Com inscrições, gratuitas, abertas até 02 de junho, o edital a.colher vai capacitar 500 jovens de 18 a 29 anos com desejo de empreender na área
A Nestlé disponibiliza cursos gratuitos no campo da economia criativa. A companhia lançou, recentemente, o edital a.colher, que vai capacitar 500 jovens do Brasil, com idades entre 18 e 29 anos, que tenham interesse em empreender na área da gastronomia. O programa é realizado em parceria com a co.liga, escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa, como gastronomia, música e multimídia, e é voltado para jovens em vulnerabilidade social, sendo que 5% das vagas são para pessoas com deficiência. Em Natal, a captação desses jovens e a divulgação da parceria é realizada pela Atitude Cooperação, instituição atuante na Zona Oeste de Natal, com foco no desenvolvimento de pessoas e o crescimento sustentável das comunidades atendidas.
“Nosso objetivo é ampliar as oportunidades de geração de renda e inclusão por meio da capacitação e da aceleração de negócios, que podem ser embrionários ou estar ainda no campo das ideias. Esse programa abrirá caminhos para muitos jovens transformarem suas vidas por meio do conhecimento e do trabalho”, afirma Helen Andrade, diretora de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil.
“A formação das juventudes para entrada no mundo do trabalho é uma urgência do Brasil. Especialmente em trajetórias que apontam para o contexto do presente e de um futuro próximo, com atenção às transformações que estamos vendo no universo profissional e do mercado de trabalho”, afirma João Alegria, Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho, criador da plataforma co.liga, junto com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI).
Como se inscrever no edital a.colher?
As pessoas interessadas em participar do edital devem se inscrever no site https://coliga.digital/oportunidades/projeto-acolher
|
O edital é uma iniciativa da co.liga e da Nestlé e tem como objetivo formar jovens de 18 a 29 anos, residentes em qualquer lugar do Brasil, em áreas da Gastronomia, a fim de desenvolver suas aptidões, estimular e acelerar negócios na área, ampliando oportunidades para a geração de renda e inclusão produtiva das(os) participantes. A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição.
coliga.digital
|
de forma GRATUITA até o dia 2 de junho. É por este site que também será divulgado o resultado da seleção, em 30 de junho. O edital a.colher é um desdobramento da parceria entre Nestlé e co.liga, anunciada em abril, que resultou na criação do eixo educacional de gastronomia, com quatro cursos gratuitos 100% online, na plataforma da escola digital. Qualquer pessoa entre 18 e 29 anos pode realizar os cursos, mesmo as que não participam do edital. Serão priorizadas pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, negras, de populações nativas e indígenas.
Como funciona o programa?
As pessoas selecionadas vão participar de ciclos de aprendizagem organizados em três etapas. A primeira é a Jornada Formativa, composta por quatro aulas online com carga horária mínima de cinco horas cada, e cinco encontros virtuais síncronos de até duas horas, com a equipe da co.liga e profissionais da gastronomia.
Na segunda etapa, as alunas e alunos terão a oportunidade de inscrever um projeto ou negócio no ciclo de Aceleração de Negócios Gastronômicos. Dessa fase, serão selecionados 30 projetos, que receberão uma bolsa de R$300 cada para participar de quatro rodadas de mentoria, além de encontros com profissionais do mercado e acesso a uma nova formação da co.liga, voltada a profissionais da área.
A fase final, programada para abril de 2025, terá uma nova rodada de avaliação e selecionará três projetos vencedores, os quais receberão um aporte de R$5 mil cada e uma viagem totalmente custeada pelo edital para conhecer a cozinha da Nestlé em São Paulo, ampliando seus aprendizados e relacionamento com profissionais da área.