Neste sábado, dia 02 de março, a TV Tropical | Record apresenta o novo programa da sua grade, “Saúde e Cia”, liderado pela telejornalista Michelle Rincon e produzido pela Praia Filmes. Com quase três décadas de experiência em comunicação, Michelle retorna à emissora onde iniciou sua carreira em 1995/1997 para trazer conteúdo relevante e de impacto.
“Saúde e Cia” é um programa composto por entrevistas, reportagens e dicas essenciais para o bem-estar. A ideia é ocupar na TV uma lacuna editorial no segmento de promoção da qualidade de vida. Com quadros como “Nutri Responde”, “Terapias Especiais”, “Inovação em Saúde”, “Em Movimento” e “Fala, Doutor”, o programa promete ser uma fonte valiosa de informações para uma vida mais equilibrada e longeva.
A estreia neste sábado, às 14:30, traz exemplos e estudos que apontam a importância do exercício físico para a mente e o corpo. Com insights valiosos compartilhados por especialistas renomados,
“Saúde e Cia” está pronto para se tornar um marco na programação, promovendo conhecimento e inspirando mudanças positivas.
TV Tropical | Record – Inspirando uma vida mais saudável e equilibrada.
Dia: 28 de fevereiro de 2024
Casos graves de dengue têm alta; idosos são os mais afetados
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, alertou para o alto número de casos graves de dengue no país – sobretudo entre idosos com algum tipo de comorbidade. A declaração foi dada nesta quarta-feira (28) durante reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“Esse é nosso pior pico dos últimos anos”, disse Ethel. “Precisamos pensar em uma entrada diferenciada para esses idosos no sistema de saúde. Uma porta de entrada para diagnóstico inicial e, para os pacientes que já estão com dengue e apresentaram piora no quadro, outro tipo de atendimento. Eles não podem competir com todos os outros para serem avaliados”, disse. São mais de 7,7 mil casos considerados grave e com sinais de alarme, conforme dados do ministério.
De acordo com a secretária, apesar do aumento de casos graves, o país registra menor letalidade provocada pela dengue. Os principais sorotipos que circulam no Brasil neste momento, segundo ela, são o 1 e o 2, mas há registros do tipo 3 e do 4. No ano passado, o principal sorotipo em circulação era o 2.
Durante a reunião, em Brasília, a secretária lembrou que, em 2023, o pico da dengue foi registrado entre o final de março e o início de abril. Em 2024, dados da pasta mostram que os primeiros dois meses já ultrapassaram o total de casos registrados durante o pico do ano anterior.
O painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde registra, desde 1º de janeiro, 991 mil casos prováveis de dengue e 195 mortes confirmadas. Há ainda 674 mortes em investigação. O índice de incidência, atualmente, é de 488 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
Dia D
No próximo sábado (2), o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, vai realizar o Dia D de combate à doença. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, serão realizadas ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença, como eliminar os criadouros do mosquito transmissor.
Agência Brasil
Vivas da primeira-dama do colunismo social Hilneth Correia!
Todo dia é dia de festejar a queridíssima Hilneth Correia, a primeira-dama do colunismo social e uma amiga da qual tenho um grande apreço, e que comemorou mais um ano de vida nesta quarta-feira (28). Torço sempre por suas conquistas e espero que tenha muitos anos de vida e saúde para podermos brindar a vida juntos. O dia especial desta valiosa dama da sociedade potiguar, admirada e amada por sua família, amigos e apoiadores de seu trabalho, está sendo muito celebrado.
Data conscientiza mundo sobre esforços repetitivos e distúrbios relacionados ao trabalho
Especialistas comentam sobre as LER/DORT e como preveni-las corretamente dentro e fora do ambiente corporativo
Nesta quarta-feira (28), o mundo voltará sua atenção para o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Esta data destaca a importância da prevenção e conscientização sobre os riscos dessas condições que afetam milhões de trabalhadores em diferentes setores.
As LER/DORT representam um conjunto de doenças que afetam músculos, tendões, ligamentos, nervos e articulações, resultantes de movimentos repetitivos, posturas inadequadas e esforços excessivos no ambiente de trabalho. Com o avanço da tecnologia e a predominância de atividades laborais que exigem o uso constante de dispositivos eletrônicos, a incidência dessas condições tem aumentado significativamente.
Segundo o fisioterapeuta e professor da área, Murilo Ribeiro, as LER/DORT representam um problema de saúde pública que requer atenção constante. O especialista é docente da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima.
