Ator potiguar José Neto Barbosa recebe um dos prêmios mais significativos da cultura LGBTQIA+ no Brasil

O ator potiguar José Neto Barbosa ganhou um dos mais significativos reconhecimentos da cultura LGBTQIA+ no país, o prestigiado Prêmio André Fischer. O troféu leva o nome do ativista da causa, pesquisador e criador do Mix Brasil. A cerimônia ocorreu na última quarta-feira (19) e foi apresentada pelas Drag Queens paulistanas Alexia Twistter e Thelores, durante o Festival Internacional de Cinema, da Diversidade Sexual e de Gênero – DIGO, em Goiânia. No evento, o ator também apresentou o seu renomado espetáculo “A Mulher Monstro”.

“O José Neto desenvolve uma militância muito importante para o Brasil. O nosso festival recebe anualmente 600 a 900 obras artísticas de todas as partes do mundo para a nossa curadoria, mas esse prêmio é pelo destaque do seu trabalho, uma homenagem pela sua trajetória”, afirma Cristiano Sousa, diretor do Festival DIGO.

Recentemente, o ator também ganhou dois reconhecimentos chancelados pelo Estado do Rio Grande do Norte: o Prêmio Agente Transformador da Cultura LGBTQIA+ e o Prêmio Agente Transformador do Teatro, por sua contribuição para as artes cênicas do RN, bem como para a comunidade LGBTQIA+.

José Neto Barbosa, oriundo do Agreste, da cidade de Santo Antônio Salto da Onça, é um ator com 22 anos de carreira, dos quais 15 foram dedicados à arte Drag Queen. É fundador da S.E.M. Cia. de Teatro e gestor da POSS Comunicação, Gestão e Cultura. Com o seu espetáculo “A Mulher Monstro”, há mais de oito anos em cartaz, já foi visto por mais de 32 mil pessoas de todas as regiões do Brasil.