Carnaval sem estresse para os animais de estimação e seus tutores

 

Veterinário do CEUB sugere evitar aglomerações e pintura do pêlo dos animais, além de jamais oferecer bebidas alcoólicas

Os tutores que pretendem incluir os animais de estimação nas festividades de Carnaval devem estar atentos a medidas de precaução para garantir o bem-estar e a segurança dos bichos no período. O professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Bruno Alvarenga ressalta a importância de evitar levar os pets para áreas de aglomeração, onde o excesso de barulho e a multidão podem causar estresse e até mesmo traumas nos animais. Lesões auditivas, dificuldades de locomoção e o risco de serem pisoteados são preocupações a serem consideradas.
“Para além do estresse nos animais, os proprietários devem se prevenir de situações que podem levar à fuga dos animais, desentendimentos com pessoas que não os aceitam e dificuldade para recolher os dejetos. Sem contar a possibilidade de terem de interromper suas festividades para buscar atendimento veterinário por conta de alguma intercorrência.” No caso dos gatos, conhecidos por sua rotina rigorosa, o docente do CEUB recomenda mantê-los seguros em casa, uma vez que eventos estressantes podem desestabilizá-los, levando a desordens alimentares e metabólicas que exigem tratamentos prolongados e dispendiosos.
Já entre os cães, Alvarenga frisa que a alternativa mais segura é buscar espaços preparados para receber animais, com ambientes amplos, áreas sombreadas, fontes de água e postos de atendimento veterinário. “É fundamental que os pets sejam dóceis, sociáveis e estejam livres de pulgas, carrapatos e doenças transmissíveis”. O especialista reitera aos tutores a atitude de naturalmente se afastar de indivíduos que porventura estranhem ou se incomodem com a presença de pets, evitando evoluir para uma briga.
Para preservar a saúde dos animais de estimação, Bruno Alvarenga destaca ainda alguns cuidados indispensáveis, como evitar comemorações em momentos muito quentes, não oferecer bebidas alcoólicas aos animais, protegê-los do asfalto quente e fornecer água em abundância. “Se optarem por tingir os pelos dos pets, os tutores devem utilizar tintas próprias para animais, sempre com cuidado para evitar contato com os olhos. Antes de cair na folia, lembre-se de que nossos amigos de quatro patas merecem um Carnaval seguro e confortável”, completa o especialista.

Shopping Cidade Verde comemora expansão com a chegada de quatro novas marcas

 

O começo do ano foi marcado pela chegada de quatro novas marcas ao Shopping Cidade Verde, ampliando o leque de opções para os clientes. Entre as operações recém-chegadas estão duas para o público infantil: Gutto, de roupas para meninos e meninas, e Pequeninos, especializada em calçados para crianças; além da Maquile, de produtos de beleza, e a Magic Cotton, de algodões-doces especiais.

“A chegada de novas lojas está alinhada a nossa proposta de oferecer tudo o que nossos clientes precisam em um só lugar. Chegamos a 63 operações, que incluem moda, gastronomia, mercado, beleza, lazer, além de um polo de saúde completo”, explica Larissa Marinho, sócia-diretora do mall.

Em seu plano de expansão, o shopping também vem investindo bastante em eventos de lazer. Em 2023, com a inauguração do CV Garden, espaço de gastronomia e convivência, o Cidade Verde ganhou o QuinTÔ no CV Garden, um happy hour que acontece todas as quintas-feiras, com música, venda de chopp duplo e combos promocionais de petiscos. Nesta semana, a atração é Railton Câmara, que fará o “esquenta” para o Carnaval.

Funcionamento no Carnaval

O Shopping Cidade Verde terá seu funcionamento alterado durante o período de Carnaval. No sábado (10) e domingo (11), o horário de abertura é normal, já na segunda-feira (12), as lojas estarão fechadas devido ao Dia do Comerciário e os serviços de alimentação terão abertura facultativa. Na terça (13), a abertura é facultativa para lojas e alimentação. Já na Quarta-Feira de Cinzas (14), o funcionamento volta ao normal a partir das 12h.

