Jurista do CEUB explica que medida de ressocialização é um direito de quem cumpre regime semiaberto e preenche requisitos. PL prevê a extinção do benefício
Jurista do CEUB explica que medida de ressocialização é um direito de quem cumpre regime semiaberto e preenche requisitos. PL prevê a extinção do benefício
A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Habitação, iniciou nesta terça-feira (30), o processo de regularização fundiária na Comunidade Residencial Sena, no Conjunto Pirangi, Zona Sul da capital. A iniciativa conta com emenda parlamentar da vereadora Ana Paula Araújo.
O processo de regularização foi viabilizado pela emenda parlamentar da vereadora Ana Paula, permitindo beneficiar 150 famílias da comunidade, com o título de propriedade, fornecido pela prefeitura. “Foi uma grande vitória dos moradores legitimando a posse consolidada há 30 anos através de nossa assessoria jurídica”, comemora Ana Paula.
A realização do sonho dos moradores teve início, através de emenda parlamentar, com a atuação da Prefeitura de Natal, para a regularização fundiária de 150 lotes do Residencial Sena.
A regularização fundiária transcende a simples legalização de terras ou áreas urbanas. Ela representa um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, onde a dignidade da pessoa humana é promovida, a segurança jurídica é garantida e o direito à propriedade é respeitado.
Em Natal, duas instituições de ensino são exemplos na adoção de tecnologia no dia a dia
Quase toda empresa lidou ou ainda vai enfrentar mudanças com o avanço das tecnologias que surgem de forma crescente e rápida. Com as escolas não têm sido diferente, uma vez que instrumentos tecnológicos já estão sendo incorporados no cotidiano de seus diversos setores, para agregar agilidade na solução de problemas.
Na era do digital, a Lápis de Cor, Open School Amo Medicina Colégio e Curso e o FaçaEdu, todas situadas em Natal, já vivenciam as facilidades de incorporar sistemas como o que é oferecido pela Faceponto, startup potiguar que é especializada em soluções para gestão de recursos humanos em todas as suas etapas, com o propósito de aprimorar a administração do registro de ponto dos funcionários e simplificar o acompanhamento das horas trabalhadas, além de otimizar o processo de solicitações, como registro de faltas e férias.
Segundo a gestora de Marketing da Amo Medicina, Gabrielle Darfiny Andrade de Souza, a decisão de incorporar as soluções do Faceponto foi motivada pelo emprego de tecnologias inovadoras. ”Sentíamos a necessidade de melhorar a eficiência operacional e oferecer maior comodidade aos colaboradores. O aplicativo disponibilizado é bem intuitivo, fácil de utilizar e tem ajudado no acompanhamento das atividades”, explica.
Atualmente, a Faceponto tem em torno de 70 escolas cadastradas e utilizando suas soluções em tecnologia. Desse número, 60% das instituições estão distribuídas pelo nordeste e as demais pelas outras regiões do Brasil, com maior concentração no sul e sudeste.
Com o uso de tecnologias que se ajustam à realidade de uma escola, também é possível atender demandas muito específicas do segmento. “Com as características muito próprias da rotina escolar e dos professores, utilizar um software como o da Faceponto nos ajuda a gerir de forma mais simples as escalas e o controle de horas extras”, lembra Gabrielle.
De acordo com o diretor da FaçaEdu, Carlos Henrique Soares Cabral, aderir a qualquer tecnologia no ambiente escolar é uma decisão que precisa levar em consideração o fator praticidade. “Por se tratar de um programa que pode ser utilizado no aparelho celular do colaborador, tornou-se muito prático e rápido o registro diário dos funcionários, fazendo com que não ganhemos tempo no preenchimento do ponto e sem correr riscos de erros na hora de registrar a presença”, destaca o diretor.
Faceponto Uma startup potiguar especializada em gerenciamento inteligente de recursos humanos end-to-end, ou seja, o software da empresa automatiza do controle de ponto até a entrega das informações à folha de pagamento, o que oferece celeridade e resolutividade ao setor de Recursos Humanos de uma empresa. Com alcance de 1.500 empresas atendidas, em 2023 a startup registrou a marca de 110% em crescimento, o que a fez alcançar um faturamento acima de R$2,5 milhões. Atualmente, a Faceponto atende clientes em 17 estados brasileiros, que juntas somam 60 mil trabalhadores utilizando as soluções oferecidas pela startup.
Evento trouxe a curadoria de Fred Alecrim e Caio Camargo apresentando as novidades da maior feira de varejo do mundo
Cerca de 300 pessoas, entre empresários e interessados, conheceram na noite da quarta-feira (31), no Holiday Inn, as principais novidades do varejo mundial para este ano. O Pós NRF 2024 – evento realizado pela Fecomércio RN e LIDE – apresentou à grande plateia atenta uma amostra do que houve de melhor e mais relevante entre 13 e 16 de janeiro, em Nova York, durante a convenção anual do National Retail Foundation, instituição que representa os varejistas dos Estados Unidos.
A NRF é considerada o maior encontro do mundo da área e coube aos especialistas Caio Camargo e Fred Alecrim trazerem o resumo de suas principais impressões sobre o evento. Juntos, eles levaram uma curadoria única e personalizada para o público.
Arquiteto, consultor, escritor e co-host do Varejocast, Camargo abriu a noite de palestras destacando um pouco das novidades da tecnologia no comércio apresentadas nos EUA. Seu principal foco foram as inovações da Inteligência Artificial (IA), porém, com um alerta: “a IA não é a grande novidade, mas a IA generativa”.
Ele lembra que este recurso tecnológico já existe há muitas décadas e que o diferencial está justamente no ser humano. “A IA certamente já ajuda os empresários e suas empresas a realizarem muitas tarefas com mais economia e produtividade. Porém, a sensibilidade humana ao dar feedbacks e revisar o que está sendo entregue ainda é necessária para garantir o sucesso nas vendas”, afirma.
Reconhecendo a importância inegável da tecnologia, por sua vez, Fred Alecrim trouxe um convite a fazer bem o básico. O empresário, palestrante e fundador da UAUgoMais apresentou vários exemplos práticos de iniciativas divididas entre tendências, pendências e urgências.
Fred destaca temas como proximidade com a comunidade, sustentabilidade e experiência do cliente. “Existem coisas práticas que podem ser implementadas hoje e que rendem resultados imediatos no negócio”.
Parceria
Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, momentos como este são fundamentais para atualizar e apresentar novos conceitos aos varejistas. “Nós pegamos as principais nuances e tendências do varejo e trouxemos hoje aqui. Estamos apresentando essas informações atualizadas que, certamente, farão a diferença para os nossos empresários”, declara.
A parceria com a Fecomércio tem rendido muitos frutos para os empresários como destaca o presidente do Grupo de Líderes Empresarias (LIDE RN). “É uma oportunidade única para que as empresas do varejo local possam conhecer, o que vem dando certo, e o que não. E nada como o olhar de especialistas como Fred e Caio para trazer o conteúdo mastigado com suas impressões para nós”.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado neste domingo (4). Uma das principais causas de morte no Brasil, a doença deverá ter 11.460 novos diagnósticos em 2024 no Rio Grande do Norte, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A Liga Contra o Câncer recebe a maior parte dos pacientes do estado e conta com equipe e estrutura que atendem todo o tratamento, da triagem até a alta total.
Para ser atendido pela Liga, o paciente deverá ser encaminhado por um médico e referenciado com informações sobre seu histórico de saúde para o serviço de triagem. Esse atendimento acontece presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, no Hospital Luiz Antônio, e online, que pode ser solicitado através do endereço https://triagem.liga.org.br/. Já a triagem de lesões suspeitas na mama ocorre no Centro Avançado de Oncologia (CECAN), de segunda-feira a quinta-feira, das 7h às 10h. Atualmente, mais de 600 triagens são realizadas, em média, por mês na Liga.
Com o diagnóstico confirmado, o paciente é encaminhado pelo médico para uma das unidades da instituição: Cecan, Policlínica e Hospital Luiz Antônio, em Natal, ou Hospital Oncológico do Seridó, em Caicó, onde fará o tratamento. O agendamento para consultas e procedimentos pode ser feito por telefone pelo número (84) 4009-5600 ou por WhatsApp (84) 4009-5601. A instituição recebe pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS), da saúde complementar e rede privada.
“Somos o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Rio Grande do Norte, unindo os mais eficazes métodos de diagnóstico e tratamento com a essência acolhedora e humanizada da nossa equipe de médicos, colaboradores e voluntários”, afirma Roberto Sales, superintendente da Liga. Apenas em 2023, foram mais de 1 milhão de procedimentos realizados em todas as unidades.
A Liga Contra o Câncer
Com 74 anos de atuação, a Liga Contra o Câncer é uma das principais referências do país no tratamento oncológico, aliando o alto nível da sua equipe multidisciplinar, o acolhimento e humanização e o investimento em pesquisa e inovação. Além das quatro unidades já em funcionamento, a Liga está em fase de conclusão das obras do Hospital Oncológico Pediátrico, no bairro do Alecrim, e do Centro de Diagnóstico e Ensino em Currais Novos.
Já no campo educacional, o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) é referência na promoção e incentivo a investigação científica e estímulo ao desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Junto ao trabalho desenvolvido pela Pesquisa Institucional, o Centro de Pesquisa Clínica da Liga tem reconhecimento internacional na condução de ensaios clínicos multicêntricos para descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e identificar reações adversas a novos produtos.
Abertura do carnaval do Sesc contou com show de Ricardo Chaves e segue com outros artistas na Zona Norte de Natal, Caicó e Mossoró
Cerca de 23 mil pessoas compareceram na abertura do carnaval do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), na noite da quinta-feira, 1º, no Sesc Parada na Ladeira, na avenida Rio Branco. O projeto conseguiu unir o tradicional carnaval de rua, com orquestras de sobro, charangas, bonecos gigantes e escola de samba, ao o som mais moderno do cantor Ricardo Chaves, no bairro de Cidade Alta.
O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, ressaltou que o Sesc Parada na Ladeira foi apenas a abertura do carnaval que o Sesc está promovendo em todo o estado, até o final do mês. Ele destacou ainda o objetivo do projeto em Natal, ou seja, levar entretenimento à população e movimentar o comércio.
“Com isso, queremos trazer o povo de volta ao comércio tradicional, frequentando a Cidade Alta. Ações como essa desenvolvida pelo Sesc RN incrementam a economia local e valoriza a cultura. Estamos revivendo a tradição dos antigos carnavais de rua. Uma festa para todos dançarem e sorrirem”, comentou.
Um dos foliões presentes, Ivan Narcísio levou a neta, filhos e amigos. De acordo com ele, o Centro de Natal necessita de investimentos e atrações que possibilitem o divertimento da família. “O Sesc está de parabéns em trazer Ricardo Chaves para cantar aqui perto da gente. Estou muito satisfeito, pois trouxe minha netinha que é fã dele e está aqui no pé do palco em segurança”, disse.
O diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, detalhou que a programação de carnaval do Sesc não está restrita a Natal, com ações previstas para Caicó e Mossoró. “Demos o ponta pé inicial com o show de Ricardo Chaves e essa comemoração também ocorrerá no interior do estado, sobretudo, valorização o artista local e nossa cultura”, afirmou.
A programação de carnaval do Sesc RN segue durante todo o mês de fevereiro, com ações em Natal e interior. A próxima opção acontece no dia 4, quando a unidade Sesc Zona Norte abrirá suas portas das 9h às 16h, numa edição especial do projeto Domingo Recreativo, com apresentação do cantor Júnior Bahya e recreação infantil. A programação completa, com atrações em Mossoró e Caicó, está disponível no site sescrn.com.br.
Serviço:
O quê? Carnaval do Sesc
Onde? Natal, Caicó e Mossoró
Programação:
4/2 – Domingo Recreativo: Orquestra do Papão, encontro de escolas de samba e bonecos gigantes, no Sesc Zona Norte;
9/2 – Orquestra do Papão, no Sesc Rio Branco;
9/2 – Prévia de Carnaval com Alan Jones e Banda, no Sesc Mossoró;
23/2 – Ressaca de Carnaval: Orquestra Furiosa e Wall Dutra, no Sesc Caicó e Carmem Pradella, no Sesc Rio Branco;
25/2 – Wall Dutra, no Sesc Caicó.
Saiba Mais: sescrn.com.br
Em mensagem à Assembleia Legislativa, Fátima Bezerra cita realizações na Segurança Pública, Saúde, Educação e infraestrutura hídrica e rodoviária
Na leitura da mensagem anual à Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (5), a governadora Fátima Bezerra apresentou as realizações da administração estadual em 2023 e anunciou os objetivos a serem alcançados entre 2024 e 2026. “Este segundo mandato vem marcado pela esperança e pela confiança nas oportunidades que temos agora de avançar em áreas fundamentais a partir do novo ambiente institucional promovido no País, com um Governo Federal comprometido com o diálogo e que reestabeleceu o pacto federativo, dispositivo constitucional desprezado entre 2019 e 2022 no Brasil”, afirmou Fátima Bezerra no plenário da AL.
A governadora destacou que várias ações são fruto do atual ambiente institucional, como o Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento -, no qual o Governo do RN foi contemplado com investimentos de R$ 45 bilhões, contemplando a duplicação da BR-304 – Reta Tabajara; os projetos de segurança hídrica como a Barragem de Oiticica, a Transposição das águas do São Francisco (incluindo o Ramal do Apodi); a construção do novo Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgias; a retomada das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida; os projetos da Infovia Potiguar e o Porto-Indústria Verde.
“Dentro desse ambiente de cooperação federativa, conseguimos também concretizar a adesão do RN ao Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), com R$ 1,6 bilhão a ser destinado ao Estado em quatro parcelas, cuja primeira nós já contratamos junto ao Banco do Brasil, o que significa R$ 427 milhões a serem aplicados na recuperação das estradas, uma necessidade diante da herança que nós recebemos e de uma precariedade que se agrava há décadas”, ressaltou a chefe do Executivo.
Fátima também destacou o Programa Governo Cidadão “que tivemos a alegria de executar 100% das metas. Isso é particularmente importante, porque quando assumimos, no primeiro governo, encontramos o programa com graves problemas na sua execução e apenas 23% das metas cumpridas. Mas conseguimos superar as dificuldades e entregar, ano passado, as metas concluídas ao Banco Mundial e as obras e equipamentos ao povo potiguar. Foi aplicado, somente em 2023, um montante de R$ 68,3 milhões em investimentos como a construção do Hospital da Mulher, a reforma e equipagem do Hospital de Assu, a reforma e construção de escolas e mais de 120 projetos produtivos no campo, além de 274 quilômetros de estradas”.
O êxito na execução do Governo Cidadão permitiu a execução da segunda fase do programa e já está em curso a renovação do empréstimo junto ao Banco Mundial no valor de quase R$ 900 milhões, que serão concentrados em investimentos em estradas, na agricultura e no turismo.
Na área do turismo, há metas como a duplicação do acesso à Pipa e instalação de equipamentos públicos, fortalecendo a economia e o desenvolvimento social na região através das parcerias público privadas. Como realizações em 2023, destacou o novo contrato de concessão para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, assinado entre a Agência Nacional de Aviação Civil e a Zurich Internacional, o contrato para a Infraero assumir a operação do aeroporto de Mossoró, e a volta dos voos diários a Lisboa, pela TAP, como resultado do relacionamento fortalecido e das ações de promoção do Governo do Estado no mercado europeu.
SEGURANÇA
“Nosso governo tem sido incisivo e comprometido em garantir um ambiente seguro e protegido para o povo do RN”, afirmou Fátima Bezerra. “Assim estamos sempre trabalhando em ações coordenadas e efetivas na segurança pública. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e ITEP contam com a nossa atenção permanente. Somam-se a isso a dedicação incansável dos nossos profissionais de segurança e a parceria que construímos com o Governo Federal que nos permitiram reduzir os índices de criminalidade e violência, com destaque para a diminuição das mortes violentas que, em 2023, chegaram a seu menor índice desde o ano de 2011. O menor número de homicídios dos últimos 12 anos, classificando o Rio Grande do Norte como o Estado que mais reduziu assassinatos no Brasil”.
Os dados da COINE – Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais, os resultados positivos se estendem para a redução de roubos a estabelecimentos comerciais, residências e carros, além da diminuição dos assaltos a ônibus, dos ataques a instituições financeiras e a postos de combustíveis.
EDUCAÇÃO
Na Educação, o Governo do Estado investiu mais de R$ 100 milhões na melhoria da estrutura da rede estadual, e tem 70 com obras em andamento, além da construção dos Institutos Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (IERNs) que irão transformar o acesso ao ensino profissional em nosso Estado. Os IERNs têm cronograma de entrega de dez unidades até julho de 2024. Apenas as unidades de São José do Mipibu e Mossoró ainda aguardam o início das obras.
“Trabalhamos para ampliar as escolas em Tempo Integral. Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 148 escolas que oferecem o ensino em tempo integral, totalizando 23 mil matrículas. Para 2024, o número de escolas com ensino em tempo integral será ampliado em mais 30 unidades”, informou a governadora.
Fátima lembrou que o RN foi o primeiro Estado a celebrar o acordo dos recursos do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) junto ao Governo Federal, encerrando um litígio judicial de mais de duas décadas. “Da parte que cabe ao Estado, teremos acesso a R$ 250 milhões que serão destinados prioritariamente ao programa de reformas das escolas da rede pública estadual, com previsão de liberação para 2025 e 2026″, anunciou.
Sobre a informatização das escolas, Fátima Bezerra disse que “através do programa Geração Conectada, iremos iniciar o ano letivo de 2024 com internet em todas as escolas da rede estadual do RN. Distribuímos 2.300 notebooks para professoras/es e 2.800 Chromebook nas escolas, ampliando o acesso à internet. No Transporte Escolar, entregamos mais de 30 ônibus às prefeituras e R$ 59 milhões aos municípios, beneficiando 58 mil estudantes em todo o Estado”.
SAÚDE
Em 2023, o RN realizou o maior número de cirurgias eletivas feitas desde 2014. De acordo com os dados do Sistema de Informação Hospitalar do Ministério da Saúde, foram, até o mês de novembro, 13.600 cirurgias feitas sob a gestão estadual, superando as 10.044 feitas em 2022, representando um investimento superior a R$ 80 milhões. O número consolidado do ano será ainda maior, quando for computado dezembro, o que deve ocorrer neste mês de fevereiro. O trabalho aliado da Sesap com os municípios e o Governo Federal, através do Programa Nacional de Redução de Filas, fez com que o RN chegasse ao recorde histórico de 69 mil cirurgias eletivas, em 2023, até o mês de novembro.
Para este ano, a Sesap já conta com cerca de R$ 30 milhões garantidos para continuar investindo em cirurgias eletivas, entre recursos do Ministério da Saúde e de emendas parlamentares federais. Nossa meta é fila zero, é não termos mais pacientes à espera de cirurgia eletiva no Rio Grande do Norte.
Para reformas e ampliação dos hospitais da rede SUS no Estado, está em curso investimento de mais de R$ 50 milhões, com recursos de emendas parlamentares, Ministério da Saúde e do tesouro estadual. Entre as principais obras estão a ampliação dos centros cirúrgicos do Walfredo Gurgel, em Natal; Tarcísio Maia, em Mossoró; Telecila Freitas, em Caicó; e Mariano Coelho, em Currais Novos. O Hospital Tarcísio Maia, por exemplo, com 37 anos de existência está, pela primeira vez, passando por reforma. Em Assu, o Hospital Regional Nélson Inácio dos Santos também passou por reformas, a primeira em mais de 20 anos.
“Acrescento aqui o hospital metropolitano que está no PAC. Trata-se do Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgia da Grande Natal que conseguimos inserir no Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, e vamos trabalhar de forma incansável para entregar nos próximos três anos. O Hospital Walfredo Gurgel completou 50 anos e foi dimensionado para uma realidade de quando Natal tinha pouco mais de 250 mil habitantes”.
ENERGIAS
No Desenvolvimento Econômico, o RN segue em 1º lugar na capacidade instalada de energia eólica Onshore, como o Estado que dispõe dos ventos mais favoráveis no Brasil e no Mundo. São 286 usinas em operação, mais de 20 em construção e 76 já contratadas, atingindo a marca de 13.1 GW de potência concedida em eólica até 2026.
Esses números colocam o RN como o maior gerador de energia eólica do Brasil e da América Latina. Se destaca também a geração de energia solar, biomassa, hídrica e com o gás natural, combustível da transição energética. Atualmente, 98% de toda a energia produzida no RN é proveniente de fontes limpas e renováveis.
O Estado ainda trabalha para implantar infraestrutura para produção de hidrogênio verde, amônia verde e energia eólica offshore. O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei do primeiro marco legal do país voltado para hidrogênio verde e para a indústria Verde. Essa nova lei irá trazer segurança técnica, jurídica, ambiental e econômica para o desenvolvimento dessa nova fonte energética no território potiguar.
“E para fortalecer o desenvolvimento desses novos setores e incentivar o crescimento da mineração, da fruticultura, da pesca, do sal e do Petróleo e Gás, estamos investindo no Porto-Indústria Verde do RN. Esse porto terá área de 13.300 hectares, no município de Caiçara do Norte, que irá abrigar a cadeia industrial de peças e componentes para eólica offshore, dar suporte a manutenção e operação de usinas, produção, armazenamento e exportação de hidrogênio verde e amônia verde, entre outros. É o RN se preparando para um novo ciclo promissor”, disse a governadora.
