NOTA FECOMÉRCIO RN – AÇÃO MPF ENGORDA DE PONTA NEGRA

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) lamenta este novo impasse quanto ao início das obras da engorda de Ponta Negra, gerado a partir de ação do Ministério Público Federal (MPF), com o objetivo de suspender a execução do projeto.
Esperamos e desejamos que essa ação não seja acolhida pela Justiça Federal, uma vez que pode impedir, de forma definitiva, a engorda ainda em 2024, gerando prejuízos ambientais e econômicos irreversíveis.
Não é demais lembrar os riscos que vêm sendo impostos à própria sobrevivência do Morro do Careca, que vem se transformando em uma falésia, dada a ação diária da maré, somente sendo possível reverter com a tão esperada engorda por quem frequenta e empreende na praia de Ponta Negra.
Reiteramos que a obra será um divisor de águas para o turismo natalense, preservando o nosso maior cartão-postal, bem como, em médio e longo prazo, atraindo mais visitantes, garantindo geração de divisas, emprego e renda para quem vive do turismo na capital.
Por isso, desde o início da discussão sobre o tema, a Federação buscou atuar como mediadora do debate entre Idema e Semurb, em especial por meio da sua Câmara Empresarial do Turismo, para solucionar o impasse entre as partes.
Sendo assim, reforçamos nosso compromisso e interesse em garantir o desenvolvimento econômico e sustentável do turismo, sempre respeitando o meio ambiente e a legislação vigente.

Sesc RN abre 220 vagas para cursos gratuitos de valorização social em agosto

Turmas gratuitas são para Grande Natal e interior do estado
Mais de 200 oportunidades de desenvolvimento e formação para os potiguares. O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, abrirá uma nova remessa de Cursos de Valorização Social (CVS), para o mês de agosto. Estão previstas onze turmas gratuitas nas áreas de artesanato e culinária, com inscrições entre os dias 22 e 26 de julho.
As vagas são para as unidades de Natal (Cidade Alta e Zona Norte), Macaíba, Mossoró, Caicó, Nova Cruz e São Paulo do Potengi. Já as aulas estarão distribuídas entre 12 e 23 de agosto, de acordo com a turma e localidade selecionada, conforme o edital disponível em sescrn.com.br. Entre as ofertas, estão confecção de embalagens decorativas, bordado, crochê, bolos tradicionais e decorados, salgados para lanches e muito mais. São 20 vagas por turma, com lista de espera.
Para participar, é possível realizar a inscrição de forma online (sescrn.com.br/cursos-de-valorizacao-social) ou presencial, indo até a Central de Atendimento da unidade em que será ofertada a turma desejada. No momento da inscrição, é preciso apresentar a documentação necessária: RG ou certidão de nascimento; CPF do candidato e do responsável legal (se for o caso), comprovante de residência e documento que comprove deficiência física ou mental (se for o caso).
O candidato deverá ser trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo ou seu dependente e/ou público em geral, estar matriculado ou ser egresso da Educação Básica da rede pública e possuir renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais.O candidato deverá ser trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo ou seu dependente e/ou público em geral, estar matriculado ou ser egresso da Educação Básica da rede pública e possuir renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais.
A proposta dos Cursos de Valorização Social do Sesc RN é possibilitar uma capacitação rápida para a comunidade, que poderá desenvolver habilidades e montar seu pequeno negócio. É uma oportunidade do potiguar aprender uma atividade extra ou gerar renda complementar. A quantidade compõe as 1.680 vagas previstas para 2024.
Serviço:
O que: Sesc RN abre 220 vagas para cursos gratuitos de valorização social em agosto
Inscrição presencial: Central de Relacionamento da específica unidade (horário das 08h às 11h e 13h às 17h)
Inscrição online: sescrn.com.br/cursos-de-valorizacao-social
Valor: Gratuito
Documentos necessários:
a) RG ou certidão de nascimento;
b) CPF do candidato e do responsável legal;
c) Comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias);
d) Documento que comprove deficiência física ou mental, quando for o caso.
Turmas de Agosto:
•          Bordado (Cidade Alta)
•          Decoração com Balões (Cidade Alta)
•          Bordado para iniciantes (Macaíba)
•          Confecção de embalagens decorativas (Macaíba)
•          Bolos tradicionais e decorados (Zona Norte)
•          Confecção de embalagens (Mossoró)
•          Crochê para iniciantes (Caicó)
•          Introdução a bijuteria (Caicó)
•          Decoração com balões (Caicó)
•          Salgados para lanches (Nova Cruz)
•          Docinhos para festas (São Paulo do Potengi)
Cronograma das turmas de Agosto:
•          Inscrições (22 a 26/07)
•          Resultado (02/08)
•          Aulas (12 a 30/08)
•          Matrícula (1° dia de aula, a depender da turma)
Edital completo: sescrn.com.br/cursos-de-valorizacao-social