Fecomércio RN defende incentivos dos setores de eventos e turismo em ato no Congresso Nacional

Confederação Nacional do Comércio organizou mobilização contra a MP 1202/2023, que prevê o fim do Perse

 

A Fecomércio RN participou, nesta quarta-feira (7), de ação em Brasília pela manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A mobilização, organizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), contou com a participação de integrantes das federações de todo o Brasil.

 

O diretor Executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, representou o presidente Marcelo Queiroz e cumpriu agenda onde tratou sobre a importância do programa com os deputados federais potiguares Sargento Gonçalves, Benes Leocádio, Robinson Farias e Paulinho Freire; bem como com os senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim.

 

“A MP 1202/2023, que propõe a revogação do Perse, é uma grande ameaça aos negócios do turismo. Estamos falando de um setor que vem ajudando a economia a se recuperar, e que tem um papel fundamental em estados como o RN. Então, o fim dos incentivos oferecidos pelo programa coloca em risco uma parte importante da nossa capacidade de gerar emprego e renda”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

 

O Perse, estabelecido pela Lei nº 14.148/2021, oferece benefícios fiscais – como isenção de alíquotas de impostos federais – para uma grande variedade de negócios que atuam na cadeia produtiva do turismo. De acordo com a CNC, em 2023, quatro em cada dez vagas de emprego geradas no Brasil foram no setor.

 

Benefícios do Perse mitigaram perdas causadas pela pandemia

 

Criado no contexto da pandemia de Covid-19, o Perse teve um papel fundamental no controle das perdas causadas pela crise sanitária e na retomada das atividades dos negócios do setor. Em 2020, quando o PIB brasileiro teve queda de 3,3%, o faturamento do turismo caiu 38%.

 

Em defesa da manutenção integral dos benefícios oferecidos pelo programa, a CNC e o Cetur lançaram um manifesto na última terça-feira (6). O documento foi entregue aos deputados Felipe Carreras (PSB – PE), autor do projeto de lei que criou o programa; Renata Abreu (PODE – SP), relatora do projeto na Câmara dos Deputados e a senadora Daniela Ribeiro (PSD – PB), relatora no Senado Federal.

Estudantes potiguares vencem concurso nacional sobre identidade cultural

Estudantes potiguares vencem concurso nacional sobre identidade cultural

Com o tema ‘Brasil – Vozes que Iluminam’, projeto enalteceu a negritude, o teatro, a comunicação e o empreendedorismo local

Um grupo de estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o ecossistema Ânima, conquistaram o primeiro lugar do Dual Band, um concurso nacional centrado na temática ‘O Meu País é o Meu Lugar de Fala’.

Cristina Batista, Lucas Lemos, Maria Eduarda Silva, Mariana Pinheiro e Yuri Silva foram desafiados a criar um projeto transmídia, ou seja, que passeia por mais de um formato de mídia, permitindo que a audiência contribuísse com conteúdos referentes à identidade cultural brasileira.

Na ocasião, os vencedores ganharam com o projeto ‘Brasil – Vozes que Iluminam’ e criaram um produto regional robusto, com fotos, site (www.beacons.ai/vozesqueiluminam) e perfis em redes sociais: Instagram (@vozesqueiluminam), Tik Tok (www.tiktok.com/@cortesqueiluminam) e X (ex-Twitter) (@VozesQIluminam).

Além disso, os participantes criaram uma Playlist musical no Spotify e canal no YouTube de nomes homônimos, composto por um mini documentário e entrevistas com personalidades que enaltecem a negritude, o teatro, a comunicação e o empreendedorismo.

