Skip to main content

Nesta quarta-feira (10), Movidos à Dança apresenta espetáculo ‘Remix’ no TAM

 

Em apresentação gratuita e com tradução em Libras, o grupo celebra inclusão e diversidade

De volta ao solo potiguar, após uma temporada de turnês em quatro estados, nesta quarta-feira (10), o grupo Movidos à Dança subirá ao palco do Teatro Alberto Maranhão (TAM), a partir das 19:30h, para apresentar o espetáculo “Remix”, uma celebração à inclusão e diversidade. O evento marca o início de uma série de exibições, que seguirá para o interior do Rio Grande do Norte. Os ingressos são gratuitos e a apresentação contará com tradução em Libras, garantindo acessibilidade a todos os espectadores.

Dirigido por Denise Stutz (BH/RJ) e Anderson Leão (Natal/RN), “Remix” é um convite para dançar, dividido em dimensões artística e social. No espetáculo, quatro bailarinos profissionais, com e sem deficiência, reúnem um jogo de ficção e realidade, que cria novas referências e possibilidades de enxergar os mundos da vida urbana, proporcionando uma experiência inclusiva e enriquecedora para o público.

No retorno a Natal, o grupo está ansioso para se reconectar com o público potiguar. “Dançar para plateias de outras cidades e estados é sempre uma experiência gratificante, pois nos permite levar a nossa dança a novos horizontes. No entanto, dançar em nossa própria cidade tem um significado especial. É uma oportunidade de retribuir e fortalecer a cultura em nosso estado, além de prestigiar o público fiel que nos acompanha desde o início”, destaca o diretor-geral e também bailarino do Grupo Movidos Dança, Daniel Silva.

A apresentação de “Remix” no TAM é parte do Projeto Movidos à Dança 2024 – Reconhecer e Pertencer, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia COSERN, Instituto de Neoenergia através do edital Transformando Energia em Cultura e pela Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo. Conta ainda com o apoio dos parceiros Letra A Comunicação, Alma do Minho Projetos Culturais e Quentura Produções.

Um Remix de possibilidades 

Em comemoração aos dois anos da estreia do espetáculo Remix, nesta segunda-feira (8), às 20h,  acontecerá a exibição virtual no Youtube do Mini Documentário: “Um Remix de Possibilidades”, produzido em 2022, dentro do Projeto Movidos à Dança. O Documentário apresenta impressões e sensações da equipe sobre o processo de criação de Remix e como essa vivência foi importante para o crescimento artístico do grupo.

Serviço: 

Espetáculo “Remix” no Teatro Alberto Maranhão

Data: 10 de julho de 2024

Hora: 19:30h

Local: Teatro Alberto Maranhão, Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira, Natal – RN

Acessibilidade: Tradução em Libras

Site e canal Oficial: www.movidosdanca.com | https://www.youtube.com/c/MovidosDan%C3%A7a

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/remix-grupo-movidos-danca/2440630

Ficha técnica – Remix:

Direção: Denise Stutz

Direção artística: Anderson Leão

Intérpretes colaboradores:

Ariadna Medeiros

Daniel Silva

Michael Skimo

Rodolpho Santtos

Produção executiva: Rafael Telles

Assistente de produção: Ariadna Medeiros

Fotografia: Bruno Martins e Pablo Pinheiro

Intérprete de Libras: Rogério Hakkinen

Programação visual: Anderson Leão

Mixagem de som: Anderson Leão

Desenho e Operação de luz: Gewanderson Tinoco

Concepção de figurino: Criação coletiva

Cenário: Anderson Leão

Direção e montagem Minidoc: Julia Donati

Filmagem Minidoce edição: Artur Abrantes

Desenho de projeto: Ana Paula Medeiros

Assessoria de imprensa:  Letra A Comunicação

Duração: 50 min

Classificação: Livre

Ano de Estreia: 2022

Evite erros de estilo ao usar calças jeans baggy no trabalho

Calça jeans wide leg
Calça jeans wide leg — Foto: Getty Images

 

Você abriu o baú de lembranças e encontrou os jeans largos, mais conhecidos como baggy? Nós também. Até guardamos as silhuetas justas de 2010 para nos aconchegarmos em formas mais confortáveis, como as que usávamos nos anos 90 e início dos anos 2000. Como bem sabemos, a modelagem apertada abriu caminho para os designs oversized, fazendo com que eles dominem cenários formais como o trabalho. Não é o fim das calças de alfaiataria nem das saias lápis, é apenas o início dos jeans baggy no ambiente empresarial.

