Ministra Esther Dweck detalha Imóvel da Gente e Concurso Unificado no “Bom dia, Ministra”

 

Titular da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é a convidada do programa de entrevista com radialistas de todo o país a partir das 8h desta quinta-feira, 11 de abril

A ministra Esther Dweck é a entrevistada desta quinta-feira, 11 de abril

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, é a convidada do “Bom dia, Ministra” desta quinta-feira, 11 de abril. Durante uma hora de conversa com radialistas de todo o país, a ministra vai detalhar o Programa de Democratização de Imóveis, o Imóvel da Gente, e a contagem regressiva para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
O CPNU é o maior processo seletivo para o serviço público já realizado no país: 2,1 milhões de inscritos. Desse total, 420.793 solicitaram cotas raciais. Na última semana, o MGI divulgou os horários de abertura e fechamento dos portões e o início e duração das provas que serão realizadas no dia 5 de maio em 228 municípios. Os candidatos disputarão as 6.640 vagas oferecidas com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
IMÓVEL DA GENTE — O Imóvel da Gente, Programa de Democratização de Imóveis da União, tem como objetivo a destinação estratégica de imóveis da União para políticas públicas prioritárias, levando em conta a função social e ambiental, com diálogo federativo e com a sociedade, em benefício da população. O programa abrange imóveis sem destinação definida, como áreas urbanas vazias, prédios vazios e ocupados, conjuntos habitacionais com famílias não tituladas, além de núcleos urbanos informais com e sem infraestrutura.
A iniciativa visa beneficiar áreas como educação, saúde, assistência social, segurança alimentar, cultura e o esporte, priorizando a oferta habitacional (em parceria com o Programa Minha Casa Minha Vida), regularização fundiária, obras de infraestrutura e equipamentos de políticas públicas diversas.
IDENTIDADE — Outro assunto a ser abordado pela ministra Esther Dweck é a Nova Carteira de Identidade. O documento está apto a ser emitido em 23 estados e no Distrito Federal. Todas as unidades federativas devem adotar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de identificação, com padrão nacional e número único, que será o cadastro de pessoa física (CPF). Essa iniciativa tem o objetivo de melhorar os cadastros do governo, reduzir as fraudes e ampliar a segurança dos processos de identificação de cidadãos no Brasil.
AO VIVO — O “Bom Dia, Ministra” é transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao vivo. Pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”. O “Bom dia, Ministra” é uma produção da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, em parceria com a EBC.
PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222.1282 (WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República