Olimpíadas 2024: Interesse dos brasileiros em viajar para Paris aumenta 18.73% no último ano, aponta Semrush

Semrush

 

De acordo com o levantamento, termos relacionados ao turismo na capital francesa contaram com mais de 7.3 milhões de buscas no último ano

São Paulo, julho de 2024 – Com as Olimpíadas de Paris se aproximando, os brasileiros estão cada vez mais interessados em conhecer a capital francesa. De acordo com um estudo da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, entre junho de 2023 e maio deste ano, foram registradas mais de 7.3 milhões de pesquisas na internet com termos relacionados à cidade, um crescimento de 18.73% em comparação ao período anterior.

O levantamento revelou que apenas “Paris” foi pesquisada 2.3 milhões de vezes no último ano, um crescimento de 31.25%. “Torre Eiffel”, monumento mais emblemático do país, também se destacou, com 2.1 milhões de buscas (+31.25%).

Entre as palavras-chaves mais buscadas pelos usuários, específicas sobre viajar para a cidade luz, “hotel Paris” se destaca, sendo pesquisada 197.4 mil vezes, um aumento de 49.32% em relação ao último ano, seguido de “passagem para Paris”, com 162.5 mil buscas (+15%) e “pontos turísticos Paris”, com um total de 76.4 mil pesquisas (+5.82%).

“Grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas, não só elevam o perfil global da cidade anfitriã, mas também estimulam um aumento significativo no turismo. O interesse gerado por estes eventos impulsiona a busca por experiências culturais, gastronomia local e história. E estar atento a essas tendências com base em dados ajuda a tirar maior proveito e atender melhor potenciais clientes”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.

Sobre o levantamento:

O estudo produzido pela Semrush foi feito a partir da Keyword Magic Tool, recurso que disponibiliza dados sobre quantas pessoas pesquisam uma determinada palavra-chave. Para realizar a análise, a empresa monitorou as pesquisas feitas na internet pela população nacional nos últimos dois anos.

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com cerca de 108.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

Praia Shopping oferece programação especial para a criançada durante as férias de julho

 

O Praia Shopping preparou uma série de atividades especiais para entreter as crianças durante o mês de julho. A programação inclui eventos como sessões de fotos com os personagens “Alegria” e “Nojinho” do filme “Divertida Mente 2”, que acontecerá no primeiro domingo do mês, hoje (7) às 17h. Além disso, no dia 14 de julho, o shopping receberá o Pocket Show do grupo Encantos, prometendo um espetáculo mágico cheio de diversão para todas as idades.

Para encerrar com chave de ouro, no dia 21 de julho, às 17h, haverá um Pocket Show da Patrulha Canina, sucesso entre os pequenos. A diversão também contará com brinquedos infláveis, barraquinha de pipoca, algodão doce e atividades recreativas organizadas pelo MiniMundo.

Os detalhes completos da programação podem ser encontrados no site do Praia Shopping.

Fonte: O Poti News

Movidos à Dança apresenta espetáculo ‘Remix’ no TAM na próxima quarta-feira (10)

movidos 2

 

De volta ao solo potiguar, após uma temporada de turnês em quatro estados, nesta quarta-feira (10), o grupo Movidos à Dança subirá ao palco do Teatro Alberto Maranhão (TAM), a partir das 19:30h, para apresentar o espetáculo “Remix”, uma celebração à inclusão e diversidade. O evento marca o início de uma série de exibições, que seguirá para o interior do Rio Grande do Norte. Os ingressos são gratuitos e a apresentação contará com tradução em Libras, garantindo acessibilidade a todos os espectadores.

Dirigido por Denise Stutz (BH/RJ) e Anderson Leão (Natal/RN), “Remix” é um convite para dançar, dividido em dimensões artística e social. No espetáculo, quatro bailarinos profissionais, com e sem deficiência, reúnem um jogo de ficção e realidade, que cria novas referências e possibilidades de enxergar os mundos da vida urbana, proporcionando uma experiência inclusiva e enriquecedora para o público.