Colégio Porto abre inscrições para prova de bolsas de até 100% no Ensino Médio

 

Começam nesta sexta-feira (19) e vão até o dia 28 de julho as inscrições para as Provas de Bolsas Acadêmicas do Colégio Porto, em Natal. Estudantes que vão cursar o Ensino Médio em 2025 podem participar. As provas vão acontecer nos dias 03 e 04 de agosto, na sede da escola. As inscrições podem ser feitas pelo www.colegioporto.com.br/prova-de-bolsas ou pela bio do Instagram (@colegio.porto). Nos endereços também é possível conferir o edital.
Os candidatos vão concorrer a bolsas de até 100% na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Serão três por cada série. As bolsas serão concedidas aos candidatos, conforme ranking de desempenho na prova, previsto no edital: os primeiros colocados ganham o benefício integral; os segundos lugares, 50%; e os terceiros colocados, 35%.
Qualquer aluno sem vínculo ativo no Colégio Porto e que esteja cursando, em 2024, o 9º ano do Ensino Fundamental e a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, pode participar. A inscrição é gratuita.
As provas serão elaboradas pela equipe de professores do Colégio Porto. Para os candidatos que estão cursando o 9º ano, o exame será composto por 120 questões objetivas de todas as áreas do conhecimento e redação. Para os candidatos que estão cursando o Ensino Médio, serão 180 questões objetivas de todas as áreas do conhecimento e redação.
No dia 03 de agosto (sábado), as provas serão realizadas das 08h às 13h30, com questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, mais uma Redação. No dia 04 (domingo), os estudantes vão testar os conhecimentos em Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os conteúdos abordados nas provas serão os estudados pelos alunos no ano em vigência.

Com sistema seguro e robusto, apagão cibernético não atingiu usuários de tecnologia desenvolvida no RN para gerenciamento de ponto e RH

 

Um apagão cibernético atingiu computadores e afetou setores de comunicação, aeroportos, serviços bancários e de saúde em todo o mundo. O fato chamou a atenção para a importância de ter um sistema operando de forma segura e com estrutura robusta. É assim que funciona com a FacePonto. Clientes da plataforma de registro de ponto e gerenciamento de RH não foram atingidos pelo problema nesta sexta-feira (19).

Segundo especialistas, uma falha de atualização em uma ferramenta de uma empresa de cibersegurança ocasionou o apagão global desta manhã. Um dos clientes afetados foi a Microsoft (dona do Windows), que teve a sua plataforma de computação em nuvem (Azure) atingida. Ela é usada para guardar informações de diversas empresas em todo o planeta.

A FacePonto utiliza uma plataforma diferente, a AWS, da Amazon. Hoje, ela é uma das mais utilizadas no mundo e foi desenvolvida para altas demandas. Dentro da AWS, é possível construir várias arquiteturas, que são estruturas de segurança.

Durante um processo de atualização, como o que pode ter dado origem ao problema de hoje, a AWS realiza vários testes para detectar o chamado “erro de código”, uma espécie de falha na linguagem de comunicação dos computadores. Mesmo assim, se o problema persistir, o sistema não é atualizado e não há prejuízos para os seus usuários.

“Além disso, a FacePonto tem dentro dessa plataforma de nuvem uma estrutura de segurança própria, desenvolvida pela nossa equipe. Isso tem uma vantagem muito grande porque conseguimos fazer todo o mapeamento de acordo com a realidade de operação”, explicou o doutor em Engenharia da Computação (UFRN) e chefe de tecnologia da Faceponto, Felipe Gama.

O registro de ponto, o serviço mais utilizado pelos clientes que contratam a empresa, tem uma estrutura de cibersegurança mais robusta, com várias camadas. E cada uma das outras funções oferecidas possui microestruturas de segurança. “É como se cada função tivesse uma arquitetura própria, individual, muito melhor do que se todas estivessem dentro de uma única estrutura”, disse Felipe.

“Mesmo em uma situação de caos, nosso sistema está preparado porque as informações do ponto dos usuários ficam salvas localmente nos aparelhos de registro e conseguimos verificar automaticamente as instabilidades, com um monitoramento em tempo real. Também é possível criar uma nova arquitetura, com um outro servidor, que vai hospedar todos os dados que já existiam”, completou.

Mais sobre a Faceponto

Startup genuinamente potiguar, a Faceponto oferece uma plataforma que utiliza inteligência artificial. A ferramenta é uma solução que atua de ponta a ponta (end-to-end) no RH, e consegue ir desde o gerenciamento da jornada de trabalho da equipe, até a supervisão de atividades que, hoje, realiza de forma manual e onerosa.

A ferramenta ainda inclui uma cerca geográfica, em que o administrador pode delimitar um perímetro em que o colaborador possa registrar o ponto, esteja ele dentro do posto de trabalho ou atuando externamente. A cerca digital auxilia aos que estão na empresa, ou fora dela, por exemplo, se deveriam estar atuando dentro de uma determinada cidade. Os pontos podem ser registrados através do smartphone do próprio colaborador, notebook ou tablet, num sistema multiplataforma, através da instalação do aplicativo.

Hoje, dentro do sistema Faceponto, é possível encontrar soluções para as áreas de folha de pagamento, RH, departamento pessoal, contábil, saúde e segurança do trabalho, dentre outras. Isso já rendeu premiações de relevância internacional em eventos da construção civil, bares e restaurantes e tecnologia. Mais informações em faceponto.com.br ou pelo @faceponto.

Sabor e solidariedade: Casa Durval Paiva continua venda de tickets antecipados para o McDia Feliz

A Casa Durval Paiva continua a venda antecipada dos tickets da edição comemorativa da 36ª edição do McDia Feliz, uma das maiores campanhas de mobilização em prol da saúde e educação de crianças e jovens do Brasil. As chances de cura do câncer infantojuvenil são de até 80%, se for diagnosticado precocemente. Neste ano, a ação vai acontecer no dia 24 de agosto (sábado).

A venda de tickets antecipados do sanduíche Big Mac está disponível, no valor de R$ 19, para venda física na instituição, através do 4006.1600. Ao adquiri-lo, você garante um Big Mac, que será retirado no dia D do McDia Feliz, dia 24 de agosto, e ainda ajuda a Casa Durval Paiva a salvar muitas vidas, pois 100% do valor do tíquete retorna para a instituição e será direcionado para a continuidade do Projeto Diagnóstico Precoce.

“O ato da doação pode ser feito em diversas formas e essa é uma delas. A Casa Durval Paiva é feita de afeto e colaboração mútua, valorizando e unindo pessoas. Através da nossa missão, que é acolher a criança e ao adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas, buscando a cura. Além de conscientizar e alertar, de forma ampla, sobre o diagnóstico precoce, que pode salvar muitas vidas”, comenta Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva.

Acompanhe as redes sociais da Casa Durval Paiva e conheça todas as ações, que estão sendo realizadas pela instituição: @casadurvalpaiva. Faça parte e ajude a salvar vidas!

Liga inaugura Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó nesta quarta-feira (24) em Currais Novos

Liga Contra o Câncer

 

A Liga Contra o Câncer inaugura, nesta quarta-feira (24), a primeira fase da obra do Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó, em Currais Novos. A solenidade, para convidados, acontece a partir das 10h e vai reunir diretores, colaboradores e autoridades.

Localizada no bairro Paizinho Maria, na BR-226, a nova unidade vai começar a funcionar de forma progressiva a partir da sua inauguração e os atendimentos à população começam nesta quinta-feira (25) e já podem ser agendados via canais de atendimento da Liga. Inicialmente, o CDES vai contar com quatro consultórios médicos em funcionamento, além de sala de mamografia, tomografia e ultrassonografia.

Quando estiver em pleno funcionamento, o centro terá seis consultórios médicos, uma sala de pequenas cirurgias, mamógrafo digital, dois aparelhos de ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Além dos atendimentos médicos, um centro de ensino e pesquisa vinculado ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da Liga também vai funcionar no local, oferecendo cursos de capacitação de profissionais que atendem a comunidade, tanto de Currais Novos, quanto dos municípios vizinhos.

