Inspirado na cultura e no povo nordestino, o espetáculo Nosso Bodó – O Retrato do Nordeste, está na sua quinta montagem para o teatro, e pela terceira vez no palco do Teatro Alberto Maranhão. A apresentação acontece no dia 18 de julho, às 19h30, com classificação indicativa livre e acessibilidade em Libras.
A produção passeia por todas as gerações do forró com alegria e irreverência, e conta, em forma de dança, diversos causos e costumes do cotidiano nordestino com muito bom humor. Esse ano o espetáculo traz a acessibilidade em Libras e convida a Associação de Surdo de Natal para prestigiar o evento.
O espetáculo é idealizado e dirigido por Marcelo Santos, com direção artística da professora e bailarina Tatyelli Raulino, produção de Émille Araújo e corpo de baile da Cia PraDançar. “Para nós é muito gratificante estar na quinta montagem completa desse espetáculo, isso representa a potência que esse trabalho tem, sendo recriado e apresentado a cada ano, sempre com muita alegria e respeito com a nossa cultura”, comentou o diretor.
Com músicas tradicionais do forró, irreverência e humor, a diretora artística afirma que todos irão se identificar com a trilha e com as histórias contadas ao longo da obra. E comenta que nosso, palavra que dá título a apresentação, é tudo aquilo que nos pertence, são nossas dores e nossas alegrias que constroem nossa caminhada.
O Nosso Bodó por meio do Forró e da cultura nordestina permite que o Nordeste ocupe o lugar de protagonismo, dando importância e novos significados à cultura regional, visando valorizar, difundir e preservar a mesma, apresentando sua identidade, pluralidade e potência. Para Émille essa é a grande contribuição que a obra oferece para o cenário da arte, da dança e da cultura potiguar, demonstrando que temos algo que é nosso, identitário, e transformador, capaz de transpor limites sociais e geográficos, transformando a nossa região em bem simbólico brasileiro.
Os ingressos podem ser adquiridos via sympla, com os bailarinos e também na bilheteria do teatro no dia da apresentação, a depender da disponibilidade.
Sobre o Bodó
A estreia da obra aconteceu em 2018, na abertura do show de Dorgival Dantas, no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal. Em 2019, a obra ganhou uma versão ampliada apresentada no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal-RN. Em 2022, 2023 e 2024 o espetáculo aconteceu no palco do Teatro Alberto Maranhão. Desde a sua estreia a Cia PraDançar sempre é convidada por diversos eventos para realizar apresentações da versão pocket da obra, participando de festivais e mostras, especialmente no período do ciclo junino. Este ano o pocket já circulou nas cidades de Natal, Itaipu e em João Pessoa.