No retorno a Natal, o grupo está ansioso para se reconectar com o público potiguar. “Dançar para plateias de outras cidades e estados é sempre uma experiência gratificante, pois nos permite levar a nossa dança a novos horizontes. No entanto, dançar em nossa própria cidade tem um significado especial. É uma oportunidade de retribuir e fortalecer a cultura em nosso estado, além de prestigiar o público fiel que nos acompanha desde o início”, destaca o diretor-geral e também bailarino do Grupo Movidos Dança, Daniel Silva.

A apresentação de “Remix” no TAM é parte do Projeto Movidos à Dança 2024 – Reconhecer e Pertencer, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia COSERN, Instituto de Neoenergia através do edital Transformando Energia em Cultura e pela Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo. Conta ainda com o apoio dos parceiros Letra A Comunicação, Alma do Minho Projetos Culturais e Quentura Produções.

Um Remix de possibilidades
Em comemoração aos dois anos da estreia do espetáculo Remix, nesta segunda-feira (8), às 20h, acontecerá a exibição virtual no Youtube do Mini Documentário: “Um Remix de Possibilidades”, produzido em 2022, dentro do Projeto Movidos à Dança. O Documentário apresenta impressões e sensações da equipe sobre o processo de criação de Remix e como essa vivência foi importante para o crescimento artístico do grupo.

Serviço:

Espetáculo “Remix” no Teatro Alberto Maranhão

Data: 10 de julho de 2024
Hora: 19:30h
Local: Teatro Alberto Maranhão, Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira, Natal – RN
Acessibilidade: Tradução em Libras
Site e canal Oficial: www.movidosdanca.com | https://www.youtube.com/c/MovidosDan%C3%A7a

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/remix-grupo-movidos-danca/2440630

Ficha técnica – Remix:
Direção: Denise Stutz
Direção artística: Anderson Leão

Intérpretes colaboradores:

Ariadna Medeiros
Daniel Silva
Michael Skimo
Rodolpho Santtos

Produção executiva: Rafael Telles
Assistente de produção: Ariadna Medeiros
Fotografia: Bruno Martins e Pablo Pinheiro
Intérprete de Libras: Rogério Hakkinen
Programação visual: Anderson Leão
Mixagem de som: Anderson Leão
Desenho e Operação de luz: Gewanderson Tinoco
Concepção de figurino: Criação coletiva
Cenário: Anderson Leão
Direção e montagem Minidoc: Julia Donati
Filmagem Minidoce edição: Artur Abrantes
Desenho de projeto: Ana Paula Medeiros
Assessoria de imprensa: Letra A Comunicação
Duração: 50 min
Classificação: Livre
Ano de Estreia: 2022

Fotos: Brunno Martins

5º Festival de Música Tonheca Dantas estreia valorizando os talentos musicais do Seridó potiguar

5º Festival de Música Tonheca Dantas estreia valorizando os talentos musicais do Seridó potiguar

