Programa Keep it Local forma 96 profissionais no RN para impulsionar emprego em parques eólicos

[A participação foi considerada recorde em comparação a edições anteriores realizadas no Brasil, e também na Espanha e Itália, onde o programa já foi promovido]

Imagem mostra parte da aula inaugural do Programa em Jandaíra: Formação foi realizada de forma presencial no município, com aulas transmitidas online, ao vivo, para Guamaré
O Programa Keep it Local – que oferece capacitação gratuita desde 2023 para estimular oportunidades de emprego em regiões com baixa densidade populacional, no Brasil – conclui um novo ciclo no Rio Grande do Norte, com a formatura de 96 profissionais para atuação em parques eólicos. As cerimônias de entrega dos certificados serão realizadas nesta terça (2) e quarta-feira (3) nos municípios potiguares de Jandaíra e Guamaré, onde foram concentradas as ações nesta edição.
Keep it Local é uma parceria entre a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, e a Vestas, líder mundial em soluções de energia eólica. A capacitação é executada pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI RN, principal centro de formação profissional do SENAI no Brasil voltado ao setor eólico. Foram dedicadas 180 horas à formação de homens e mulheres como “assistentes operacionais de energia eólica”, com foco em pessoas que já possuíam diploma de nível técnico.
“A educação inclusiva e a transição energética justa são pilares da estratégia de ESG da EDP e capacitar as pessoas nas regiões em que atuamos é uma iniciativa importante, que vai ao encontro desses dois pilares, e que contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades”, comenta Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP South America.
“Ficamos muito felizes em realizar mais uma edição do Programa Keep It Local no Brasil, para impactar positivamente a vida das comunidades em áreas rurais e de baixa densidade populacional. O setor da energia eólica é um ator fundamental para a transição energética que todos esperamos ver e que é tão importante para a construção de um futuro mais sustentável. Ao nos dedicarmos a iniciativas como essa, reforçamos, EDP e Vestas, nosso compromisso de gerar novas oportunidades de emprego e o desenvolvimento de novos talentos, para criarmos um ambiente cada vez mais forte e mais inclusivo”, disse Luciana Leite, Head de Marketing, Comunicação e ESG da Vestas para a América Latina.
Oportunidade
Amora Vieira, diretora do SENAI CTGAS-ER, observa que o Centro desenvolveu um formato inédito de entrega educacional para esta edição do Programa, abrangendo, simultaneamente, dois municípios e duas modalidades de ensino – a presencial e a online – para possibilitar a participação de um número maior de pessoas.
“Trouxemos essa e outras soluções para as indústrias, atuando de forma conjunta para fomentar oportunidades e viabilizar o acesso das comunidades locais à formação profissional e, com isso, potencializar futuras ocupações no mercado de trabalho”, frisa ela.
 
O curso foi realizado entre os dias 15 de abril e 19 de junho, presencialmente em Jandaíra, com as aulas transmitidas ao vivo para Guamaré. O número de participantes chegou a ser ampliado em 80,35% em relação às 56 vagas inicialmente previstas no processo seletivo, em razão da alta demanda registrada na região e da qualidade das candidaturas. A quantidade de profissionais capacitados, segundo as empresas, foi considerada recorde em comparação a edições anteriores no Brasil, e na Espanha e Itália, onde esse programa também já foi realizado.
Jandaíra, Guamaré e comunidades do entorno foram contemplados por abrangerem inúmeros projetos eólicos em fases de desenvolvimento, construção e operação. O Rio Grande do Norte é líder nacional no setor.
O processo seletivo incluiu inscrição presencial, entrega de documentos que comprovassem o cumprimento dos pré-requisitos; teste de conhecimentos gerais em energia eólica e entrevista. Os/as candidatos/as precisavam ter 18 anos ou mais e ensino médio completo.
Segundo a diretora do CTGAS-ER, um estudo será conduzido após o curso, para avaliar o índice de empregabilidade das turmas. “A intenção é fazer um monitoramento dos/as egressos/as durante um ano para perceber o impacto da qualificação no emprego”.
Vagas gratuitas para Treinamento GWO/BST (do inglês Basic Safety Training – Treinamento Básico de Segurança) também serão oferecidas como atividade complementar para aperfeiçoamento de participantes que já possuem formação técnica.
Keep it Local surgiu em 2021 na Espanha, como fruto da parceria entre EDP Renováveis e Vestas, com o objetivo de qualificar a mão de obra nos municípios vizinhos aos empreendimentos eólicos e impulsionar o desenvolvimento das pessoas. No Brasil, as empresas realizaram a primeira edição conjunta no ano passado. O foco, na ocasião, foi um curso de operação e manutenção de parques eólicos, oferecido no município de Caiçara do Rio do Vento, também no Rio Grande do Norte. O Programa é realizado com o apoio das prefeituras.
Sobre a EDP South America
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados.
No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
 
Sobre a Vestas
Vestas é o parceiro global da indústria em soluções de energia sustentável. Projetamos, fabricamos, instalamos e prestamos manutenção para turbinas eólicas onshore e offshore em todo o mundo. Com mais de 177 GW de turbinas eólicas em 88 países, instalamos mais energia eólica do que qualquer outra empresa. Por meio de nossos recursos de dados inteligentes líderes do setor e de mais de 150 GW de turbinas eólicas em serviço, usamos dados para interpretar, prever e explorar recursos eólicos e fornecer as melhores soluções de energia eólica da categoria. Juntamente com os nossos clientes, os mais de 30.000 colaboradores da Vestas trazem ao mundo soluções de energia sustentável para impulsionar um futuro brilhante.
A Vestas está bem-posicionada, tem um operação muito robusta no Brasil, onde atua como empresa líder em soluções de energia eólica. Oferece aos seus colaboradores um propósito único, oportunidades de carreira diversificadas no mercado nacional e internacional, e acredita que jovens talentos podem ser inseridos na indústria renovável com base no desenvolvimento de competências e na aquisição de conhecimentos para serem colocados em prática nos diferentes cenários da transição energética. Por três anos consecutivos, é reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo do setor de energia e Top 2 em 2024 quando considerados todos os setores da economia. Nesse ano, foi certificada no Brasil pela quinta vez como empresa Great Place to Work. Para saber mais, acesse www.vestas.com