“É fundamental conscientizar os trabalhadores sobre a importância da ergonomia no ambiente de trabalho, promovendo a adaptação correta dos postos de trabalho, como ajustes precisos na altura do monitor e da cadeira, por exemplo, pausas para descanso e a prática de exercícios físicos que fortaleçam a musculatura e previnam essas lesões,” destaca.
Por outro lado, Ribeiro enfatiza a responsabilidade dos empregadores em criar condições propícias para o desempenho das atividades profissionais, minimizando os riscos de desenvolvimento dessas doenças. O professor ressalta ainda a necessidade de investimentos em políticas de saúde ocupacional e programas de prevenção.
“A abordagem preventiva é a chave para reduzir a incidência das LER/DORT. Campanhas educativas, treinamentos e a implementação de medidas ergonômicas são medidas essenciais para preservar a saúde de todos. A colaboração entre todos é essencial para criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. Afinal, a promoção da qualidade de vida no trabalho é um investimento valioso para a sociedade, frisa o docente.
Hábitos saudáveis
A contribuição de um profissional de educação física pode ser valiosa para a prevenção das LER/DORT. Esse especialista pode incorporar uma rotina de exercícios específicos no dia a dia para fortalecer os músculos.
“A prática regular de atividades físicas é uma peça fundamental na prevenção de lesões musculoesqueléticas. Exercícios que fortalecem a musculatura envolvida nas tarefas diárias, como os membros superiores, inferiores e o core, são essenciais para promover a estabilidade e resistência necessárias durante a jornada de trabalho”, explica o professor de Educação Física da UnP, Leandro Medeiros da Silva.
Silva também ressalta a importância de exercícios que envolvam o alongamento e fortalecimento da região cervical e lombar, áreas frequentemente afetadas pelas LER/DORT. “Incorporar rotinas simples de alongamento e fortalecimento pode melhorar a postura, reduzir a tensão muscular e prevenir dores crônicas relacionadas ao trabalho repetitivo,” opina.
Além disso, ele sugere a inclusão de pausas ativas ao longo do dia, com exercícios simples que podem ser realizados no próprio local de trabalho. “Movimentos como rotação de ombros, flexão e extensão de pulsos, e pequenas caminhadas podem estimular a circulação sanguínea e minimizar a sobrecarga nos músculos, contribuindo para a prevenção das LER/DORT”, pontua Leandro.
ADP anuncia novo gerente-geral Brasil & VP de Service Delivery Latam
Luiz Bernabé retorna ao Brasil assumindo novos desafios na ADP
Bernabe esteve à frente da operação de Chile, Argentina e Peru nos últimos 3 anos, baseado em Santiago, no Chile.
Em seus mais de oito anos na ADP, passou por diferentes posições tais como diretor de Service Excellence and Business Transformation, gerente geral da Argentina e diretor senior de Marketing e Estratégia para América Latina.
Graduado em Administração de Empresas com MBA pela University of Chicago Booth School of Business, acumula uma sólida experiência anterior à ADP, principalmente no mercado financeiro.
“Retorno às operações da ADP no Brasil com o objetivo de continuar aumentando a oferta de serviços e produtos, consolidando o crescimento da companhia e levando aos clientes cada vez mais soluções em recursos humanos inovadoras, que garantam eficiência e acelerem a digitalização de processos das empresas”, explica o executivo.
Sobre a ADP (Nasdaq-ADP)https://www.adp.com.br e https://br.adp.com/sobre-a-adp/central-de-imprensa.aspx.
A companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo potencial no trabalho. Os serviços e produtos da empresa para RH, talento, benefícios, folha de pagamento e compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas. Saiba mais em:Escola de Natal cria programa personalizado de inteligência emocional para crianças e adolescentes
A Maple Bear Natal desenvolveu um programa próprio, voltado para atender as necessidades desta faixa etária.
Aprender a ler, escrever, fazer cálculos, falar um novo idioma. Tudo isso faz parte da rotina comum de um aluno ao longo do seu processo de desenvolvimento na escola. Mas é preciso ir além. O ambiente educacional também deve proporcionar ao estudante a oportunidade de identificar e lidar com as suas emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. É o que chamamos de Inteligência Emocional. Foi pensando nisso que a Maple Bear Natal desenvolveu um programa próprio, voltado para atender a essas necessidades.
A adoção de um projeto personalizado e exclusivo voltado à inteligência emocional é essencial para atender às necessidades únicas de cada aluno, promovendo autoconsciência, autogestão, e habilidades de relacionamento saudável. Tal abordagem facilita o desenvolvimento de estratégias eficazes para a gestão de emoções, fortalece a resiliência diante de adversidades e melhora a comunicação e empatia, elementos cruciais para o sucesso acadêmico e pessoal. Além disso, prepara os alunos para enfrentar desafios futuros em diversos contextos de vida.
