Colônia de Férias anima as crianças dos CRAS

Uma Colônia de Férias está movimentando a semana das crianças e adolescentes de todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de 19 à 22 de fevereiro. O evento é promovido pela Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e tem o objetivo de proporcionar momentos de lazer e integração entre os beneficiários.

A programação está ocorrendo durante todo o dia com diversas brincadeiras, dinâmicas, aulas de dança, oficinas de artesanato, jogos, entre outras atividades lúdicas. No CRAS de Moita Verde, além das demais atividades, houve a sessão de Cinema, com a transmissão do filme Rio.

 

A unidade de Vale do Sol, contou com a presença da equipe do Serviço de Proteção Social Básica (PSB) no domicílio, que levou um adolescente com deficiência para participar. O Serviço de Proteção atua junto a todos os CRAS, apoiando famílias e indivíduos na garantia do acesso aos direitos e melhoria na qualidade de vida.

Em todos os Centros de Referência, estão participando crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. De acordo com a coordenadora do CRAS DE Moita Verde, Shismeni Apolinário, a programação tem sido muito positiva. “ É muito importante, pois neste período de férias, possibilita momentos de lazer e socialização dos alunos, contribuindo com o fortalecimento de vínculos entre eles’, afirmou.

STTU segue com melhorias na sinalização viária em Capim Macio

Foto: Esperanza Governa/ Secom

O programa de revitalização viária em execução pela Secretaria de Mobilidade Urbana chegou a Rua Walter Duarte Pereira em Capim Macio – região Sul da cidade. São marcações de faixas de pedestres e de retenção, sinalização vertical e separadoras de fluxo.

Em andamento desde o início da semana, a execução da obra de revitalização da sinalização da via tem como objetivo garantir a segurança viária de pedestres e condutores de veículos.

A revitalização da sinalização, com uso de dispositivos como as faixas de pedestres e retenção, tem contribuído para a redução de acidentes e está em alinhamento com as metas focadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) que prevê a redução ainda mais no número de sinistros com vítimas fatais até 2030.

Ainda segundo o órgão, para chegar ao cumprimento destas metas, será preciso continuar priorizando os investimentos em educação, infraestrutura viária, fiscalização e transporte público.

Senac RN lança edital com mais de 1.000 bolsas de estudos para cursos técnicos, livres e especialização técnica

O Senac RN lançou edital com oferta de 1.002 bolsas de estudos para cursos técnicos, livres e de especialização técnica nas áreas de gastronomia, T.I, gestão, saúde, beleza, comércio, hospedagem, segurança, moda e produção de alimentos. As inscrições podem ser feitas pelo www.rn.senac.br a partir das 14h desta quinta (20) e vão até às 23h59 do dia 28 de maio.

As vagas estão disponíveis para cursos ofertados nas unidades de Natal, Mossoró, Assú e Caicó. Para concorrer a uma bolsa, o candidato precisa atender aos requisitos do edital como, por exemplo, ter renda familiar per capta de até dois salários mínimos federais por pessoa e estar matriculado ou ser egresso da educação básica.

O edital está inserido no Programa de Bolsas do Senac, que tem como foco democratizar o acesso ao ensino profissional, possibilitando a oferta gratuita de capacitação de excelência para a sociedade. “Por meio do Programa de Bolsas do Senac, levamos oportunidades únicas de qualificação profissional para a população do Rio Grande do Norte e, consequentemente, promovemos a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho com formação profissional de excelência do Senac, o que abre portas para o sucesso na carreira profissional”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

São 58 opções de cursos com bolsas disponíveis. Um dos destaques é a oferta de vagas em cursos técnicos, que se diferenciam por ser uma modalidade que exige um ensino mais aprofundado, com um maior tempo de duração. Ao todo, são 145 bolsas nos cursos de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Hospedagem, Segurança do Trabalho, Informática para Internet, Enfermagem, Administração e Óptica.


Para os cursos livres, que possuem menor duração, estão disponíveis vagas para Auxiliar de Cozinha, Garçom, Administrador de Redes, Barbeiro, Maquiador, Programador Web, Programação para Robótica, Assistente Administrativo, Gestão Financeira, Gestão de Pequenos Negócios, Business Intelligence, entre outros títulos ofertados no edital.

O edital também prevê a oferta de três vagas para especialização técnica em Radioterapia com carga horário de 1.600 horas. Para se inscrever neste curso, o candidato deve possuir, previamente, formação técnica em Radiologia.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, obedecendo ao número de bolsas por curso. O resultado final da seleção, conforme classificação, será divulgado no dia 29 de fevereiro no site da instituição. Havendo qualquer irregularidade nos documentos apresentados, o candidato será impedido de fazer a matrícula e a vaga será liberada para o próximo inscrito. O edital com todas as informações, bem como a lista com cursos oferecidos pode ser consultado no site http://www.rn.senac.br.

Portal Matheus Peres

Equipe do Censo Previdenciário 2024 realiza atendimentos em domicílio

Foto: Anderson Régis/ Secom

Uma equipe do Censo Previdenciário 2024, da Prefeitura de Natal, realizou na manhã desta terça-feira (20) cinco atendimentos a servidores municipais incapazes de se deslocarem até os postos de atendimento do recenseamento, na zona Leste da capital. A equipe contou com a recenseadora e a assistente social do NatalPrev.

 

O atendimento domiciliar visa favorecer os servidores e segurados impossibilitados por motivo de doença de se deslocarem de seus lares para realizar o censo de forma presencial, até sexta-feira (23), nos polos de atendimento do censo na Secretaria Municipal de Administração (Semad), na Cidade Alta; sede do NatalPrev, no bairro Petrópolis; Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), no bairro de Nazaré, zona Oeste; Ginásio Nélio Dias, na zona Norte, e na  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no bairro Petrópolis.

 

O primeiro recenseamento em domicílio desta terça-feira foi feito no condomínio Chácara 402. Lá mora o servidor Luiz Alberto Bezerra Ferreira de Souza, de 72 anos, lotado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Seu Luiz Alberto ingressou na Prefeitura em 1º de maio de 1985, por meio do antigo Iplanat. De licença-prêmio, conta que deu entrada na aposentadoria em 09 de novembro de 2023.

 

O engenheiro civil e ex-chefe da Fiscalização Urbanística da Semurb agendou o recenseamento em domicílio por estar impossibilitado de se locomover. Ele é doente renal crônico e está com um problema na perna que dificulta a sua mobilidade. “Faço hemodiálise três vezes por semana durante quatro horas. Do contrário, morreria. A hemodiálise mudou a minha vida”, observa o servidor.

 

Outro recenseamento ocorreu na rua Jaguarari, no bairro Barro Vermelho, onde mora a aposentada Maria da Conceição de Morais Rodrigues, de 65 anos, ex-servidora da Secretaria Municipal de Tributação. Com dificuldade de se locomover por conta de um problema na perna, a irmã de dona Maria da Conceição foi quem agendou o seu recenseamento: “Comecei a fazer pilates, mas deixei. Aqui na rua tem duas academias”.

 

Ela conta que trabalhou durante 35 anos na Semut, antiga Secretaria Municipal de Finanças: “Ingressei na Prefeitura em 12 de maio de 1982. Eu gostava do meu trabalho. Conhecia todo mundo na Tributação e muita gente na Prefeitura. Eu gostava de lá. Saía da secretaria à noite. O trabalho acrescentou muito para mim em termos de conhecimento. A vida de aposentada não estou gostando muito não. Sinto falta das amizades. Vou perguntar se ainda me querem de volta ao emprego”, brinca.

 

A equipe também se deslocou até o Hospital São Lucas, no bairro do Tirol, para fazer o censo da servidora municipal Maria de Fátima do Nascimento, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela também apresenta quadro renal.