AGRICULTURA
Na agricultura o Estado ganha novas ações para potencializar o setor e dar oportunidades ao produtor. A governadora assumiu a presidência do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste que tem sido um importante instrumento de gestão e, mais do que isso, tem cumprido sua vocação de ser a voz da nossa região. O Consórcio proporciona mais força e robustez para defender os interesses locais e regionais, trabalhando de forma articulada com o Governo Federal e estabelecendo parcerias.
Exemplo disso foi a agenda realizada no município de Apodi para promover à mecanização da Agricultura Familiar. Em parceria com o governo da China, máquinas e implementos agrícolas, com tecnologia avançada, serão incorporadas à Agricultura Familiar, numa experiência pioneira no Brasil e na América Latina.
FUTURO
Na mensagem, Fátima define 2023 como um ano desafiador, que marca o retorno da esperança, de reafirmação da democracia, de retomada do pacto federativo e de muito trabalho para cuidar do povo potiguar. “Trabalhamos de forma incansável, em intensa interlocução com o governo federal, com os governos municipais, com os demais Poderes e ouvindo sempre os representantes da sociedade, guiados pelo compromisso que renovamos junto ao povo do Rio Grande do Norte. E os frutos deste novo tempo já começaram a ser colhidos.”
“No RN, temos um futuro que já começou, desde que começamos a fazer a transição de um Estado falido e colapsado para um Estado resiliente, que recuperou credibilidade, que superou crises, seja do ponto de vista fiscal ou pela ótica da segurança, que recuperou sua capacidade de fazer investimentos e que agora, com um Governo Federal parceiro e republicano, vai deslanchar em conquistas sonhadas por muitas gerações. “Seguiremos trabalhando junto às senhoras e aos senhores de maneira independente e harmônica, com diálogo e respeito, como preceitua nossa Constituição e como temos feito desde o primeiro dia de nossa primeira gestão. Nossa missão é fazer um Rio Grande do Norte melhor para todas e todos e não tenho dúvida de que estamos na direção certa. Sigamos firmes porque tem muita esperança e responsabilidade depositadas em cada um de nós”, concluiu.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, avalia que a mensagem anual da governadora Fátima Bezerra apontou ações favoráveis ao desenvolvimento do estado, em um ambiente propício para a discussão de uma política industrial para o Rio Grande do Norte. Serquiz participou, na manhã desta segunda-feira (5), da abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), que contou com a leitura da mensagem anual da governadora, em cerimônia conduzida pelo presidente da AL, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza.
Na mensagem, a gestora apresentou uma prestação de contas do ano de 2023, destacou a parceria com o Governo Federal e exaltou a importância do Legislativo para a democracia. Ela também enalteceu o papel do setor produtivo para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e citou potenciais produtivos do estado.
“A governadora trouxe uma mensagem favorável ao desenvolvimento do estado ao anunciar alguns avanços como o início da recuperação das estradas com recursos disponíveis já a partir da primeira parcela do PEF [Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal]; o final da obra da Reta Tabajara; a federalização da RN-226 e a chegada da Zurich, nova operadora do Aeroporto de Natal”, pontua Serquiz. O presidente também viu como destaque a menção à conclusão da Barragem de Oiticica, prevista para julho, e recursos para construção de outras barragens. “A segurança hídrica é uma questão fundamental”, afirmou.
Para o presidente da FIERN, outro ponto de destaque na mensagem da governadora foi o anúncio do início das Parcerias Público-Privadas [PPPs]. “As PPPs são instrumentos facilitadores e vão auxiliar o Estado a realizar investimentos. A boa novidade foi a concessão da estrada para a Praia de Pipa via PPP, o que vai ser muito importante para o turismo do Rio Grande do Norte, que é um setor relevante para o Rio Grande do Norte e transversal aos demais setores econômicos”, comenta.
Serquiz ainda destaca a necessidade do diálogo contínuo entre o setor produtivo e o Governo do Estado para ordenar o fortalecimento da economia. “A mensagem fala da importância de o Estado dar apoio à economia e cita alguns segmentos, como o sal marinho, fruticultura, mineração e petróleo e gás. Agora, precisamos conectar isso a uma política que possa ordenar as necessidades de acordo com cada setor”, acrescenta. “É nisso que a Federação das Indústrias está trabalhando e temos a previsão de conversar com o Governo do Estado para avançar com essa pauta que é importante para a indústria”, conclui Serquiz.