Além de ser uma peça totalmente confortável, é uma aliada que evoca sofisticação, daí sua aceitação em ambientes elegantes. No entanto, é claro que pode resultar em erros de estilo se não for combinada corretamente. Por isso pensando nas tendências de moda das próximas estações, listamos abaixo alguns desses erros que podem te impedir de desfilar com jeans baggy de forma estilosa pelos corredores do trabalho.

Ao entender que essas calças são realmente incríveis para um look de trabalho, resolveremos qualquer falha que possa comprometer sua elegância e sutileza. Será uma jornada que expandirá nossa criatividade e corrigirá os passos em falso que possivelmente demos no passado. Quais são os erros de estilo que você deve evitar ao usar jeans baggy no escritório?

Não seguir o código de vestimenta do escritório

 

Camisas delicadas são uma maneira elegante para usar com jeans largos no escritório. — Foto: Getty Images

Camisas delicadas são uma maneira elegante para usar com jeans largos no escritório. — Foto: Getty Images

Se esquecer dos códigos de vestimenta é um dos erros mais comuns que encontramos. Cada empresa tem regras básicas em questões de estilo que precisam ser estudadas e internalizadas. Não é a mesma coisa um ambiente criativo onde combinações audaciosas são permitidas, comparado a um cargo em um setor econômico ou imobiliário que exige conjuntos mais casuais e atemporais. Se o último ambiente mencionado se assemelha ao seu dia a dia, tente combinar os jeans baggy com blusas românticas e sapatos elegantes.

Falta de equilíbrio nas peças

 

Blazers estruturados são uma boa opção para se vestir de forma correta e elegante com jeans baggy. — Foto: Getty Images
Blazers estruturados são uma boa opção para se vestir de forma correta e elegante com jeans baggy. — Foto: Getty Images

Os jeans baggy têm um grande peso visual devido ao seu corte e acabamento, criando volume extra na parte inferior. Para equilibrar isso corretamente e evitar um efeito descuidado, é necessário cuidar das peças superiores, que devem ser preferencialmente ajustadas ou que possam ser ajustadas na cintura. Golas altas também ajudam o look, assim como blazers ajustados que vão até a altura dos quadris. Além disso, usar tanto calças baggy quanto tops largos pode encurtar a figura e criar uma aparência despojada até demais.

Não cuidar dos sapatos em um ambiente formal

 

Jeans baggy com saltos formam um look elegante no escritório. — Foto: Getty Images

Jeans baggy com saltos formam um look elegante no escritório. — Foto: Getty Images

Muitas vezes se ouve dizer que os sapatos podem fazer ou desfazer um visual, pois é eles que decidem se o look será formal ou informal. Portanto, se você está em um ambiente profissional e espera ser o destaque na reunião do mês, escolha mocassins, sapatilhas ou sapatos de salto alto; eles mudarão o resultado. Por outro lado, reserve os tênis ou tamancos para as sextas-feiras após expediente.

Usar jeans largos com rasgos ou muito desgastados

 

Jeans baggy claros e sem acabamentos chamativos formam um sofisticado. — Foto: Getty Images
Jeans baggy claros e sem acabamentos chamativos formam um sofisticado. — Foto: Getty Images

Em um ambiente de trabalho, cada detalhe conta, então deixe os jeans rasgados e desgastados fazerem sucesso no dia a dia ou nos dias de folga, pois em momentos de formalidade, os tons básicos e simples são mais adequados. Um design sutil permite combinar uma variedade de peças, além de se destacar.

Não cuidar do estado das roupas.

