‘Meu e-commerce me dá informação direta do consumidor’, diz CEO da Gtex

Gtex

 

Fabricante de produtos de limpeza usa vendas online para testar novidades e ‘convencer’ varejo físico a incluir lançamentos na gôndola

São Paulo, 10 de abril de 2024 – Há três anos, quando decidiu montar seu e-commerce Casa de Gê, a fabricante de produtos de limpeza GTEX não imaginava que o projeto se revelaria fundamental para a empresa colocar produtos, sim, em lojas físicas.

Ao realizar vendas no Sul e Sudeste do Brasil que já chegam a 0,5% do faturamento total da empresa, de R$ 1,2 bilhão, a plataforma também tem gerado informações valiosas sobre o comportamento de compra e as preferências do consumidor, que vêm sendo usadas em toda empresa, inclusive nas negociações com supermercadistas.

O Casa de Gê vem permitindo à empresa testar diferentes apresentações para os produtos, propostas de precificação e pacotes promocionais, principalmente entre o público consumidor dos millennials, já nascidos na era da internet e abertamente adeptos às compras online, segundo avaliou a CEO da GTEX, Talita Santos.

“Montamos nosso e-commerce e começamos atingir o público diretamente”, afirmou a empresária. “Nossos produtos vão continuar a ser vendidos no varejo, mas nesse caso, não temos tanta informação sobre o consumidor. Já no e-commerce, temos informação direta dele, feedbacks mais rápidos, conseguimos interagir e construir uma estratégia mais assertiva”.

Segundo a CEO, a informação gerada pela plataforma, junto com os dados de consultorias especializadas a quem a empresa recorre para entender os demais perfis de consumo, tem dado à GTEX confiança para testar no ambiente online os lançamentos que mais tarde serão oferecidos ao varejo físico já com viabilidade comprovada, como atesta um case recente da empresa compartilhado por Talita.

O case é o Sem Passar Baby Soft. Lançado em 2020, o produto chegou com a promessa de desamassar roupas saídas do varal com algumas borrifadas, num forte apelo aos jovens avessos à tábua e ao ferro de passar. O produto, no entanto, enfrentou resistência no varejo físico, fazendo a GTEX redirecionar esforços para a venda online e intensificar o uso de influenciadores digitais, como o canal @faciliteseudia (foto).

“A gôndola não é elástica. Às vezes, você quer introduzir um produto, mas o varejo resiste e precisa ser convencido”, disse Talita Santos. “O Sem Passar começou assim, no digital. E desde então a gente vem mostrando para o varejista que o produto já está sendo vendido na região dele, via e-commerce, e que ele precisa tê-lo na gôndola”, assinalou a empresária, reforçando que o produto está cada vez mais presente em lojas físicas.

Além de facilitar as negociações com varejistas, o e-commerce da GTEX também vem ajudando a empresa a dialogar com o consumidor. A plataforma passou a reunir conteúdos sobre a utilização dos produtos, com interações monitoradas pelas redes sociais e pelo SAC da empresa, seguindo a constatação de que os millennials, além de recorrer à experiência de suas mães, buscam na internet tutoriais de uso.

Assim, o Casa de Gê passou a mostrar ao consumidor como usar produtos como o Bastão Tira Manchas da GTEX para, por exemplo, tirar manchas de vinho. A empresa também vem aproveitando a presença do consumidor no site para contar o que vem fazendo de novo. No esforço de levá-lo ao ambiente online, também decidiu imprimir QR Codes nos produtos, descobrindo que o público mais jovem até prefere esse formato em vez de simplesmente ler o rótulo.

Talita Santos também disse que a transformação digital da GTEX, além de ajudar a vender diretamente ao consumidor, entender suas preferências, otimizar processos em toda empresa e negociar melhor com o varejo, está avançando também para as fábricas, sobretudo as quatro últimas adquiridas no ano passado.

“Um dos vários desafios da GTEX é a integração das suas oito fábricas com tecnologia. Hoje a parte de backoffice é bastante integrada, mas o custo operacional precisa reduzir, e a tecnologia nas fábricas será cada vez mais importante”, acrescentou.

A GTEX é uma das maiores empresas de produtos de higiene e limpeza do Brasil, dona de 12 marcas irradiadas em mais de 400 categorias de produtos, que hoje a empresa coloca em pelo menos 50 mil pontos de venda no país.