Foto: Divulgação / Jairo Dantas

Foi dada a largada a um dos maiores festivais de música instrumental do Rio Grande do Norte, o 5ª Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas”. A abertura oficial realizada na noite deste domingo (07), contou com a presença de centenas de carnaubenses, que prestigiaram a primeira noite de apresentações na Praça de Eventos Caetano Dantas, em Carnaúba dos Dantas. Até o dia 14 de julho, o público vai poder conferir gratuitamente, apresentações musicais de artistas potiguares e da região nordeste.
Com objetivo de democratizar e valorizar a música instrumental no nosso estado, a programação do festival é composta pela presença de bandas e filarmônicas do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Sob a direção do maestro João Batista, conhecido como João da Banda, as atrações musicais vão se revezar com apresentações gratuitas e em praça pública, tornando o evento mais acessível a população. Além disso, oficinas musicais estão previstas até o dia 13 de julho na cidade, com profissionais renomados da área musical.
O Padre Ronney Galvão, pároco da cidade de Carnaúba dos Dantas fez as bençãos iniciais do evento, destacando a importância de investir em cultura e nos talentos da cidade. “Continuem apostando na música, não só pra resgatar a arte, mas também a cidadania da população. Principalmente daqueles em condições de vulnerabilidade social”, ressaltou o padre nas bençãos iniciais do festival.
Em seguida, o Maestro André Muniz, da Escola de Música da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, falou do orgulho da parceria. “Nós ficamos muito felizes de participar desse momento. Os músicos de Carnaúba dos Dantas, tem um histórico de talentos e são referência nacional. Muitos alunos que começaram aqui, acreditando que a música podia fazer a diferença, com dedicação mostraram o seu potencial e conquistaram seu espaço no Brasil e no exterior!”, enfatizou o maestro. O evento contou ainda com a presença de Hilário Felix Dantas, presidente da Associação Cultural e Musical 11 de dezembro, e do Prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas.
Na noite de estreia se apresentaram no palco as Bandas filarmônicas Onze de Dezembro, de Carnaúba dos Dantas e do  Maestro Felinto Lúcio Dantas, da cidade de Acari. Ao todo serão oito dias de atividades com apresentações culturais, atividades de formação instrumental e intercâmbio de experiências entre os profissionais da música. As apresentações das bandas vão poder ser acompanhadas sempre as 20h em praça pública, ou através da internet pelo canal do youtube (https://www.youtube.com/@FestivalTonhecaDantas).
Foto: Jairo Dantas
A 5ª edição do Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas” é uma produção da JBS Produções artísticas e Associação Musical e Cultural 11 de dezembro. Conta com patrocínio do Governo Federal, Banco do Nordeste e Massas Real Sabor, além de apoio cultural da Escola De Música da UFRN, Senadora Zenaide Maia e do Deputado Federal Vicentinho (SP). Confira a programação completa da 5ª edição do Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas”.

Sebrae seleciona seis artesãos para representar o RN na 24ª Fenearte

ASN Rio Grande do Norte - Agência Sebrae de Notícias

 

O Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) levará um grupo de seis artesãos para a 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que ocorrerá de 3 a 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento é um dos principais do setor no Nordeste, atraindo milhares de visitantes e expositores de todo o Brasil e de outros países, oferecendo uma oportunidade única para os artesãos potiguares exibirem seus trabalhos e ampliarem suas redes de contatos e negócios.

Este ano, a Fenearte contará com investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões do Governo do Estado de Pernambuco. A edição de 2024 terá como tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”.

Os artesãos selecionados para representar o Rio Grande do Norte na Fenearte são: Milena Córdula, da Meninas Maria; Márcia Oliveira, da Cooper Crutac; Salmira Torres, representando a Casa das Bordadeiras; Edilza Fernandes; Priscila Kennate, da Tramei; e Margareth Gomes, da Santá. 

De acordo com a gestora do projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Maezia Teodora, o evento representa uma importante vitrine para os artesãos exibirem seus trabalhos e promoverem a rica cultura do artesanato potiguar. Ao todo, estima-se que irão participar mais de cinco mil artesãos, expositores e empreendedores pernambucanos e também vindos de outros estados e até de outros países. Os artistas irão expor em cerca de 700 espaços de comercialização.

“A Fenearte se consolidou como um evento de grande impacto econômico e cultural, promovendo a valorização do artesanato nordestino e criando oportunidades de negócios para os empreendedores do setor. A presença dos seis representantes do Rio Grande do Norte irá agregar ainda mais valor a essa importante feira do segmento artesanal”, enfatiza a gestora do projeto.

A seleção dos artesãos que irão representar o RN, realizada por meio de uma curadoria do Sebrae, levou em consideração a pontuação por atendimento e recorrência. “Os artesãos foram selecionados por meio de edital público de chamamento. Em seguida, eles passaram por uma curadoria, participando de uma jornada de atendimento. Buscamos desse modo contribuir para a preparação deles para aproveitar oportunidades, como a Finearte, da melhor forma possível”, explica Maezia” explica Maezia.

Os artesãos potiguares irão apresentar uma ampla variedade de peças, abrangendo diversas tipologias. Entre elas, destacam-se o Bordado de Caicó com Indicação Geográfica (IG), vestuário infantil bordado, cerâmica, fibras naturais, costuras criativas, artigos de decoração e trançado com técnicas de renda patch aplique.