 

Usar os jeans baggy em perfeito estado é uma escolha certeira para um visual estiloso. — Foto: Getty Images
Usar os jeans baggy em perfeito estado é uma escolha certeira para um visual estiloso. — Foto: Getty Images

Pode parecer um assunto básico, mas na verdade tem o poder de mudar a percepção do visual. Estamos falando do estado das roupas, que inclui jeans com manchas de lavagem, desgaste por uso excessivo e rugas. Evitar isso é um passo para o sucesso, é algo simples, mas garantimos que resultará em um visual cuidadoso e sofisticado.

Rio Grande do Norte sedia 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres “Nalu Faria”

Evento reúne mulheres de todo o Brasil em debates e seminários – Foto: Sandro Menezes

 

A governadora Fátima Bezerra participou da abertura do 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres “Nalu Faria” que aconteceu neste sábado, 6 de julho, no auditório da Escola do Governo. O evento, que se estenderá até o dia 9 de julho, reúne mulheres de todo o Brasil em debates e seminários voltados para temas cruciais na defesa dos direitos das mulheres e o combate à violência.

Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância do encontro e da participação da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, e reafirmou o compromisso do Governo do RN com a temática.

“Quero expressar aqui a alegria do Rio Grande do Norte em sediar este encontro nacional da Marcha Mundial das Mulheres. Contamos com a participação de mais de mil mulheres vindas de vários lugares do Brasil. A presença da nossa ministra aqui é muito significativa, pois simboliza o compromisso do Governo Federal com a agenda de defesa dos direitos das mulheres. Este encontro, sobretudo, renova nossa mobilização social para que não haja retrocessos e para que possamos avançar cada vez mais em direção a uma vida com direitos, dignidade e sem violência”,

Com a presença da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, o encontro homenageou Nalu Faria, feminista e uma das figuras mais importantes da militância nacional, falecida em outubro de 2023. Nalu foi coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres e integrante da Sempreviva Organização Feminista, deixando um legado inspirador para a luta pelos direitos das mulheres no Brasil.

“Este é um momento muito importante. As mulheres estão mostrando que sempre estiveram nas ruas, sempre estão mobilizadas, com a capacidade de pensar e reinventar a história e o Brasil. A Marcha Mundial das Mulheres mais uma vez demonstra isso. São mais de mil mulheres fazendo um debate político de conjuntura, garantindo e mostrando que o lugar da mulher é onde ela quiser”, destacou a ministra Aparecida Gonçalves.

Durante o encontro, a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) ofereceu o serviço do Ônibus Lilás, unidade móvel dedicada à prevenção da violência contra a mulher e à ouvidoria de direitos humanos.

A ação se soma a diversas outras iniciativas do Governo do RN no enfrentamento à violência contra as mulheres e na promoção da igualdade de gênero, como a reativação do Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres e a criação do Fundo Estadual de Políticas para as Mulheres.

A Marcha Mundial das Mulheres, organizada a partir de uma perspectiva anticapitalista, internacionalista e antirracista, está presente em 21 estados brasileiros e em cinco regiões do mundo, incluindo as Américas, África, Ásia-Oceania, Europa, Norte da África e Oriente Médio.

“Nesses quatro dias, discutiremos várias questões. Vamos afinar nosso debate sobre a conjuntura e o impacto na vida das mulheres, discutir nossas lutas e resistências, e fortalecer nosso processo de organicidade. A partir desse encontro, também definiremos uma agenda de lutas para o próximo período”, explica Rejane Medeiros, coordenadora estadual da Marcha e responsável pela organização do encontro na capital potiguar.

Um ato público será realizado na segunda-feira (08). “É um momento importante em que as militantes da marcha, assim como representantes de movimentos aliados, estarão presentes para nos fortalecermos mutuamente, construir a agenda conjuntamente e avançar nas políticas públicas para as mulheres no Brasil”.

Acompanharam a governadora as secretárias estaduais Olga Aguiar, das Mulheres, e Iris Oliveira, da Assistência Social, a secretária extraordinária da Cultura, Mary Land Brito, e a adjunta da Administração Penitenciária, Armeli Brennand. Participaram, ainda, a deputada federal Natália Bonavides, a deputada estadual Isolada Dantas, as vereadoras Brisa Bracchi, de Natal, Rayssa Aline, de Currais Novos Thabatta Pimenta, de Carnaúba dos Dantas.

 

Ônibus do Forró traz animação e música para comércio de rua em Natal a partir de 8 de julho

 

Levando alegria e movimentando ainda mais o comércio de rua em Natal, o Ônibus do Forró – mais uma das intervenções artísticas do São João do Comércio da Fecomércio RN – começa a percorrer os bairros do Alecrim, Cidade Alta e Praça Pedro Velho a partir de segunda-feira (8). Além de permitir que consumidores se locomovam gratuitamente entre esses locais, a atração promete oferecer uma experiência única de diversão e cultura com uma playlist junina.

Segundo Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, “o São João do Comércio tem sido um grande sucesso, e agora, com o Ônibus do Forró, estamos adicionando mais uma atração imperdível para todos. É uma oportunidade de celebrar nossas tradições e, ao mesmo tempo, fomentar o comércio local.”

O veículo – adaptado com som e iluminação especial, além de um guia para animar o público – fará trajetos entre os dois principais centros comerciais da cidade entre os dias 8 e 11 de julho, saindo sempre da Praça Gentil Ferreira e da Rua Princesa Isabel, no Alecrim e Cidade Alta, respectivamente.

No período de 12 a 14 de julho, o Ônibus do Forró chega à Praça Cívica em seu trajeto, circulando pelo local e levando o público que irá prestigiar as atrações montadas.

São João do Comércio movimenta Alecrim e Cidade Alta

O São João do Comércio é um projeto da Fecomércio RN que visa fortalecer a cultura natalense e impulsionar o comércio de rua. A iniciativa faz parte do programa Compre de quem tá perto, que busca valorizar os empreendedores locais.

Com uma campanha publicitária, capacitações gratuitas e diversas ações culturais, o evento tem como objetivo movimentar os principais centros comerciais da cidade, especialmente no Alecrim e Cidade Alta.

O “Ônibus do Forró” faz parte de uma série de ações promovidas pela Fecomércio RN, desde 7 de junho, para movimentar o comércio durante o período junino, como é o caso do Quinteto do Forró, trupe que circula pelos dois bairros estimulando comerciantes e clientes; uma ação com a Quadrilha Tradicional “Rei do Baião”, no Centro da Cidade; e apoio à tradicional brincadeira do “Pau de Sebo”, no Alecrim.

A programação segue até 14 de julho com oficinas gastronômicas, feira de artesanato e shows musicais como Luan Estilizado, Giannini Alencar, Fabinho Miranda e o Arraiá da dupla Bisteca e Buchechinha na Praça Cívica.

Trajeto

  • 8 e 9 de julho: Rota Alecrim/Cidade Alta
  • 10 e 11 de julho: Rota Cidade Alta/Alecrim
  • 12 a 14 de julho: Praça Cívica (circulando pelo local)

Pontos de saída

  • Alecrim: Praça Gentil Ferreira
  • Cidade Alta: Casa da Maçã (R. Princesa Isabel)
  • Praça Cívica: Av. Prudente de Morais

“Natal Experience” vai eletrizar o Espaço Malca – Via Costeira na sexta-feira (12)

 

O Espaço Malca Via Costeira receberá, nesta sexta-feira, 12 de julho, a Natal Experience – uma festa que promete os melhores beats, a beira mar, até o sol nascer.

O line up é pra não deixar ninguém parado!  Nomes consagrados da música eletrônica, como Meca – que traz um som que passeia entre o house e o melodic house em uma vibe cheia de pluralidade musical; e Victor Lou – que vem diretamente de Goiânia com um som que combina tech e bass house com ritmos brasileiros – se juntam a outras grandes atrações, nos mais diversos BPMs, elevando a vibe ao nível máximo.

O acesso é gratuito e os estão sendo disponibilizados no site Outgo. Fique ligado no perfil @natal_experience no Instagram para não perder o próximo lote!

A “Natal Experience” tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e Lei Câmara Cascudo.

Natal vai sediar 1º Encontro Nacional de Jornalistas e comunicadores de turismo

A Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – FEBTUR escolheu a capital potiguar para sediar o 1º Encontro Nacional da entidade. O evento ocorre entre os dias 1º e 3 de agosto e vai reunir profissionais de turismo do Brasil, e também do Uruguai e da Argentina. O Hotel Escola Barreira Roxa na Via Costeira foi o local escolhido para o encontro, que vai contar com diversas atividades em Natal e no litoral potiguar. As inscrições estão abertas para associados da entidade e comunicadores em geral.

A previsão é que mais de 100 jornalistas e comunicadores de turismo de 16 estados do Brasil, do Uruguai e da Argentina, estejam em Natal nos três dias de evento. Organizado pela FEBTUR/RN e a FEBTUR NACIONAL, a programação conta com palestras e debates sobre a comunicação para o turismo, bem como dois dias de visitas técnicas pelos pontos turísticos do Rio Grande do Norte. Destinos como a Praia da Pipa,  Praia de Genipabu, Praia de Maracajaú, Lagoa Guaraíras fazem parte do roteiro técnico, acompanhado das delícias da gastronomia potiguar.

O tema central do evento esse ano é “Fronteiras Digitais: Explorando Novas Dimensões no Jornalismo de Turismo” e terá desdobramentos de subtemas atuais e importantes para a construção da comunicação que é feita para o turismo. “Não há melhor lugar para fazermos o I Encontro Nacional do que Natal. Uma cidade com grande potencial turístico, acolhe a todos e oferece uma das melhores estruturas hoteleiras do nosso nordeste”, comemora José Maria Pinheiro, presidente da regional da FEBTUR no Rio Grande do Norte.

As cidades potiguares que compõem o roteiro turístico do nosso estado, também estão apoiando o evento. Visando promover o Rio Grande do norte, por meio do evento, municípios onde estão situadas atrações como o Maior Cajueiro do Mundo, Parrachos de Maracajaú e as dunas de Genipabú, fizeram questão de convidar os jornalistas para conhecerem estes locais, vivendo emoções em passeios de BUGGY no pôr do sol, ou navegando em catamarã e degustando ostras.

A capital do Rio Grande do Norte, Natal, foi eleita por aclamação como sede do evento nacional da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores  de Turismo (Febtur), em maio de 2024. A aprovação, por unanimidade, ocorreu no dia 2 de junho, durante a Plenária Nacional da entidade, reunindo associados de todo o Brasil, participantes do I Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo.

Aniversariantes desta terça-feira 09 de julho

Hoje é um dia especial, para celebrar a vida de Herbert Dore, João Esdras Magalhães, Dani Motta e Wilma Freire. Que o novo ano de vida que se inicia traga muita saúde, sucesso e a realização de todos os seus sonhos. Vocês são fontes de inspiração e alegria para todos ao seu redor, e merecem todo o amor e felicidade do mundo. Parabéns pela vida!

Natiruts faz show de despedida em Natal; últimos ingressos estão à venda na loja Jorge Bischoff

Neste sábado, dia 13 de julho, a banda Natiruts apresenta na Arena das Dunas um dos eventos mais aguardados do ano em Natal. O grupo faz a sua última e emocionante apresentação na cidade. Os últimos ingressos para esse espetáculo imperdível estão à venda na loja Jorge Bischoff, localizada no piso L2 do Natal Shopping, e pela plataforma Eventim.

Ao longo de quase três décadas de carreira, o Natiruts conquistou o coração do público brasileiro e além-fronteiras, sendo reconhecido por sua identidade musical única e sua poderosa conexão com os fãs. Com mais de 100 faixas lançadas e uma carreira repleta de conquistas, a banda é uma das pioneiras da indústria musical nacional, tendo alcançado feitos notáveis como ser o primeiro nome brasileiro a ser exibido nos telões da Times Square, em Nova York.

Com 11 álbuns, mais de 1.500 shows e 2,5 bilhões de streams até o momento, o Natiruts está no auge de sua carreira, trazendo ao público um legado de hits memoráveis e uma energia contagiante em seus shows ao vivo. A turnê de despedida, intitulada “Leve com Você”, promete celebrar não apenas a música, mas também a jornada incrível que a banda trilhou ao longo dos anos.

