Fecomércio RN defende incentivos dos setores de eventos e turismo em ato no Congresso Nacional

Confederação Nacional do Comércio organizou mobilização contra a MP 1202/2023, que prevê o fim do Perse

 

A Fecomércio RN participou, nesta quarta-feira (7), de ação em Brasília pela manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A mobilização, organizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), contou com a participação de integrantes das federações de todo o Brasil.

 

O diretor Executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, representou o presidente Marcelo Queiroz e cumpriu agenda onde tratou sobre a importância do programa com os deputados federais potiguares Sargento Gonçalves, Benes Leocádio, Robinson Farias e Paulinho Freire; bem como com os senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim.

 

“A MP 1202/2023, que propõe a revogação do Perse, é uma grande ameaça aos negócios do turismo. Estamos falando de um setor que vem ajudando a economia a se recuperar, e que tem um papel fundamental em estados como o RN. Então, o fim dos incentivos oferecidos pelo programa coloca em risco uma parte importante da nossa capacidade de gerar emprego e renda”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

 

O Perse, estabelecido pela Lei nº 14.148/2021, oferece benefícios fiscais – como isenção de alíquotas de impostos federais – para uma grande variedade de negócios que atuam na cadeia produtiva do turismo. De acordo com a CNC, em 2023, quatro em cada dez vagas de emprego geradas no Brasil foram no setor.

 

Benefícios do Perse mitigaram perdas causadas pela pandemia

 

Criado no contexto da pandemia de Covid-19, o Perse teve um papel fundamental no controle das perdas causadas pela crise sanitária e na retomada das atividades dos negócios do setor. Em 2020, quando o PIB brasileiro teve queda de 3,3%, o faturamento do turismo caiu 38%.

 

Em defesa da manutenção integral dos benefícios oferecidos pelo programa, a CNC e o Cetur lançaram um manifesto na última terça-feira (6). O documento foi entregue aos deputados Felipe Carreras (PSB – PE), autor do projeto de lei que criou o programa; Renata Abreu (PODE – SP), relatora do projeto na Câmara dos Deputados e a senadora Daniela Ribeiro (PSD – PB), relatora no Senado Federal.

Natal Shopping tem prévia de Carnaval com Tanda Macedo e Pedro Lucas

 

Evento que acontece sábado (03) abre programação de Carnaval do empreendimento, que traz shows abertos ao público no Alpendre nos dias 10, 11 e 12

Para aquecer os tamborins antes de chegar a hora de cair na folia, o Natal Shopping recebe neste sábado (03) uma prévia de Carnaval que une clássicos do forró com axé e samba. No palco do Alpendre, o Relabucho com Tanda Macedo e Pedro Lucas vai colocar todo mundo pra dançar. A programação é gratuita, com acesso livre para o público na parte externa do empreendimento.

No repertório, Tanda Macedo promete trazer forrós em ritmo de folia e Pedro Lucas canta as trilhas carnavalescas para o público cantar junto. Diana Petta, gerente de marketing do shopping, adianta que o evento será apenas o início de uma agenda especial de Carnaval programada para os dias 10, 11 e 12 de fevereiro.

“Todo ano, fazemos uma festa muito bonita para os nossos clientes, com atividades para toda família, mas esse Carnaval vai ser ainda mais especial porque no sábado também teremos a comemoração do primeiro ano do nosso Alpendre, com orquestra de frevo, bailinho infantil e muito mais”, adianta.

Confira programação de Carnaval

No sábado (10), o Bloquinho da Naty sai pelos corredores do shopping a partir das 16h com a presença da mascote e de outros personagens desfilando ao som de banda de frevo ao vivo. A folia desemboca no Alpendre, com show da Turma da Naty para alegria da criançada.

No domingo (11), às 17h, Dani Cruz canta clássicos do samba com seu projeto Black Batukada e na segunda-feira (12), é a vez da Orquestra Greiosa subir ao palco com seu repertório especial para a folia de momo, o Bloco da Greiosa, com canções autorais e covers em ritmo de Carnaval.

Serviço – Prévia de Carnaval no Natal Shopping

Quando: Sábado (3), às 19h

Onde: Palco Câmara Cascudo, Alpendre do Natal Shopping

Acesso Livre

Programação de Carnaval do Natal Shopping

Sábado (10) às 16h – Bloquinho da Naty com cortejo e show da Turma da Naty no Alpendre

Domingo (11) às 17h – Dani Cruz no Alpendre

Segunda-feira (12) às 17h – Orquestra Greiosa no Alpendre

Verão pede cuidado redobrado com os riscos de insolação

 

Professora do curso de Medicina da UnP, Emanuele Menezes explica as consequências dos efeitos do sol na pele e como proteger o corpo corretamente

 

Com a estação mais quente do ano, o verão, a dermatologista Emanuela Menezes traz uma série de dicas de como proteger a pele do sol forte e calor excessivo. Professora do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, a especialista ainda alerta para os riscos de insolação.