“O projeto personalizado não só atinge objetivos educacionais mais amplos, mas também contribui significativamente para o bem-estar e desenvolvimento integral dos estudantes, equipando-os com ferramentas indispensáveis para a vida”, explicou a coordenadora de habilidades socioemocionais da escola, Sibela Peixe.
O programa está sendo aplicado desde o início do ano letivo, em todos os segmentos, do Nursery (03 anos) ao Year 09 (14 anos). As aulas, realizadas semanalmente, são estruturadas em etapas distintas: começam com o momento de acolhida, no qual são empregadas ferramentas como conexões internas, musicalização e controle da respiração para garantir a concentração dos alunos. Segue-se o momento de ouvir e aprender, durante o qual os materiais didáticos — livros, vídeos, músicas e outras ferramentas — são apresentados, sempre em diálogo com os alunos.
O projeto foi idealizado pela diretora da Maple Bear Natal, Mona Lisa Dantas, que é formada em Pedagogia e Letras e também atua como Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Natal, além de ser professora universitária e coautora de livros.
“Iniciar o cultivo da inteligência emocional desde os primeiros anos de vida é um ato de amor e visão de futuro. Ao ensinar nossas crianças a entender e gerenciar suas emoções, estamos lhes dando as ferramentas para navegar pelas tempestades da vida com graça e resiliência, iluminando o caminho para o sucesso acadêmico e relações interpessoais ricas e significativas”, destacou Mona Lisa.
O desenvolvimento do projeto socioemocinal na Maple Bear Natal harmoniza-se perfeitamente com a metodologia canadense, adotando uma abordagem educacional holística que enfatiza o bem-estar e o desenvolvimento integral dos estudantes.“Incorpora inovação e flexibilidade, promovendo a adaptação às mudanças educacionais e às necessidades dos estudantes. Promove ainda o envolvimento da comunidade escolar, estabelecendo uma parceria colaborativa entre alunos, professores e pais. Essa integração assegura não só um complemento à filosofia educacional canadense, mas também garante a sua expansão, reforçando o compromisso da Maple Bear Natal com uma educação relevante e adaptada aos desafios contemporâneos”, concluiu Sibela.
Saiba mais
A Maple Bear Natal funciona há 14 anos na capital potiguar, oferecendo turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. São atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico. Mais informações em @maplebearnatal.
Cupons de desconto para o top 5 produtos mais procurados no verão
O Cuponation, maior comunidade de compras e recompensas do Brasil, revela os principais produtos mais vendidos na estação e oferece cupons de desconto exclusivos
São Paulo, fevereiro de 2024 – Após análise detalhada dos seus principais anunciantes, o Cuponation, referência na modalidade de cupons de descontos, identificou os produtos mais vendidos em cada uma das lojas, bem como o crescimento de busca desses itens de 2023 para 2024.
Produtos mais procurados e o percentual de crescimento nas buscas de 2023 para 2024:
- Ar-condicionado LG Dual Inverter: aprende os hábitos de uso e configura automaticamente a temperatura, direção e velocidade do vento – crescimento de busca de 124% | Cupom de desconto LG: ar-condicionado e purificadores com 10% OFF;
- Modelador de Cachos Conair: o modelador de cachos Conair possibilita criar até 3 tipos de cachos que podem ser combinados com diversos tipos de penteados – crescimento de busca de 45% | Cupom de desconto MadeiraMadeira: eletroeletrônicos com 10% OFF;
- Máquina de Lavar Brastemp 13Kg: conta com Design moderno e exclusivo e a alta Performance do Ciclo Tira-Manchas Advanced para retirar mais de 40 manchas – crescimento de busca de 22% | Cupom de desconto Brastemp: R$100 OFF em todo o site;
- SSD 1TB Kingston NV2: com menores requisitos de energia e menor aquecimento para ajudar a otimizar o desempenho do seu sistema – teve um crescimento de busca de 18% | Cupom de desconto Kabum: 5% OFF;
- Crescimento na busca por tênis no geral: 22% de 2023 para 2024. Cupom de desconto ️Netshoes: 10% OFF no site.
Todos os descontos em destaque podem ser consultados diretamente na plataforma do Cuponation por meio deste link. A empresa também oferece a página de top20, com mais descontos em diversos segmentos.