“Estamos na fase mais plena e madura da banda e conseguimos concluir o que nos propusemos lá atrás”, comenta Luís Mauricio, co-fundador do Natiruts ao lado de Alexandre Carlo (responsável pelas composições). “Saber encerrar algo em um momento em que você está bem é importante. A trajetória que percorremos até aqui é o que nos possibilita isso. Existe uma ideia de missão cumprida e a vontade de viver a experiência da despedida próximos do nosso público”, complementa Alexandre Carlo.

A estrutura preparada para a turnê “Leve com Você” promete amplificar a já conhecida energia positiva dos shows do Natiruts, proporcionando ao público uma experiência inesquecível e repleta de boas vibrações. O repertório da turnê incluirá desde os clássicos mais antigos até os super hits da banda, além de elementos surpresa que prometem surpreender e emocionar os presentes.

“Mais do que um show, vamos fazer uma celebração para que as pessoas saiam dali com a sensação de restauro. Esse é o poder do Natiruts”, conclui Alexandre Carlo.

Confira nossa coluna desta terça-feira (09)

PORTRAIT
Flash da arquiteta Kaká Fonseca na Itália.
Talento e charme. Adoro!

Lembrei de você

Gentil, elegante, gente boa e um cabeleireiro dos mais competentes! Hoje eu lembrei de você, meu amigo Marcos Galvão.

Destaque

Laura Santos foi eleita em concurso realizado sábado (06), Miss Rio Grande do Norte 2024, no DPRAIA em Ponta Negra.

Mostra exclusiva da Maicé Joias Brasileiras promete encantar público nesta quinta-feira (11)

No próximo dia 11 de julho, o mundo das joias ganhará um brilho especial com a aguardada mostra exclusiva da coleção da Maicé Joias Brasileiras. O evento, idealizado pelo jornalista Toinho Silveira e com a curadoria dos empresários Augusto e Wendel, promete encantar os amantes da beleza e da sofisticação com suas novas criações únicas e deslumbrantes.

A exposição será realizada na loja Marja Andrade, localizada na Av. Afonso Pena, 394, CCAB Petrópolis, loja 35, das 14h às 19h. Este local privilegiado será o palco onde os visitantes poderão comprar e admirar de perto as joias que combinam arte, tradição e inovação, características marcantes da Maicé Joias Brasileiras.

O designer Augusto, conhecido pela sua habilidade em transformar pedras preciosas em verdadeiras obras de arte, estará presente para compartilhar suas inspirações e detalhes sobre as peças que estarão em exposição. A mostra promete ser um verdadeiro sucesso, reunindo não apenas colecionadores e apreciadores de joias, mas também personalidades influentes do mundo da moda e do luxo do RN.

Portanto, marque na sua agenda: dia 11 de julho, das 14h às 19h, na loja Marja Andrade. Prepare-se para se deixar envolver pela beleza e pelo brilho das joias exclusivas da Maicé Joias Brasileiras. Este é um evento que você não pode perder!

Para mais informações, visite o site da Maicé Joias Brasileiras ou entre em contato diretamente com a loja Marja Andrade.

56% dos profissionais de RH planejam efetuar novas contratações em 2024, revela pesquisa do Pandapé em parceria da Impulso

NR7

 

Levantamento revela outras tendências e desafios no setor de gestão de pessoas para as empresas no Brasil

São Paulo, julho de 2024 – O Pandapé, software de RH do Infojobs, e a Impulso, People Tech orientada ao aumento de capacidade e produtividade de médias e grandes empresas, conduziram uma pesquisa abrangente sobre as tendências e desafios atuais na gestão de pessoas em empresas no Brasil. Os resultados revelam insights valiosos sobre as intenções de contratação, políticas de flexibilização, desenvolvimento de habilidades, desafios enfrentados e prioridades de gestão de pessoas para 2024.

