AGOSTO LILÁS: Projeto da UnP promove oficinas e palestras sobre prevenção à violência em escolas públicas de Natal

 

Programação começa nesta terça-feira (13) na Escola Estadual Professora Ana Júlia Mousinho, em Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte

 

O Projeto Rede de Proteção à Mulher, iniciativa do curso de Direito da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, leva para escolas públicas de Natal conscientização e conhecimento sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher a partir desta terça-feira (13).

 

A ação acontece durante todo o ano e, na campanha Agosto Lilás, é intensificada com uma programação variada que inclui oficinas e palestras. A primeira instituição a ser beneficiada é a Escola Estadual Professora Ana Júlia Mousinho, em Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte da capital, a partir das 10h30. Ao longo da semana e do mês, o projeto também visitará outras escolas.

 

O objetivo é instruir os participantes sobre os diferentes tipos de violência doméstica, seus sinais e como buscar ajuda. A programação é ministrada por alunos do curso de Direito, sob a orientação de professores especialistas na área.

 

A iniciativa propõe um diálogo aberto, onde jovens e educadores podem tirar dúvidas e compartilhar suas experiências, a partir de temas como direitos das mulheres, mecanismos legais de proteção e o papel das escolas na identificação e prevenção de casos de violência.

 

“Nosso propósito é capacitar esses adolescentes para que possam reconhecer situações de violência e saibam como agir para interromper o ciclo de abuso. A proposta tem sido bem recebida pelas escolas, que veem nas atividades uma oportunidade de ampliar o diálogo sobre um tema tão sensível e, muitas vezes, silencioso. A violência doméstica é uma realidade que não podemos ignorar, especialmente em ambientes escolares. Essas ações são fundamentais para construir uma sociedade mais consciente e preparada para enfrentar esse desafio”, avalia o coordenador do Projeto Rede de Proteção à Mulher, professor Douglas Araújo.

 

Programação – Terça-feira (13)

10h30: Escola Estadual Professora Ana Júlia Mousinho, em Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte

 

13h: Escola Estadual Soldado Luiz Gonzaga, em Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste

 

Programação – Quarta-feira (14)

16h30: Escola Estadual Professora Ana Júlia Mousinho, em Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte

 

19h15: Escola Estadual Desembargador Régulo Tinôco, em Lagoa Nova, na zona Sul

 

Programação – Quinta-feira (15)

15h30: Escola Estadual Professora Ana Júlia Mousinho, em Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte