Em mais uma rodada do “CEICAST”, o podcast que mensalmente o colégio CEI, unidades Mirassol e Zona Sul, coloca no ar com temas de interesses de pais que têm filhos em idade escolar, os especialistas Maria do Carmo Bazante e Jader Araújo falam da importância do estudo bilíngue para o aprendizado e a vida adulta das crianças. Na entrevista, conduzida pela jornalista Nara Rodrigues, fica claro que a melhor idade para começar o estudo bilíngue é “quanto mais cedo melhor”. O tema do programa é “Benefícios Cognitivos do Bilinguismo”.
Segundo Bazante, as chamadas “janelas da oportunidade” para aprender um segundo idioma, vão se fechando, a partir dos 12 anos. A especialista explica que, quando criança, o indivíduo usa os dois hemisfério do cérebro – os lados racional e emocional, o que torna o aprendizado mais fácil por conta da plasticidade do próprio cérebro, embora isso não signifique que um adulto não aprenda o idioma inglês.
O programa, que vem repleto de dicas e curiosidades sobre o ensino bilíngue, sinaliza que a familiaridade com a língua inglesa já pode ser iniciada desde o ventre da mãe, mesmo que essa mãe não seja bilíngue. A dica é colocar música ou historinha em inglês para ele ouvir.
Os especialistas desmentem o mito de que o “cérebro bilíngue” é mais inteligente. No entanto, revelam que o cérebro bilíngue é mais forte e mais ativo, o que vai gerar um impacto positivo no aprendizado de outro componentes curriculares, como história ou geográfica, por exemplo.
Um dica importante: embora existam escolas que oferecem programas bilíngue de excelência, é aconselhável os pais procurarem uma instituição de ensino que disponibilize um programa bilíngue que tenha aferição de universidades internacionais, pois a criança vai receber um cerificado que é reconhecido mundialmente.
Para assistir e ter acesso ao conteúdo completo do podcast, basta clicar em dos links abaixo:
Link Youtube: https://youtu.be/k2UVnlEOjJs
Link Spotify: https://podcasters.spotify.com/pod/show/ceicast/episodes/Benefcios-Cognitivos-do-Bilinguismo-e2kt84f
SOBRE O PROJETO
Pioneiro em estabelecimentos de ensino do Estado, o projeto “Ceicast” foi adotado a partir da constatação de levar para alunos, pais/responsáveis e à sociedade em geral, temas relevantes que envolve as famílias. Lançado no último mês de maio, o programa inaugural contou com a participação de especialistas que revelaram aos internautas como enfrentar as dificuldades de se comunicar como os filhos.
O tema foi abordado pela neuropsicóloga Larissa Mariane e a psicóloga Caroline Maia, que esclareceram aspectos de um assunto que impacta muitas famílias no que diz respeito as relações entre pais e filhos.