“Esta pesquisa reflete nosso compromisso em fornecer informações valiosas para que os profissionais de RH possam tomar decisões mais acertadas em um cenário em constante mudança. Estamos comprometidos em entender as novas tendências na gestão de pessoas e em criar soluções que ajudem as empresas a se adaptarem e prosperarem. À medida que as prioridades mudam, é crucial que as organizações tenham acesso a insights atualizados para enfrentar os desafios e aproveitar as novas oportunidades”, conta Ana Paula Prado, CEO do Infojobs e porta-voz do Pandapé.

“Nosso objetivo ao colaborar com este estudo é contribuir para uma compreensão mais profunda dos desafios e oportunidades que as empresas enfrentam na gestão de pessoas. Acreditamos que ao compartilhar esses insights, podemos ajudar as organizações a desenvolverem estratégias mais eficazes para atrair, desenvolver e reter talentos em ambientes de trabalho em constante evolução”, conta Karine Silveira, Diretora de Pessoas da Impulso.

Intenção de contratação e políticas de flexibilização:

Em 2024, 56% dos profissionais de RH têm a intenção de efetuar novas contratações, enquanto 18% planejam manter o mesmo número de colaboradores. Aqueles que planejam reduzir o número de colaboradores representam 5%, enquanto 21% ainda estão indecisos sobre suas decisões de contratação.

Em relação às políticas de flexibilização, em 2023, 51% das empresas adotaram alguma política, como trabalho remoto ou horários flexíveis, enquanto 49% não implementaram tais medidas.

Condução do feedback e avaliação de desempenho:

17% dos profissionais de RH utilizam ferramentas ou softwares específicos para avaliação de desempenho.

36% realizam feedback regular entre gestores e colaboradores, enquanto 16% optam por avaliações formais anuais e 30% conduzem reuniões individuais de acompanhamento.

Desenvolvimento de habilidades e investimento em liderança:

Em 2023, 59% das empresas investiram em programas de desenvolvimento de liderança ou capacitação dos colaboradores, enquanto 41% optaram por não fazê-lo.

Quanto à classificação do desafio de desenvolver habilidades (soft e hard skills) dos colaboradores, 55% dos profissionais de RH consideram isso um desafio significativo, 34% o veem como um desafio moderado e 11% o percebem como um desafio mínimo.

As habilidades específicas mais difíceis de encontrar nos colaboradores, de acordo com os profissionais de RH, são distribuídas da seguinte forma: 20% destacaram competências interpessoais, como trabalho em equipe e comunicação; 20% apontaram o pensamento crítico e resolução de problemas; 18% ressaltaram a capacidade de liderança e gestão de equipe; 12% destacaram a inovação e criatividade; 11% mencionaram habilidades técnicas especializadas; 11% mencionaram a adaptabilidade e flexibilidade e 7% citaram o conhecimento em tecnologia e habilidades digitais.

Em relação ao incentivo ao desenvolvimento de habilidades (soft skills e hard skills) dos colaboradores: 32% estão utilizando avaliações de desempenho e feedback para identificar áreas de melhoria e fornecer oportunidades de desenvolvimento individualizado; 30% das empresas estão oferecendo programas de treinamento e capacitação específicos para o desenvolvimento de habilidades técnicas; 21% estão implementando workshops e atividades de desenvolvimento para aprimorar habilidades interpessoais, como comunicação e trabalho em equipe e 17% estão investindo em plataformas de aprendizado online para acesso contínuo a recursos de desenvolvimento de habilidades.

Quanto ao investimento das empresas no desenvolvimento de liderança em 2024: 30% estão oferecendo programas de capacitação e mentoria para desenvolver habilidades de liderança; 26% estão implementando uma cultura de feedback e desenvolvimento contínuo para líderes; 25% estão identificando e promovendo talentos internos para cargos de liderança e 18% não estão realizando investimento específico em desenvolvimento de liderança.

Desafios e prioridades na gestão de pessoas:

Em 2023, 35% das empresas realizaram a adoção de alguma tecnologia ou ferramenta de gestão de pessoas, enquanto 65% optaram por não fazê-lo.

Ao avaliar o nível de maturidade das empresas, 16% dos profissionais de RH afirmaram que estão em um estágio alto, indicando que implementaram tecnologias avançadas em todos os aspectos do negócio. Enquanto isso, 55% relataram um estágio médio, onde algumas tecnologias digitais são utilizadas, mas ainda há margem para melhorias. Por fim, 29% descreveram seu estágio como baixo, indicando que possuem pouca ou nenhuma presença digital significativa em suas operações.