Milena Córdula Meninas Maria

A Meninas Maria, loja de Acari/RN, estará entre os expositores no espaço do Sebrae na Fenearte. Representada pela artesã Milena Córdula, a marca apresentará moda sustentável 100% artesanal, para o público de 0 a 04 anos. De laços a calçados, ela desenvolveu um bordado próprio que caiu no gosto do público que encomenda de todas as partes do mundo.

“Aprendo muito e constantemente por meio das capacitações do Sebrae. Vou agregando conhecimentos que adquiro a cada encontro que me ajudam no crescimento especialmente do mercado online”, comentou Milena que comanda perfil no Instagram @meninasmaria com 20,4 seguidores.

O Sebrae-RN acompanhará os artesãos durante todo o evento, desde a montagem e abertura até a finalização da feira. A instituição fornecerá suporte logístico e assistência na organização dos espaços de exposição, a fim de garantir que os artesãos estejam bem preparados para aproveitar ao máximo as oportunidades de negócios e networking oferecidas pela Fenearte.

Delza Medeiros ao lado do Diretor Técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti

A artesã Delza Medeiros, de Natal, é outra expositora selecionada. Ela irá apresentar na feira, caixinhas de mensagem em papel reciclado, folhas de cajueiro bordados e formas de madeiras recicladas. Delza já participou de rodadas de negócio promovidas pelo Sebrae e já está partindo pra Recife com algumas encomendas na bagagem. “Já fui inclusive muito em rodadas de negócios de Sebrae, tanto que eu estou levando caixinhas pra uma cliente de Salvador, 80 pra um de Recife. Tenho um cliente que encomendou ano passado para levar para Itália. Então, estou animada com a participação e com boas expectativas de negócios”, disse.

Pela primeira vez, a Santá Artesanal Conceitual vai participar do Fenearte apresentando vestuário bordado e patch apliquê. A Santá é a loja oficial da Associação dos Artesãos de Santa Cruz e vai apresentar artesanato decorativo e utilitário. Para Margareth Gomes as expectativas são as melhores possíveis. “A gente está levando vestuário, almofadas e trabalhos decorativos, peças decorativas, enfim uma gama de trabalhos para apresentar nesta grande feira. Queremos expandir para fora do estado, que aqui é um sucesso e a gente tem essa mesma expectativa de lá, conseguir novos clientes”, comentou.

A Fenearte é uma realização da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

Sistema Fecomércio promove palestra sobre gestão com Marcelo Paz, CEO do Fortaleza

Empresários, gestores, comerciantes e o público em geral terão a oportunidade de aprender com um dos mais renomados gestores de futebol do Brasil da atualidade, Marcelo Paz, o CEO do Fortaleza Esporte Clube SAF, durante a palestra “Os 11 Titulares da Boa Gestão”. A palestra, promovida pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac, acontece nesta segunda-feira (8), às 19h, no auditório do Senac Aldeota. A entrada é gratuita e os interessados em participar devem fazer inscrição para o evento, tendo o espaço sujeito à lotação.

 

Na palestra, Marcelo Paz trará para o público suas valiosas experiências e práticas de gestão que levaram o Fortaleza Esporte Clube a alcançar uma gestão moderna e profissional. Com uma trajetória marcada por liderança e inovação, Marcelo compartilhará insights sobre a importância de uma administração eficiente e estratégias vencedoras tanto no esporte quanto no ambiente corporativo.

 

Também haverá um momento especial. Ao fim da palestra, Marcelo Paz fará um lançamento especial do livro “Da C à Libertadores” aos presentes com disponibilidade para autógrafos. O livro estará à venda no local numa quantidade limitada e custa R$ 119,90.

 

Sobre o palestrante

 

Graduado em Gestão Técnica no Futebol pela Universidade do Futebol e com formação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Paz é reconhecido por suas contribuições no esporte e no empreendedorismo ,e também é escritor, ao lançar o livro “Da C à Libertadores” (2024).

 

Já foi presidente da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), comentarista esportivo, e membro da diretoria do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (SINEPE). Ele também é proprietário de uma escola na capital cearense, demonstrando seu compromisso com a educação e a formação de novas gerações.

 

Voltando ao futebol, conquistou oito títulos (pentacampeonato cearense, bicampeonato da Copa do Nordeste e título da Série B do Brasileiro de 2018) na presidência do Leão, e mais três como Diretor de Futebol (Campeão Cearense 2015 e 2016, e Copa dos Campeões Cearenses, em 2016). Sob seu comando, Fortaleza acumula seis anos seguidos na Série A, participou da Libertadores por duas vezes e foi vice-campeão da Copa Sul-Americana, em 2023. Como CEO do clube ganhou o tricampeonato da Copa do Nordeste, em 2024, e foi eleito pela Conafut o Melhor CEO do Brasil.

 

Capacitação

 

O objetivo do Sesc e do Senac com a palestra é inspirar e capacitar empresários, gestores e interessados no tema com práticas de gestão eficazes e inovadoras, destacando a importância de uma liderança visionária para o sucesso organizacional.

Viva Promoções anuncia novidades da Digicom Experience 2024 que acontecerá dias 27 e 28 em Natal

 

Natal/RN – julho de 2024 – Nos dias 27 e 28 de julho, das 10h às 20h, o Teatro Riachuelo, no Midway Mall, será o palco da segunda edição do Digicom Experience – DCXP 2024. Realizado pela Viva Promoções em parceria com a Liga Digicom, o evento promete ser um verdadeiro mergulho no universo Geek, com atrações para toda a família e mais de 25 atividades simultâneas.

A DCXP 2024 trará uma série de atrações que prometem encantar os fãs de todas as idades. O evento contará com a presença de streamers famosos, concurso de cosplay, apresentações de k-pop, a Vila dos Artistas, e a participação de renomados dubladores de personagens de filmes e quadrinhos. Além disso, haverá áreas temáticas dedicadas a franquias icônicas como Pokémon, Harry Potter e Minecraft.

Entre os destaques desta edição, estão as participações dos dubladores Bianca Alencar (Charlie e Lola, Mabel), Marco Ribeiro (Homem de Ferro, Woody do Toy Story), e o trio de dubladores dos personagens de One Piece (Luffy, Zoro, Usopp): Adrian Tatini, Glauco Marques e Carola Valença, além de Francisco Jr. (Aquaman, Sukuna de Jujutsu Kaisen). Para abrilhantar ainda mais o evento, shows com MHRAP, o maior rapper geek do Brasil, e Anísio Mello Jr., conhecido por suas interpretações das aberturas e encerramentos de Dragon Ball, Dragon Ball Z e Megaman.

Os visitantes também poderão participar de competições de jogos eletrônicos em console, PC, mobile, VR e muito mais, com mais de 50 mil reais em premiações para os campeonatos oficiais. O evento ainda contará com as fases finais da competição escolar de esportes eletrônicos do RN.

A organização da DCXP garante um evento repleto de diversão e oportunidades para toda a família. Não perca a chance de participar deste grande encontro Geek e viver momentos inesquecíveis no Digicom Experience 2024.

Ingressos em Outgo ou na Magic Games Natal, Vem Pra Mesa Game Center House Of Games Natal e Have Presentes. A DCXP 2024 tem patrocínio via incentivo fiscal da Prefeitura do Natal via Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal, do Governo do RN e a Fundação José Augusto via incentivo fiscal da Lei Câmara Cascudo, Coca Cola, Monster Energy e Frigoias. E via subsecretaria do Esporte e Lazer do RN através do programa RN+ Esporte e Lazer Prof. Sebastião Cunha e Miranda Computação. Apoio: Uninassau RN e Sebrae RN.

Serviço:
Evento: Digicom Experience – DCXP 2024
Datas: 27 e 28 de julho
Horário: Das 10h às 20h
Local: Teatro Riachuelo, Midway Mall
Ingressos: Outgo e Magic Games Natal, Vem Pra Mesa Game Center House Of Games Natal e Have Presentes

Sicoob é reconhecido como o principal Agente Financeiro do BNDES em repasses de Baixo Carbono

 

Instituição também se destacou nas categorias Atendimento ao Cliente e Valor Total Apoiado

Julho de 2024 – O Sicoob, instituição financeira cooperativa com mais de 8 milhões de cooperados, alcançou a primeira colocação na categoria “Baixo Carbono” na premiação anual do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), realizada na última terça-feira (25), em São Paulo. Além disso, o Sicoob foi reconhecido em outras duas categorias no ranking de agentes financeiros do BNDES: Atendimento ao Cliente e Valor Total Apoiado.

A conquista da primeira colocação na categoria “Baixo Carbono” destaca a dedicação do Sicoob à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. “Essa posição ressalta nossa dedicação em ser mais do que uma instituição financeira; somos agentes de transformação que promovem práticas sustentáveis e contribuem para um futuro mais verde. Nosso compromisso com a sustentabilidade se reflete em cada ação, buscando sempre reduzir nossa pegada de carbono e incentivar nossos cooperados a fazer o mesmo”, comenta Francisco Reposse Junior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob.

Excelência em Atendimento ao Cliente

Na categoria “Atendimento ao Cliente”, o Sicoob alcançou a 2ª colocação, refletindo o compromisso da instituição com a qualidade e a proximidade no atendimento. Com uma vasta rede de mais de 4,6 mil pontos de atendimento, incluindo presença exclusiva em 400 municípios brasileiros, o Sicoob preza pela excelência no atendimento aos seus cooperados. “Nosso atendimento é próximo e acolhedor, refletindo diretamente nossa ampla presença e nosso compromisso com a qualidade no atendimento aos cooperados. Este reconhecimento nos enche de orgulho e nos motiva a continuar aprimorando o atendimento, seja pelos pontos físicos ou pelos nossos canais digitais, já que temos uma atuação ‘figital’”, destaca Reposse.

Valor Total Apoiado pelo BNDES

O Sicoob também se destacou na categoria “Valor Total Apoiado pelo BNDES”, alcançando a 3ª colocação. Esse reconhecimento celebra a capacidade do Sistema de mobilizar recursos para projetos importantes, promovendo o desenvolvimento econômico e social. “O Sicoob tem se dedicado à canalização de investimentos para diversas áreas, refletindo nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação. A conquista desse ranking fortalece nossa posição como uma instituição financeira que impulsiona o progresso com soluções e produtos focados na inclusão financeira”, finaliza o executivo.

Sobre o Sicoob  

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse: www.sicoob.com.br para mais informações.

Tipos de relacionamento: jurista do CEUB explica a diferença entre casamento, contrato de namoro e união estável

 

Especialista em Direito de Sucessões e Família define juridicamente cada modelo de relação no Brasil

A duração média das uniões maritais no Brasil é de 15 anos, aponta levantamento do IBGE de 2023. Com uma diversidade de formas de relacionamento ganhando espaço, como as relações abertas, uniões estáveis, casamentos e até contratos de namoro, dúvidas surgem quando a questão é segurança jurídica. Luciana Musse, professora de Direito de Família do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e advogada especialista em Direito de Família e Sucessões, explica os tipos de relações afetivas e as implicações jurídicas de cada um.
Confira entrevista, na íntegra:
Qual é a diferença legal entre um namoro comum e um namoro qualificado?
LM: Não há, atualmente, norma jurídica voltada ao regramento do namoro ou do namoro qualificado. O namoro é considerado uma relação social, apenas, portanto não está submetida a regras jurídicas. O que temos sobre o namoro qualificado é resultado de construção teórico-doutrinária e jurisprudencial, a partir de casos concretos levados à apreciação de advogados e do Poder Judiciário, com o objetivo de discutir se o relacionamento em questão gerou ou não consequências patrimoniais.
Quais critérios definem quando um relacionamento passa de um namoro comum para um namoro qualificado?
LM: A maior fluidez no modo de viver e se relacionar afetivamente dificulta um enquadramento rígido que permita diferenciar um namoro de um namoro qualificado, especialmente se os enamorados já forem pessoas adultas, independentes financeiramente e com casas próprias, o que permite, por exemplo, que passem dias, semanas juntos ou até mesmo que residam juntos. De modo simples, ambos os relacionamentos exigem um envolvimento afetivo entre o casal.
Todavia, em um namoro, há maior flexibilidade, o par pode ou não manter relações sexuais, viajar juntos ou não. E não há o propósito da relação evoluir para a formação de uma família. Já no namoro qualificado – que deve ter publicidade, continuidade e durabilidade – o casal pode, inclusive, coabitar, mas a relação não é tida como uma família, pelo casal e nem pela sociedade. Assim, o namoro qualificado não gera efeitos patrimoniais, como a partilha de bens conquistados individualmente, por cada um ou por ambos, durante o relacionamento.
Quais características distinguem um namoro qualificado de uma união estável?
LM: O critério distintivo por excelência entre o namoro qualificado e a união estável  é a intenção ou não de o par amoroso formar uma família. A figura do “namoro qualificado” resulta de um esforço interpretativo e criativo de um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, que, diante da necessidade de identificar o tipo de relação mantida por um casal que morava junto, quando da compra de um apartamento que estavam disputando, para decidir se se tratava ou não de uma união estável, denominou–a “namoro qualificado”.
A diferença entre um e outro tipo de relacionamento é que, apesar de ambos serem relacionamentos públicos, contínuos e duradouros, a união estável já é uma espécie família e o namoro qualificado pode ou não se tornar uma família, no futuro. Por ser uma espécie de família, o patrimônio dos conviventes é submetido às regras de um regime de bens, escolhido pelo casal ou determinado pela lei, caso não haja uma escritura pública ou um pacto convivencial, quando da partilha ou divisão, se a relação se dissolver.
Existe alguma forma de proteção legal ou contratual para casais em um namoro, caso eles queiram evitar conflitos futuros?
LM: Há o contrato de namoro, impulsionado nos últimos anos pela pandemia e pela vida afetiva de pessoas maduras e com patrimônio a proteger contra eventuais oportunismos ou desdobramentos jurídicos e econômicos decorrentes de um relacionamento rápido e mal sucedido. Esse contrato objetiva deixar registrado que o casal apenas namora e assim evitar questionamentos ou servir de prova em conflitos judiciais em torno da divisão do patrimônio, em caso de ruptura ou falecimento. O contrato de namoro poderá, ainda, conter regras patrimoniais, na hipótese de o namoro se transformar em uma união estável.
Como é feita a comprovação da união estável em situações de disputa jurídica?
LM: Se o casal não firmou um contrato ou escritura pública de união estável, o início e o fim dela poderão ser comprovados por intermédio de diferentes provas, como: mensagens nas redes sociais, e-mails e bilhetes manuscritos que denotam afetividade, fidelidade e compromisso de vida em comum; testemunhas, certidão de nascimento de filho comum; fotografias do casal; contas no mesmo endereço; participação no “grupo da família” do WhatsApp; comprovação de que haja dependência no imposto de renda; contas bancárias conjuntas; apólice de seguro em que o interessado seja listado como beneficiário.
Quais direitos patrimoniais os parceiros em uma união estável possuem em comparação aos parceiros casados?
LM: Os direitos patrimoniais são os mesmos. Se a união estável for formalizada por uma escritura pública ou os noivos fizerem um pacto antenupcial, poderão escolher o regime de bens (comunhão ou separação total de bens, participação final nos aquestos ou a combinação de regimes que melhor atenda os interesses do casal). Caso não escolham o regime de bens, aplica-se o regime legal, que é o de comunhão parcial de bens, que, em síntese, garante que os bens adquiridos antes do casamento ou da união estável são bens apenas de quem o adquiriu e os conquistados durante a relação, com contrapartida financeira, são, por presunção de que houve contribuição de ambos, deverão ser partilhados na proporção de 50% para cada um.
Pode a união estável ser reconhecida retroativamente? Quais são os efeitos disso?
LM: Pode e até mesmo post mortem, em inventário, o que tem reflexos patrimoniais.
Em que casos a conversão de uma união estável em casamento pode ser vantajosa juridicamente?
LM: A decisão de formalizar uma união estável por intermédio da sua conversão em casamento pode trazer maior segurança pessoal e jurídica para os envolvidos, pois, os critérios legais para a configuração de uma união estável são imprecisos, o que pode levar a diferentes interpretações. Temos, ainda, os aspectos pessoais e emocionais, além do impacto na proteção patrimonial dos envolvidos.