 

De acordo com a recenseadora Ana Karina da Costa, os primeiros atendimentos foram realizados na última sexta-feira (16). Ela ressaltou que o sistema é prático e as pessoas recebem a equipe com cortesia. “É um trabalho prazeroso. As pessoas que eu recenseei realmente não têm condições de se deslocar até os postos de atendimento”, comentou.  A equipe de recenseamento, que conta com uma assistente social do Natalprev, Rose Silva de Oliveira Mendonça, ainda fez mais dois atendimentos em domicílio. Um no bairro do Alecrim e o outro em Mãe Luiza.

 

O Censo do servidor público municipal, em Natal, vai ser realizado até esta sexta-feira (23), assim como o atendimento domiciliar, mas as duas formas têm que ser previamente agendadas.

 

 

Profissionais apontam benefícios de treinos curtos diários

Dedicar de 15 minutos a meia hora por dia aos exercícios pode transformar sua saúde física e mental, proporcionando inúmeros benefícios

 

Em meio à correria do dia a dia, encontrar tempo para se exercitar muitas vezes parece uma tarefa impossível. No entanto, muitos profissionais vêm destacando os notáveis benefícios que apenas alguns minutos diários de atividade física podem proporcionar ao corpo, reforçando a importância de dedicar pelo menos um pequeno período do dia para o bem-estar.

O impacto positivo desses poucos minutos vai além da simples queima de calorias. Os benefícios físicos incluem o fortalecimento dos músculos, melhoria da saúde cardiovascular, aumento da resistência e manutenção do peso saudável. Além disso, exercícios regulares contribuem para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.

Segundo Nelson Madeira, médico cardiologista, exercícios físicos, mesmo sendo eles de curta duração como entre 15 a 30 minutos na rotina diária, podem ajudar bastante na saúde em geral e especialmente na cardiovascular.

“Estudos mostram que pessoas que anteriormente eram sedentárias e passaram a fazer atividades físicas por pelo menos 150 minutos semanais reduziram em até 30% o risco de AVC ou infarto do miocárdio. A recomendação primordial para otimizar os benefícios à saúde nos treinos curtos é fazer uma mescla entre as atividades aeróbias e os exercícios resistidos de força”, pontua.

Para André Fernandes, profissional de educação física na academia Bodytech Tirol, em Natal, os benefícios para a saúde são similares aos benefícios conquistados por quem tem mais tempo para treinar, como a melhora do condicionamento físico, da força muscular, da qualidade de vida e disposição para as atividades diárias.

“O que mais me chama atenção nos exercícios curtos é a aderência à prática de atividades. A maioria das pessoas tem pouco tempo devido à demanda de trabalho diário, e saber que fazer exercícios curtos também irá proporcionar uma melhora corporal é estimulante”, enfatiza André.

A arquiteta Gabriela Guanabara, 34, aluna na Bodytech Tirol, é adepta dos exercícios curtos, e encontrou nesses pequenos minutos diários uma forma de colocar as atividades físicas no seu dia a dia agitado. Para ela, o principal benefício de fazer treinos curtos é poder encaixá-los facilmente na rotina sem atrapalhar as demais atividades.

“Desde que sejam bem planejados, com auxílio de um profissional, e que você a longo prazo observe que obtém resultados, não é necessário que todos os seus treinos sejam longos. Já tive fase de treino mais longo, e até, surpreendentemente, de treinos mais curtos, de 15 a 20 minutos no máximo, mas sempre faço avaliações físicas e acompanho meus resultados. Como tem havido melhora constante, observo que os treinos têm sido eficientes para minha realidade”, conclui.

Assim como para Gabriela, dedicar esses minutos por dia ao exercício não deve ser apenas uma questão estética, mas sim um investimento na saúde a curto e longo prazo. Essa pequena janela de tempo pode resultar em uma vida mais saudável, ativa e equilibrada, com benefícios que transcendem o físico, alcançando o bem-estar geral.