Os principais desafios enfrentados na gestão de pessoas pelas empresas foram os seguintes: Cultura organizacional e engajamento dos colaboradores (14%); Desenvolvimento de lideranças (13%); Saúde mental e bem-estar dos colaboradores (11%); Retenção de talentos (10%); Turnover e rotatividade de pessoal (9%); Recrutamento em um mercado competitivo (9%); Gerenciamento de conflitos entre gerações (8%); Contratações alinhadas ao fit cultural (8%); Adaptação à transformação digital (5%); Gestão da diversidade e inclusão (4%); Marca empregadora e atração de talentos (4%); Implementação de práticas ESG (2%) e Mudanças na legislação trabalhista (1%).

Segundo os profissionais de RH, as prioridades de gestão de pessoas em 2024 são: Liderança e gestão de mudanças organizacionais (18%); Bem-estar e qualidade de vida no trabalho (17%); Análise de dados e tomada de decisão baseada em dados (12%); Estratégias de recrutamento e retenção inovadoras (10%); Flexibilidade e adaptação às mudanças no ambiente de trabalho (9%); Tecnologias de RH (8%); Diversidade e inclusão (7%); Desenvolvimento de habilidades digitais (7%); Autonomia e empowerment dos colaboradores (6%) e Sustentabilidade ambiental e responsabilidade social corporativa (5%).

Diversidade e inclusão, ESG e saúde mental:

Em relação à inclusão da diversidade e inclusão nas estratégias de negócios das empresas para 2024: 39% afirmaram que, neste momento, não têm um foco específico em práticas de diversidade e inclusão; 24% estão implementando políticas e programas específicos de diversidade e inclusão em todos os níveis da organização; 21% estão conduzindo treinamentos e workshops sobre diversidade e inclusão para todos os colaboradores e 17% estão estabelecendo metas mensuráveis de diversidade e inclusão e monitorando seu progresso regularmente.

Sobre as principais iniciativas ou práticas relacionadas ao ESG que as empresas estão visando para 2024: 36% não estão implementando práticas específicas relacionadas ao ESG; 25% estão melhorando a transparência e a prestação de contas nas operações da empresa; 24% estão promovendo a diversidade e inclusão em todos os níveis da organização e 15% estão reduzindo a pegada de carbono e adotando práticas sustentáveis.

As medidas específicas que as empresas estão adotando para promover a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores em 2024 são as seguintes: 33% estão realizando campanhas de conscientização sobre saúde mental e redução do estigma; 29% não estão adotando medidas específicas para promover a saúde mental no local de trabalho; 25% estão oferecendo programas de suporte psicológico e aconselhamento e 13% estão implementando políticas de flexibilidade de horários e licenças de saúde mental.

AMOSTRA: 

Pesquisa realizada pelo Infojobs e Impulso, em maio de 2024, com a participação de profissionais de RH dos mais diversos segmentos.

Sobre o Pandapé

O Pandapé, software de RH do Infojobs, destaca-se como a solução mais completa do mercado. Organizando e agilizando todos os processos, desde a atração e recrutamento até a admissão digital e gestão de talentos, o Pandapé ATS proporciona centralização e humanização ao recrutamento. Já o Pandapé HCM melhora a gestão e fidelização de talentos, automatizando processos burocráticos e aprimorando a experiência do colaborador. Com ferramentas avançadas, o Pandapé é uma tecnologia inovadora para as exigências complexas do setor de Recursos Humanos.

Sobre a Impulso

A Impulso é uma People Tech que, há 13 anos, orientada ao aumento de capacidade e produtividade de médias e grandes empresas. Oferece serviços especializados em todo o fluxo de atração, contratação, desenvolvimento e retenção de times tech remotos. Contabiliza mais de 140 mil profissionais em comunidade própria. Entre os mais de 400 clientes, estão gigantes de seus setores , como Stone, Somos Educação, Globo e Cielo.