No planejamento para o segundo semestre de 2024, as primeiras qualificações serão ofertadas a partir de agosto e incluem um Curso Prático em Diagnóstico por Imagem, direcionado para tecnólogos e técnicos em radiologia; Manejo de Urgências Odontológicas, para odontólogos; Terapia Nutricional em Oncologia, voltado para profissionais e estudantes de Nutrição a partir do 6º período; e Atualização em Farmácia Hospitalar, para técnicos e auxiliares de Farmácia.

A construção do CDES foi viabilizada pelo senador Styvenson Valentim foi meio de emenda da bancada federal do Rio Grande do Norte para a Liga em 2022 e 2023, totalizando R$ 29.143.000 e R$ 13.312.000 em 2024. Já o terreno foi doado pela Prefeitura de Currais Novos. “Sem esse apoio da classe política, a Liga não teria a possibilidade de destinar recursos para uma obra como a da nova unidade de Currais Novos, que vai beneficiar cerca de 435 mil habitantes de 38 municípios do entorno de Currais Novos, dando mais acesso à saúde para a população que mora no interior”, explica Roberto Sales, superintendente da Liga.

Saiba como acessar os serviços do CDES

Os pacientes da rede pública que precisarem acessar os serviços do Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó deverão procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município para que seja referenciado para a Liga através do Sistema único de Saúde (SUS). Já quem busca o atendimento através da rede suplementar ou particular, pode fazer o agendamento via telefone (84 4009-5600) ou WhatsApp (84 4009-5601).

Serviço:
Solenidade de inauguração do Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó
Dia 24/07/2024, às 10h
Endereço: Rodovia BR-226, S/N, Paizinho Maria, Currais Novos/RN

Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terá delegação com 18 integrantes do RN

São 14 atletas, um técnico em halterofilismo dois médicos e uma enfermeira que estão incorporados à delegação brasileira

A delegação de atletas norte-rio-grandenses que irá participar dos Jogos Paralímpicos de 2024, na França, no período de 28 de agosto a 8 de setembro próximo, foi recebida pela governadora Fátima Bezerra nesta segunda-feira, 22.

São 14 atletas, um técnico em halterofilismo, dois médicos e uma enfermeira que estão incorporados à delegação brasileira.  Os atletas são das modalidades canoagem, natação, atletismo, goalball e 2 atletas guia. A delegação brasileira contará com 274 participantes em Paris. Essa é a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil.

“Aos que vão representar o Rio Grande do Norte e o Brasil em Paris nas várias modalidades desejamos boa sorte, inspiração e energia. Contem com nosso apoio e torcida”, afirmou a governadora Fátima Bezerra ao receber a delegação no auditório da Governadoria.

Fátima Bezerra disse que estará em Paris a convite do Ministério do Turismo que vai promover uma ação na Casa Brasil, no período dos Jogos Olímpicos. “O nosso estado estará representado inclusive com um stand para divulgar nossos atrativos e também vamos levar três bordadeiras do município de Timbaúba dos Batista para fazer bordados divulgando nossa cultura no local”, informou.

Na estada em Paris, a governadora estará acompanhada da secretária estadual de Turismo, Solange Portela, e do diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes.

O coordenador de Paradesportos da secretaria de Estado da Educação e Cultura, Tibério Maribondo, ressaltou a qualificação da delegação do RN e falou da expectativa de bons resultados. “Temos certeza que a delegação trará na bagagem de volta ótimos resultados para o Brasil e para o nosso Estado”, disse.

A governadora recebeu a delegação acompanhada dos secretários de estado, Socorro Batista (Seec), Solange Portela (Setur), subsecretário de Educação Flaubert Torquato, subsecretário de esportes da Seec, César Nunes, diretor-presidente da Fundação José Augusto, Gilson Matias e do prefeito de Timbaúba dos Batista, Ivanildo Araujo de Albuquerque Filho.

Atletas do RN nos jogos paralímpicos Paris 2024

·       Adriana Azevedo – Canoagem – Clube de Regatas Curitiba – Natal/RN.

·       Geovana Moura – Goal Ball – Associação dos Deficientes Visuais do RN – Natal.

