Com nota máxima do MEC, CEUB se posiciona entre as instituições de ensino superior mais respeitadas

CEUB

 

Nota 5 reflete integração entre infraestrutura de ponta, excelência do corpo docente e serviços prestados à sociedade

O Centro Universitário de Brasília (CEUB) conquistou nota máxima – cinco – na avaliação institucional do Ministério da Educação, o que reflete seu compromisso contínuo com a educação superior de excelência. Ao combinar tradição e inovação, a abordagem pedagógica do CEUB proporciona experiências acadêmicas diferenciadas e o desenvolvimento de competências em diversas áreas do conhecimento. Fundado em 1968 com a missão de manter o alto nível do ensino, a instituição já formou mais de 150 mil profissionais de sucesso para o mercado.
“Esta conquista reflete a excelência do nosso ensino superior e o empenho de toda a comunidade acadêmica, docentes, colaboradores e estudantes na formação de profissionais de destaque”, comemora o Reitor do CEUB, Rafael Mesquita Lopes. Com instalações amplas e modernas, a instituição dispõe dos campi Asa Norte e Taguatinga, uma unidade da área da Saúde para atendimento à comunidade, três polos de Educação a Distância e uma unidade de apoio acadêmico. Além dos cursos de Graduação e Pós-graduação presenciais e a distância, oferece programas de Mestrado, Doutorado e de Residência em Enfermagem Cardiovascular.
De acordo com a professora Simone Espinosa, Diretora Institucional de Regulação e Avaliação, a combinação entre tradição e inovação orienta a abordagem pedagógica do CEUB, proporcionando oportunidades para os alunos vivenciarem experiências acadêmicas significativas e desenvolverem competências em diversas áreas do conhecimento. “Com esta avaliação, o CEUB reafirma sua posição como uma das instituições de ensino superior mais respeitadas do país, comprometida com a formação de profissionais competentes e engajados socialmente”, acrescenta.
Com o curso de Gestão da Tecnologia da Informação EAD, o CEUB garantiu nota 5 no IDD, ficando na 1ª posição no país, dentre os cursos presenciais e EAD; e com o curso de Administração EAD garantiu nota 5 no ENADE, ficando na 1ª posição no Distrito Federal, dentre os cursos presenciais e EAD de instituições privadas.
Experiências de sucesso
Ao ingressar no CEUB em 2015 para cursar Fisioterapia, Larissa Tihara Printes se surpreendeu com a estrutura dos laboratórios e com o projeto de extensão no Centro de Atendimento à Comunidade do CEUB, no Edifício União. “Além da excelência dos professores, me chamou atenção a variedade de atividades, podendo atuar como monitora de turma, nos projetos de iniciação científica e minicursos”, conta Larissa. Essa visão se refletiu também em 2022, quando Larissa começou a cursar segunda graduação em Psicologia: “Mais uma vez, fiquei impressionada com a qualidade do ensino e a infraestrutura oferecidas pela faculdade”.
Já Rafaela Guimarães, estudante de Direito do CEUB desde 2021, tem se destacado pelos papéis estratégicos de representatividade estudantil. No 4° semestre, ela ingressou no Diretório Central dos Estudantes (DCE) do CEUB, onde hoje ocupa o cargo de Diretora de Assuntos Acadêmicos. Larissa também passou a integrar a Comissão Própria de Avaliação da instituição. “Essa experiência tem sido incrível, me permite participar de reuniões com o MEC e o INEP com aprendizados significativos para a minha carreira”, celebra Rafaela.
Confira iniciativas de destaque do CEUB:
ATENDIMENTO À COMUNIDADE | O CEUB oferece diversos serviços à comunidade, incluindo cinco clínicas-escola (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Medicina Veterinária), Academia Escola de Educação Física, Centro de Formação de Psicólogos, Laboratório de Análises Clínicas e Núcleo de Práticas Jurídicas. O Centro de Atendimento à Comunidade do CEUB funciona no Edifício União, localizado no Setor Comercial Sul de Brasília.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA | A instituição vem desenvolvendo diversos projetos de extensão, destacando-se a Clínica de Direitos Humanos, Balcão de Refugiados, Inclusão Digital, Proteção à Mulher Vítima de Violência, Eis-me Aqui, Saúde Mental no Campus e CEUB Integra Centro de Voluntariado.
MOBILIDADE ACADÊMICA | Nos últimos três anos, 51 alunos participaram de programas de mobilidade acadêmica. Somente em 2024, oito alunos foram selecionados para o primeiro semestre e 21 para o segundo semestre, em parceria com 15 instituições em 11 países de quatro continentes.
TECNOLOGIA EM SAÚDE E SIMULAÇÃO REALÍSTICA | O CEUB adota a técnica de simulação realística nos cursos de Saúde, integrando artes cênicas e tecnologia, proporcionando segurança aos pacientes, autonomia aos alunos e maior retenção de conhecimento. A expansão dessa técnica foi impulsionada pelo curso de Medicina em 2017, que segue a Metodologia Baseada em Problemas, técnica difundida nos melhores centros universitários do mundo.
PRÊMIOS DE COMUNICAÇÃO | Projetos de estudantes de Comunicação Social do CEUB concorrem como finalistas em 21 categorias do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, principal evento acadêmico em nível nacional. Esse é o maior número de indicações recebidas por trabalhos na história da instituição e o maior da região Centro-Oeste nesta edição. Produzidos em 2023, os trabalhos estão na Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação.
APOIO AO DISCENTE | O CEUB oferece apoio aos estudantes por meio de programas como o Núcleo de Atendimento ao Discente e Docente (NADD), o Programa de Apoio Psicopedagógico e de Inclusão (PAPI) e a Mentoria Universitária. Além disso, projetos como Saúde Mental no Campus e Eis-me Aqui são desenvolvidos semestralmente, contando com a participação de toda a comunidade acadêmica.