SENAI-RN e FIERN discutem expansão de programa pioneiro de qualificação profissional para pessoas apenadas

Tema foi pauta de reunião nesta sexta com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap)

 

Possibilidades de qualificação profissional, para potencializar o emprego e o empreendedorismo entre pessoas presas e egressas do sistema prisional, foram discutidas nesta sexta-feira (16), em Natal, por representantes do SENAI do Rio Grande do Norte, da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

 

Há mais de 10 anos o SENAI-RN criou um programa pioneiro no Brasil para impulsionar a reintegração social e profissional desse público, com estímulos à educação e a novas perspectivas de participação no mercado. Na reunião desta sexta, realizada na sede do MPT, a discussão girou em torno de caminhos para viabilizar a expansão do trabalho.

 

Novas estratégias de formação – baseadas na vocação industrial de cada área envolvida no estado –  necessidades de investimentos em oficinas de trabalho para a realização de futuros cursos profissionalizantes, questões de segurança relacionadas, além de conscientização de empresas sobre como a inclusão dessa mão de obra no processo produtivo pode trazer benefícios socioeconômicos ao estado estiveram entre os principais pontos em pauta.

 

A reunião contou com a presença do diretor regional do SENAI do Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello, do superintendente jurídico da FIERN, Sérgio Freire, do procurador-chefe do MPT-RN, Gleydson Gadelha, do procurador do Trabalho, Afonso de Paula Rocha, da subprocuradora-geral do Trabalho, Ileana Neiva Mousinho, componente do Grupo de Trabalho do Sistema Prisional da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT) e representante do MPT junto ao Conselho Nacional de Justiça, em Grupo de Trabalho que elabora estratégias sobre o tema, da juíza titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Mossoró, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, da coordenadora executiva de Administração Penitenciária da SEAP, Maria Roberiana Bezerra, da chefe do Departamento de Promoção à Cidadania da Secretaria, Vilma Paixão, de Hindiane Saiures Araújo, e de Régia Vanessa Menezes, do mesmo departamento.

 

O grupo programou novas discussões sobre o tema como desdobramento do encontro, assim como visitas técnicas para levantamento de demandas e oportunidades de capacitação existentes nas unidades prisionais.

 

Impacto

Durante a reunião desta sexta, Mello detalhou as frentes de atuação do SENAI na área, ressaltou a  intenção de unir forças para ampliação das ações nesse campo e, ao analisar o impacto das experiências registradas até agora, destacou que qualificar pessoas vai muito além de oferecer “um certificado para pendurar na parede”. “O que nós acreditamos é em oferecer possibilidades de elas terem uma vida profissional, de se tornarem empreendedoras ou de se prepararem para um emprego”, disse.

 

Em projetos de educação diversos realizados pelos Centros de Educação e Tecnologias da instituição, nos últimos anos, centenas de pessoas apenadas foram capacitadas para ocupações em setores da indústria como construção civil, confecções e alimentos.

 

As ações mais recentes, com essa perspectiva, foram desenvolvidas em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), com a SEAP e o Ministério Público do estado, com fomento à profissionalização não só de adultos, mas também de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Em meio a essas pessoas, só nos municípios de Mossoró e Caicó, mais de 70 pessoas foram certificadas para atividades de costura, por exemplo, entre os anos 2021 e 2023.

 

A subprocuradora-geral do Trabalho, Ileana Neiva Mousinho, avaliou investidas na área de educação como “contribuições para a redução de desigualdades sociais e para gerar possibilidades de ressocialização das pessoas presas”.

 

“Muitas vezes se tem o preconceito dos antecedentes dessas pessoas. Mas se elas estão formadas tecnicamente, como marceneiras, eletricistas, técnicas, ou em qualquer outra área, ninguém pergunta (sobre esse passado). Elas vão com a formação profissional que receberam prestar o serviço e a propaganda delas vai ser o boca a boca e não o que fizeram anteriormente”, disse.