·       Romário Marques – Goal Ball – Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo – Natal

·       Cecília Araújo – Natação – Associação Atlética Ferroviária de Botucatu – Natal

·       Jardênia Félix – Atletismo

·       Maria Clara – Atletismo

·       Thalita Simplício – Atletismo

·       Clara Daniele – Atletismo

·       Felipe Veloso – Atletismo – Atleta Guia

·       Efraim Andrade – Atletismo – Atleta Guia

·       Arthur Silva – Judô

·       Rosicleide Andrade – Judô

·       Iure Tauan – Bocha

·       Maria Rizonaide – Halterofilismo

·       Carlos Williams – Técnico Halterofilismo

·       Roberto Vidal – Médico – Natal

·       Leonardo Martins – Médico – Parnamirim

·       Francisca Marques – Enfermeira – Bom Jesus

Aniversário do Effó: restaurante tem Festival do Risoto com preço promocional

 

As comemorações dos cinco anos do Effó Restaurante continuam neste mês de julho com a realização da Festival do Risoto. Entre os dias 23 e 26 de julho, os risotos de camarão e de filé estarão com um preço especial de R$ 59,90.
Os pratos, sucessos no cardápio do Effó, são preparados com ingredientes nobres e toque do chef. “Além dos pratos com valor promocional, também temos rolha free nas quintas e sextas-feiras, no almoço e jantar. É a nossa forma de convidar nossos clientes para comemorar os cinco anos de sucesso do restaurante”, afirma Liliane Andrade, proprietária do Effó.
Inaugurado em 2019, o Effó tem um cardápio que passeia pela cozinha internacional, frutos do mar e opções regionais, além de pratos leves e muito procurados, como saladas e poke. Além dos pratos individuais e para compartilhar, o restaurante também oferece opções de menu executivo, com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 57,70.
O restaurante abre de terça a domingo, das 11h às 15h para almoço e de quinta a domingo, das 18h às 22h para jantar, quando também conta com o menu especial de pokes do Nalu Poke by Effó.
Localizado na avenida Amintas Barros, o Effó tem um ambiente com decoração elegante, pátio com vagas de estacionamento e espaço kids com videomonitoramento. O serviço é à la carte, mas com a marca do atendimento ágil. Para acompanhar as novidades e programação, siga o Effó no Instagram @effo.restaurante.

Antoanete Madureira e Jow Ferreira são as atrações do projeto Quarta Autoral (24/07)

Apoiado pelo Governo do RN, via Secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (FJA), projeto Quarta Autoral é realizado toda última quarta-feira do mês, com entrada gratuita, em Natal (RN). 

Antoanete Madureira é cantora potiguar e desenvolve desde 2014 o Projeto Suave Potengi, com o objetivo de apresentar ao público um repertório inédito ou pouco conhecido do cancioneiro potiguar contemporâneo. A Quarta Autoral do mês de julho ocorrerá nesta quarta-feira (24), a partir das 19h, na Estação do Cordel, em frente à Praça Padre João Maria, no Centro Histórico da capital potiguar. A entrada é franca.

A artista dividirá o palco com o músico Jow Ferreira, violonista, guitarrista, compositor, arranjador e professor da EMUFRN. Antoanete produziu um disco, dois DVDs e um conjunto de singles gravados a partir do projeto Suave Potengi, que busca contribuir para evidenciar a fundamental importância do cancioneiro potiguar para a arte e a cultura de nosso estado e de nosso País.

O projeto Quarta Autoral foi concebido por Edinho Oliveira e produzido por Cida Lobo. A iniciativa conta com apoio do Governo do RN, via Secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (FJA).  A produção audiovisual do projeto Quarta Autoral foi concebida por Carlos Tourinho (in memorian) e Eduardo Alexandre (Dunga). Para acompanhar a programação, siga o perfil @projetoquartaautoral.

SERVIÇO: Quarta Autoral | Antoanete Madureira e Jow Jow

🗓️ 24 de julho de 2024 (quarta-feira)

🕒 19h – entrada franca!

📍 Estação do Cordel. Praça Padre João Maria. Cidade Alta. Natal (RN).