Experiência acadêmica

O projeto integrou o trabalho final da disciplina A3, com foco no desenvolvimento prático, da Unidade Curricular (UC Dual) Narrativas e Produção Transmídia, sob a supervisão das professoras Cristina Vidal e Laís Barreto. “Essa vitória destaca não apenas o talento dos alunos, mas também a excelência e inovação educacional promovida pela Universidade Potiguar, capaz de transformar o meio em que vivemos”, frisa Barreto.

O concurso, realizado em colaboração entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Grupo Ânima Educação, tem como objetivo preparar profissionais altamente capacitados para se destacarem no mercado. Modelo inovador de ensino, a UC Dual estabelece parcerias entre empresas e as instituições do Ecossistema Ânima.

“Essa abordagem permite uma imersão completa nos desafios e cenários reais da profissão, proporcionando uma aprendizagem prática e enriquecedora. Ao aprender com profissionais da área, os estudantes estabelecem conexões valiosas, iniciam contatos com empresas de renome e elevam significativamente o nível de seus currículos. Dessa forma, o aprendizado na prática oferece uma visão mais profunda da realidade do mercado, contribuindo para o desenvolvimento profissional e a preparação efetiva para os desafios da carreira”, frisa o diretor da UnP, Guilherme Guerra.

Carnaval sem excessos: dicas para alimentação saudável e consciente durante a folia

 

Especialista do CEUB recomenda atenção redobrada na alimentação e hidratação

Quem gosta de “pular” Carnaval praticamente se prepara para uma maratona. Além de sapatos confortáveis e roupas leves, a alimentação e hidratação devem ser adequadas para o grande gasto energético decorrente do período. A alimentação saudável ajuda a manter a energia e a disposição necessárias para aproveitar ao máximo as festividades. Paloma Popov, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), indica medidas para evitar danos à saúde do folião.
Alimentação: nas festas de carnaval, geralmente a pessoa está exposta ao sol e ao calor. Portanto, o folião deve consumir carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais, com um aporte de gordura menor. “Se o percentual de gordura for alto, como o consumo de uma feijoada, pode ocorrer um desconforto gastrointestinal. O melhor é optar por refeições leves, que incluam com todos os nutrientes”, destaca.
Hidratação: água é sempre a melhor opção. Água de coco, isotônicos e sucos fruta são bem-vindos, mas sempre associados à água fresca. “Os sucos naturais são muito interessantes para proporcionar uma energia de rápida absorção, proveniente dos carboidratos simples extraídos das frutas”.
Energéticos: cuidado com as bebidas energéticas, sobretudo se consumidas em excesso. Após uma jornada intensa de gasto de energia, o energético pode atrapalhar o descanso adequado do corpo, tirando o sono e dando uma falsa sensação de energia, por conta da cafeína e taurina. “Com a função estimulante, o energético acaba retardando a necessidade de descansar. Deste modo, por não ter o descanso adequado, o folião pode perder outros dias de festa”, alerta a nutricionista.
Energético e Álcool: a mistura pode levar a um consumo maior de álcool, devido ao aumento da euforia causada pela ingestão das bebidas energéticas, que contêm altos ativos estimulantes. “Essa sensação pode provocar problemas digestivos, fadigas musculares e até problemas cardíacos”, revela.
Comida de rua: é importante prestar atenção para o que se come, pois a falta de controle higiênico sanitário pode trazer riscos à saúde e episódios de intoxicação alimentar. “As Doenças Transmitidas por Alimentos, se multiplicam devido a microrganismos e parasitas que podem comprometer os benefícios proporcionados pela nutrição equilibrada”, alerta a professora.

Imagens relacionadas

Estreia da Torre Beats no carnaval é marcada por encontro entre Trio do É o Tchan e show de Pedro Sampaio em homenagem ao grupo

 

Vestido de Carla Perez, DJ do remix de “Cavalinho” afirma que iniciativa da Beats conecta ideias da cultura pop em Salvador

Homenageando ícones da música pop e do Axé Music na terra do maior Carnaval de rua do mundo, o cantor Pedro Sampaio chegou ovacionado à Torre Beats e vivenciou, junto ao público, momentos de êxtase e muita emoção no show que abriu a programação gratuita do palco da marca do fervo localizado em frente ao Farol da Barra.

Vestido com figurino icônico de Carla Perez, Pedro Sampaio recebeu o cantor Gasparzinho para entregarem juntos o remix de “Cavalinho”, desceu do palco para dançar com o público, e ainda vivenciou um emocionante encontro com o Trio do É O Tchan, em frente à Torre Beats.

Proporcionando shows de qualidade com acesso gratuito, Beats, a marca do fervo, traz mais uma vez para a capital baiana uma programação cheia de novidades, reunindo expoentes da música no Farol da Barra, um dos cenários mais conhecidos da capital carnavalesca, onde acontece o maior Carnaval do Mundo. A abertura da Torre Beats aconteceu nesta quinta e seguirá até a terça-feira, com line up recheado de nomes expoentes da cena eletrônica, sobretudo de artistas baianos.

“Estou muito animado por voltar a tocar em Salvador e na Torre Beats e estou trabalhando no meu segundo álbum de estúdio. Tenho também minha estreia no Rock in Rio Lisboa, que vai ser incrível! Esse será um ano com muitas realizações pra mim”, contou Pedro Sampaio.

Estamos entregando um Carnaval plural, com novos sabores e ativações surpreendentes. O Fato é: seja na rua, no sambódromo ou em casa, a Ambev e seus parceiros fazem o Carnaval acontecer do jeito que você quiser”, enfatiza Thais Soares, diretora de Beats

Confira a programação completa e gratuita da Torre Beats nos próximos dias do Carnaval 2024:

Sexta (09) – Scazuzu, MC Danny e RDD

Sábado (10) – Luna Montty e Deekapz

Domingo (11) – Libre Ana e Gabi da Oxe

Segunda (12) – Manigga e Tropkillaz

Terça (13) – Pivoman e Mu540

Precisa estudar no carnaval? Conheça 5 técnicas para driblar a autossabotagem

Economídia

 

Se cair na folia não é uma opção, professor compartilha dicas para ajudar no foco

A jornada rumo à aprovação no Enem e outros grandes vestibulares é repleta de desafios. Entre eles, a autossabotagem se destaca como uma das vilãs mais temidas pelos estudantes. O medo do fracasso, a insegurança e a procrastinação podem se transformar em obstáculos que prejudicam o rendimento e comprometem os resultados almejados. 

A autossabotagem, como o próprio nome sugere, é o ato de prejudicar a realização das próprias metas e objetivos. De acordo com Paulo Jubilut, biólogo e professor no Aprova Total, ela pode se manifestar de diversas formas, desde a procrastinação constante até a falta de confiança nas próprias habilidades. “Esse padrão de comportamento sabotador pode ter raízes profundas, muitas vezes enraizadas em experiências passadas e traumas emocionais”, aponta o professor. 

Nos estudos, a autossabotagem é especialmente prejudicial. “O volume de conteúdo a ser assimilado, a pressão por bons resultados e o medo do futuro acadêmico podem intensificar os sentimentos de ansiedade e autodepreciação, levando os estudantes a adotarem comportamentos contraproducentes”, explica Jubilut. 

É fundamental, portanto, que os vestibulandos desenvolvam estratégias eficazes para lidar com a autossabotagem e maximizar seu potencial de aprendizado. Confira cinco técnicas ensinadas por Jubilut para superar esse desafio. 

  1. Autoconhecimento

Entender as causas que levam à autossabotagem é o primeiro passo para superá-la. Faça reflexões sobre seus padrões de comportamento e identifique os gatilhos que desencadeiam essa sabotagem. Medo, insegurança e sentimentos de inadequação são alguns dos fatores que podem estar por trás desse comportamento. Conhecer a si mesmo é fundamental para desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes. 