 

Roberiana Bezerra, da Seap, complementou: “Nós precisamos que essas pessoas que erraram um dia, que entraram no sistema prisional, voltem melhores para a sociedade, que tenham uma chance de trabalho”.

 

As participantes da reunião mencionaram histórias de pessoas que conseguiram encontrar novas perspectivas de vida após se qualificarem em áreas como elétrica e panificação.

 

“Eu ouvi o relato de uma menina que estava vibrando porque fez esse curso. Ela tem 25 anos e três filhos. Tudo o que sabia fazer, desde criança, era vender droga. ‘Mas agora’, disse ela, ‘eu vou para casa e sei fazer um pão para o meu filho’, disse a juíza titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Mossoró, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, e foi além: “Essa é uma coisa que pode parecer simples, mas que transforma a vida de muitas pessoas”.

Dia Nacional de combate às drogas e ao álcool: Especialista do CEUB aponta desafios para o problema de saúde pública

 

Avanços tecnológicos e científicos possibilitam a criação de tratamentos mais personalizados, adaptados às necessidades individuais dos pacientes

Em 2023 foi registrado aumento geral do consumo de álcool, de 18,4% para 20,8% na população, de acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Saúde. Já o consumo de drogas de abuso aumentou 23% entre a população brasileira. Neste 20 de fevereiro, Dia Nacional de Combate às drogas, Danilo Avelar, especialista em Farmacologia e professor do Centro Universitário de Brasília (CEUB) comenta os desafios enfrentados pelos usuários, destacando que há tratamento e acolhimento para o problema de saúde.
Embora o alcoolismo seja considerado uma doença crônica, há evidências crescentes de que tratamentos bem executados e com boa adesão do paciente podem levar a resultados positivos, incluindo a remissão completa dos sintomas, afirma Danilo Avelar. Do ponto de vista científico, os avanços na compreensão dos mecanismos moleculares do alcoolismo têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de novos tratamentos farmacológicos mais eficazes e com menos efeitos adversos.
“A partir de uma compreensão mais aprofundada dos processos biológicos subjacentes ao vício em álcool, as pesquisas podem identificar alvos terapêuticos mais específicos. Essa abordagem permite o desenvolvimento de medicamentos que podem modular ou gerenciar os sintomas do alcoolismo de maneira mais eficaz,” considera o especialista. Sobre os medicamentos utilizados no tratamento, Avelar explica que atuam principalmente no Sistema Nervoso Central, inibindo receptores que interagem com o álcool e seus metabólitos.
No entanto, muitos desses receptores têm funções em outras partes do corpo, como o Sistema Digestório, o que pode levar a desregulações quando afetados de forma não específica. “Isso pode resultar em efeitos colaterais graves, como náuseas intensas, vômitos, tontura e dor de cabeça”, relata. Segundo o especialista, a falta de especificidade dos medicamentos e a probabilidade de efeitos adversos muitas vezes levam à baixa adesão ao tratamento por parte dos pacientes.
Avelar diferencia os perfis de dependência entre os alcoólicos que experimentam excitação ao beber e aqueles que buscam alívio para o estresse e ansiedade através do álcool. Ele explica que o álcool atua como depressor do sistema nervoso central, inibindo áreas cerebrais responsáveis pelo raciocínio lógico e pelo controle emocional. Inicialmente, pode causar euforia devido à inibição das funções racionais, mas, com o tempo, pode levar a uma depressão nervosa generalizada. “Assim, o consumo de álcool pode resultar em expressões emocionais e comportamentos que diferem significativamente do padrão habitual do indivíduo”.
Ciência e Pesquisa
O professor Danilo Avelar observa que a pesquisa de medicamentos para tratar o alcoolismo enfrenta desafios significativos. Em comparação com áreas como o câncer, ele afirma que há menos interesse e investimento nessa linha de pesquisa.  Além disso, as questões econômicas entram em jogo, já que a indústria de bebidas alcoólicas é altamente lucrativa, o que pode desencorajar o desenvolvimento de medicamentos que reduzam o consumo de álcool. O alcoolismo é um problema de saúde pública grave, associado a várias complicações, incluindo doenças crônicas, acidentes e violência.
De acordo com o especialista em Farmacologia, com o foco atual de enfrentar doenças infecciosas, doenças crônicas não transmissíveis e transtornos mentais, a pesquisa sobre tratamentos para o alcoolismo fica em segundo plano. “Diante desse cenário, as perspectivas para o desenvolvimento de novos tratamentos para o alcoolismo são incertas e podem até parecer pessimistas, dada a falta de priorização e investimento nessa área”.
Dependência Química
Já sobre as drogas de abuso, o professor do CEUB destaca que o tratamento da dependência química deve começar com um diagnóstico preciso, humanizado e individualizado, seguido pela elaboração de estratégia terapêutica para cada indivíduo. Ele ressalta que a desintoxicação é apenas uma etapa do tratamento, não sendo o tratamento em si, como muitos podem pensar.
Durante a fase de desintoxicação, o docente observa que é crucial fornecer assistência direta e individualizada por parte da equipe clínica, abordando não apenas a parte química, mas também a psicológica, social e comportamental do paciente. “O tempo necessário para a desintoxicação varia, podendo ser concluído em 24 horas para alguns pacientes, enquanto outros podem necessitar de dias, semanas ou até meses, dependendo de vários fatores, como o tipo de substância, quantidade e tempo de exposição”, considera.
Os desafios durante esta fase, conforme observado por Danilo Avelar, incluem o diagnóstico preciso e rápido, a montagem da estratégia de tratamento, a adesão do paciente ao tratamento e a criação de uma rede de apoio sólida, envolvendo aspectos familiares, sociais e profissionais. “Quanto maior for essa rede de proteção, mais eficaz tende a ser o tratamento”, arremata.

