Por meio da Liga Acadêmica de Ensino em Saúde de Práticas de Enfermagem (Laespe), a Universidade Potiguar (UnP) e o Hospital do Coração, em Natal, recebeu o Certificado de Boas Práticas na Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, emitido pela Epimed Solutions e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).
Os alunos do curso de Enfermagem que integram a Laespe têm atuação dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, auxiliando no processo de gerenciamento, obtenção e integração dos dados junto do acompanhamento assistencial do Centro de Terapia Intensiva (CTI).
“Para além do ganho de conhecimento adquirido pelos estudantes ao atuarem numa UTI, ter colaborado na obtenção do prêmio, que atesta os índices de gestão nas áreas de Leitos, Recursos, Desfechos, Equipes e Qualidade Assistencial, ainda colabora para uma melhor formação prática dos futuros profissionais”, afirma a orientadora da Laespe da UnP, professora Vera Lúcia.
Para a coordenadora adjunta do curso de Enfermagem da UnP, professora Leise Carmelin, a atuação dos estudantes dentro da UTI do Hospital do Coração não só enriquece a formação acadêmica e prática, mas também contribui significativamente para a melhoria contínua dos cuidados intensivos prestados.
“A conquista deste certificado destaca a importância da integração entre ensino e prática profissional na formação de enfermeiros altamente qualificados e comprometidos com a excelência na assistência à saúde”, destaca Carmelin.