 

Segundo ela, essa condição é caracterizada por um desequilíbrio térmico no organismo que pode causar sintomas diversos nas suas características e intensidade. Inicialmente, o indivíduo pode apresentar suor em excesso, desidratação, dor de cabeça e tontura.

 

“Em casos mais graves, o paciente pode apresentar náuseas, vômito e até confusão mental. Outro indicativo, característico de exposição excessiva, é a pele vermelha e quente, que é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos”, afirma.

 

Para a saúde do corpo, a exposição prolongada ao sol pode trazer danos à pele que vão desde o envelhecimento precoce até o câncer e também a desidratação crônica, que afeta órgãos vitais do corpo.

 

PrevençãoSegundo a dermatologista, o primeiro passo é evitar pegar sol forte e calor em excesso, “principalmente no horário entre 10h e 16h, que é quando os termômetros costumam marcar as temperaturas mais altas do dia”.

Outros aliados são a hidratação e o uso do protetor solar. “Especialmente com a chegada do verão, é muito importante consumir líquidos como água, sucos e chás. O consumo excessivo de álcool interfere diretamente no processo de hidratação, então é importante consumir com moderação. Já o protetor solar precisa ser reaplicado a cada duas horas e o fator de proteção solar precisa ser 30 ou superior”, reforça Menezes.

 

O uso de roupas leves e as barreiras físicas (bonés, chapéus e guarda-sóis) também são importantes aliados na proteção às insolações. Para quem realiza atividades físicas, o período do verão exige os mesmos cuidados, com a recomendação de se optar por horários que ofereçam temperaturas mais amenas e locais ventilados e abertos.

 

“A população precisa estar alerta aos avisos emitidos pelos órgãos competentes quanto ao que chamamos de ondas de calor, que estão cada vez mais comuns, e se programar para enfrentá-las. Nas situações em que o paciente apresente sintomas mais graves em virtude do calor ou exposição ao sol, é fundamental procurar atendimento médico”, alerta a professora de Medicina da UnP/Inspirali, Emanuela Menezes.

Conhecida como a primeira fabricante de sake da América Latina, Azuma irá patrocinar Camarote Harém

 

Durante os seis dias de festa, quem marcar presença no camarote poderá conhecer a versatilidade e a leveza dos sakes da Azuma, que conta com um portfólio diversificado que inclui sakes premium e saborizados

Conhecida pelo pioneirismo e por ser referência no setor de bebidas, a marca de sakes Azuma irá patrocinar pelo segundo ano consecutivo o Camarote Harém. Presente no carnaval de Salvador há 17 anos, o camarote agora irá se chamar “Harém do Gigante”, uma referência ao cantor Léo Santana, que irá se apresentar e comandar a folia. Durante os seis dias de festa, quem marcar presença no camarote poderá conhecer a versatilidade e a leveza dos sakes da Azuma, que conta com um portfólio diversificado que inclui sakes premium e saborizados.

A programação do camarote irá contar com nomes conhecidos do carnaval da Bahia como o próprio Léo Santana, que promete agitar os foliões com os seus hits que são a cara do carnaval, além de Xanddy Harmonia, Parangolé, Timbalada e Psirico. Para encerrar o carnaval com chave de ouro, no dia 13 (terça), a festa Pra Poucos desembarca pelo segundo ano consecutivo em Salvador.

O Camarote Harém fica localizado em um cerimonial no Morro do Gato, um dos pontos mais privilegiados do circuito Barra-Ondina. A estrutura do camarote inclui decorações temáticas, bares, praça de alimentação, serviço All Inclusive e um diversificado menu assinado pelo Sette Restaurante. Para mais informações, basta acessar a página do camarote no instagram: https://www.instagram.com/camaroteharemdogigante/

Sobre a Azuma Sake

Azuma é líder no segmento de sakes no mercado brasileiro, sua primeira fábrica foi fundada em 1934, tornando-se pioneira e referência na categoria. Ao longo de quase 90 anos de atuação, a empresa ganhou reconhecimento e investe em inovação, insumos de qualidade, além de todo o processo de criação, produção e logística, oferecendo produtos de qualidade e sabor inigualável.