Circuito Sesc de Corridas lança primeiro lote e anuncia novidades para 2024

Largada diferenciada por categoria, premiação por faixa etária e nova estrutura estão entre as novidades previstas para edição deste ano

 

O primeiro lote da etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas 2024 estará à disposição dos atletas a partir desta quarta-feira, 21 de fevereiro, no site do Sesc RN – sescrn.com.br – com valores a partir de R$ 45,00 e o anúncio de algumas novidades para esta edição. O evento acontece no dia 1º de maio, no Setor Norte da Arena das Dunas, a partir das 15h30, com Caminhada Solidária, Corrida Infantil e Adulto, nos percursos de 5 quilômetros e 10 km, totalizando 4.000 atletas.

O diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, adiantou as mudanças em relação aos anos anteriores, como a mudança para o Setor Norte e a largada em horários diferentes na categoria adulto, de acordo com a distância, 5 km ou 10 km. Já a categoria infantil reduziu a idade mínima, inscrevendo entre 2 e 13 anos, desde que os pais ou responsáveis acompanhe os atletas mirins até os 3 anos.

“A ideia é sempre oferecer a melhor experiência aos participantes, seja aqueles que se inscrevem por algum desafio pessoal ou para os competidores profissionais, por isso, a necessidade de uma melhor estrutura e as mudanças na largada que contornará a Arena no sentido horário”, revelou.

Gedson Nunes também revelou que haverá mudanças na premiação, a qual ocorrerá também por faixa etária na prova dos 10 km, premiando os três primeiros atletas entre 18 anos e acima de 69 anos, e todos os inscritos no Circuito Sesc de Corrida ganharão medalha de participação, inclusive da categoria caminhada solidária. “No mesmo dia da corrida haverá a premiação com troféu para os três primeiros colocados de cada categoria e em outro momento faremos a entregar prêmios também por faixa etária, com todos os resultados divulgados em nosso site”, disse.