  1. Eliminação de distrações

As distrações, como redes sociais, jogos e conversas paralelas, são inimigas do estudo concentrado. Identifique quais são os elementos que mais te desviam do foco nos estudos e estabeleça medidas para controlá-los. Defina horários específicos para o uso dessas atividades e reserve momentos de estudo livre de interrupções. 

  1. Estabelecimento de metas realistas

Definir metas alcançáveis e dividir o estudo em etapas menores ajuda a manter a motivação e evita a procrastinação. Planeje seu tempo de estudo de forma realista, levando em consideração suas obrigações e limitações. Cumprir pequenas metas diárias proporciona um senso de realização que impulsiona o progresso constante. 

  1. Reconhecimento e recompensa

Após atingir suas metas diárias de estudo, recompense-se de maneira saudável. Pode ser com um momento de lazer, uma atividade relaxante ou até mesmo um pequeno agrado pessoal. Reconhecer e celebrar suas conquistas fortalece a autoconfiança e reforça o hábito de estudar. 

  1. Aprendizado com os erros

Os erros são oportunidades de crescimento. Encare as dificuldades como parte do processo e busque aprender com elas. Em vez de se abater diante das falhas, use-as como estímulo para aprimorar seu desempenho e ajustar suas estratégias de estudo. 

Ressaca de Carnaval? Não dessa vez!

 

Especialista do CEJAM dá dicas para aproveitar os dias de festa sem comprometer a saúde e o bem-estar

As festividades de Carnaval trazem consigo o consumo, muitas vezes exagerado, de bebidas alcoólicas. Apesar de fazer parte da folia, no entanto, é importante lembrar que o seu consumo excessivo pode trazer consequências desagradáveis no dia seguinte, como a temida ressaca.

Para evitar que essa indisposição prejudique os dias tão aguardados de festa, é fundamental adotar algumas precauções. A primeira delas está diretamente relacionada à hidratação do corpo, a qual, sem dúvida, deve ser priorizada.

Beber água ao longo do dia, antes da festa, já ajuda a manter o corpo hidratado e preparado. Porém, esse detalhe precisa também ser levado a sério no decorrer do evento.

“Para metabolizar e eliminar o álcool do nosso organismo, o corpo passa a utilizar água. Junto a isso, o álcool tem o efeito de bloquear um hormônio antidiurético do organismo, chamado vasopressina, o que resulta em desidratação proporcional à quantidade de álcool ingerido. Por isso, é tão importante o consumo de água”, afirma a Dra. Luciana Navarrete, Médica de Família e Comunidade da UBS Jardim São Bento, gerenciada pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

E é justamente essa desidratação que causa sintomas como cefaleia, boca seca, dores no corpo, entre outros, fazendo muita gente “jurar” nunca mais beber. “O ideal é consumir álcool com moderação e sempre na proporção de 1:1, ou seja, um copo de bebida alcoólica para cada copo de água”, orienta a médica.

Além disso, é essencial, ainda, garantir uma alimentação adequada antes de consumir qualquer tipo de bebida alcoólica. Em geral, é recomendável dar preferência a alimentos ricos em carboidratos, evitando frituras e excesso de carne.

“O alimento auxilia o fígado a obter energia para processar esse tipo de líquido, sendo que, nesse contexto, o carboidrato é a principal fonte energética. A ingestão de frutas cítricas pode ser benéfica, uma vez que são antioxidantes; e alimentos como as oleaginosas são recomendados por conterem vitaminas do complexo B”, reforça a Dra. Luciana.

A especialista destaca também o uso de vitaminas C e E, que podem fornecer suporte adicional ao organismo durante esse período festivo de quem quer ingerir álcool. E reforça que, após o evento, o cuidado ainda precisa ser constante: “Beber água antes de dormir e continuar se hidratando no dia seguinte é indispensável para repor os líquidos perdidos e aliviar os sintomas da ressaca”.