Site: https://www.kikkoman.com.br/azumasake/

Carnaval com saúde: especialistas orientam sobre alimentação correta e preparação física para curtir bloquinhos com energia

 

Cuidados devem andar lado a lado com a diversão para que não aconteçam contratempos que podem ser prejudiciais à saúde

Quatro dias de muita folia. Isso é o que acontece com a chegada do Carnaval, uma das festividades mais aproveitadas pelos brasileiros. Entretanto, começando neste sábado (10) até a Quarta-feira de Cinzas (14), os cuidados devem andar lado a lado com a diversão para que não aconteçam contratempos que podem ser prejudiciais à saúde do folião.

Para isso, é necessário se preparar bem para a festa, começando pela alimentação. Rodrigo Rüegg, docente do curso de Nutrição da faculdade Estácio, compartilha algumas orientações para antes e durante as festas. Um café da manhã reforçado com carboidrato (pão, cuscuz, tapioca), proteínas como frango e atum; e frutas ricas em água, como melancia e melão, são boas escolhas para começar o dia.

Para manter a hidratação, a ingestão de água deve ser priorizada e intercalada com as bebidas alcóolicas, na proporção de um copo de água para dois de bebida. Durante a folia, mix de castanhas, pipoca e até um smoothie de frutas em garrafa térmica fornecem nutrientes essenciais para aguentar o ritmo da festa com alegria.

“Lembrando sempre que cada pessoa é única, e as necessidades nutricionais podem variar. Se houver alguma condição de saúde específica, é recomendável buscar a orientação de um profissional de saúde ou nutricionista para adaptações personalizadas”, reforça o nutricionista.

Junto com a alimentação, a preparação física deve ser também priorizada. A docente do curso de Educação Física da Estácio, Juliana Osório, alerta para as possibilidades de lesões com os dias intensos de curtição, e aconselha fazer alongamento e exercícios para fortalecer os músculos e aumentar a resistência antes de pular nos bloquinhos.

“A falta de preparo físico pode comprometer a saúde e ocasionar lesões. É importante respeitar os limites do corpo. Os abusos causam aumento da fadiga que pode levar à baixa da imunidade, irritabilidade, mau humor e desidratação, sensações que não combinam com esse momento de alegria e divertimento” finaliza, lembrando que, ao sentir sintomas mais intensos, deve-se procurar atendimento médico.

O uso de calçados confortáveis e adequados para caminhadas longas também não pode ser deixado de lado. “Isso proporcionará suporte aos pés e ajudará a evitar desconfortos durante a jornada carnavalesca”, diz Juliana.

E após o período de folia? O corpo pode sentir as consequências de quatro dias de festa. Assim, o profissional de Nutrição orienta: “dê ao seu corpo o descanso necessário e priorize boas noites de sono para ajudar na sua recuperação física e mental, depois é só retornar aos hábitos equilibrados, de preferência com o suporte de um nutricionista e um profissional de Educação Física de confiança, sem acreditar em promessas milagrosas com superalimentos, dietas mirabolantes e treinos intensivos para recuperar o que foi perdido no Carnaval”.

CARNAVAL: Consumo de álcool pode causar dependência e outros problemas de saúde, alerta psiquiatra 

 

Segundo especialista, não existe nível seguro para o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo com sua popularização ao longo da história

 

Presente em praticamente todas as sociedades da história, o consumo de bebidas alcoólicas é algo normalizado e, geralmente, está relacionado com momentos de celebração e alegria. Ao contrário de drogas ilícitas, o álcool não enfrenta resistência, o que é preocupante do ponto de vista da saúde de quem o consome.

 

Para o médico psiquiatra Tiago Saldanha, professor do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, não existe consumo considerado seguro de álcool.

“Se fizermos a experiência de submeter toda a humanidade ao consumo de bebidas com álcool, pelo menos 10% dela se tornará dependente em algum nível. Ou seja, apesar de normalizadas socialmente, estas bebidas oferecem riscos para a saúde”, alerta.

 

O viés epidemiológico dessa discussão mostra um perfil do consumo de álcool entre homens e mulheres: os homens consomem maior quantidade, mas as mulheres apresentam características fisiológicas que as tornam mais propensas a desenvolver dependência, “uma vez que o álcool é matabolizado no nosso corpo por uma enzima que está em menor quantidade nas mulheres”, menciona Saldanha.

 

De acordo com dados da Sociedade Estadunidense de Psiquiatria, ao menos 20% da população mundial vai apresentar algum diagnóstico de doença relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas. “Não necessariamente as pessoas se tornarão alcoólatras, mas podem desenvolver muitas outras doenças físicas e mentais”, frisa o especialista.