O primeiro lote segue até o dia 31 de março, com valor da inscrição de R$ 45,00 (quarente e cinco reais) para os credenciados do Sesc RN na categoria Trabalhador do Comércio ou dependentes e R$ 90,00 (noventa reais) para o público geral. Já a Caminhada Solidária terá taxa de inscrição de R$ 30 (trinta reais) revertida para o programa Sesc Mesa Brasil, enquanto que a corrida infantil será de R$25 (vinte e cinco reais), valores únicos. Todos os valores devem ser acrescidos da taxa de serviço do site de vendas e atletas indicados pelas assessorias de corrida parceiras pagarão R$ 70,00 (setenta reais).

A estrutura no dia da corrida contará com espaço recreativo, música ao vivo, pontos de hidratação, socorristas, ambulância e premiação para os competidores e empresas que inscreverem o maior número de colaboradores. Cada atleta inscrito terá direito ao kit competidor, ou seja, camiseta, sacola, chip e número, frutas, massagem e hidratação.

Serviço:

O que? Inscrições do Circuito Sesc de Corridas 2024 – Etapa Natal

Inscrição 1º lote: sescrn.com.br

Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes – R$ 45 (quarenta e cinco reais).

Público externo não associado ao Sesc – R$ 90 (noventa reais).

Caminhada Solidária – R$ 30 (trinta reais).

Infantil – R$ 25 (vinte reais).

Todos os valores devem ser acrescidos 10% da taxa de serviço de vendas.

Data da Corrida: 1º de maio de 2024, a partir das 15h30.

Onde: Arena das Dunas.

Saiba mais: sescrn.com.br

Caju: mostra que valoriza as raízes potiguares permanece aberta à visitação na Pinacoteca

Até o dia 09 de março, a exposição composta por cerca de 35 obras de artistas clássicos e contemporâneos destaca a importância estética desse importante fruto, além de ser um verdadeiro convite à contemplação.

A Pinacoteca Potiguar, mantida pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto, está com duas exposições coletivas em cartaz, que reúnem obras clássicas e contemporâneas de artistas do Rio Grande do Norte. “Caju” e “Sou Definida Pelo Que Não Sei” foram lançadas em dezembro de 2023 e permanecerão abertas à visitação até o dia 10 de março, de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

“O retorno às aulas e à normalidade da vida cotidiana pós-carnaval é o momento ideal para que as pessoas adquiram ou retomem o hábito de frequentar ambientes culturais, como é o caso do Palácio da Cultura, prédio histórico situado no centro de Natal, que abriga a Pinacoteca Potiguar”, sugeriu Gilson Matias, presidente da FJA. Ele se refere à instituição que reúne o acervo de obras de arte pertencentes ao Governo do Estado, e apoia a realização de exposições e outros eventos culturais.

Caju é uma exposição coletiva que conta com a realização da Editora da UFRN e a Pinacoteca, reunindo obras de artistas clássicos, tais como Dorian Gray, Newton Navarro, Maria do Santíssimo e Rossini Perez, e contemporâneos como Ângela Almeida, Márcia Bessa, Max Pereira, entre outros artistas potiguares. As obras valorizam o caju de diferentes formas e texturas, fruto que faz parte não só da culinária, mas também da paisagem e do turismo local.

Segundo o designer gráfico Rafael Campos, um dos responsáveis pela organização, idealização e materialização da exposição, o caju está presente no cotidiano da população potiguar e nordestina, mas nem sempre é pensado como um algo importante para a formação da nossa cultura. “Normalmente não paramos para refletir na importância histórica que ele tem, na importância simbólica do caju, na importância econômica para o nosso estado. Então, essa exposição tem como objetivo trazer o caju na sua complexidade histórica, antropológica, cultural e principalmente artística. São muitas manifestações estéticas a partir do caju de grandes artistas, nomes que fazem parte da história da arte do Rio Grande do Norte e artistas contemporâneos que estão criando arte nesse momento”, explicou.

A mostra, que conta também com a curadoria da artista plástica, pesquisadora, professora universitária e escritora Ângela Almeida, e do artista e gestor do Palácio da Cultura, João Natal, reúne obras do acervo da Pinacoteca do RN e de acervos de particulares, como é o caso do colecionador Manoel Onofre Júnior, bem como trabalhos de artistas convidados. Em paralelo à exposição, está sendo realizado aos sábados uma programação cultural denominada de “Diálogos sobre o caju”.

