Empresários, autoridades e jornalistas de Natal participaram, na manhã da quinta-feira (6), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), do evento de lançamento da primeira edição do São João do Comércio. Com capacitações gratuitas para os microempreendedores que atuarão durante o período das festas juninas e uma vasta programação cultural, o objetivo da iniciativa é impulsionar o comércio de rua nos bairros do Alecrim e Cidade Alta.
De acordo com o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o projeto – que faz parte da campanha Compre de Quem Tá Perto e do calendário de comemorações em homenagem aos 75 anos da Federação – é mais uma iniciativa da entidade para impulsionar a economia de Natal e valorizar os negócios locais.
“Queremos aproveitar o ritmo do São João para movimentar o nosso comércio. Além de capacitar empresários e ambulantes, com cursos gratuitos sobre vendas e manipulação segura de alimentos, por exemplo; o São João do Comércio vai levar, a partir de amanhã, dia 7 de junho, o Quinteto do Forró para as ruas do Alecrim e da Cidade. Já na Praça Cívica, além de oficinas gastronômicas com instrutores do Senac, teremos uma série de atrações locais e nacionais se apresentando no Palco Sesc”, ressaltou Marcelo.
Durante o café da manhã de lançamento do projeto, os convidados tiveram a oportunidade de experimentar comidas típicas e conhecer a programação completa do São João do Comércio. Para o prefeito de Natal, Álvaro Dias, o evento pode colaborar para o fortalecimento do centro histórico do município. “Essa é uma das prioridades da nossa gestão, estamos realizando diversas obras e parabenizamos a Fecomércio pela iniciativa, que também é uma forma de valorizar a cultura potiguar”, afirmou Álvaro.
São João do Comércio deve aumentar faturamento dos negócios locais
A expectativa dos empreendedores é que a programação do São João do Comércio ajude a atrair clientes e aumentar as vendas durante o período junino. De acordo com o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Matheus Feitosa, os negócios da região devem movimentar cerca de R$ 4 milhões durante o evento da Fecomércio RN.
“Esse clima de São João é muito bom, porque leva alegria tanto para quem vai comprar quanto para quem estará trabalhando. Normalmente, os negócios do Alecrim faturam em torno de 3 milhões por mês. Com a realização do São João do Comércio, estamos esperando movimentar cerca de um milhão a mais”, destacou Feitosa.
O presidente da Associação Viva O Centro, Rodrigo Vasconcellos, que representa os empreendedores da Cidade Alta, destacou a importância do projeto e relembrou o impacto positivo de outros projetos da Fecomércio RN: “Estamos felizes por receber mais um investimento da Federação. Nos eventos Brilha Natal e Sesc Parada na Ladeira, a Fecomércio RN conseguiu levar gente para a cidade até depois das 19h, então estamos muito animados com essa nova iniciativa”.
Programação cultural segue até 14 de julho
As ações do São João do Comércio começaram no mês de maio, com a oferta de capacitações gratuitas por meio do projeto Senac Venda Mais. Os cursos beneficiaram mais de 300 prestadores de serviços, microempreendedores e vendedores ambulantes que pretendem trabalhar durante o período junino. Já a programação cultural começa nesta sexta-feira (7), quando o Quinteto do Forró passa a circular pelos principais corredores comerciais do Alecrim e da Cidade Alta.
A iniciativa do Sistema Fecomércio RN segue até julho, quando a Praça Cívica recebe uma série de atrações culturais. Na noite da sexta-feira, dia 12, a partir das 17h30, o local recebe trio de forró e apresentações de dança, em seguida o destaque do Palco Sesc será show do cantor Luan Estilizado. No dia 13, o mesmo local recebe apresentação de quadrilha junina e do artista potiguar Giannini Alencar. A quadrilha volta no domingo, 14, junto com o Arraiá da dupla Bisteca e Buchechinha, além de show do cantor Fabinho Miranda.
Além disso, nos dias 13 e 14 de julho, quem participar da festa na Praça Cívica terá a oportunidade de aprender diversas receitas de comidas e bebidas típicas do São João. O espaço gastronômico do Senac RN receberá oficinas para crianças e adultos, com foco nos sabores que não podem faltar no arraiá nordestino.
O projeto São João do Comércio é uma promoção do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac RN, com apoio da Prefeitura do Natal, Associação Viva o Centro e Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba).
Serviço:
O que: São João do Comércio
Quando: 7 de junho a 14 de julho
Onde: Alecrim, Cidade Alta e Praça Cívica
Confira a programação completa: https://www.saojoaodocomercio.com/