 

ConsequênciasSegundo informações da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), órgão ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS), “o consumo de álcool é um fator causal em mais de 200 doenças e lesões. Está associado ao risco de desenvolvimento de problemas de saúde, tais como distúrbios mentais e comportamentais, incluindo dependência ao álcool, doenças não transmissíveis graves, como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares, bem como lesões resultantes de violência e acidentes de trânsito”.

 

Faixas etárias

Ainda de acordo com Tiago Saldanha, adolescentes e jovens adultos têm maior chance de consumir álcool, até a 3ª ou 4ª década de vida. Também nesse período é mais provável que o indivíduo abuse do consumo.

 

“Neste cenário, fica evidenciada a importância de campanhas de conscientização para esse público, que está em desenvolvimento cognitivo e pode ter o consumo em excesso como a porta de entrada de problemas sérios de saúde”, reforça o psiquiatra e professor de Medicina da UnP/Inspirali.

DNA Center comemora sucesso de franquias e abre unidade em São Paulo do Potengi

DNA Center

 

Atestando o sucesso no seu processo de expansão, o grupo de DNA Center vai entregar mais uma franquia no interior do estado. Desta vez, em São Paulo do Potengi, na região Agreste potiguar. A inauguração acontece no dia 07 de fevereiro, a partir das 08h, e vai contar com uma bênção, café da manhã aberto à população e a presença dos sócios-diretores e autoridades locais.
A franquia do DNA Center em São Paulo do Potengi está localizada dentro da Clínica HR Diagnósticos, na R. Cel. Freire – Centro, e tem à frente o médico Karson Leite. Serão ofertados Exames Laboratoriais, Teste de Paternidade, Sexagem Fetal, Exame Toxicológico, Coleta Domiciliar e Biologia Molecular. Os telefones para agendamento e informações são o 9.9163-1010 (WhatsApp) e 9.9840-5706 (ligações).
Essa é a segunda franquia do grupo. A primeira começou a funcionar em junho do ano passsdo, na cidade de João Câmara, também no Agreste. Para os próximos meses, as cidades de Macaíba, Cruzeta e Nova Cruz também devem ganhar novas franquias.
“Começamos 2024 festejando o sucesso da nossa expansão por meio das franquias. São Paulo do Potengi passa a contar com um laboratório de ponta, com toda a expertise que o DNA Center tem. Nosso propósito é servir à população, trazer uma assistência à saúde de qualidade e auxiliar o médico no diagnóstico”, afirmou Roberto Chaves, diretor de negócios e inovação do DNA Center.
Sobre o DNA Center
Há 23 anos no mercado potiguar, o DNA Center é reconhecido pela sua credibilidade e por oferecer um serviço de saúde excelência. A empresa é hoje um hub de saúde que reúne uma rede de cuidados para toda a família, com o DNA Kids (atendimento infantil), DNA Pet (animal) e DNA Care (serviços de enfermagem), além do atendimento em clínicas médicas e coleta domiciliar.
A empresa possui 31 unidades espalhadas pelo RN e também na PB, com um avançado parque tecnológico que permite a realização de mais de 3 mil tipos de exames diferentes. “Apostar numa franquia do DNA Center é ter a certeza do sucesso no negócio por todo o trabalho que a gente desenvolve e pela expertise nesse ramo de saúde, que nenhuma outra empresa tem no Rio Grande do Norte”, finalizou Roberto Chaves.

Universidade Potiguar anuncia continuidade de parceria e fortalece Rede SUS de Macaíba

 

Objetivo principal é otimizar o atendimento à população através dos serviços do Centro Integrado de Saúde da UnP

A Universidade Potiguar (UnP), por meio do Centro Integrado de Saúde (CIS), anuncia a continuidade da parceria estratégica com a Prefeitura de Macaíba, na Grande Natal.

 

A iniciativa visa aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população, além de reforçar o compromisso da Instituição de Ensino e município em promover o acesso a cuidados ambulatoriais de qualidade e fortalecer o sistema de saúde local a partir da regulação dos atendimentos na sede do CIS, localizado na Unidade Salgado Filho, zona Sul da capital.

 

Isso significa que a população macaibense continuará a receber cuidados médicos através da Clínica-Escola, colaborando com a missão de formar futuros profissionais médicos na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Medicina da UnP, cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país.

 

“Esta parceria representa um compromisso contínuo da Universidade Potiguar em contribuir ativamente para a melhoria da saúde da comunidade de Macaíba. Estamos empenhados em oferecer serviços de qualidade, reforçando a importância da prevenção e do cuidado integral à saúde”, afirma o diretor da UnP, Guilherme Guerra.