São João movimentou mais de R$ 456 milhões em Mossoró e Assú, aponta Fecomércio RN

Mais de 95% das pessoas que participaram das festas juninas pretendem voltar em 2025
Em 2024, o São João em Mossoró e Assú, as duas maiores cidades do oeste potiguar, atraíram aproximadamente dois milhões de pessoas. De acordo com pesquisas do Instituto Fecomércio RN (IFC), o movimento gerado pelas festas juninas injetou mais de R$ 456 milhões na economia dos municípios: sendo cerca de R$ 358,5 milhões, em Mossoró; e aproximadamente R$ 98 milhões, em Assú.
Em Mossoró, os empresários dos segmentos do Comércio, Serviços e Turismo, tiveram acesso aos números apresentados nesta terça-feira (23), pelo diretor de Inovação e Competitividade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Luciano Kleiber.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró, Michelson Frota, o resultado das pesquisas reforça o potencial econômico dos festejos juninos.
“O São João é um período muito aguardado não apenas por quem vai festejar, mas também pelas milhares de pessoas que dependem do comércio local. O resultado da pesquisa do Instituto Fecomércio RN é mais uma amostra desse impacto grandioso das festas juninas, que usam a cultura para fomentar a economia e beneficiam principalmente os nossos pequenos empreendedores”, ressaltou Michelson.
Faturamento dos negócios de Mossoró cresceu mais de 66%
De acordo com a pesquisa do IFC, a maior parte das pessoas que participaram do Mossoró Cidade Junina pertence ao sexo masculino (55,3%), tem de 16 a 24 anos de idade, possui ensino superior completo, vive com renda família de 2 a 5 salários mínimos e foi à festa com amigos. Além disso, cerca de 49,3% eram visitantes ou turistas – que viajaram principalmente das cidades de Natal (12,6%), Fortaleza (3%) e Assú (2,9%).
As atrações (96,3%), a divulgação (96,2%), a organização (93,8%) e a segurança (90,1%) foram os itens mais elogiados pelos participantes da festa, que avaliaram o São João de Mossoró com uma média geral de 9,37. A satisfação do público também pode ser observada pelo faturamento médio diário dos negócios locais, que saltou de R$ 2.781,67 para R$ 4.635,97 (+66,7%) desde a última edição do evento.
Para aproveitar o movimento gerado pela festa, os negócios da capital do oeste investiram em média R$ 14.584,34 – um aumento de 41% em comparação a 2023, quando o valor investido foi de R$ 10.330,92. Ampliação de estoque (34,2%), aumento na variedade de produtos (32,2%) e contratação de funcionários (14,4%) foram as principais melhorias realizadas pelos empreendedores mossoroenses.
Negócios de Assú receberam média de 169 clientes por dia
Assim como em Mossoró, a maior parte de quem participou do São João da Princesa do Vale pertence ao sexo masculino (63,8%). Além disso, a maioria tem de 35 a 59 anos de idade (47,5%), possui ensino médio completo (50,7%), vive com renda de 2 a 5 salários mínimos (49,3%) e foi à festa com a família (76,1%). Cerca de 57,3% eram visitantes ou turistas, que saíram principalmente de Natal (14,3%) e Mossoró (5,2%).
O grande volume de residentes e turistas visitando Assú durante o São João resultou num faturamento médio diário de R$ 4.858,17 – um aumento de 28,1% em relação ao valor registrado em 2023, quando cada negócio do município faturou aproximadamente R$ 3.792,93 por dia de festa. Para atender a demanda, os empreendedores locais adotaram principalmente estratégias de divulgação (49%) e promoções (39%).
 “A pesquisa do IFC mostrou, mais uma vez, que a cultura pode ser uma grande aliada dos negócios locais. Só quem vive do comércio e tem uma pequena empresa sabe como é difícil atrair 169 clientes por dia, mas o São João de Assú proporcionou isso. No ano passado, que já tinha superado nossas expectativas, a média foi de 142 clientes”, destacou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Assú, Francisco de Assis Barbosa.
Metodologia – Para mapear o perfil dos participantes e a percepção dos empresários do São João de Assú e de Mossoró, o Instituto Fecomércio RN entrevistou centenas de pessoas. Em Assú, o IFC ouviu 200 empreendedores e 600 participantes. Na capital do Oeste, 200 empresários e 700 participantes foram entrevistados. O nível de confiança de ambas pesquisas é de 95% com margem de erro de três pontos percentuais.
As pesquisas completas estão disponíveis em: https://fecomerciorn.com.br/pesquisas/