Ao adotar essas medidas preventivas, é possível desfrutar plenamente da folia de Carnaval, minimizando os possíveis desconfortos e consequências negativas associadas ao consumo de álcool.

Sobre o CEJAM   O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu e Itapevi.    Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

No ano de 2024, a organização lança a campanha “365 Novos Dias de Cuidado, Amor e Esperança: Transformando Vidas e Construindo um Futuro Sustentável”, reforçando seu compromisso com o bem-estar social, a preservação do meio ambiente e os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no [cejam.org.br/noticias]site da instituição.

Crianças no carnaval: cuidados vão desde os bloquinhos até as redes sociais

CHILDFUND BRASIL

 

Nesta época do ano, a segurança e a saúde de crianças e adolescentes devem ser reforçados

Chegamos na época mais festiva e alegre do ano, o Carnaval. O que para muitos é momento de distração e folia, para pais de crianças e adolescentes é uma época de alerta. Independente de onde passem a data, seja na cidade ou na praia, em meio a blocos ou na calmaria, é importante ter alguns cuidados, que iniciam desde simples fotos postadas em redes sociais até a exposição ao sol.

Outros fatores como o acesso ao álcool, sexualização, negligência de responsáveis e uso do trabalho infantil contribuem para o aumento da vulnerabilidade deste público no período de carnaval. É nesta época do ano que denúncias relacionadas à violência sexual contra crianças, adolescentes e mulheres aumentam cerca de 20%, de acordo com dados do Disque 100 e Ligue 180, divulgados pelo Governo Federal.

Para ajudar pais e responsáveis na tarefa de proteger seus filhos, o ChildFund Brasil, que atua na promoção e defesa dos direitos da criança, do adolescente e do jovem há 57 anos no país, listou algumas dicas. Confira:

  • Pulseira de identificação: Vai levar os pequenos para pular carnaval? Busque sempre por módulos policiais próximos para colocar pulseira com dados de identificação. Caso não ache as autoridades que distribuem pulseiras, coloque a ainda em casa, informando o nome da criança e do  responsável, junto a números de telefone.
  • Não perca de vista!: Além do uso da pulseira, é importante ficar de olho quando a criança se afastar para brincar. Um minuto de distração pode ser o suficiente para perder a criança ou até mesmo ser levada por alguém mal intencionado.
  • Redes sociais: É comum querer registrar momentos dos pequenos fantasiados para o carnaval e divulgar nas redes sociais, a fim de mostrar para familiares e amigos. Ao mesmo tempo em que é possível receber diversos comentários carinhosos, há a chance de cair nas mãos de criminosos, que poderão utilizar as fotos para outros fins. Por esse motivo, busque deixar as redes sociais fechadas.
  • Blocos de acordo com a idade: Caso escolha blocos para aproveitar com as crianças, busque por blocos que se encaixem com a idade das crianças, isso porque há blocos voltados apenas para o público adulto. Há ainda atrações focadas para os pequenos, com músicas, trajes e até mesmo locais melhores preparados. 
  • Saúde durante a folia: Além dos cuidados com a segurança, a saúde também deve ser um alerta. Capriche no protetor solar e na hidratação corporal. Uma forma de cuidar para não desidratar é oferecer líquidos como água mineral, água de coco ou isotônicos, além de frutas e opções saudáveis. Fique atento a tintas corporais e sprays de tinta ou espuma, principalmente para não entrar em contato com os olhos. 

“Além de cuidarmos das nossas crianças e filhos, é nosso dever ficar de olho e zelar pela segurança de crianças e adolescentes que vivem em situação de rua ou que se encontram desacompanhados em meio a folia. Caso veja alguma situação estranha ou desconfortável, deve-se sempre avisar a polícia ou algum órgão responsável. Há ainda a possibilidade de ligar para o Disque 100, que denuncia violação de direitos humanos”, destaca Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil.

