessoas e no meio ambiente.
A apresentação do documento será feita por representantes das comunidades afetadas e de instituições que apoiaram a elaboração da lista de salvaguardas. Alguns dos confirmados: até o momento: Dorinha Nonato (Quilombo Serra dos Rafaéis – Piauí), Silvana Canário (Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá) e Norberto Altamirano Zarate (Universidade Autônoma Comunal de Oaxaca – México), com mediação de Cristina Amorim (Plano Nordeste Potência).
ATENÇÃO:
-
Durante a transmissão online será permitida a realização de perguntas.
-
Para as Redações de TV que solicitarem, serão disponibilizadas imagens
O quê: Lançamento da publicação Salvaguardas Socioambientais para Energia Renovável Quando: 31/01/2024, quarta-feira
Horário: 10h às 12h
Formulário para inscrição: https://forms.gle/NqHxYhaKyP6z7JCz9Link do Zoom: será compartilhado para inscritos
Sumário para jornalistas:
https://docs.google.com/document/d/1pblchsQOpigxeEWGomivhzsyWmbGlEbF8G0kOvQR-Uw/edit
Mais informações para a imprensa: Verônica Falcão (81) 99975-2722 e Marcela Balbino (81) 99481-7347 / Plano Nordeste Potência