“Essa análise detalhada reflete nosso compromisso em entender as necessidades do consumidor e oferecer soluções relevantes e acessíveis. Além do ano de 2023 ter sido excepcional, estamos entusiasmados em fornecer aos nossos clientes a oportunidade de economizar com cupons exclusivos”, destaca a co-fundadora do Cuponation, Maria Fernanda Antunes Junqueira.
Sobre o Cuponation
O Cuponation é a maior comunidade de compras e recompensas do Brasil, uma marca da Global Savings Group (GSG), empresa global de tecnologia em marketing de afiliados e soluções para e-commerce. Com o objetivo de melhorar a experiência de compra do consumidor brasileiro, no país, a companhia oferece uma plataforma digital de cupons de descontos com mais de 600 empresas parceiras, entre elas grandes varejistas, como Amazon, Americanas, Netshoes, Renner e a Via, dona das Casas Bahia e do Ponto. Mais informações no site www.cuponation.com.br.
Existe vida após um relacionamento tóxico?
Em “A história de como eu morri”, J.C. Lydes recorre à ficção para expor realidade vivida por milhares de mulheres
Da janela de casa a escritora J.C. Lydes – ou Jéssica Chagas – testemunhou em choque um homem agredir a esposa enquanto porteiro e entregador tentavam contê-lo. Sem saber o desfecho da história verídica, mas com determinação de dar voz ao que presenciara, a autora imergiu na criação de Letícia, uma personagem que encarna inúmeras mulheres aprisionadas em relacionamentos tóxicos e abusivos. Esta narrativa é contada em A história de como eu morri.
O marido de Letícia é Carlos, um homem violento, agressivo, que ao longo dos anos a fere tanto física quanto emocionalmente, fatores suficientes para abalar a autoestima e confiança dela. Depois de mais uma briga, seguida por um pedido de desculpas e promessas vazias, ela é agredida por ele em público, na rua.
O que eu estou fazendo aqui?! Eu preciso ir embora. Eu vou ter que contar tudo o que acabou de acontecer. Vão me pedir para detalhar cada uma das brigas, cada uma das vezes em que ele me machucou. E se me perguntarem de quem foi a culpa?! Meu corpo gela e dou um passo para trás. O ar para de entrar e me sinto presa e sufocando. É como se as mãos pesadas do Carlos tivessem voltado para o meu pescoço. Eu não posso fazer isso. Não posso repetir tudo. Fecho os olhos. Não consigo reviver esse pesadelo. (A história de como eu morri, p. 33 e 34)
Para moldar de forma mais realística as ações e reações dos personagens à vista desses terríveis eventos, a escritora consultou uma delegada da mulher do Piauí e uma capitã da PM. Ela também se aproximou do grupo de apoio Fala Mulher, a fim de compreender a realidade da violência doméstica, além de estudar a Lei Maria da Penha.
Baseada nessas pesquisas, J.C. Lydes conduz Letícia para uma jornada de reconexão consigo mesma. Isto acontece de forma gradual, quando a personagem recebe apoio da amiga Sarah, começa a fazer terapia e encontra companhia em Alessandra, uma mulher que vivenciou algo semelhante ao que ela passou. Entretanto, desapegar daquilo que acreditava ser amor revela não ser uma tarefa fácil e, entre recaídas e incertezas, a protagonista, assim como uma fênix, renasce das cinzas.
Nesse aspecto, a ficção se distancia do mundo real, onde quase sempre esse renascimento não se concretiza e parte das mulheres se tornam vítimas fatais, o que faz do Brasil o quinto país no mundo em mortes violentas de pessoas do sexo feminino. Mesmo diante de estatísticas desanimadoras, neste livro, a autora, com uma escrita delicada, traz uma mensagem otimista ao retratar a coragem e a importância de quebrar ciclos.
Ficha técnica:
Título: A história de como eu morri
Autora: J.C. Lydes
ISBN: 978-65-00-87595-9
ASIN: B0CF9ZN93Q
Páginas: 259
Preço: R$ 46,20 (Impresso) | R$ 9,90 (digital)
Onde comprar: Loja Uiclap e Amazon
Sobre a autora: J.C Lydes ou Jéssica Chagas tem 30 e poucos anos, é baiana, de Salvador, e mora em São Paulo. Formada em jornalismo e com MBA em mídias digitais, trabalhou por dez anos com publicidade e marketing digital, até se descobrir como escritora e mudar completamente de carreira. Tornou-se autora de ficção por paixão aos livros e atualmente se dedica exclusivamente a isso. Seus livros, publicados na Amazon, possuem mais de dois milhões de páginas lidas. De forma independente, lançou A Herdeira – Entre sangue e mentiras, A Queda da Rainha – Jogando com o coração e Nascida nas Sombras – O surgimento de uma lenda.