Parentalidade lúdica no carnaval 

O carnaval também é momento de fortalecer os vínculos familiares entre as crianças e os pais ou responsáveis, seja  atividades, brincadeiras, leituras, passeios ou refeições. A parentalidade lúdica é uma maneira de, por meio do brincar, aumentar a conexão com os pequenos, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Durante o carnaval, existem várias opções para essa proximidade, como por exemplo fazer a fantasia e máscaras junto da criança, além de escutar músicas que elas gostem e ir a blocos infantis. É por meio de atividades que a confiança é reforçada, além de ser uma forma de mostrar para a criança que o adulto responsável é uma pessoa a qual ela pode contar e, caso seja necessário, denunciar maus tratos, abuso ou outros crimes que possam estar acontecendo no âmbito escolar ou até mesmo com outros membros da família. Realizar essas brincadeiras ainda na infância é uma forma de fazer com que a criança cresça de forma saudável.

Sobre o ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial. A fundação no Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em 24 países e que gera impacto positivo na vida de 16,2 milhões de crianças e suas famílias; e Foi eleita a melhor ONG de assistência social em 2022, e a melhor para Crianças e Adolescentes do país, por três anos (2018, 2019 e 2021), além de estar presente, também, entre as 100 melhores por seis anos consecutivos pelo Prêmio Melhores ONGs. Informações www.childfundbrasil.org.br

Especialista orienta como cuidar da alimentação sem prejudicar os dias de folia

 

Hidratação e refeições saudáveis são essenciais para aproveitar os dias de folia com energia e disposição

 

Com a chegada do Carnaval, a animação toma conta das ruas e dos corações dos foliões. Mas segundo especialistas, é importante lembrar que manter uma alimentação equilibrada durante essa festividade é crucial para garantir energia, disposição e, principalmente, a saúde. Com tantas opções tentadoras ao redor, alguns cuidados específicos podem fazer toda a diferença.

 

Para a nutricionista Mayara Martins, professora da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, é importante fazer escolhas importantes na hora das refeições durante a folia.

 

“Prefira as carnes brancas e magras, grelhadas, assadas ou cozidas, frutas, verduras e legumes. Também é importante repor a energia gasta, consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão, cereais, entre outros, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias”, orienta.

 

Mayara faz um alerta para aqueles que costumam comer na rua, em barraquinhas e quiosques com comida ao ar livre. “É muito importante ter cuidado com os alimentos vendidos nas ruas, pois muitos são expostos a temperaturas inadequadas para sua conservação, podendo causar intoxicação alimentar. Ou seja, isso pode prejudicar o divertimento dos foliões. Deve-se também ter atenção com a refrigeração e conservação dos alimentos, bem como evitar o consumo de alimentos muito gordurosos e frituras”, diz.

 

Bebida alcoólica e Hidratação

O ritmo nos dias de Carnaval torna-se mais intenso e, consequentemente, o corpo perde muita água, principalmente se não estiver hidratado e o consumo de álcool for excessivo. Mayara ressalta a importância da hidratação antes, durante e após as festas.

 

“O ideal é estar hidratado e mesmo que vá às ruas, levar sempre uma garrafinha de água para evitar uma possível desidratação. Se fizer ingestão de álcool, intercalar com alguns goles de água, evitar misturar bebidas, pois o efeito negativo pode ser potencializado. Nunca consuma bebida alcoólica com o estômago vazio. Coma algo antes”, lembra Martins.

 

E para reforçar a hidratação e recuperar as energias, a especialista deixa a sugestão de receita de um suco energético à base de melancia e água de coco.

 

Suco Energético

Ingredientes:1 fatia de melancia cortada½ maçã1 pedaço de gengibre picado1 limão espremido100 ml de água de coco

 

Modo de preparo:Bata tudo no liquidificador. Não precisa coar. Adicione pedras de gelo e beba.