A iniciativa consiste em conversas com convidados, abertas ao público em geral, de modo a dialogar sobre a presença do caju em distintas áreas do conhecimento, como a literatura, a ecologia, a economia, a nutrição, o direito, o turismo, a publicidade etc. Esses diálogos têm ocorrido desde janeiro e seguem até meados de março de 2024, a partir das 10h30, no Salão Nobre da Pinacoteca (pavimento superior). O próximo está marcado para o dia 24 de fevereiro, com o tema “Fazer Moda: Empreendendo a Sombra do Cajueiro”, com Marcos Paulo, Rafaela Fagundes e Wilza Santos.

Após encerrar o prazo de exposição na Pinacoteca, Caju seguirá em itinerância para a Galeria Sol da Meia Noite, em São Miguel do Gostoso, município situado no litoral Norte potiguar, ainda no primeiro semestre de 2024.

Mais Mulheres Na Cultura – A outra exposição em cartaz é “Sou Definida Pelo Que Não Sei”, uma iniciativa do projeto Mais Mulheres na Cultura, que conta com financiamento do Governo do Estado via emenda da deputada estadual Isolda Dantas. Composta por obras de 30 mulheres artistas, algumas que fazem parte do acervo da Pinacoteca e outras artistas convidadas, dá espaço para diversas linguagens artísticas, como esculturas, fotografias, pinturas e colagens.

Plano Sempre completa 20 anos garantindo segurança e benefícios a mais de 800 mil vidas no RN e Paraíba

 

Um dos maiores planos de assistência familiar do Nordeste, o Plano Sempre completou 20 anos neste mês de fevereiro como referência no cuidado e acolhimento com os clientes. Atualmente, o plano conta com cerca de 120 mil titulares e cobre em torno de 800 mil vidas no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

Cliente desde a fundação do Plano Sempre, a lavadeira aposentada Helena da Silva, de 82 anos, afirma que ter esse tipo de assistência dá mais segurança para a família. “Graças a Deus só precisei usar uma vez, em 2022, com meu marido, mas o plano é uma proteção para todo mundo”, afirma. Segundo ela, como o valor da mensalidade é baixo e o plano garante descontos, não há muito impacto em seu orçamento.

Os planos custam a partir de R$ 41,90 e podem incluir serviços de assistência funerária, com auxílio burocracia, velório, sepultamento e cremação. Além disso, os clientes têm acesso a um clube de benefícios, com descontos exclusivos em mais de 25 mil lojas parceiras espalhadas em todo o Brasil, além de cashback.

O gerente-executivo de operações e engenharia da Empresa Vila, Renato Campos, explica que o plano é personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente. “As pessoas podem até pensar que podem arcar com todos os custos nesse momento, mas não é só isso. Trata-se de acolhimento, suporte, assistência, deslocamento, organização. Tudo isso conta num último adeus de alguém querido. A família inteira pode ser incluída no plano, até mesmo amigos e pets”, diz.

De acordo com Nilo Vila, sócio-diretor da Empresa Vila, o plano se destaca pelo diferencial em ir além do suporte em serviços funerários. “Com um clube de descontos robusto, o plano proporciona aos seus membros economias significativas no dia a dia. Esse aspecto prático reflete o entendimento da Sempre de que o apoio ao cliente se estende para além das necessidades imediatas, alcançando também a vida cotidiana através de benefícios tangíveis que melhoram a qualidade de vida dos nossos clientes”, afirma Nilo Vila.

O serviço do Sempre+Benefícios está disponível no aplicativo do plano, onde além dos clube, os clientes também podem gerenciar aspectos administrativos do plano, incluindo a atualização de dados cadastrais e de dependentes; consulta ao histórico financeiro; além de permitir o pagamento de mensalidades.