Site: www.jclydesautora.com.br
Instagram: @jclydesautora
Confirmado! Padre Patrick volta a se apresentar em Natal no mês de abril
Nata/RN – fevereiro de 2024 – Com seis milhões de seguidores no Instagram, o Padre Patrick está com seu espetáculo “Fora da Caixinha” confirmado para Natal. O show do padre mais carismático da internet está marcado para o dia 20 de abril, às 20h, no Teatro Riachuelo. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 60 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com.
De forma leve e natural, o sacerdote humaniza a fé, falando de religião com muita irreverência, característica marcante em suas apresentações. Padre Patrick une a experiência religiosa compartilhando a sua mensagem de fé, esperança e amor, com as respostas divertidas, engraçadas, em uma interação diferenciada com o público, o que promete ser uma noite emocionante e inspiradora para todos os presentes.
Após dez anos dedicados ao sacerdócio, durante a pandemia o padre caiu no gosto do público ao abrir um canal nas suas redes sociais para interagir com os fiéis. Na época, contava com apenas três mil seguidores no perfil, em sua maioria frequentadores da paróquia. Para conversar com o público, começou a abrir caixinhas de perguntas, ferramenta do Instagram em que as pessoas podem enviar dúvidas e questões. Foi daí que veio o sucesso das respostas cheias de humor.
De Santo Antônio do Canaã, distrito do município de Santa Teresa (ES), ele foi ordenado padre aos 25 anos em Marabá (PA) e atualmente celebra missas na Paróquia São Sebastião, na cidade de Parauapebas, também no Pará. A fama na internet rendeu o show ‘Fora da Caixinha’, em que o padre leva de forma descontraída a relação com Deus e questões cotidianas.
O evento é uma realização da Viva Promoções e Non Stop Produções. Mais informações: @vivapromocoes.
Serviço:@uhuuoficial Realização: @vivapromocoes
Padre Patrick – “Fora da Caixinha” em Natal Dia: 20 de abril de 2024 Horário: 20h Classificação indicativa: Livre *menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado. Ingressos: Meia entrada a partir de R$ 60,00; Inteira a partir de R$ 120,00; *consulte todos os valores e assentos disponíveis na página de vendas do evento. % Descontos: 50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue); 50% clientes Unimed Natal (1 ingresso); 30% titulares do Cartão Riachuelo (2 ingressos); *descontos limitados e não cumulativos Pontos de venda: – Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) –Dia das Mulheres, comemorado em 8 de março, é data importante para salientar que direitos e valores devem ser ensinados logo na infância
Animações produzidas por crianças desenvolvida pela startup De Criança Para Criança estão disponíveis no Youtube e englobam também essa temática
Sobre a realidade da luta pelo Dia das Mulheres, lembrado internacionalmente em 8 de março, é importante salientar que a data é uma oportunidade de refletir sobre a educação de valores e igualdade de direitos logo na infância. Entre as animações criadas pelo De Criança Para Criança (DCPC), que estão disponíveis no canal no YouTube, várias tratam do tema sob a perspectiva dos pequenos.
Um dos destaques é o audiovisual “A Menina Que Lutou por seus Direitos”. “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo” – A história de Malala. Os alunos conheceram a história de Malala Yousafzai (que nasceu no Paquistão) e sua trajetória para garantir o direito de todas as crianças frequentarem a escola. No vídeo criado em sala de aula, eles aprenderam, de maneira lúdica, a importância da representatividade das meninas frente às suas escolhas.
Reunir crianças dos mais diversos horizontes e transformar seus sentimentos, suas alegrias, seus personagens e o seu mundo, em histórias, é um dos objetivos do “De criança para criança”. Para o cofundador, Vitor Azambuja, os vídeos são manifestações genuínas de crianças que devem ser estimuladas desde cedo. “São vídeos criativos, feitos por crianças que devem ser estimuladas para que elas possam levá-las para seu cotidiano, de sua família, de sua comunidade e da sociedade. A construção dessa sociedade justa que todos nós queremos, e isso começa com a boa educação das crianças, e plataforma ”, afirmou.
Ainda segundo Vitor, é preciso garantir ferramentas para que as crianças sejam protagonistas de sua história e de transformações sociais. “Uma dessas animações aborda a história de Malala, do Afeganistão, que virou um símbolo de resistência feminina em todo o mundo. É importante que as crianças estejam atentas a esses significados”, concluiu Vitor.
Sobre o De Criança para Criança
O programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.